Visando uma boa atuação nos Jogos Pan-Americanos, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens irá realizar nesta sexta-feira (7) e sábado (8) jogos amistosos contra quatro equipes - Argentina A e B, Chile e Uruguai. Os atletas estão em Buenos Aires, na Argentina, realizando treinamento intensivo até 9 de outubro, se preparando para o Pan-2011, que será disputado de 14 a 30 de outubro em Guadalajara, no México.
"Nos amistosos os atletas criam raciocínio rápido e estratégico, aproximando a situação real de jogo. No Pan, a seleção irá enfrentar adversários fortes, assim precisa responder à altura para progredir na competição", comentou Joaquín Mina, manager da seleção. Na sexta-feira (7), a equipe brasileira enfrenta o Uruguai, às 11h20, e a Argentina B, às 16h20. No sábado (8), é a vez do Brasil encarar a Argentina A, às 10h, e o Chile, às 12h20, sempre no horário de Brasília.
Os jogos amistosos serão realizados no clube Liceu Naval. O Brasil faria também um amistoso contra a Inglaterra, mas uma mudança de planos adiou o jogo e os ingleses foram substituídos pela segunda equipe argentina.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Hitech Racing segue proposta de formar pilotos e leva brasileiro para a última etapa da F3 Inglesa
Atual vice-líder do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 e dona de diversas vitórias na categoria, a Hitech Racing Brasil novamente cumpre outro objetivo proposto quando de sua chegada ao automobilismo brasileiro. Depois de levar o paranaense Pietro Fantin à Fórmula 3 Inglesa, a equipe brasileira segue em seu papel de formadora de pilotos e neste final de semana leva o mineiro Guilherme Silva para fazer sua estreia no automobilismo europeu.
Sede brasileira da equipe Hitech Racing da Inglaterra, o time liderado pelo engenheiro mecânico e ex-piloto Rodrigo Contin alia a proposta de formar novos pilotos no Brasil, preparando-os e apresentando o conceito do fortíssimo automobilismo europeu. Dentro desta proposta está transmitir sua experiência aos pilotos que por ela competem, como é o caso do mineiro Guilherme Silva, que já integra a Hitech Racing Brasil a cerca de um ano e meio.
Neste período Guilherme conquistou diversas vitórias no Sul-Americano de Fórmula 3 e é o vice-líder do campeonato. "Está chegando a hora do Guilherme dar mais um passo em sua carreira e também o momento de fecharmos um ciclo em nossa proposta, que é fazer este intercâmbio muito bem planejado entre o automobilismo brasileiro e europeu", analisa Rodrigo Contin. "O pioneiro conosco neste trabalho foi o Pietro Fantin, que neste final de semana encerrará sua primeira temporada na Fórmula 3 Inglesa, pela Hitech Racing. Não poderíamos ter nosso trabalho coroado de maneira melhor após a conquista da primeira vitória do Pietro por nossa equipe em Rockingham algumas semanas atrás. Todos nós da equipe, engenheiros, mecânicos, instrutores, ficamos honrados e muito orgulhosos de termos feito parte deste projeto iniciado no Brasil", prossegue Contin.
Além de essencialmente competir no Sul-Americano de Fórmula 3, os pilotos da Hitech Racing Brasil são preparados para disputar os mais diversos campeonatos do automobilismo europeu, como a Fórmula Abarth, a Fórmula Renault, GP3 e, claro, a própria Fórmula 3 Inglesa. "Não pensamos apenas em fazer o piloto participar de um campeonato com a equipe", ressalta Contin. "Treinamos e preparamos nossos pilotos desde cedo, passando nossa experiência em competições nacionais e internacionais, ensinando a trabalhar o ‘setup’ do carro, aquisição de dados e, assim, formar seu conhecimento para conversas técnicas com diferentes engenheiros. Não basta ao piloto ser rápido, ele precisa conhecer o carro que guia, e esse é um de nossos princípios. Queremos que ele conheça a metodologia europeia e, depois, preparado, ele pode escolher a categoria onde quer competir", emenda.
