sexta-feira, 19 de julho de 2013

Salvem o tricolor paulista

 

Bruno Gonçalves


Já são nove jogos sem vitória, seis derrotas consecutivas e quatro delas dentro do Morumbi onde o São Paulo jamais havia perdido tanto. O que vem acontecendo com o tricolor paulista? A cartilha que vários clubes já seguiram para o rebaixamento este ano, o time de terceira maior torcida do Brasil vem seguindo a risca. A culpa é de quem?  Muitos vêm jogando a responsabilidade em uma única pessoa: Juvenal Juvêncio. Ele já teve problemas no tricolor na década de oitenta e o São Paulo também precisou acertar as arestas em 85-86 com os "Menudos" do Morumbi.

Acho que a diretoria do São Paulo vem perdendo força a cada ano ao deixar se perpetuar no poder o famoso “JJ”, fazendo do tricolor só mais um do mesmo. Nos últimos anos, desde a saída do técnico Muricy Ramalho, o São Paulo vem trocando de treinador seguidamente, perdendo profissionais espetaculares, como o preparador Carlinhos Neves. Hoje o São Paulo "anda" em campo e tem jogadores despreparados.

Antes o time contratava os jogadores cujos contratos estavam vencendo, não gastava em novas contratações, revelava jogadores e o CT de Cotia era um ótimo centro de treinamento. Mas as últimas campanhas dos times da base foram terríveis porque não revelava mais jogadores como antes, mesmo tendo vendido o atacante Lucas por um preço exorbitante no ano passado.

Porém, o maior problema do São Paulo se chama Adalberto Batista, diretor de futebol do clube. O cartola anda completamente perdido. Contrata jogadores como Clemente Rodrigues – dispensado do Boca Juniores, e também Reinaldo, atleta que estava encostado no Sport. O dirigente dispensou Cortez que mesmo em má fase não é pior do que Reinaldo. E o pior de tudo é que ele  entra em atrito com vários jogadores do elenco.  O “cara” da vez é Rogério Ceni, maior ídolo tricolor. Ou Juvenal Juvêncio muda sua diretoria de futebol ou terá surpresas desagradáveis durante todo o Campeonato Brasileiro. Todos sabem que este é um torneio equilibrado e dificílimo entre todos os certames do mundo.

Torcedores tricolores vêm "juntando os cacos" e neste momento não adianta criticar jogador até porque o elenco é este mesmo que esta aí. Será uma temporada complicada e sem o apoio da torcida o time pode cair de rendimento ainda mais. Sem dúvidas, é uma das maiores crises pelo qual o São Paulo já passou. Como diz o hino do clube "Salvem o Tricolor Paulista". Os torcedores do São Paulo precisam salvar o tricolor de uma fase negra e de uma das piores tragédias de sua história. Estou falando da ameaça de rebaixamento. O Brasileirão pode estar no inicio, entretanto, logo estaremos no final do ano e se fase continuar, o time poderá muito bem estar disputando para não cair. Equipe grande em "zona da degola" se complica e fica como em uma areia movediça tentando se safar.

O novo técnico Paulo Autuori não é o salvador da pátria e só com conversa não tirará a equipe da situação em que está. No meio de tudo isso, ainda disputará campeonatos que serão bons para tirar o elenco de toda essa efervescência em que se encontra o Morumbi e poderá voltar com o elenco unido, mostrando um futebol melhor. É guardar e esperar.

Insisto aqui: salvem o tricolor paulista porque hoje, mais do nunca, caro torcedor, ele precisa de sua ajuda.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Esporte na Rede recebeu locutor da Rádio Jovem Pan, Nilson César

Na última terça-feira, o Esporte na Rede falou sobre locução esportiva no rádio e como os estudantes de jornalismo podem entrar no mercado. Em nossos estúdios, recebemos a ilustre presença do narrador esportivo da Rádio Jovem Pan de São Paulo, Nilson César.

