sábado, 11 de maio de 2013

Os cinco anos do Esporte na Rede, nas palavras de nosso cinegrafista, Marco Antonio Joares, o popular Gepeto


Na verdade, Leandro Martins, eu não poderia falar sobre os cinco anos do Esporte na Rede porque não faço parte dele todo este tempo, mas posso falar sobre o tempo que lá estou. Então..., trata-se de um programa esportivo, daí o nome Esporte na Rede, que me proporcionou muita experiência no sentido de percepção do que vem a ser um bom, organizado e sério programa esportivo.

É muito bem conduzido pela sua pessoa que aliás, é um jornalista gabaritado, competente que comenta e entrevista convidados importantes com extrema habilidade, desenvoltura, e desprendimento. Conheci também pessoas excelentes e de caráter ilibado que tecem comentários responsáveis e absolutamente imparciais, como por exemplo o Alexandre Anibal, o Paulo Arnaldo Lima o Bruno Gonçalves, assim como a beleza sutil da apresentadora Luciane Bruno mandando beijos e abraços aos teleinternautas do Brasil e do mundo.

Estou tendo a oportunidade de conhecer convidados importantes no cenário esportivo nacional, cujos nomes prefiro não citar, por receio de omitir alguns e isso não seria muito elegante. Parabéns pelo programa e parabéns também à Liliana Gonçalves, grande mulher e empresária que abriu as portas do WEB CHANEL UPTV para que este programa vá ao ar e proporcione bons momentos de entretenimento aos teleinternautas. Abraços.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os cinco anos do Esporte na Rede, na visão da Simpatia da Bola, Luciane Bruno



Aquele dia 25 de abril de 2011 poderia ter sido um dia como qualquer outro. Uma tradicional segunda-feira monótona e sem nenhuma novidade. Apesar do dia lento, lembro-me do dia maravilhoso lá fora, o sol radiante e a vida em movimento constante. Um dia muito gostoso que caia em uma segunda feira brava e dia de branco.

Lembro-me que havia cruzado com o meu querido amigo Leandro Martins dias antes nos corredores de uma outra TV via internet. Um encontro que mudaria o rumo das coisas, que faria ele se lembrar de mim para uma nova fase do seu programa, o Esporte na Rede.

Acompanhei o programa diversas vezes na época que ele era em um formato estilo mesa redonda e contava com a apresentação do Leandro Martins e da Katia Verri e do Reinaldo Leiva como comentarista. Desde o primeiro momento eu já havia curtido o programa. Mas o que eu nunca poderia imaginar, é que um dia eu faria parte dele.

A vida é uma caprichosa, que traça caminhos nunca imaginados e coloca situações e pessoas em nossas vidas para nos marcar para sempre. E com o ER não foi diferente. Aquela segunda-feira foi marcada por essas obras do destino. Eram 11:45 quando recebi o convite via Orkut do Leandro.

A co-apresentadora iria ter bebê e não poderia continuar no primeiro trimestre do retorno do programa e perguntou se eu poderia substituí-la. Não pensei duas vezes e, mesmo com um friozinho na barriga, encarei o desafio. Daí, o que seria para durar 3 meses já dura 2 anos, de muito aprendizado, erros e acertos, emoções, carinho e muito profissionalismo.

Quando me dirigi à UPTV no primeiro programa, eu não sabia o que iria encontrar, mas fui com a cara e a coragem para testar, errar e aprender. Recordo-me do primeiro programa, e acho que muitas pessoas que viram também, eu estava muito nervosa, tremia muito e mal conseguia falar no microfone. Hoje, quando penso naquele dia vejo o quanto evoluí e como o tempo passou rápido. E todas as terças eu estou no ao vivo no ER, um programa que faço com muito carinho e muito amor.

O Esporte na Rede me proporcionou a oportunidade de estar ao lado de pessoas maravilhosas e grandes profissionais como: o próprio Leandro Martins, um grande amigo, uma pessoa maravilhosa e excelente profissional, o Alexandre Aníbal, a grande Enciclopédia da Bola, que tem uma memória fantástica e um grande senso de humor.