Para seu primeiro contato com o automobilismo europeu Guilherme Silva realizou treinos com a Hitech Racing nesta quarta-feira (5) no País de Gales, no autódromo de Anglesey. A partir desta sexta-feira (7) o brasileiro terá sua primeira experiência em treinos oficiais da categoria, que encerrará sua temporada no lendário autódromo de Silverstone. "O Guilherme está tranquilo, pois apesar de novo ele já leva uma bagagem de conhecimento técnico muito importante, adquirida neste ano e meio em que esteve conosco no Brasil. Sabemos que este é um passo novo e difícil também, mas tenho convicção de que ele chega preparador e para ficar no automobilismo europeu", finaliza Rodrigo Contin.
Sede brasileira da equipe Hitech Racing da Inglaterra, o time liderado pelo engenheiro mecânico e ex-piloto Rodrigo Contin alia a proposta de formar novos pilotos no Brasil, preparando-os e apresentando o conceito do fortíssimo automobilismo europeu. Dentro desta proposta está transmitir sua experiência aos pilotos que por ela competem, como é o caso do mineiro Guilherme Silva, que já integra a Hitech Racing Brasil a cerca de um ano e meio.
Neste período Guilherme conquistou diversas vitórias no Sul-Americano de Fórmula 3 e é o vice-líder do campeonato. "Está chegando a hora do Guilherme dar mais um passo em sua carreira e também o momento de fecharmos um ciclo em nossa proposta, que é fazer este intercâmbio muito bem planejado entre o automobilismo brasileiro e europeu", analisa Rodrigo Contin. "O pioneiro conosco neste trabalho foi o Pietro Fantin, que neste final de semana encerrará sua primeira temporada na Fórmula 3 Inglesa, pela Hitech Racing. Não poderíamos ter nosso trabalho coroado de maneira melhor após a conquista da primeira vitória do Pietro por nossa equipe em Rockingham algumas semanas atrás. Todos nós da equipe, engenheiros, mecânicos, instrutores, ficamos honrados e muito orgulhosos de termos feito parte deste projeto iniciado no Brasil", prossegue Contin.
Além de essencialmente competir no Sul-Americano de Fórmula 3, os pilotos da Hitech Racing Brasil são preparados para disputar os mais diversos campeonatos do automobilismo europeu, como a Fórmula Abarth, a Fórmula Renault, GP3 e, claro, a própria Fórmula 3 Inglesa. "Não pensamos apenas em fazer o piloto participar de um campeonato com a equipe", ressalta Contin. "Treinamos e preparamos nossos pilotos desde cedo, passando nossa experiência em competições nacionais e internacionais, ensinando a trabalhar o ‘setup’ do carro, aquisição de dados e, assim, formar seu conhecimento para conversas técnicas com diferentes engenheiros. Não basta ao piloto ser rápido, ele precisa conhecer o carro que guia, e esse é um de nossos princípios. Queremos que ele conheça a metodologia europeia e, depois, preparado, ele pode escolher a categoria onde quer competir", emenda.
Para seu primeiro contato com o automobilismo europeu Guilherme Silva realizou treinos com a Hitech Racing nesta quarta-feira (5) no País de Gales, no autódromo de Anglesey. A partir desta sexta-feira (7) o brasileiro terá sua primeira experiência em treinos oficiais da categoria, que encerrará sua temporada no lendário autódromo de Silverstone. "O Guilherme está tranquilo, pois apesar de novo ele já leva uma bagagem de conhecimento técnico muito importante, adquirida neste ano e meio em que esteve conosco no Brasil. Sabemos que este é um passo novo e difícil também, mas tenho convicção de que ele chega preparador e para ficar no automobilismo europeu", finaliza Rodrigo Contin.
