Coluna Velocidade: Na volta das férias, Spa foi movimentada e marcada por forte acidente na largada
Após
um mês de férias, volto com tudo na coluna velocidade para comentar sobre o
final de semana na Bélgica com promessa de mais um agitado grande prêmio da temporada.
O lendário e veloz circuito de Spa-Francorchamps reúne condições ideais para uma
prova com muitas ultrapassagens e muitas emoções pela alta velocidade que
atingem os carros de Fórmula 1. Na sexta-feira, o forte temporal limitou o
trabalho das equipes. A Lotus perdeu a oportunidade de testar “o badalado” DRS
duplo, componente que prometia ser o grande pulo do gato para a equipe vencer
pela primeira vez na temporada. Aliás, essa primeira vitória da Lotus está cada
vez mais ficando mais para promessa do que realidade!
O
bem mais agitado sábado foi surpreendente devido a pole de Jenson Button, que
desde 2009 não se classificava em primeiro lugar e a Mclaren não dava sinais de
bom desempenho em Spa. E mais surpreendente foi o excelente desempenho da dupla
da Sauber, com o Kamui Kobayashi marcando o segundo melhor tempo e Sergio Pérez marcando o
quinto melhor tempo. Já Kimi Raikkonen, o favorito a vitória, segundo a imprensa
especializada conquistou a quarta posição no grid.
O
início da corrida no domingo foi marcado por problema de fumaça no Sauber de Kobayashi antes da largada,
queima de largada de Pastor Maldonado e o forte acidente na largada que teve como
protagonista e causador Romain Grosjean e que teve como envolvidos, Lewis Hamilton,
Fernando Alonso, Sergio Pérez e o Kamui Kobayashi. Dessa vez, o francês da Lotus passou
dos limites. Logo após a largada, Grosjean foi imprudente ao
movimentar o carro à frente de Hamilton, tocando a roda traseira direita da
Lotus na roda dianteira esquerda da Mclaren. Mais à frente, com o enrosco dos
dois carros, varreu na entrada da primeira curva, Fernando Alonso, Sergio Pérez
e o próprio Kobayashi. O carro do
Grosjean levantou voo e por muito pouco não atingiu a cabeça de Fernando Alonso. Um
acidente que poderia ter como resultado algo mais sério ao líder do campeonato. Alonso correu sério risco
de ser atingido pelo “F-1 Voador Não Identificado” passando muito próximo e diante da sobre viseira do
espanhol. A corrida teve 5 voltas de Safety Car para limpar a grande quantidade
de detritos na pista.
Sobre
o acidente, Grosjean acumula um histórico de piloto afobado e com alguns
acidentes na largada nesta temporada. Por esse episódio de hoje, ele merece punição
para pelo menos uma suspensão de uma corrida. Conversando com pilotos
experientes, existem duas hipóteses. A do Grosejan não ter visto o Hamilton e o
piloto merece ser punido por desatenção no momento tão crítico que é a
largada. Ou pela segunda possibilidade, de ter cometido excesso de arrojo ao
tentar bloquear o Hamilton, calculando mal a movimentação do carro, isso metros
à frente de uma curva tão fechada como é a La Source, onde se deve largar
adotando uma postura de mais cautela e somente arriscar depois da Eau-Rouge, à partir da grande reta que segue até a Les
Combes. Puxão de orelha também para Maldonado que largou de maneira precipitada
e vem acumulando erros ao longo da temporada, principalmente depois da primeira
e única vitória. Depois, ainda se
envolveu em acidente o que acabou forçando o abandono.
Com
esses problemas na largada, Jenson Button navegou por mares tranquilos. Sem ser
incomodado pela concorrência, Button liderou de ponta à ponta e administrou uma
vantagem de 10 à 15 segundos de diferença ao segundo colocado. E administrar é
o ponto forte do inglês que acumula a segunda vitória na temporada.
À
partir do segundo lugar, a corrida foi bem movimentada. Na posição 2 esteve Kimi
Raikkonen, Michael Schumacher, Nico Hulkenberg e por fim Sebastian Vettel. Que
largando da 10ª posição, tinha um bom carro nas mãos e uma boa estratégia de
corrida. Raikkonen, a eterna promessa de vitória,
terminou em 3º lugar, onde fica claro que a Lotus está mais para fogo de palha
em termos de vitória. Falta a Lotus definir uma boa estratégia de corrida.
Destaque também para Nico Hulkenberg que terminou na 4ª posição com a Force
India e fez, o que considero, a melhor corrida dele na F-1.
Os
brasileiros foram bem na corrida, após um treino classificatório para esquecer. Bruno
Senna brigou por posições intermediárias, chegando a estar na 4ª posição. O
ponto alto de Bruno Senna foi entre as voltas 9 e 15 quando segurou a dupla
rubro taurina Mark Webber e Sebastian Vettel. Depois, Senna ficou para trás, por
que a Williams tinha determinado uma parada de boxes para a corrida, mas por ele ter parado na
volta 16, ficou com os pneus desgastados no final da prova, o que forçou uma
segunda parada de boxes não planejada. Felipe Massa não começou tão bem a corrida e claramente
tinha dificuldades para guiar no traçado ideal especialmente na saída da Eau-Rouge, muito
por conta do comportamento instável do carro com tanque cheio. Da metade para o
fim, Massa evoluiu e conseguiu uma boa ultrapassagem sobre o Mark Webber e
lutou até o final por essa 5ª posição com o australiano, o que ajudou bastante
Fernando Alonso no campeonato, que assistiu toda a corrida dos boxes.
Para
finalizar, que grande “pega” entre Kimi Raikkonen e Michael Schumacher. O
grande lance dessa briga foi a ultrapassagem espetacular do finlandês na
entrada da curva Eau-Rouge. Um verdadeiro show de habilidade, frieza e coragem
do homem de gelo.
Semana
que vem tem mais. A fórmula 1 desembarca em Monza, casa da Ferrari. Para mim, com
o desempenho em Spa, a Mclaren desembarca favorita. E olho na Sauber, que deve
ir bem e quem sabe com mais sorte pode fazer bonito na corrida.
Até
semana que vem!
Atualização: Romain Grosjean recebeu a punição de suspensão de uma corrida e não participará do próximo GP em Monza. Segundo os comissários, houve a violação dos artigos 16.1 (2) e 20.4 do regulamento esportivo da F1, além do Artigo 2 (e) do capítulo IV do Apêndice L do Código Internacional Esportivo da FIA. Segundo a nota da FIA, “os comissários consideram este incidente como uma violação extremamente grave dos regulamentos, pois teve o potencial de causar ferimentos a outras pessoas. Além de tirar os postulantes ao título da corrida”. Para Monza, a Lotus deve definir Jérôme D’Ambrosio como substituto de Romain Grosjean.
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