terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fotos do último programa Esporte na Rede de 2011


Ontem fizemos o último Esporte na Rede de 2011. No estúdio, a equipe de primeira com os comentaristas Reinaldo Leiva, Alexandre Aníbal e Douglas Soares. No contato com o internauta, Luciane Bruno. Na apresentação, eu, Leandro Martins.

Falamos sobre o título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Corinthians, Mundial de Clubes da FIFA e Copa Sul-Americana. Mas o ponto alto foi quando o cinegrafista Marco Antonio Joares, o Gepeto, o coordenador de switcher, Marco Antonio Ribeiro e o diretor de imagem, Marco Perin, o Leite, foram convidados a entrar no estúdio para falarem sobre o programa.

Abaixo seguem as fotos e o vídeo. Voltamos dia 9 de janeiro, com um programa gravado, recheado de entrevistas especiais. E, no dia 16/01, retornamos com o ER AO VIVO, com convidados mais do que especiais! O Esporte na Rede vai ao ar pela UPTV (www.uptv.com.br), toda segunda, às 18h45.

Mais abaixo, fotos de nossa confraternização em uma pizzaria. Reinaldo Leiva, que sentaria numa cadeira de bebê, não foi. Por que, Reinaldo? Claro, o bom humor faz parte de nosso programa. Obrigado a você, amigo teleinternauta, pelo carinho, pela paciência e pela vontade de assistir ao ER.Um forte abraço.



















segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sócrates é destaque no jornal The New York Times

Sócrates, estrela do futebol brasileiro e defensor da democracia, morre aos 57

O jogador Sócrates, durante disputa da Copa do Mundo de 82, realizada na Espanha(Allsport/Getty Images)
Simon Romero, do "The New York Times"
Tradução de Marco Ribeiro
Sócrates, o lendário jogador de futebol e médico, que transcendeu o esporte através do seu envolvimento no movimento pró-democracia no Brasil e por sua defesa aberta de seus próprios excessos como boêmio, morreu neste domingo, em São Paulo, Brasil. Ele tinha 57 anos.

A causa foi choque séptico de uma infecção intestinal, de acordo com um comunicado do Hospital Israelita Albert Einstein, onde fora internado no sábado.

Sócrates, o capitão da equipe do Brasil na Copa do Mundo de 1982, havia sido internado três vezes nos últimos quatro meses. Em entrevistas recentes, ele havia descrito problemas de fígado relacionados com décadas de consumo de bebida pesada, para o qual foi, por vezes, ridicularizado.

"Este país bebe mais cachaça do que qualquer outro no mundo, e parece que eu bebo tudo aqui", disse ele uma vez a um repórter, referindo-se à bebida popular brasileira feita a partir da fermentação da cana-de-açúcar. "Eles não querem que eu beba, fume ou pense?"

"Bem", ele disse, "Eu bebo, fumo e penso." Seu estilo exuberante reflete uma carreira extensa e multifacetada. Além de jogar futebol, que praticou medicina e se envolveu em coaching e pintura. Ele também escreveu colunas em jornais, aprofundando-se em assuntos tão variados como futebol, política e economia, e fez incursões na literatura escrevendo livros de ficção e peças de teatro.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu em 19 de fevereiro de 1954, na cidade amazônica de Belém, no estado do Pará, Brasil. Sua educação foi mais privilegiada do que a de muitos brasileiros jogadores de futebol profissional, que muitas vezes sair da miséria abjeta.

Emergentes na década de 1970 como um jogador jovem e promissor em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, ele estudou medicina ao jogar para equipes do interior de São Paulo, até de atingir sua graduação em medicina aos 24 anos. Depois disso, ele foi para o Corinthians, o famoso clube popular paulista.

Conhecido por seus fãs como "Doutor" ou "Magrão", uma referência ao seu corpo esguio, a sua chegada ao Corinthians ocorreu em um momento de intensa atividade política em São Paulo, em um período quando a ira e resistência foram se aglutinando contra a ditadura militar que governou o Brasil.

Sócrates, além de organizar um movimento defendendo maiores direitos para os jogadores Corinthians , subiu no palnque da campanha das “Diretas Já”, na década de 1980, pedindo a eleição direta para presidente de República e o fim ao regime autoritário. Esse movimento ajudou a solidificar a transição para a democracia.

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, elogiou Sócrates, em um comunicado neste domingo. "Dr. Sócrates era uma estrela em campo e um grande amigo ", disse Lula, um corintiano que está em tratamento contra um câncer de garganta no mesmo hospital onde Sócrates morreu (Nota da redação: O texto do New York Times está errado. Lula está fazendo tratamento no Hospital Sírio Libanês, que fica no jardim América, ao passo que Sócrates morreu no Albert Einstein, que fica no próximo ao Estádio do Morumbi, no bairro de mesmo nome) "Ele foi um exemplo de consciência inteligência, cidadania e política."

No campo, Sócrates era conhecido como um estrategista astuto que poderia empregar elegantemente seu movimento mais famoso, o passe de calcanhar. Numa época em que muitos jogadores mantinham uma aparência “clean”, Sócrates tinha a barba e, por vezes apareceu com seu cabelo longo preso por uma faixa branca no alto da cabeça, como fazia o ex-tenista Bjorn Borg.

Fãs de Sócrates mencionaram seu nome na mesma frase como grandes nomes do futebol brasileiro como Pelé, Ronaldo e Romário. Mas diferentemente desses grandes jogadores Doutor Sócrates jamais ganhou uma Copa do Mundo da Espanha pela seleção brasileira de futebol.

A seleção da qual foi capitão em 1982 foi considerada a principal favorita para ganhar o torneio, mas perdeu para a Itália, por 3 a 2, na fase das quartas de final. Na Copa do Mundo do México, em 1986, Sócrates perdeu um na decisão por penaltis para a França. O Brasil acabou sendo eliminado também nas quartas de final.

Reverenciado por sua rebeldia e irreverência e por seu "calcanhar de ouro", ele lamentou a forma como o futebol brasileiro evoluiu nos últimos anos, criticando os estilos de jogar das equipes atuais como "burocráticos" e "conservadores".

"Ser sensato nem sempre é a melhor coisa", disse ele ao jornal inglês “The Guardian” em 2010. Enquanto defendia seu estilo por muitas vezes não-conformista, Sócrates também lutava publicamente contra seus demônios.

Em entrevistas à televisão brasileira neste ano, ele descreveu sua luta contra o alcoolismo, levando os brasileiros a um debate mais amplo sobre os hábitos de consumo de bebida alcoólica de muitas pessoas no país. Em agosto, ele disse que se parara de beber "para que o meu fígado pudesse funcionar em condições razoáveis." Ele deixa uma mulher e seis filhos, segundo a Agência Associated Press.