Perfil do esportista: Kart RS
Piloto se diz preparado para a Copa Brasil de Kart
Segundo evento mais importante do kartismo brasileiro, a Copa Brasil terá na próxima semana a disputa de sua 13ª edição. A competição será disputada no Maranhão, na cidade de Imperatriz, e o goiano João Pedro Custódio fará sua quinta participação no evento, no qual obteve seu melhor resultado em nacionais quando foi vice-campeão da Mirim em 2008.
Segundo evento mais importante do kartismo brasileiro, a Copa Brasil terá na próxima semana a disputa de sua 13ª edição. A competição será disputada no Maranhão, na cidade de Imperatriz, e o goiano João Pedro Custódio fará sua quinta participação no evento, no qual obteve seu melhor resultado em nacionais quando foi vice-campeão da Mirim em 2008.
Goiano disputará sua quinta Copa Brasil e chega à Imperatriz, palco do evento, nesta sexta-feira
E, por falar em números, João Pedro completará em Imperatriz sua 90ª participação em corridas de kart e sua 190ª largada oficial. O jovem goiano chega otimista a esta Copa Brasil por viver ótimo momento na atual temporada e, por isto, as possibilidades de lutar pelo título são muito grandes nas duas categorias em que ele participará, a Cadete e a Super Cadete. "No feriado de 7 de setembro estivemos em Imperatriz, quando o João Pedro conheceu o 22º kartódromo em sua carreira. Os treinos foram muito bons e estamos cheios de otimismo", aposta Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.
Com 100% de participação nos principais eventos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) desde que iniciou sua carreira em 1997, João Pedro evoluiu bastante em seu aprendizado nas categorias de base em que competiu até aqui, Mirim, Cadete e Super Cadete. "Ter corrido os Brasileiros, Copa Brasil e eventos deste porte foi de grande valia para a evolução do João Pedro e será muito importante para o futuro dele no esporte", avalia Geovane.
O piloto irá à pista com seus chassis Kart Mini novamente acertados pela MO Racing, liderada pelo preparador Miguel de Oliveira. Na Cadete ele competirá com motores fornecidos por sorteio pela RBC Preparações e na Super Cadete utilizará os motores preparados pela Mittag Competições, sob os cuidados de Samuel e César Mittag.
João Pedro Custódio terá a seu lado a força e competência do multicampeão Felipe Guimarães, que além de buscar seu sétimo título na competição, estreará como "coach" e completará o time da MO Racing. "O Felipe dispensa apresentações como piloto, todos sabemos de sua enorme competência. Agora ele passará seus conhecimentos e ensinamentos ao João Pedro, razão pela qual nosso otimismo aumenta ainda mais", elogia Geovane Gonçalves.
E, por falar em números, João Pedro completará em Imperatriz sua 90ª participação em corridas de kart e sua 190ª largada oficial. O jovem goiano chega otimista a esta Copa Brasil por viver ótimo momento na atual temporada e, por isto, as possibilidades de lutar pelo título são muito grandes nas duas categorias em que ele participará, a Cadete e a Super Cadete. "No feriado de 7 de setembro estivemos em Imperatriz, quando o João Pedro conheceu o 22º kartódromo em sua carreira. Os treinos foram muito bons e estamos cheios de otimismo", aposta Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.
Com 100% de participação nos principais eventos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) desde que iniciou sua carreira em 1997, João Pedro evoluiu bastante em seu aprendizado nas categorias de base em que competiu até aqui, Mirim, Cadete e Super Cadete. "Ter corrido os Brasileiros, Copa Brasil e eventos deste porte foi de grande valia para a evolução do João Pedro e será muito importante para o futuro dele no esporte", avalia Geovane.
O piloto irá à pista com seus chassis Kart Mini novamente acertados pela MO Racing, liderada pelo preparador Miguel de Oliveira. Na Cadete ele competirá com motores fornecidos por sorteio pela RBC Preparações e na Super Cadete utilizará os motores preparados pela Mittag Competições, sob os cuidados de Samuel e César Mittag.