O Marco Antonio Joares ou simplesmente o Gepeto, uma pessoa maravilhosa e o nosso fotógrafo oficial, o Bruno Gonçalves com sua acidez e suas opiniões sempre fortes, o Paulo Arnaldo Lima e seu jeito manso de falar de automobilismo, o Delmo sempre muito simpático e prestativo e o Marco Antônio Ribeiro, meu conterrâneo (risos) e amante do rádio.

Pra mim é uma imensa honra fazer parte dessa equipe maravilhosa. No estúdio a energia é sempre lá em cima, e todos tem seu brilho especial. Todos querem o bem uns dos outros e isso é difícil de presenciar por aí. Com tanta gente boa ao meu redor, só tenho que agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade e por essa troca de experiências e de grandes risadas. Agradeço muito Leandro Martins por ter me dado essa oportunidade de fazer parte da equipe e ter tido a oportunidade de estar ao lado de pessoas que eu admiro muito como o Pai da Matéria, Osmar Santos.

Cada programa é um momento único. E essa troca que eu tenho com o internauta a cada programa é muito gratificante. O Leandro me apelidou de SIMPATIA DA BOLA, mas a grande simpatia vem de você aí de casa que nos prestigia, você aí de casa que muito generosamente tem sempre uma palavra de carinho para o Esporte na Rede.

Nesse tempo que estou aqui, vivi muitas emoções e recebi muitos elogios. Não sei se mereço todos eles, mas agradeço do fundo da minha alma cada um deles. E agradeço ao ER pelo carinho com que me recebeu e pelo apoio sempre. Obrigada Leandro por ter acreditado em mim.

Obrigada a toda galera do ER, vocês estão sempre no meu coração. O ER faz 5 anos. Mas muitos outros anos virão. Anos de muito sucesso, fama e reconhecimento. Frutos de um trabalho bem feito. Parabéns Esporte na Rede!!! E com as bênçãos de Deus, 2013 ainda promete muitas novidades e coisas boas. ;-) Aguardem!!!!!!! Beijos Luciane Bruno – A Simpatia da Bola ;-)

Os cinco anos do Esporte na Rede, na visão da Produção da Bola, Arthur Dafs, nosso caçula


Poderiam ser 60 meses, ou 240 terças, talvez 1825 dias e por que não 14400 minutos? Mas simplesmente toda essa numeração se resume a cinco. Cinco minutos que Paulo Arnaldo, a velocidade da Bola, sugeriu-me para assistir o programa pela internet. Cinco minutos que fiquei no trânsito junto ao mesmo amigo PA, sobre o vermelho do semáforo discutindo a pauta e o desenvolvimento do ER quando me convidou para a plateia. Cinco minutos de ansiedade que obtive quando aguardara o 3-2-1, para iniciar aquela edição na data em que eu estreava no Esporte na Rede.

Apelido, marca ou denominação, ou seja, o gesto de indicar uma identificação ao novo integrante: Produção da Bola, que aceitei com muita simpatia e percebi que era mais um ingrediente da receita de sucesso proporcionada pelos integrantes do programa.

Pude observar que sou o recém-chegado, mas aos poucos, a cada edição, a cada convidado contatado,  cada conversa nas redes sociais, ou em off no estúdio, por telefonemas ou mesmo na sintonia de pensamentos, percebo que aos poucos vou conquistando aqueles que vejo como excelentes colegas e que facilmente podem se tornar meus grandes amigos.

São pessoas que veem o programa, não como um projeto, ou simplesmente um programa veiculado na internet de análise esportiva, e sim como um grupo consistente, que busca ser mais que integrantes de um grupo de discussão, buscam ser uma Família ER de Qualidade.

Tantos amigos estiveram no estúdio, por esses cinco anos, é claro com certeza deixaram parte de seu DNA de sucesso para a continuidade firme do programa, tantos convidados, platéia, apoiadores, produção, a  UPTV, apresentadores e comentaristas, teleinternauta.  Mas do DNA do ER, algo certamente sempre esteve presente, a perseverança, alegria, satisfação de fazer parte, e principalmente constatar o registro do sucesso sempre visível nas edições do Esporte na Rede.

Nessa meia década de programa, visualizo dois tipos de pegadas, a primeira como a de astronautas, em passos largos, sem a interferência da gravidade, daquelas que atraem olhares curiosos, das que deixam marcas na história, mas principalmente o registro da conquista de um espaço que por muitos, desacreditariam chegar em um local denominado quase impossível.

