Bruno Gonçalves
Já são nove jogos sem vitória, seis derrotas consecutivas e quatro delas dentro do Morumbi onde o São Paulo jamais havia perdido tanto. O que vem acontecendo com o tricolor paulista? A cartilha que vários clubes já seguiram para o rebaixamento este ano, o time de terceira maior torcida do Brasil vem seguindo a risca. A culpa é de quem? Muitos vêm jogando a responsabilidade em uma única pessoa: Juvenal Juvêncio. Ele já teve problemas no tricolor na década de oitenta e o São Paulo também precisou acertar as arestas em 85-86 com os "Menudos" do Morumbi.
Acho que a diretoria do São Paulo vem perdendo força a cada ano ao deixar se perpetuar no poder o famoso “JJ”, fazendo do tricolor só mais um do mesmo. Nos últimos anos, desde a saída do técnico Muricy Ramalho, o São Paulo vem trocando de treinador seguidamente, perdendo profissionais espetaculares, como o preparador Carlinhos Neves. Hoje o São Paulo "anda" em campo e tem jogadores despreparados.
Antes o time contratava os jogadores cujos contratos estavam vencendo, não gastava em novas contratações, revelava jogadores e o CT de Cotia era um ótimo centro de treinamento. Mas as últimas campanhas dos times da base foram terríveis porque não revelava mais jogadores como antes, mesmo tendo vendido o atacante Lucas por um preço exorbitante no ano passado.
Porém, o maior problema do São Paulo se chama Adalberto Batista, diretor de futebol do clube. O cartola anda completamente perdido. Contrata jogadores como Clemente Rodrigues – dispensado do Boca Juniores, e também Reinaldo, atleta que estava encostado no Sport. O dirigente dispensou Cortez que mesmo em má fase não é pior do que Reinaldo. E o pior de tudo é que ele entra em atrito com vários jogadores do elenco. O “cara” da vez é Rogério Ceni, maior ídolo tricolor. Ou Juvenal Juvêncio muda sua diretoria de futebol ou terá surpresas desagradáveis durante todo o Campeonato Brasileiro. Todos sabem que este é um torneio equilibrado e dificílimo entre todos os certames do mundo.
Torcedores tricolores vêm "juntando os cacos" e neste momento não adianta criticar jogador até porque o elenco é este mesmo que esta aí. Será uma temporada complicada e sem o apoio da torcida o time pode cair de rendimento ainda mais. Sem dúvidas, é uma das maiores crises pelo qual o São Paulo já passou. Como diz o hino do clube "Salvem o Tricolor Paulista". Os torcedores do São Paulo precisam salvar o tricolor de uma fase negra e de uma das piores tragédias de sua história. Estou falando da ameaça de rebaixamento. O Brasileirão pode estar no inicio, entretanto, logo estaremos no final do ano e se fase continuar, o time poderá muito bem estar disputando para não cair. Equipe grande em "zona da degola" se complica e fica como em uma areia movediça tentando se safar.
O novo técnico Paulo Autuori não é o salvador da pátria e só com conversa não tirará a equipe da situação em que está. No meio de tudo isso, ainda disputará campeonatos que serão bons para tirar o elenco de toda essa efervescência em que se encontra o Morumbi e poderá voltar com o elenco unido, mostrando um futebol melhor. É guardar e esperar.
Insisto aqui: salvem o tricolor paulista porque hoje, mais do nunca, caro torcedor, ele precisa de sua ajuda.