Ele falou sobre o início de carreira e passou um pouco da experiência de 35 anos de profissão. Também falamos sobre a decisão da Taça Libertadores da América entre Atlético-MG e Olimpia. E ainda, o Momento Motor, com a expectativa para o GP da Hungria (Hungaroring), em Budapeste!

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo.

Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o vídeo da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade!







































terça-feira, 16 de julho de 2013

O narrador da Jovem Pan Nilson Cesar é o convidado do Esporte Na Rede desta terça feira

Da Redação 

O narrador esportivo da Rádio Jovem Pan Nilson Cesar é o convidado especial do programa Esporte Na Rede, da UPTV. Nilson Cesar Piccini Favara é titular de esportes da Rádio Jovem Pan onde trabalha desde 1982, visitou mais de 30 países, cobrindo Fórmula 1 e futebol para a Jovem Pan. Cobriu 6 Copas do mundo, narrou todas as provas de Fórmula 1 de 1986 até o ano de 2000. Casado e com 3 filhos é Bacharel em direito, escritor, radialista, nasceu na cidade de Sorocaba, onde reside. Narrar futebol é o seu combustível de vida! Narrou mais de 200 "grandes prêmios" de Fórmula 1, sendo três títulos do Senna e dois do Nelson Piquet.

Saiba mais sobre Nilson César em seu blog - http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/

O programa Esporte Na Rede, ao vivo, na UPTV, começa às 20h. Assista ao programa entrando em nossa home page - www.esportenarede.org

Uma final com sabor de revanche


Por Alexandre Aníbal

Nesta quarta-feira Atlético-MG e Olimpia começam a disputa da final da 54ª Copa Libertadores da América. De um lado, um clube que há algum tempo não conquista um título de expressão. De outro, um clube acostumado com conquistas no nível nacional e internacional. Em comum, além das cores, há uma torcida apaixonada.

O Atlético chega à final amparado pelo ótimo futebol e pela sua ótima campanha da primeira fase. A equipe de Cuca foi a melhor de todas as classificadas e por isso conquistou o direito de decidir todas as partidas do "mata-mata" da Libertadores em casa. Tal fato não necessariamente é uma vantagem, visto que nenhum time de melhor campanha na primeira fase se sagrou campeão do torneio. No entanto, o “Galo” poderá fazer história também nesse sentido. Além disso, o time vive uma boa fase desde o ano passado. Com jogadores renomados como Ronaldinho Gaúcho, Réver e Victor e com revelações como Bernard, a equipe de Belo Horizonte se reforçou consideravelmente para a disputa da Libertadores. Com a chegada de Diego Tardelli, Josué e Gilberto Silva, o Atlético se tornou um dos favoritos para a conquista do título inédito.

Já o Olimpia vem para a final em situação oposta a do time brasileiro. Com salários atrasados durante boa parte do torneio, renúncia de presidente e eleições convocadas às pressas, os paraguaios se superaram. Depois de eliminar o Defensor, do Uruguai, na fase preliminar, o time de Assunção somou 13 pontos em seis jogos - quatro vitórias, um empate e uma derrota - e liderou o grupo 7, a frente de fortes concorrentes como o Newell’s Old Boys, da Argentina, e o outrora badalado Universidad de Chile. Com 39 títulos nacionais, três Libertadores (1979, 1990 e 2002) e um Mundial Interclubes (1990), o “Decano” é comandado pelo uruguaio naturalizado paraguaio Ever Hugo Almeida, que foi goleiro da equipe por 18 anos e foi o capitão das conquistas do time em 1990. Trata-se de um grande ídolo que, sem sombra de dúvidas, teve sua parcela na chegada do Olimpia até aqui.

O time paraguaio se destaca pelo excelente nível do meio-campo e do ataque, que é um dos melhores da Libertadores. Fredy Bareiro, que quase ficou de fora da final da Libertadores porque seu contrato venceu no último dia 10, é um dos vice-artilheiros da competição, com 5 gols. Na armação das jogadas, destacam-se o uruguaio Juan Manuel Salgueiro e Richard Ortíz. Com passagem por vários clubes argentinos, Salgueiro também tem bom aproveitamento em cobranças de falta. Além deles, vale mencionar outros dois jogadores do time titular: o volante Eduardo Aranda, que além de combater muito bem sabe sair para o jogo e o zagueiro Julio Manzur. Aos 32 anos, o zagueiro já atuou na Argentina, no México e no Brasil, onde jogou no Santos em 2006.

