quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Final do Mundial de Clubes: Santos x Barcelona. O que todos queriam!


Salve, salve, amigo e amiga do Esporte na Rede!

O Esporte na Rede continua de férias na UPTV, mas o blog continua. E acredito não haver assunto mais pertinente que o Mundial de Clubes da FIFA. Santos x Barcelona, Barcelona x Santos farão a esperada final.  

O time do Santos em seu jogo contra o Kashiwa parecia nervoso. Acho normal, afinal de contas não é todo dia que se chega em um mundial de clubes. Principalmente para nós brasileiros e acredito que nos demais países sul-americanos o sentimento seja o mesmo. Não importa a nomenclatura. 

O futebol santista foi razoável. Tomou sustos que se acontecem contra o Barcelona, um abraço. Mais uma vez, do mesmo jeito que aconteceu na Libertadores, dependeu do talento de Neymar. O lado bom deste história é que desta vez o camisa 11 da Vila Belmiro não está sozinho. Se na competição continental ele contava com Zé Eduardo, na competição mundial ele tem Borges que já mostrou suas credenciais marcando um belo gol. No final, 3 x 1 para o Peixe.

O Barcelona, por sua vez, jogou para o gasto. Talvez, apesar do discurso do treinador e de alguns jogadores dizer o contrário, por não levar o torneio tão a sério assim.

O Al-Sadd, que teve sorte contra o Espérance, não mostrou a menor resistência contra o melhor time do mundo. Natural. O time catalão jogou desfalcado. O cerebral Xavi não estava em campo, por exemplo. O lateral brasileiro Adriano entrou no lugar do também brasileiro Daniel Alves e guardou duas vezes. No final, 4 x 0 para o Barça.

No próximo domingo às 8h30 (horário de Brasília) o mundo conhecerá o novo clube campeão. E o campeão do Mundial não necessariamente é o melhor do mundo. Em competições deste tipo (Copa) é assim.  No atual formato do Mundial de Clubes  temos exemplos. O São Paulo em 2005 e o Internacional em 2006. Fizeram algo que provavelmente não fariam numa disputa de dois ou três jogos. 

Digo isso, por quê? Digo, porque o Barcelona é muito melhor que o Santos. E melhor que qualquer time do mundo (Real Madrid que o diga!). É fato. O conjunto é melhor. Na parte individual, também.

Agora, isso não significa uma derrota santista. Em jogo único, como vimos, tudo pode acontecer. Acredito que uma melhor organização dentro de campo e conscientização de que é possível, olhando nos olhos do adversário, o Santos pode conseguir aquilo que pouquíssimos times no mundo conseguiram: derrotar o Barcelona. 

Também escrevi no post anterior, sobre outro assunto, que o esporte é cheio de demonstrações de superação e feitos considerados impossíveis por pessoas comuns. Aqueles homens no Japão, tanto de um lado como de outro, definitivamente não são.

Espero que consigam atender as expectativas de todos e, antes de qualquer coisa, apresentem o melhor que o futebol tem. Que os holofotes em cima de Neymar e Messi mostrem estes artistas da bola inspirados e dispostos.

E você? O que pensa sobre a final do Mundial de Clubes? A Voz é minha, mas  a palavra agora é sua!

Um grande abraço!