Já a segunda marca de pegadas, lembro daquelas deixadas na areia, demonstrando a caminhada, as vezes pés mais fundos, outros rasos, o traçado do caminho, as mudança de companhia, enfim, deixando ali o registro de tudo o que foi feito e indicando que o sucesso é o resultado de todo o contexto, mas não é o fim da caminhada, é apenas o começo.

Desejo à Família Esporte na Rede, todos sem exceção, inclusive você leitor, que a alegria, a satisfação contagiante da equipe, a perseverança de todos nós integrantes do ER, seja proporcionada em grau extremamente elevado ao nosso sucesso e à felicidade de termos uma "Análise Esportiva de Qualidade".

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os 5 anos de Esporte na Rede na visão do Âncora da Bola, Leandro Martins



Precisamente cinco anos atrás, eu ia para o estúdio da UPTV sem saber o que me aguardava. A emissora iria entrar no ar em breve e praticamente "testar" a novidade "web TV" com a estreia do Esporte na Rede.

A convite dos amigos Lucky Ravaneli (que infelizmente já não está mais entre nós) e Liliana Gonçalves, topei desenvolver o projeto de um programa esportivo voltado totalmente para web TV. Com uma linguagem dinâmica, quadros interativos e inéditos, além da participação do internauta em tempo real.

Foi pensando em fazer algo diferente, porém com alta qualidade, que fundei o Esporte na Rede. Sugeri o nome do programa, uma ideia de vinheta e criei quadros inéditos como "Vestindo a Camisa", "Torcedor na Rede" e "Dica Cultural". Acabou dando certo. Sob as bênçãos de Deus e as boas energias de Lucky, Liliana e da nossa grande amiga Mara Rodrigues Alves, a primeira edição foi ao ar precisamente no dia 6 de maio de 2008, inaugurando as transmissões da UPTV. No switcher estava Eduardo Kedouk.

Como a tal da TV por internet era novidade, todos estavam apreensivos se o "streaming" iria funcionar e se as pessoas em casa conseguiriam assistir. Era a primeira transmissão via web que fazia. Ao meu lado, minha amiga e apresentadora, Katia Verri e o comentarista Reinaldo Leiva.

Estava acostumado a apresentar um programa de duas horas na TV. Ali, na web, só teria uma.
Claro, como gente sempre sofre em tudo na primeira vez, errei a mão no conteúdo e tive de cortar metade do programa no ar. Depois, aprendi que uma hora passa rápido demais e teríamos de ser muito pontuais nas edições seguintes. Ao fim daquela transmissão, todos se abraçaram e se aplaudiram numa clara demonstração de união, vitória e carinho.

Estava criado o Esporte na Rede, o melhor programa esportivo da internet na atualidade, na opinião de vários internautas que nos assistem. Hoje são cinco anos de batalhas, 160 edições realizadas, convidados de altíssimo nível, uma equipe de primeira. É uma honra ter trabalhado com os amigos Elton Orsi, Guina Moreira e Douglas Soares, que, além de Katia e Reinaldo, hoje não estão mais no ER.

Comigo, estão agora Alexandre Aníbal, nossa grande e genial Enciclopédia da Bola, Paulo Arnaldo Lima, a Velocidade da Bola, Bruno Gonçalves, a Acidez da Bola e Luciane Bruno, a Simpatia da Bola. Também temos Marco Antônio Joares, o popular Gepeto, e Delmo Mendes como cinegrafistas. Marco Antonio Ribeiro, nossa estátua de cera como costumamos brincar, faz o site e auxilia nas redes sociais. Arthur Dafs, a Produção da Bola, é o produtor. E hoje quem opera a mesa de corte é Guilherme Diaz.

No início, ninguém sabia o nome correto do programa. Falavam "Bola na Rede", "aquele programa de esportes da internet", "o programa de futebol", o "programa dos meninos", etc, tudo menos Esporte na Rede. Hoje, a audiência aumentou no Brasil todo e os internautas, além de saberem de cor o nome do programa, sabem também nosso slogan: "análise esportiva de qualidade".

