sexta-feira, 17 de maio de 2013

O guarda-redes



No dia 26 de abril é sempre comemorado o dia de uma posição de jogador de futebol no mínimo exigente, sofrida, às vezes solitária, que traz momentos de glórias e de decepções, geralmente designada como camisa 1, ou simplesmente, goleiro.

Nessa profissão tivemos grandes nomes reconhecidos no mundo nos anos 90 e 2000, como Oliver Kahn, da Alemanha, que jogou até 2008 e vivia com extrema autoconfiança, conquistando títulos como o de melhor goleiro da Europa em 2001/2002 e o troféu de 1º goleiro e melhor jogador da competição (Copa do Mundo). Mas após falhar na final da Copa de 2002, Oliver não obteve mais tanto êxito em sua carreira, permitindo situações que culminaram em novas falhas e atuações fracas para um jogador de seleção, jogando de forma irreconhecível até a sua aposentadoria.

Gianluigi Buffon, goleiro italiano, cercado de polêmicas e conquistas, como seu envolvimento com escândalos e manipulações do futebol italiano em 2011, dois anos depois deu a volta por cima e conquistou o título considerado pela Fifa como maior goleiro de todos os tempos em 2013.

Já Iker Casillas, goleiro de um único clube, do Real Madrid e capitão da Seleção Espanhola, liderou a Seleção nos anos de 2008 e 2012 conquistando a Eurocopa, e na Copa de 2010, sagrou-se campeão do mundo por sua nação.

As luvas, instrumentos essenciais do goleiro, que começaram a ser fabricadas nos anos 30, porém apenas começaram a ser utilizadas com mais frequência  desde 1964, com a estreia oficial da utilização da luva, pelo alemão Wolfgang Fahrian, do 1860 Munique.

Já nas Américas, temos os incontestáveis camisas 1, como Jorge Campos, profissional de nacionalidade mexicana, que teimava em ficar adiantado mesmo com baixa estatura, saía muito na linha, marcou muitos gols e dava assistências, obtinha sucesso com bola parada, além de uniformes totalmente démodé, mas com a identidade própria, que registrava sua imagem e marca.

Na América do sul, temos os fantásticos, Rene Higuita, nascido na Argentina, naturalizado colombiano, era como o mexicano, saía com a bola da área e tentava dribles que  enlouqueciam o torcedor positivamente ou não. Marcou 41 gols na carreira e foi ídolo em seu país.

Servindo a Seleção colombiana, passou por duas situações marcantes em sua carreira. Uma falha que culminou na desclassificação diante de Camarões na Copa 1990, e nesse mesmo evento fez a inédita defesa escorpião contra a Inglaterra, que consagrou o apelido “Goleiro Escorpião”. O destaque em sua carreira foi com o Atlético Nacional (Medellín) que lhe proporcionou um título da Libertadores e um campeonato Colombiano.

Mais ao sul da América, temos José Luis Chilavert, jogador que também sabia sair com os pés e enfatizou a marca sulamericana de goleiro artilheiro, marcou 62 gols, de pênalti, falta e bola rolando, número/registro já ultrapassado por Rogério Ceni. Era muito temperamental  com a imprensa e adversários. Jogador de personalidade forte, seu grande destaque fo no time argentino Vélez Sarsfield.

Seu maior sucesso na Seleção Paraguaia, ocorreu nas Copas 1998 e 2002, atuando e obtendo mais sucesso na primeira, tendo uma linha de defesa consagrada a sua frente como Arce, Gamarra e o Ayala.

Atuou no Real Zaragoza (espanhol), Strasbourg (francês). Iniciou no Guarani do Paraguai, teve excelente passagem pelo clube argentino, marcou seu último gol pelo Peñarol e encerrou sua profissão no mesmo clube que projetou positivamente sua carreira, “o velho Vélez argentino”.

Desses memoráveis “Guarda-redes” sul-americanos, temos que relembrar sempre os brasileiros: Taffarel, Marcos e Ceni, como símbolos de profissionalismo, fidelidade e a construção sólida de referência nessa modalidade esportiva tão presente nas sociedades da América do Sul e Europa.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Esporte e mídia: uma palavra sobre o programa Bola Dividida, da Rede TV!


Hoje vou reproduzir aqui no blog do ER um texto que fiz para meu blog pessoal (http://leandrojornalista.blogspot.com) há pouco mais de duas semanas.

