quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Esporte na Rede de ontem falou de Brasileirão e Fórmula-1

Ontem, no Esporte na Rede, esmiuçamos o Campeonato Brasileiro da Série A. "O Fluzão segue firme rumo ao título", foi o que disseram nossos amigos teleinternautas. Também falamos de Fórmula-1. A "Enciclopédia da Bola", Alexandre Aníbal, levou uma bela dica cultural. E mais! Duas promoções espetaculares para você!

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Confira abaixo fotos e o programa na íntegra. Mais informações: www.esportenarede.org. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

















segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Coluna Velocidade: Sayonara! Vettel vence o GP nipônico e se beneficia do abandono de Alonso.





Coluna Velocidade: Sayonara! Vettel vence o GP nipônico e se beneficia
Canto dobrado: 1 do abandono de Alonso.


Sebastian Vettel pode ter virado o jogo neste campeonato ao vencer o GP do Japão, a segunda vitória consecutiva. O piloto da RBR além de dominar os treinos foi favorecido pelo abandono do Alonso logo depois da largada. A briga pelo campeonato esquenta, já que Sebastian Vettel encosta no Alonso com a diferença reduzida para apenas quatro pontos (194 para Alonso e 190 para Vettel).

Já no treino classificatório, o alemão da RBR mostrou forças logo na primeira tentativa do Q3 quando Vettel simplesmente pulverizou os adversários ao marcar o tempo de 01:30:839. Somente Webber chegou mais próximo 0,251 atrás confirmando a superioridade da RBR. Na corrida, Webber teve problema ao se envolver em acidente com Grosjean. Vettel passou longe de qualquer problema. Ele dominou a corrida com certa tranquilidade. A diferença de 8 segundos para Kobayashi na 13ª volta evoluiu ao longo da corrida. Na 43ª volta, a diferença para Massa superava os 18 segundos e a no final a diferença foi de 20 segundos.

Após 35 corridas e quase dois anos de jejum, Felipe Massa ressurgiu no pódio. Com o segundo colocado conquistado nessa corrida, Massa conseguiu amenizar o prejuízo total de Alonso neste final de semana. Uma conquista muito importante também para o próprio o brasileiro que nessa última semana foi novamente bombardeado por rumores de pilotos pleiteando a vaga da Ferrari. Quem sabe, com essa conquista, a Ferrari resolve confirmar a renovação para mais um ano e põe fim nessa esquisita indecisão. O brasileiro fez ótima corrida. Na largada ele se posicionou bem para escapar dos acidentes de Raikkonen com Alonso e Webber com Grosjean. Assumindo a quarta posição, a Ferrari elaborou boa estratégia para conseguir mais e após a primeira parada nos boxes, na volta 17, a equipe de Maranello recolocou o brasileiro em segundo lugar, a frente do inspirado Kobayashi e Button. O brasileiro se manteve a frente até o fim, garantindo o lugar no pódio.

Kamui Kobayashi fez a torcida local vibrar com sua melhor apresentação na F-1. No sábado, o japonês se classificou na segunda fila. Com o problema de Webber, ele passou o primeiro terço  da corrida na segunda colocação e no final, sustentou no braço o terceiro lugar se defendendo muito bem da aproximação perigosa de Jenson Button até a última volta. Conquista que além de muito comemorada, de certa maneira, foi mais uma ajuda para Alonso manter a McLaren mais afastada na briga pelo campeonato.

Para McLaren ficou bem difícil. Foi decepcionante o desempenho da equipe, após uma sequência de corridas que ela foi dominante. Na corrida passada, o problema de confiabilidade que forçou o abandono de Hamilton pareceu ser um fato isolado. O carro sempre mostrou boa velocidade e  desempenho. Mas pelo jeito, a situação mudou já que dessa vez, Hamilton passou boa parte na corrida na sexta colocação, só conseguindo terminar apenas uma posição a frente, na quinta colocação.  A diferença para Alonso ainda é considerável, 42 pontos. Além da distância, o foco de Hamilton que era apenas Fernando Alonso passou a ser dividida com Vettel. Para voltar a briga, só uma nova reviravolta e muita torcida por problemas para a concorrência. Neste campeonato, tudo é possível.



Dois pontos fundamentais foram determinantes para Sebastian Vettel. Na parte técnica, a RBR melhorou com o novo o “DRS duplo”. Na esportiva, o furo do pneu que forçou o abandono de Alonso e o baixo rendimento da McLaren nessa corrida vieram em momento chave da temporada. O campeonato seguirá equilibrado até o fim e coisas imprevisíveis ainda podem acontecer. Mas a situação atual sugere Vettel mais próximo do tricampeonato do que Alonso e Hamilton mais fora do que dentro da disputa.