O que poucos sabem é que Atlético e Olimpia já decidiram um torneio internacional. Em 1992, a Conmebol decidira criar um torneio nos mesmos moldes da Copa da UEFA (atual Liga Europa). As equipes que a disputariam geralmente seriam aquelas que ficaram logo atrás dos classificados à Copa Libertadores nos torneios locais. Com isso, a Copa Conmebol foi estabelecida e já no primeiro ano colocou brasileiros e paraguaios frente a frente na final. Vale lembrar que o Olimpia ainda contava com a base do time que fora campeão mundial em 1990. Depois de eliminar Fluminense, Junior de Barranquilla e o El Nacional do Equador, o “Galo” recebeu o Olimpia no Mineirão e venceu a primeira partida da decisão por 2 a 0.

Um clima de guerra foi criado para a partida da volta. No começo daquele ano de 1992, houve o torneio pré-olímpico de futebol no Paraguai. Em um jogo da seleção brasileira no estádio Defensores del Chaco, o jogador Elivelton foi atingido na cabeça por uma pedra. Intimidada pela violência e jogando mal, nossa seleção não se classificou para os Jogos Olímpicos, em Barcelona, daquele ano. No entanto, os jogadores do Atlético não deram muita atenção ao foguetório da torcida paraguaia no hotel e no estádio Manuel Ferreira, ainda mais acanhado que o Defensores del Chaco. Jogando de forma valente, o Atlético conseguiu segurar a pressão e perdeu por 1 a 0. Com isso, a equipe comandada por Procópio Cardoso conquistou seu primeiro título internacional.

Há 21 anos, a torcida do Olimpia aguarda pela revanche. Os torcedores do Atlético Mineiro esperam manter a vantagem e levantar um título inédito em 105 anos de história.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Coluna Momento Motor: A fantástica teoria da conspiração no esporte.


Paulo Arnaldo
(De São Paulo)

Amigo do Esporte na Rede! Com uma semana de inatividade na Fórmula 1, vou abordar um tema um pouco diferente, porém o inserindo no contexto da Fórmula 1. Pois bem, ouço por muitas vezes e de muitos amigos, pessoas que acreditam que resultados em determinadas situações foram manipuladas. Que time A entrega para time B numa decisão de título. Que atleta A entrega uma disputa para atleta B. Que os  envolvidos corrompem-se facilmente.

Os ares de conspiração ganham forte conotação quando se trata de alguns episódios famosos em grande destaque no esporte. O final da copa de 98, alguns acreditam,  que a seleção brasileira entregou a copa à França em esquema da Nike. Após a conquista desta Copa das Confederações, os céticos duvidosos da existência do espírito de competitividade creram que a seleção da Espanha entregou o jogo ao Brasil. Que o título da Copa das Confederações teria sido “arrumado” para dar um sossega leão na sociedade brasileira que estava diariamente às ruas cobrando melhores condições de transporte, saúde e educação no nosso país. Saindo do futebol, a última que ouvi na semana passada foi de Anderson Silva que supostamente teria entregado a luta ao Chris Weidman.  Bobagens? Acho que sim!

Pontuando essas ocasiões, na Copa de 98 o problema de convulsão com o Ronaldo horas antes da partida desestabilizou  jogadores e comissão técnica. Todos focados na decisão e de repente uma situação atípica que mexe psicologicamente com qualquer pessoa próxima daquele evento. Sobre essa Copa das Confederações, o Brasil foi superior a Espanha e pronto! A seleção espanhola, apesar de ainda ser uma seleção maravilhosa e com grandes jogadores, dessa vez não teve o foco necessário para chegar ao título. Na verdade, creio que houve certa ausência de disciplina e também o desgaste que os jogadores sofreram na semifinal da competição, calendário e logística depois. Sobre o Anderson Silva, ex-imbatível no UFC, muito que provavelmente saturou da rotina  extenuante de um esportista que está no topo. Possivelmente, ele relaxou, diminuiu a preparação e o ritmo. Isso é o suficiente para não deixá-lo mais na condição de supremacia.

