Guadalajara (México) - A Seleção Brasileira Masculina de Handebol começou com o pé direito a briga pelo título dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, resultado que lhe dará uma vaga nas Olimpíadas de Londres-2012. A equipe derrotou hoje (16) o Canadá por 46 a 17 (19 a 7 no primeiro tempo) no Ginásio San Rafael em sua estreia no torneio. O Brasil luta pelo tricampeonato da competição, após conquistar o ouro nos Pans de 2003, em Santo Domingo, e do Rio de Janeiro, em 2007.
Além da superioridade ofensiva, o Brasil teve um paredão em sua retaguarda. Com ótima sequência de defesas do goleiro Maik, parou o Canadá, que só marcou pela primeira vez aos dez minutos. Sem conseguir superar o sistema defensivo rival, os canadenses apelaram para as faltas. Foi uma atrás da outra, desde os primeiros momentos, inclusive no ataque. A Seleção não entrou na pilha e respondeu com gols, fechando o primeiro tempo com ampla vantagem de 19 a 7.
“É muito bom ter uma atuação satisfatória, com defesas difíceis, logo na estreia. Com certeza, isso dá um gás a mais para as próximas partidas. Mas o time todo está de parabéns. A defesa se portou como esperado e o Marcão também entrou muito bem no segundo tempo, dando sequência às boas defesas”, destacou Maik, referindo-se ao irmão, também goleiro.
Na segunda etapa, a equipe manteve o ritmo intenso, emplacando sequência de gols logo no início. Esse domínio derrubou qualquer tentativa de reação dos adversários. Com sete gols cada, os artilheiros foram o pivô Vini e o ponta-direita Tupan, que atuou motivado pela festa que sua família fez no ginásio. Toda vez que balançava a rede, ele fazia gestos de comemoração em direção aos parentes. “Joguei com o coração. Cada gol foi para eles, que são o motivo de eu estar aqui”, comentou. Sobre o desempenho do time, Tupan estava muito feliz. “Estamos de parabéns. Jogamos com muita disposição, correndo até os últimos minutos, sem deixar o rendimento cair.”
O próximo desafio da Seleção, que está no Grupo A, ao lado de Venezuela, Canadá e Chile, será contra a Venezuela, na terça-feira (18), às 23h (de Brasília). Os dois primeiros colocados de cada chave fazem as semifinais.
Confira a tabela:
Dia 18/10, às 20h (23h de Brasília) - Brasil x Venezuela - com Record
Dia 20/10, às 13h (16h de Brasília) - Brasil x Chile - com Record
Reportagem: Photo & Grafia
Foto: Henrique Jiménes
Reportagem: Photo & Grafia
Foto: Henrique Jiménes
Nenhum comentário:
Postar um comentário