É recompensador. Também é recompensador quando um convidado nos elogia (perto ou longe de nós), dizendo que o programa tem ótima qualidade. Dá gosto quando um convidado vem de longe só para falar no programa, como foi Pintado, campeão da Libertadores com o São Paulo, que saiu de sua residência em Bragança Paulista para vir a Santo André, a quase 100 quilômetros de nosso estúdio.

É inebriante quando Palhinha, bicampeão Mundial com o São Paulo, nos diz que virá ao programa quantas vezes quisermos. É maravilhoso ter recebido inúmeras visitas, ter trazido nosso campeão em Londres, Arthur Zanetti, em nosso estúdio, apenas três dias após voltar ao Brasil.

E tantos outros convidados que honrosamente nos brindaram com sua presença. É gratificante ter feito tantos amigos e ter transformado a equipe do ER numa verdadeira família. Solidária, parceira. É uma delícia fazer parte desta equipe. Que venham mais cinco, dez, 20, 30 anos de Esporte na Rede! E que, em todos eles, possamos sempre seguir em busca de nosso propósito maior, refletido em nossa linha editorial, que é o de levar a nosso público análise esportiva de qualidade! Parabéns a nós! Um forte abraço.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Os 5 anos do Esporte na Rede, na visão da Enciclopédia da Bola, Alexandre Aníbal



Na minha primeira coluna aqui no blog, falei que era amigo do Leandro Martins, o apresentador do Esporte na Rede. Pois foi por meio dele que sou comentarista do programa que todos vocês assistem na nossa querida UPTV. Já o conheço há quatro anos e nesse tempo muitas coisas aconteceram.

Lembro da primeira vez que fui no Esporte na Rede, como convidado. Lá encontrei Guina Moreira e uma outra oportunidade se abriu para mim no jornalismo esportivo. Foi apenas a primeira das grandes satisfações que tive atuando no programa. E olha que nem comentarista fixo era...

Uns dois anos depois, o Leandro me convidou para fazer parte do time “fixo” do programa, o que recebi com enorme alegria por três motivos: falar de esporte para todo o mundo via internet, atuar em uma mídia diferente e nova para mim e conhecer pessoalmente algumas personalidades do mundo esportivo. Olhando para trás, tudo isso pode ser resumido em uma palavra: aprendizado.

É um tanto contraditório para quem leva o título de “Enciclopédia da Bola”. Mas, como diria Sócrates (o filósofo e não o já falecido meia do Corinthians), só sei que nada sei. E nesses dois anos de participações, pude entender a dinâmica de TV e as formas de dizer o que se pensa ao nosso consumidor final: o tele-internauta.

Aprendi que boas histórias nem sempre podem ser contadas no ar. Aprendi que o entrevistado sempre deve ser a prioridade de qualquer programa que seja. Aprendi que por trás do convidado, por mais célebre que seja, há uma pessoa como qualquer outra. Aprendi que um programa de TV não é só feito pelo apresentador, comentaristas e entrevistado. Aprendi que as perguntas, quando bem feitas, podem trazer à tona muito mais do que o resultado esperado.

E essas foram apenas algumas das lições que pude aprender nessa rica caminhada. Todos os convidados marcaram por alguma característica, mas deixo aqui registrada minha impressão sobre um em especial: Oswaldo Alvarez.

O atual técnico do Criciúma me surpreendeu pela simplicidade e pelo conhecimento com que trata o futebol. Ele conseguiu passar para o tele-internauta que o futebol não é só craques ou bola na rede. Como toda atividade física realizada em grupo, o esporte preferido de nós brasileiros deve ser tratado e gerenciado sob diversos aspectos, desde o psicológico até mesmo o logístico.

Bem, não tenho a menor dúvida de que nos próximos anos eu vou continuar a aprender. E será muito bom atuar no Esporte na Rede na TV, em Podcasts ou em qualquer outra mídia. Também espero contar com a mesma equipe, que se confunde com uma grande família. Como disse outro dia no Facebook, vida longa ao Esporte na Rede, a análise esportiva de qualidade!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dupla brasileira conquista medalha de ouro no Mundial de Vôlei de Praia


O último domingo foi de comemoração dupla para as jogadoras Taiana e Talita, que conquistaram medalha de ouro na etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na China. Na disputa, as atletas patrocinadas por Cenoura & Bronze, referência em proteção solar, derrotaram as austríacas Doris e Stefanie Schwaiger por 2 sets a 0. Taiana também comemora sua primeira medalha de ouro no Circuito. “Estou muito feliz por ter vencido com minha nova equipe, minha nova parceira. Gostaria de agradecer a todos pela torcida no Brasil e aos patrocinadores que acreditam em nosso trabalho”.