No dia 29 de abril, foi ao ar a primeira edição do programa Bola Dividida, na Rede TV! Comandado por Silvio Luiz, com comentários de Juarez Soares, Luiz Ceará e a participação de Priscila Machado, ex-Miss Brasil, no contato com o público.

Honestamente, não sei por quê, mas esperava mais. Definitivamente, a TV aberta como um todo continua com uma linha editorial superficial e pífia. Trata do esporte sempre como papo de boteco e menospreza o torcedor ao crer que ele só quer ver polêmica, piadas mal feitas e já muito manjadas. O programa mostrou comentários previsíveis e velhas piadas de mesa de bar.

Com todo respeito que estes profissionais merecem e em nome dos muitos anos de serviços por eles prestados ao jornalismo esportivo, vou esperar um pouco mais até esculhambar de vez com a nova atração, afinal, não completou sequer um mês no ar.

Entendo que a intenção foi buscar uma linha nova, diferente da maioria dos programas de TV aberta hoje, mas só o bom humor não serve. A profundidade poderia ser o grande diferencial quando se monta um time como esses, formado apenas por jornalistas formados e gabaritados. Mas não rolou.

A edição dos vídeos, em alguns momentos, lembrou o humorístico que esteve na casa pouco tempo atrás, o Pânico na TV, hoje na Bandeirantes. De que adianta Silvio Luiz, Luiz Ceará, Juarez Soares e Priscila Machado se gabarem de fazer um programa constituído apenas por jornalistas diplomados se o conteúdo é fraco? Cadê a reciclagem destas raposas velhas? Será que, um dia na vida, ainda iremos ver um programa em TV aberta em que os comentaristas saibam fazer uma análise tática decente como vemos nos canais por assinatura?

A desculpa que sempre usam é que a cultura do brasileiro é diferente. Dizem que o cara que assiste TV aberta tem um nível social assim ou assado e que não gosta de ver tática, análise profunda e tal. Balela. O mesmo vale para o que dizem sobre a ida do público aos estádios de futebol. Falam que brasileiro não sabe ter civilidade nem respeitar o bem coletivo.

Mentira. No dia (24/04), assisti pela TV ao amistoso entre Brasil e Chile, em Belo Horizonte. Embora alguns problemas tenham acontecido como o acesso ao estádio, dificuldade na entrada dos torcedores e brigas por lugares marcados e não respeitados nas arquibancadas, o que se viu é que qualquer ser humano gosta de conforto e aprecia o bem-estar.

Vi, em muitos lances, os torcedores SENTADOS nas cadeiras, de modo digno e decente. Ninguém ficou em pé sobre os assentos. Todos os torcedores (ou sofredores?) mostraram civilidade e bom comportamento, mesmo sendo ainda as pessoas mais mal tratadas do futebol, quando deveriam ser o maior bem de um espetáculo.

Gostaria muito de saber qual será a emissora de televisão aberta que, um dia, terá a coragem de mostrar ao público o esporte no nível cultural e intelectual que o povo realmente merece. Tenha essa emissora apenas jornalistas ou não. Um forte abraço.

Os cinco anos do Esporte na Rede, na visão da Acidez da Bola, Bruno Gonçalves



Analisando o tempo de UPTV, principalmente o tempo que tenho no Esporte na Rede, eu consigo sentir a experiência que ganhei neste programa. Foram inúmeros convidados que tive o prazer de entrevistar e de estabelecer um vínculo de entrevistador/entrevistado que demoraria muitos anos para adquirir.

Os nervosismos nas perguntas executadas e o desprendimento que fui tendo a cada uma delas que os convidados iam nos respondendo, fizeram-me  ganhar na profissão a segurança e garantia de que o jornalismo é dinâmico, livre e desprendido. Pelo menos no Esporte na Rede é!

Os quase dois anos me deram principalmente a felicidade de conhecer amigos e profissionais que fazem as coisas com o coração. Que querem que o programa Esporte na Rede e suas mídias sociais cresçam para as pessoas que nos assistem, hoje que nos leem, e, assim, nosso público fiel cresce a cada edição.

Tive a felicidade de entrevistar um medalhista olímpico, logo após uma conquista inédita, como Arthur Zanetti. Ele esteve presente em nossos estúdios e contou suas dificuldades e seu prazer da maior conquista do Esporte. Entrevistas com representantes de esportes como Rúgbi, Badminton, Doutores do esporte e políticos que trabalharam na área que trabalhamos me fizeram ter uma perspectiva linear e vitoriosa do que a profissão nos traz.

