quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fotos do Esporte na Rede, com Fábio Vieira e Edson Fonseca

Ontem o Esporte na Rede recebeu Fábio Vieira e Edson Fonseca, integrantes do programa ABC nos Esportes - Bico na Canela, da Rádio ABC (AM 1570 ou www.radioabc.com.br). Eles falaram sobre a nova atração e também comentaram o Brasileirão junto com nossa equipe.

Também teve Dica Cultural, Vestindo a Camisa e Momento Motor, com a análise do GP de Spa-Francorchamps. O ER é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem 1 hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o programa na íntegra! Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Link do programa: http://www.youtube.com/watch?v=t7Suu0CnJFk





















domingo, 2 de setembro de 2012

Coluna Velocidade: Na volta das férias, Spa foi agitada e marcada por forte acidente na largada


Coluna Velocidade: Na volta das férias, Spa foi movimentada e marcada por forte acidente na largada


Após um mês de férias, volto com tudo na coluna velocidade para comentar sobre o final de semana na Bélgica com promessa de mais um agitado grande prêmio da temporada. O lendário e veloz circuito de Spa-Francorchamps reúne condições ideais para uma prova com muitas ultrapassagens e muitas emoções pela alta velocidade que atingem os carros de Fórmula 1. Na sexta-feira, o forte temporal limitou o trabalho das equipes. A Lotus perdeu a oportunidade de testar “o badalado” DRS duplo, componente que prometia ser o grande pulo do gato para a equipe vencer pela primeira vez na temporada. Aliás, essa primeira vitória da Lotus está cada vez mais ficando mais para promessa do que realidade!

O bem mais agitado sábado foi surpreendente devido a pole de Jenson Button, que desde 2009 não se classificava em primeiro lugar e a Mclaren não dava sinais de bom desempenho em Spa. E mais surpreendente foi o excelente desempenho da dupla da Sauber, com o Kamui Kobayashi marcando o segundo melhor tempo e Sergio Pérez marcando o quinto melhor tempo. Já Kimi Raikkonen, o favorito a vitória, segundo a imprensa especializada conquistou a quarta posição no grid.

O início da corrida no domingo foi marcado por problema de fumaça no Sauber de Kobayashi antes da largada, queima de largada de Pastor Maldonado e o forte acidente na largada que teve como protagonista e causador Romain Grosjean e que teve como envolvidos, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Sergio Pérez e o Kamui Kobayashi. Dessa vez, o francês da Lotus passou dos limites. Logo após a largada, Grosjean foi imprudente ao movimentar o carro à frente de Hamilton, tocando a roda traseira direita da Lotus na roda dianteira esquerda da Mclaren. Mais à frente, com o enrosco dos dois carros, varreu na entrada da primeira curva, Fernando Alonso, Sergio Pérez e  o próprio Kobayashi. O carro do Grosjean levantou voo e por muito pouco não atingiu a cabeça de Fernando Alonso. Um acidente que poderia ter como resultado algo mais sério ao líder do campeonato. Alonso correu sério risco de ser atingido pelo “F-1 Voador Não Identificado”  passando muito próximo e diante da sobre viseira do espanhol. A corrida teve 5 voltas de Safety Car para limpar a grande quantidade de detritos na pista.

Sobre o acidente, Grosjean acumula um histórico de piloto afobado e com alguns acidentes na largada nesta temporada. Por esse episódio de hoje, ele merece punição para pelo menos uma suspensão de uma corrida. Conversando com pilotos experientes, existem duas hipóteses. A do Grosejan não ter visto o Hamilton e o piloto merece ser punido por desatenção no momento tão crítico que é a largada. Ou pela segunda possibilidade, de ter cometido excesso de arrojo ao tentar bloquear o Hamilton, calculando mal a movimentação do carro, isso metros à frente de uma curva tão fechada como é a La Source, onde se deve largar adotando uma postura de mais cautela e somente arriscar depois da Eau-Rouge, à  partir da grande reta que segue até a Les Combes. Puxão de orelha também para Maldonado que largou de maneira precipitada e vem acumulando erros ao longo da temporada, principalmente depois da primeira e única vitória.  Depois, ainda se envolveu em acidente o que acabou forçando o abandono.

Com esses problemas na largada, Jenson Button navegou por mares tranquilos. Sem ser incomodado pela concorrência, Button liderou de ponta à ponta e administrou uma vantagem de 10 à 15 segundos de diferença ao segundo colocado. E administrar é o ponto forte do inglês que acumula a segunda vitória na temporada.

À partir do segundo lugar, a corrida foi bem movimentada. Na posição 2 esteve Kimi Raikkonen, Michael Schumacher, Nico Hulkenberg e por fim Sebastian Vettel. Que largando da 10ª posição, tinha um bom carro nas mãos e uma boa estratégia de corrida.  Raikkonen, a eterna promessa de vitória, terminou em 3º lugar, onde fica claro que a Lotus está mais para fogo de palha em termos de vitória. Falta a Lotus definir uma boa estratégia de corrida. Destaque também para Nico Hulkenberg que terminou na 4ª posição com a Force India e fez, o que considero, a melhor corrida dele na F-1.

Os brasileiros foram bem na corrida, após um treino classificatório para esquecer. Bruno Senna brigou por posições intermediárias, chegando a estar na 4ª posição. O ponto alto de Bruno Senna foi entre as voltas 9 e 15 quando segurou a dupla rubro taurina Mark Webber e Sebastian Vettel. Depois, Senna ficou para trás, por que a Williams tinha determinado uma parada de boxes para a corrida, mas por ele ter parado na volta 16, ficou com os pneus desgastados no final da prova, o que forçou uma segunda parada de boxes não planejada. Felipe Massa não começou tão bem a corrida e claramente tinha dificuldades para guiar no traçado ideal especialmente na saída da Eau-Rouge, muito por conta do comportamento instável do carro com tanque cheio. Da metade para o fim, Massa evoluiu e conseguiu uma boa ultrapassagem sobre o Mark Webber e lutou até o final por essa 5ª posição com o australiano, o que ajudou bastante Fernando Alonso no campeonato, que assistiu toda a corrida dos boxes.

Para finalizar, que grande “pega” entre Kimi Raikkonen e Michael Schumacher. O grande lance dessa briga foi a ultrapassagem espetacular do finlandês na entrada da curva Eau-Rouge. Um verdadeiro show de habilidade, frieza e coragem do homem de gelo.

Semana que vem tem mais. A fórmula 1 desembarca em Monza, casa da Ferrari. Para mim, com o desempenho em Spa, a Mclaren desembarca favorita. E olho na Sauber, que deve ir bem e quem sabe com mais sorte pode fazer bonito na corrida.

Até semana que vem!


Atualização: Romain Grosjean recebeu a punição de suspensão de uma corrida e não participará do próximo GP em  Monza. Segundo os comissários, houve a violação dos artigos 16.1 (2) e 20.4 do regulamento esportivo da F1, além do Artigo 2 (e) do capítulo IV do Apêndice L do Código Internacional Esportivo da FIA. Segundo a nota da FIA, “os comissários consideram este incidente como uma violação extremamente grave dos regulamentos, pois teve o potencial de causar ferimentos a outras pessoas. Além de tirar  os postulantes ao título da corrida”. Para Monza, a Lotus deve definir Jérôme D’Ambrosio como substituto de Romain Grosjean.