Faz cinco anos e meio que convivo dentro dos eventos esportivos. Entrevisto atletas, jogadores e técnicos.  Difícil de acreditar que por dinheiro, alguém que é competitivo se entrega na hora “H”.  Existem sim, outros motivos. Saturação é um dos motivos. Relaxamento também é um bom motivo. Evolução da concorrência pode ser acrescentada. Gosto de enfatizar a questão da saturação por que para o atleta que passa muito tempo no topo em meio às muitas conquistas, passa esse mesmo tempo empregando esforço ao limite para manter-se no topo. Não é fácil, mesmo para um atleta com imenso talento!

Porém! Quando me volto a Fórmula 1, vou mergulhar numa tremenda contradição, agora! Especialmente depois, da notícia publicada pelo colunista da Folha de São Paulo Fábio Seixas *, na semana passada, de contratos que Ayrton Senna e Nelson Piquet tiveram com a Lotus, no final da década de 80, com privilégios contratuais.  Deixando claro, que apesar de excepcionais pilotos da época, desfrutavam de uma estrutura melhor e eram protegidos dos respectivos companheiros de equipe.

No lado inverso e venenoso sofreu Rubens Barrichello descredenciado à vencer, diante de Schumacher e atualmente sofre Felipe Massa impotente por cláusula contratual em relação ao Alonso. Claro que não tive acesso ao contrato da Ferrari, mas imagina-se que tais termos e regimes de condutas devem existir.  Não só na Ferrari ou na Lotus da década de 80. Creio que quase todas as equipes da Fórmula 1 seguem essa diretriz. No espaço que a distância do vencedor e do primeiro perdedor é medido por  milésimos de segundos, alcançar o sucesso da vitória talvez não seja tão simples tendo que oferecer duas estruturas idênticas. Possivelmente, um dos pares de carros é sacrificado.

Felizmente, há exceções e nem tudo está perdido! Parece que a McLaren mantém a filosofia de igualdade contratual aos seus competidores. No histórico, Senna e Prost tinham igualdade e atualmente Button e Pérez idem.  

Fico de certa maneira desapontado com essa situação. A essência do esporte não combina com linhas escritas que definem o destino de cada competidor. Porém o volume da grana envolvida no mundo dos negócios da Fórmula 1 exige-se outra filosofia. Faz sentido que o elemento contrato existe para garantir o resultado esperado. Conforme o planejado. Muito que provavelmente, Schumacher, Alonso, Senna, Piquet e outros vitoriosos da modalidade não precisariam dessa colaboração. Porém essas equipes de Fórmula 1 não curtem a surpresa!

Situações ruins são expostas para que se promovam mudanças! Para que haja novas reflexões! Gostaria muito que essa situação não passasse despercebida. Para haver mudanças, conceitos da Fórmula 1 teriam que ser refeitos. Vejo certa complicação para mudar!

Enfim! Quando você se irritar com Felipe Massa, lembre-se bem desse passado vitorioso!  

Até a próxima!

Esporte na Rede é análise esportiva de qualidade!



* Fábio Seixas, colunista da Folha de São Paulo, por indicação de um leitor, em seu blog no site do jornal "Folha de S.Paulo", encontrou o documento no site Legacy Tobacco Documents Library, um arquivo virtual de documentos relacionados à indústria de cigarros, mantido pela Universidade da Califórnia. Na época, a Lotus foi patrocinada pela Camel, da empresa JR Reynolds.
Links:
http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2013/07/10/o-contrato-de-senna-em-1987/:
http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2013/07/11/o-contrato-de-piquet-em-1988/