É sempre gratificante realizar o programa todas as terças, faça chuva ou faça sol. É sempre um prazer conquistar e cumprimentar ao final de cada programa todos pela conquista realizada. Então só tenho que agradecer ao meu grande amigo e ótimo profissional Leandro por ter me dado à oportunidade de mostrar o que sei fazer bem feito.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Esporte na Rede recebeu jornalista Gustavo Baena

O Esporte na Rede de ontem recebeu o jornalista Gustavo Baena. Ele falou sobre a carreira, futuros projetos em emissoras de TV do Grande ABC e ainda explicou a linha editorial na nova Web TV São Caetano, que entra no ar a partir de junho.

Gustavo defende o dueto jornalismo / entretenimento como fórmula para atrair o telespectador e a regionalização da mídia para informar a população local. Também falamos de Copa Libertadores da América, Campeonato Paulista e Fórmula-1.

E ainda a foto do Torcedor na Rede! O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Acesse o site www.esportenarede.org e confira! Veja abaixo fotos e o vídeo completo desta edição. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.






































terça-feira, 14 de maio de 2013

Notícia da F-1: Pirelli diz que subestimou desempenho dos carros e admite mudanças a partir do GP do Canadá







Foi abordado esse assunto há algumas edições passadas da coluna Momento Motor. Hoje foi noticiado que a Pirelli reconheceu o problema e admite mudanças a partir do GP do Canadá. Leia essa notícia completa no link http://grandepremio.com.br/f1/noticias/pirelli-diz-que-subestimou-desempenho-dos-carros-e-admite-mudancas-a-partir-do-gp-do-canada do site Grande Prêmio.

Fonte:



Esporte na Rede recebe jornalista Gustavo Baena



Nesta terça, o Esporte Na Rede vai falar sobre web TV, linha editorial para internet e a união entre jornalismo e entretenimento como fórmula para atrair o telespectador. Tudo, claro, com ética, caráter e responsabilidade.

Em nosso estúdio, recebemos o jornalista Gustavo Baena, que já passou por Bandeirantes, Rede TV! e Rede TV +. Hoje é blogueiro no Yahoo e vai comandar um novo projeto na internet que você fica sabendo só no ER!

Também tem Libertadores, Paulistão, Fórmula-1, Torcedor na Rede e Dica Cultural! Programa imperdível! O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. HOJE! AO VIVO! No site: www.esportenarede.org. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Coluna Momento Motor: Vitória para reerguer!




Coluna Momento Motor: Vitória para reerguer!


Amigo internauta que acompanha o Esporte na Rede. Na coluna momento motor dessa semana, destaque para a vitória de Fernando Alonso em casa, no GP da Espanha, a quinta etapa do certame. 


Com essa vitória, Alonso consegue igualar ao número de vitórias de Sebastian Vettel nesta temporada, duas vitórias para cada um. Kimi Raikkonen, segundo colocado neste domingo, tem uma vitória na temporada. Pode ser um pouco cedo, porém tudo indica que a luta pelo título ficará entre esses três.  A fase dos três é muito boa!

Kimi Raikkonen tem à disposição uma Lotus generosa no gasto de pneus. Neste domingo, enquanto quase todo o grid projetou parar por 4 vezes nos boxes durante a corrida, Kimi parou apenas 3 vezes. 



Vettel e Alonso sempre na largada dão show. No caso de Vettel, largando na 3ª posição, contou com a largada desastrosa de Lewis Hamilton, para pular para a 2ª posição. Fernando Alonso, largando da 5ª posição, pulou duas posições à frente, em manobra de ultrapassagem espetacular na curva 3 passando Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen por fora!

A Mercedes teve mais um sábado de treino classificatório de brilhantismo. Nico Rosberg conquistara a segunda “pole position” consecutiva. Lewis Hamilton dividira a primeira fila em segundo lugar. Mas na corrida, Hamilton despencou imediatamente após a largada. Foram 10 posições perdidas do início até o fim. 

Após a corrida, o relato de um desnorteado Hamilton era que o carro em nenhum momento teve aderência. Rosberg ainda resistiu na liderança até a primeira parada de boxes. Porém depois, o finlandês caiu também e terminou a corrida apenas na sexta colocação, desfazendo a tradição da pista, onde competidor que larga na primeira fila sempre abocanha a vitória. Depois deste GP, abocanhava.

