quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fotos do programa Esporte na Rede, com o cartunista Juarez Corrêa

Ontem o Esporte na Rede recebeu o cartunista Juarez Corrêa, autor de um livro com desenhos de mascotes de times de futebol do Brasil inteiro. Juarez também é chargista e trabalhou muito tempo no extinto jornal A Gazeta Esportiva.

Foi um bate-papo descontraído. Ele falou sobre a carreira e os novos desafios profissionais. Também teve Brasileirão, Dica Cultural e a análise completa sobre o GP de Monza da Fórmula-1. O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br).

Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Confira abaixo as fotos e o programa na íntegra. Mais informações: www.esportenarede.org.Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.


























domingo, 9 de setembro de 2012

Coluna Velocidade: Conforme o esperado, Mclaren domina em Monza







Coluna Velocidade: Conforme o esperado, Mclaren domina em Monza


Uma semana após o GP da Belgica, a Mclaren confirma boa fase e volta a vencer com Hamilton neste domingo na casa da Ferrari. É a terceira vitória seguida, já que a equipe venceu na Humgria com o próprio Hamilton e na semana passada na Bélgica venceu com o Jenson Button. Era esperado por que a Mclaren dava sinais de bom desempenho em circuitos de alta velocidade. O domínio foi evidente no treino classificatório quando Hamilton fez a pole e Jenson Button marcou o segundo melhor tempo. A Ferrari marcou presença na segunda fila, com Felipe Massa marcando o terceiro melhor tempo. Já Alonso não foi tão bem e ficou com a pior marca do grupo do Q3.

Falando em Alonso, confirmando o depoimento dele na semana passada, tudo leva a crer que o principal rival da Ferrari na briga pelo título será a Mclaren. Totalmente na contra mão da tendência da Red Bull ser o principal postulante ao título. Neste domingo, apesar de Vettel ter iniciado bem a corrida, a RBR teve um dia para esquecer. Vettel e Webber acabaram abandonando, estacionando na pontuação do campeonato e caindo na classificação. Vettel, antes de abandonar, lutou muito na pista e chegou a ser punido por fechar Alonso e obrigá-lo a sair da pista, mas Alonso conseguiu controlar bem o carro na “Curva Grande”.

O início da corrida foi muito bom para a dupla da Ferrari. Felipe Massa, na largada, ultrapassou Jenson Button. Fernando Alonso largou da nona posição e completou a primeira volta na sexta colocação. Na sétima volta, Alonso alcançou a quinta posição ao ultrapassar o Schumacher. Na volta 19, Felipe Massa não resistiu aos ataques de Jenson Button e o desgaste prematuro dos pneus traseiros derrubando-o para o terceiro lugar. Mais para frente Felipe Massa recuperou a segunda posição com o abandono de Jenson Button. Com Fernando Alonso necessitando do melhor resultado possível, Felipe Massa cedeu a segunda posição. No final da prova, a Ferrari  foi dominada pela Sauber de Sérgio Perez, que ultrapassou a dupla da Ferrari e Fernando Alonso acabou finalizando na terceira posição, ótimo resultado para o campeonato e Felipe Massa por pouco não beliscou um lugar no pódio, mas teve que se conformar com a quarta posição.

Confirmando as expectativas, a Sauber fez bonito com Sérgio Perez conquistando a segunda posição da corrida. Sauber rende bem em circuitos de alta velocidade e na combinação de pneus de composto duro e médio. Aliás, a estratégia de iniciar com pneus de composto duro, fazer a primeira perna da corrida mais longa e no segundo trecho calçar os carros de pneu composto médio foram extremamente eficiente. Perez completa o terceiro o pódio na temporada.

Por fim, Hamilton teve um dia perfeito. Massa não conseguiu incomodar e Jenson Button, conforme citei anteriormente, abandonou. Nem a evolução de Sérgio Perez no final da corrida foi suficiente para alcançá-lo. Com este resultado, Hamilton alcança a vice liderança do campeonato, com 142 pontos. O líder Alonso atingiu a marca dos 179 pontos.


Pit Stop:

Há 40 anos, em Monza, Emerson Fittipaldi conquistara o primeiro título da Fórmula 1 para o Brasil. Com a Lotus, Emmo conquistou esse título no dia 10 de setembro de 1972. Uma realização que se deve comemorar bastante. Toda a nossa tradição no automobilismo se deve ao empenho e talento dele. Muito obrigado grande Emerson!