A dupla brasileira vem mostrando ótimos resultados em quadra, além de muito entrosamento. Desde que começaram a jogar juntas, em janeiro deste ano, Talita e Taiana já conquistaram medalha de Prata em Brasília, na última etapa do Circuito Banco do Brasil, e bronze na etapa de João Pessoa. Talita, que já participou antes do Mundial, vibra com o desempenho de sua parceira. “Taiana jogou demais e estou muito feliz por ela ter conquistado sua primeira medalha de ouro no Circuito. Conseguimos ajustar vários pontos para ganhar aqui em Xangai e sinto que estamos fazendo um bom trabalho pelo Brasil”.

A marca Cenoura & Bronze está presente em todos os jogos das atletas, nos uniformes (bonés/viseiras e sunquínis), no material de treino (camisas, shorts, toalhas, mochilas) da dupla e na estrutura de treinamento no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana.

Todas as novidades da marca e da dupla de vôlei de praia podem ser conferidas no portal Cenoura & Bronze: www.cenouraebronze.com.br ou no facebook oficial -www.facebook.com/cenouraebronze .

Os 5 anos de Esporte na Rede, na visão da Velocidade da Bola, Paulo Arnaldo Lima



Caro internauta! Essa semana é muito especial para todos nós que trabalhamos no Esporte na Rede. Afinal é muito difícil um programa conseguir comemorar um aniversário de 5 anos!

Esses momentos sempre causam aquela sensação do tempo passando muito, muito depressa, porém quando é uma coisa boa, a sensação de intensidade é extrema. Olho para um ano atrás, quando passei a integrar o Esporte na Rede, fico imaginando quantas coisas legais aconteceram nesse tempinho!

No ano de 2011, eu era um teleinternauta como você. Afinal, prestigiava os meus ex-colegas do canal Net Cidade que estavam produzindo um programa esportivo de muita qualidade! Entre uma conversa e outra que mantínhamos, o Leandro Martins me surpreendeu ao fazer um convite no início de 2012.

Lembro-me muito bem desse dia! Ele tinha ciência de que eu amava automobilismo e precisava de um especialista para comentar as etapas da Fórmula-1 no programa. Foi um convite daqueles, irrecusável! Afinal, até então, não tinha conseguido trabalhar com a modalidade esportiva pela qual mais sou apaixonado. Adoro futebol, mas você entende que esporte a motor para mim é algo muito especial!

No ano de 2012 segui com esse time. Aliás, time que virou uma família! De colegas passaram a amigos. Falando nisso, como ganhei amigos teleinternautas nesse tempo! Esse pouco mais de um ano, me proporcionou momentos de muitas alegrias! Foram tantas felicidades, que é difícil classificar qual foi a melhor. As terças passaram a ser o dia mais legal da semana na minha vida!

A motivação continua a pleno vapor para contribuir mais para os próximos cinco anos! Por fim, não posso deixar de ressaltar que o Esporte na Rede nasceu com a UPTV. A emissora cresceu bastante nesses cinco anos. Por isso, essa parceria foi muito importante para conseguirmos chegar até aqui. Parabéns UPTV!  Parabéns E.R. ! Que os próximos cinco anos, continuem sendo bem vividos!

Paulo Arnaldo A. Lima

domingo, 5 de maio de 2013

Coluna Momento Motor: Domingo de Indy no Brasil e DTM de Brasil



Coluna Momento Motor: Domingo de Indy no Brasil e DTM de Brasil



Salve a Internet, amigos do Esporte na Rede!

Um domingo especial no mundo do esporte a motor com a etapa brasileira da Fórmula Indy, a São Paulo Indy 300 e Augusto Farfus que brilhou com a vitória conquistada na etapa inaugural na DTM em Hockenheim.


