Coluna Velocidade da Bola: Falta pouco para o início da temporada 2013 da F-1!
Pois é, amigos do Esporte na Rede!
Estava com muitas saudades! Porém, após longa espera, semana que vem os motores
da F-1 voltarão a roncar no Albert Park em Melbourne para o Grande Prêmio da
Austrália. Para nós, fãs da F-1, sempre
esse período de intertemporada dura uma eternidade. Gostamos mesmo é sempre ter
à disposição os GPs. A pausa é necessária e sadia para todos os envolvidos para
começar uma nova temporada com carga total.
A temporada 2013 não começa tão
bem para o Brasil, pois será reduzida para apenas um representante brasileiro,
no caso Felipe Massa guiando pela Ferrari. Éramos para ter dois representantes,
mas Bruno Senna não conseguiu uma vaga, após negociações com algumas
equipes e Luiz Razia que chegou a ser anunciado como piloto da Marussia, na última
semana dos testes de pré-temporada em Barcelona, houve o anúncio de cancelamento desse acordo, por que
lamentavelmente um dos patrocinadores do piloto brasileiro não pagou a equipe. Infelizmente,
nessas pequenas equipes, os acordos financeiros sobrepõem o
talento do piloto. Hoje em dia, infelizmente essas vagas são leiloadas.
Após os testes de pré-temporada
em Jerez De La Frontera e em Barcelona, os novos compostos da Pirelli deixaram certo
clima de incerteza de quem andará na frente. A surpresa desses treinos foi a
Mercedes, que em boa parte das sessões liderou os tempos. Entretanto o melhor tempo
não significa constância e por outro lado quem conseguir aliar velocidade e
economia no gasto dos pneus, levará grande vantagem. No discurso de vários
pilotos apontam essa grande vantagem na direção da Mercedes, que além da possibilidade
de ter produzido um ótimo carro, terá um motivado Lewis Hamilton. Porém, muitos
prognósticos embasados em testes de pré-temporada caíram por terra, assim
que iniciou a temporada para valer. Ou seja, não é muito confiável o cenário de
pré-temporada.
Não podemos deixar de descartar os
bons desempenhos nos testes e boas possibilidades para as equipes Ferrari,
McLaren e Lotus. E por que não a RBR? Pois
é! Os tempos nos testes de pré-temporada não foram satisfatórios e Sebastian Vettel
deu a entender que estava com muitas dúvidas sobre o desempenho do carro neste
início de temporada. A RBR está escondendo o jogo? Ou será algum problema técnico no carro deste ano?
Mais uma última pergunta! Com
esses novos compostos da Pirelli, poderá ocorrer uma repetição do ano passado,
quando houve um grande equilíbrio entre os competidores e sete vencedores
diferentes nas sete primeiras corridas? Respostas
que poderão ser esclarecidas na Austrália, semana que vem! Portanto, até a próxima semana, com a coluna sobre
o GP da Austrália.