Coluna Velocidade Especial: “Bravo” Alessandro Zanardi





Coluna Velocidade Especial: “Bravo” Alessandro Zanardi

Amigo do Esporte na Rede, este é um final de semana muito especial no mundo do esporte. Só a palavra "superação" poderia sintetizar o momento desse grande esportista. Só as palavras "espírito de competitividade ao máximo" poderiam sintetizar Alessandro Zanardi. Zanardi é um desses caras do mundo, que uma coluna e algumas linhas não são suficientes para  reverenciá-lo. Por isso fugi da rotina de coluna de Fórmula 1 e dediquei essa coluna especial a ele.

Confesso, que depois de Ayrton Senna, o meu maior ídolo no automobilismo foi Alessandro Zanardi. Após o trágico acidente do brasileiro senti certo desgosto pela F-1. Afastei-me por um tempo e passei a acompanhar de maneira mais ampla o universo do esporte a motor. À partir de 1995, passei a acompanhar a Fórmula Mundial (que depois da cisão com a F-Indy ganhou essa denominação). E lá competia um simpático e pouco badalado piloto italiano Alessandro Zanardi que havia passado pelas equipes Jordan, Lotus e Minardi da Fórmula 1, sem conquistar resultados expressivos. Em 1996 Zanardi foi para os Estados Unidos para competir em uma das melhores equipes, a Chip Ganassi. Neste mesmo ano, formando dupla com o americano Jimmy Vasser, o companheiro de italiano foi campeão da categoria com ambos alternando nas vitórias durante a temporada. Os dois anos seguintes foram de consagração para Zanardi com a conquista dos títulos da F-Mundial em 1997 e 1998. Na minha memória, grandes vitórias e principalmente uma vitória no circuito de Laguna Seca. Zanardi simplesmente teve a ousadia de ultrapassar Bryan Herta na conhecida curva “saca rolha” de maneira nada  convencional. Só convido o amigo do ER procurar esse vídeo na Internet e assistir, por que é impossível explicar essa manobra, verdadeira obra de arte. Para mim, Zanardi resgatou aquele espírito de esportista herói e  protagonista  de lances memoráveis , que tinha sido interrompido com a morte de Senna.


Zanardi despertou atenção e retornou a Fórmula 1 pela equipe Williams para a disputa do campeonato de 1999. Mas Zanardi, mais uma vez, foi uma estrela apagada na Fórmula 1. Definitivamente lá não era o seu lugar. Colecionando  resultados ruins, o italiano estava irreconhecível e logo foi dispensado. Alguns anos depois voltou para a categoria norte americana, na Fórmula Mundial. Em 2001, Zanardi viveria o seu maior drama. Companheiro do brasileiro Tony Kanaan, na equipe Mo Nunn,  alguns dias depois do grande pesadelo do mundo, os ataques ao WTC, no dia 15 de setembro, Zanardi estava competindo pela vitória na etapa da Alemanha no oval de Lausitz. Zanardi, bem na corrida e com boas chances de vencer a corrida, saiu dos boxes após troca de pneus e reabastecimento. De repente na saída do pitlane, seu carro roda na pista de rolamento e vai em direção a pista do oval, quando ele é atingido por Alex Tagliani. Uma colisão em “T” a 320 km/h. A imagem do acidente é horrorosa, daqueles que faz o seu coração bater forte e esperar pela pior notícia. Zanardi foi resgatado pela equipe médica, foi ressuscitado no helicóptero e passou por um longo período em coma.  Devido ao acidente suas duas pernas foram amputadas. Foram anos de recuperação desse trauma. Apesar da gravidade do acidente, Zanardi regressou ao automobilismo em 2005 para disputar o WTCC com carro adaptado. Também participou de alguns eventos de kart, inclusive aqui no Brasil. Definitivamente, Zanardi ressuscitou para o mundo do automobilismo.


Zanardi não se limitou em apenas ficar marcado na história como um grande piloto de automobilismo. Ele foi mais além. Resolveu participar das provas de ciclismo. Nessa semana em Londres, esse personagem sem limites para dedicação conquistou três medalhas na paralimpíadas, sendo duas de ouro nas provas de ciclismo contra o relógio e estrada e uma de prata na prova de equipes mistas de estrada. Por coincidência, o local da competição foi no tradicional circuito de Brands Hatch que abrigou as etapas inglesas de F-1 nos anos 60, 70 e 80. Uma conquista para fazer a gente se emocionar e refletir sobre muitas coisas da vida. Só me resta reservar este espaço para homenageá-lo.



Parabéns e obrigado bravo Phoenix Zanardi, pelas emoções e lições de vida!