João Pedro Custódio terá a seu lado a força e competência do multicampeão Felipe Guimarães, que além de buscar seu sétimo título na competição, estreará como "coach" e completará o time da MO Racing. "O Felipe dispensa apresentações como piloto, todos sabemos de sua enorme competência. Agora ele passará seus conhecimentos e ensinamentos ao João Pedro, razão pela qual nosso otimismo aumenta ainda mais", elogia Geovane Gonçalves.
Copa Peugeot tem previsão de piso molhado na etapa de Ponta Grossa (PR)
Piso molhado e trechos que permitem altas velocidades. Essa é a combinação que deverá prevalecer durante todo o fim de semana na 6ª etapa, a penúltima da temporada 2011 da Copa Peugeot - Rali de Velocidade, em Ponta Grossa (PR). Ainda sem informações técnicas sobre a prova a dupla Rodrigo Mello e Pedro Eurico usa das experiências em ralis para esboçar a estratégia para o fim de semana. Mello/Eurico lideram o campeonato na categoria 206 com 15 pontos de vantagem para os vice-líderes.
Desde a semana passada, são freqüentes as pancadas de chuva na cidade do interior do Paraná. Assim, a melhor estratégia é a cautela. "O piso molhado dificulta para todo mundo e pode deixar a prova mais perigosa. Nestas condições é mais fácil errar, uma vez que a margem de segurança fica menor", adianta o navegador Pedro Eurico.
A dúvida que paira, e que só começará a ser resolvida após o levantamento na manhã de sábado (8), é sobre o quão rápido estará o trecho. "A direção de prova, na tentativa de preservar o sigilo dos trechos, uma vez que muitas equipes são da região, está escondendo bastante o jogo sobre o percurso. Não dá pra saber ainda se, mesmo com o piso molhado, a especial ficará rápida", comenta o piloto Rodrigo Mello.
Em suma, o piso molhado inspira ter mais cuidado. As equipes precisarão de perspicácia para sentir o piso e o comportamento do carro na primeira passagem. "Acelerar antes disso pode ser arriscado demais e a gente não precisa arriscar agora. A cabeça está na prudência, pois o fim de semana tem oito especiais e não apenas uma", encerra Eurico.
A programação da 6ª etapa da Copa Peugeot - Rali de Velocidade começa nesta sexta-feira (7) com a vistoria dos carros e o desfile das equipes pela cidade. No sábado, a largada para a primeira especial ocorre por volta das 13 horas e no domingo a partir das 8 horas.
Desde a semana passada, são freqüentes as pancadas de chuva na cidade do interior do Paraná. Assim, a melhor estratégia é a cautela. "O piso molhado dificulta para todo mundo e pode deixar a prova mais perigosa. Nestas condições é mais fácil errar, uma vez que a margem de segurança fica menor", adianta o navegador Pedro Eurico.
A dúvida que paira, e que só começará a ser resolvida após o levantamento na manhã de sábado (8), é sobre o quão rápido estará o trecho. "A direção de prova, na tentativa de preservar o sigilo dos trechos, uma vez que muitas equipes são da região, está escondendo bastante o jogo sobre o percurso. Não dá pra saber ainda se, mesmo com o piso molhado, a especial ficará rápida", comenta o piloto Rodrigo Mello.
Em suma, o piso molhado inspira ter mais cuidado. As equipes precisarão de perspicácia para sentir o piso e o comportamento do carro na primeira passagem. "Acelerar antes disso pode ser arriscado demais e a gente não precisa arriscar agora. A cabeça está na prudência, pois o fim de semana tem oito especiais e não apenas uma", encerra Eurico.
A programação da 6ª etapa da Copa Peugeot - Rali de Velocidade começa nesta sexta-feira (7) com a vistoria dos carros e o desfile das equipes pela cidade. No sábado, a largada para a primeira especial ocorre por volta das 13 horas e no domingo a partir das 8 horas.