São Paulo é uma cidade privilegiada por receber a Fórmula 1 e Fórmula Indy. O que acaba movimentando o turismo e consolidando a cidade como um grande centro de eventos. Alguns cidadãos reclamam que o evento como a Indy causa muito trânsito e transtorno. Eles têm razão! Viabilizar uma corrida tendo que interditar um pequeno trecho da Marginal Tietê não é simples. E a cidade  possui um autódromo. Entretanto a FIA veta que a etapa de Indy seja realizada em Interlagos. O lado positivo, é que a Indy tem por vocação promover etapas em circuito de rua e o espectador assiste a corrida bem próximo da pista, visitação na garagem chegando muito perto dos carros da categora e bem menos restrições que a Fórmula 1. É um prato cheio para quem gosta de assistir carros barulhentos e rápidos! Posso citar esse aspecto com propriedade, pois por algumas vezes, estive presente nas etapas brasileiras da Fórmula Indy e na Fórmula 1. Na Fórmula 1, o espectador fica mais distante e essa proximidade é restrito a quem pode pagar muito.

A etapa da Indy desse ano foi bacana e cheio de expectativa ao provável vencedor, principalmente o australiano Will Power, que vencera nos três anos anteriores, naturalmente o grande favorito para este ano. Expectativa pela primeira vitória dos brasileiros aqui com Helio Castroneves e Tony Kanaan que há muitos anos são competitivos na categoria. No treino classificatório, Will Power e Helio Castroneves tiveram a participação comprometida devido a bandeira vermelha durante a sessão que os impediu de fazer a volta ideal para marcar o melhor tempo e consequentemente não conseguiram se qualificar da primeira para a segunda fase do treino classificatório, ficando para a largada em 20º e 18º respectivamente. Por outro lado, Tony Kanaan foi super bem na classificação, marcando o melhor tempo do treino classificatório na segunda fase do qualificatório e conquistou a quarta posição para a largada na terceira fase do qualificatório. Ryan Hunter-Reay, campeão da Indy no ano passado, ficou com a pole. A corrida foi recheada de emoções! Tony Kanaan brigou pelas primeiras posições na primeira parte da corrida com Ryan Hunter-Reay, Dario Franchitti e Ernesto Viso. Bia Figueiredo e Will Power abandonaram a corrida por problemas mecânicos no início da corrida. Na segunda metade da corrida, Kanaan sofreu um problema de pane seca e infelizmente saiu da disputa pela vitória, terminando algumas voltas atrás do líder, em 21º. Helio Castroneves teve uma corrida conturbada. Largando lá atrás foi inevitável passar ileso em alguns incidentes e teve que amargar um 13º lugar como resultado final e consequentemente perdeu a liderança no campeonato.  Ryan Hunter-Reay também perdeu desempenho durante a corrida e finalizou em 11º. No final da corrida, a emoção ficou para a disputa entre Josef Newgarden, Takuma Sato, James Hinchcliffe, Marco Andretti e Oriol Serviá. Até a última curva, Takuma Sato, que liderava por algumas voltas, tomou a ultrapassagem do canadense James Hinchcliffe na curva que antecede a reta do sambódromo. O canadense da equipe Andretti conquistou a segunda vitória na temporada. Um brinde para quem acompanhou a boa corrida nas ruas de Anhembi. Takuma Sato é o novo líder da Indy. A próxima etapa será a lendária 500 milhas de Indianápolis, no final deste mês.




E este domingo começou brilhando verde e amarelo. A DTM, uma das principais categorias de turismo do mundo, realizou a primeira etapa no circuito de Hockenheim na Alemanha. Por lá, Augusto Farfus, piloto oficial da BMW, perseguiu o líder Scheider (piloto da Audi) na segunda posição nas primeiras voltas da corrida. Com bom carro e excelente estratégia,  na 5ª volta, Augusto Farfus assumiu a liderança para conquistar a vitória. Foi uma grande conquista! Definitivamente Augusto Farfus credencia-se  na briga pelo título neste ano. Será fantástica a DTM que poderá ter o primeiro piloto brasileiro a conquistar o campeonato.Vamos torcer bastante!





Semana que vem, retomamos na velocidade da Fórmula 1 com o GP da Espanha! Até semana que vem!

Esporte na Rede no momento motor é análise esportiva de qualidade!