A Ferrari estava em excelente dia! Felipe Massa largaria na 6ª posição, porém com a punição, teve que largar na 9ª posição. Apesar disso, na largada, Felipe recuperou as três posições  rapidamente! Sem tomar conhecimento, ele ultrapassou Webber, Grosjean e Perez. 


O brasileiro foi além! Chegou rapidamente ao pelotão que brigava pela vitória e conseguiu terminar no pódio, em terceiro lugar, a frente de Sebastian Vettel. A Ferrari tinha condições de fazer a dobradinha nessa corrida. Muito que provavelmente, se Felipe Massa tivesse largado da 6º posição, terminaria em 2º lugar.

Não só a estratégia de 4 paradas, mas o momento certo de parar e a sequência de pneus foram decisivos em pró de Alonso. Na primeira parada de boxes, Alonso entrou no pit ao término da volta 9, enquanto que Vettel e o então líder da prova, Rosberg, pararam ao término da volta 10. Na abertura da volta 11, Alonso, com pneus aquecidos, superou-os sem dificuldades para ultrapassagem. 



Na sequência da corrida, a briga pela vitória estava mais definida entre Alonso e Raikkonen. O espanhol da Ferrari precisou apenas abrir a distância necessária, para na 4ª parada de boxes, ele conseguir voltar a frente do finlandês da Lotus. Após a última parada, Alonso dominava completamente a corrida, sem sequer ser ameaçado e finalizar com muita festa em casa, diante do torcedor espanhol.

Dois detalhes me chamaram a atenção! 

Kimi Raikkonen utilizou a sequência de pneus médio-médio-duro. Entre a 2ª e a 3ª parada foram 19 voltas de pneu médio. Da 3ª parada para o fim, foram 20 voltas na pista com pneu duro. Fico com a sensação de que a Lotus poderia ter invertido a sequência de composto de pneus utilizados na 2ª e 3ª parada de boxes. Talvez, teria sido melhor finalizar a corrida com pneu médio tendo o carro mais leve e gastando menos os pneus no final. Kimi poderia ter chegado mais perto de Alonso no fim da corrida!

Vettel também poderia ter chegado numa posição melhor. O piloto da RBR prolongou a entrada aos boxes para a segunda parada. Parou na volta 25, enquanto o Alonso parou na volta 22 e Raikkonen, que faria apenas três paradas, na volta 27. 

Será que a RBR planejou fazer apenas três paradas de boxe na corrida? Pode ser que sim e neste momento da corrida, a RBR teve que reavaliar a estratégia. Atualmente, se a estratégia não corresponder às expectativas, perde-se muito e custa caro.


Raio-X pós GP:

A situação da Mercedes é esquisita. A equipe prateada é impecável no treino classificatório, mas na corrida... Meu Deus! 

Interessante que por causa dessa situação boa da Mercedes em treino, alguns pilotos do grid apontam favoritismo a vitória dela para o próximo GP, em Mônaco. Será? Claro que é quase impossível ultrapassar em Mônaco. A vantagem de largar na frente é meia vitória lá. Mas não sei! O carro da Mercedes é impiedoso com pneus. O carro é uma máquina devoradora de pneus! Mesmo que Hamilton ou Rosberg faça a pole, é difícil se sustentar a liderança, mesmo em Mônaco e com desgaste de pneus bem inferior. 

Vai ser interessante observar o trenzinho que formará em boa parte da corrida com a Mercedes puxando a fila! Ainda acho que a Lotus de Kimi Raikkonen é favorita a vencer em Mônaco.

Dos três postulantes ao título até o momento, Alonso estava mais atrás, por causa do abandono na Malásia e pelo problema da asa móvel no Bahrain que resultou numa 8ª colocação. Foi bem importante essa vitória para ele se reposicionar no campeonato e não deixar que Vettel e Raikkonen mantenham muita diferença dele. A vitória em casa pode revigorar e reerguer Alonso na luta pelo título dessa temporada!

Queria finalizar essa análise pós GP, que as promessas de melhorias na F-1 raramente são concretizadas. Refiro-me a McLaren, que vem tendo uma temporada horrível e que prometia evoluir no GP da Espanha com um pacote de melhorias no carro. Porém essa melhoria não foi sentida e tudo indica que a McLaren passará um ano de UTI, sem chance de recuperação. Carro mal nascido é difícil de consertá-lo.

Encerro por aqui! Semana que vem, tem mais coluna Momento Motor! 

Até a próxima!

Você já sabe! Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise esportiva de qualidade!