Bruno Senna diz que é preciso "arredondar os cantos" do R31
Como esperado, o desempenho dos carros da Lotus Renault GP nos primeiros treinos livres do GP do Japão começou a apagar o resultado decepcionante de duas semanas atrás em Cingapura. Mas a equipe ainda vai precisar trabalhar no acerto do R31 para confirmar a expectativa de passar à terceira parte dos treinos classificatórios do GP do Japão neste sábado em Suzuka. "Temos de arredondar os cantos. O carro está arisco, difícil de pilotar. Ele sai de frente e, de repente, escapa de traseira sem aviso", explicou Bruno Senna, que terminou a sexta-feira na 14ª colocação com o tempo de 1min34s557 estabelecido na segunda sessão.
Bruno treinou com a nova e mais estreita carenagem, utilizada inicialmente pelo companheiro Vitaly Petrov nos primeiros treinos em Cingapura e deixada de lado a seguir por causa de uma falha no sistema de arrefecimento. Depois de completar 45 voltas pelo veloz circuito de Suzuka, Bruno acredita que a equipe já tem uma base sólida de confiabilidade para instalar o pacote também no carro do russo para os ensaios e as tomadas válidas para a formação do grid. "Aparentemente, houve mesmo um ganho de pressão aerodinâmica."
No balanço das duas sessões, Bruno considerou o dia "razoável". Pela manhã, ele havia terminado em 11º e utilizou somente a versão de compostos médios dos pneus Pirelli. No período da tarde, chegou a dar uma saída de pista na curva 1, mas foi retirado pelos fiscais e pôde prosseguir os trabalhos. Com os macios, não conseguiu extrair todo o potencial dos pneus. "Peguei tráfego e cometi alguns errinhos", admitiu Bruno, que está apenas abrindo o seu quarto grande prêmio na temporada.
Embora o R31 tenha mesmo se adaptado às características da pista japonesa, Bruno acredita que haja espaço para uma evolução do carro antes do qualifying. "O ritmo geral nos dá confiança de colocar os dois pilotos entre os 10 do Q3. Mas estamos muito no limite e esta pista não é das mais fáceis, com muitas curvas rápidas. De qualquer forma, o comportamento está bem melhor do que em Cingapura", concluiu.
Bruno treinou com a nova e mais estreita carenagem, utilizada inicialmente pelo companheiro Vitaly Petrov nos primeiros treinos em Cingapura e deixada de lado a seguir por causa de uma falha no sistema de arrefecimento. Depois de completar 45 voltas pelo veloz circuito de Suzuka, Bruno acredita que a equipe já tem uma base sólida de confiabilidade para instalar o pacote também no carro do russo para os ensaios e as tomadas válidas para a formação do grid. "Aparentemente, houve mesmo um ganho de pressão aerodinâmica."
No balanço das duas sessões, Bruno considerou o dia "razoável". Pela manhã, ele havia terminado em 11º e utilizou somente a versão de compostos médios dos pneus Pirelli. No período da tarde, chegou a dar uma saída de pista na curva 1, mas foi retirado pelos fiscais e pôde prosseguir os trabalhos. Com os macios, não conseguiu extrair todo o potencial dos pneus. "Peguei tráfego e cometi alguns errinhos", admitiu Bruno, que está apenas abrindo o seu quarto grande prêmio na temporada.
Embora o R31 tenha mesmo se adaptado às características da pista japonesa, Bruno acredita que haja espaço para uma evolução do carro antes do qualifying. "O ritmo geral nos dá confiança de colocar os dois pilotos entre os 10 do Q3. Mas estamos muito no limite e esta pista não é das mais fáceis, com muitas curvas rápidas. De qualquer forma, o comportamento está bem melhor do que em Cingapura", concluiu.
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