quinta-feira, 21 de março de 2013

Esporte na Rede recebeu árbitra da FIFA, Regildênia de Holanda Moura

Na última terça-feira o Esporte na Rede falou de arbitragem feminina no futebol. Em nosso estúdio, a árbitra da FIFA, Regildênia de Holanda Moura, falou sobre a profissão. Disse que ama a adrenalina dos jogos e contou uma série de curiosidades sobre arbitragem, inclusive quanto ganha por partida.

Ainda falamos de Paulistão. Quando o assunto foi o São Paulo, o debate pegou fogo! Também teve Torcedor na Rede e tudo sobre o GP da Austrália de Fórmula-1! Imperdível! O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br).

Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real.

A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Veja abaixo as fotos e o programa na íntegra. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-wSV8Ha6pjI




























terça-feira, 19 de março de 2013

Esporte na Rede recebe árbitra da Federação Paulista de Futebol


Hoje o Esporte Na Rede fala sobre arbitragem feminina. Em nosso estúdio, a presença da árbitra da Federação Paulista de Futebol, Regildênia de Holanda Moura. Ela vai falar sobre carreira, futuro e curiosidades sobre a vida de árbitra de futebol.

Ainda tem Paulistão, Torcedor na Rede e tudo sobre o GP da Austrália, com o especialista em velocidade, Paulo Arnaldo Lima! Imperdível! Hoje, às 20h, AO VIVO, na UPTV (www.uptv.com.br). Mais informações, acessewww.esportenarede.org. Mande sua pergunta! Te espero! Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Coluna Momento Motor: Lotus, a primeira de 2013.




Coluna Momento Motor:  Lotus, a primeira de 2013.

Poucos lembram. Em janeiro, a Lotus foi a primeira equipe a apresentar o carro da temporada. E agora, foi a primeira a vencer na temporada. Surpresa? Zebra? Talvez! Recordo-me que na apresentação do E21, o chefe da Lotus salientou que a escuderia poderia conquistar “grandes coisas”.  Pois bem, no primeiro GP do ano, a Lotus já conseguiu um grande feito!

Mas voltando ao ponto da surpresa, após o treino livre da sexta-feira, todos olhavam perplexos com domínio avassalador de Sebastian Vettel com o seu RBR, nas ruas de Albert Park, em Melbourne. Muitos cravaram a afirmação de que a RBR estaria superior novamente!

No sábado choveu. Choveu tanto que Vettel não conseguiu repetir o desempenho da sexta. Alguns pensaram “ótimo”!  Na possibilidade do domingo ter pista seca e Vettel não largar na pole, a corrida ganharia emoção. O Q1 foi no sábado bem chuvoso com água na pista e pequenos acidentes. Massa e Gutiérrez que o digam.  Ainda assim, Massa qualificou-se para o Q2, já o jovem mexicano, não.  E ainda teve um Pastor Maldonado não classificado para o Q2, reclamando da sua Williams “inguiável”. A chuva apertou após o Q1. No lugar dos carros, rodos na pista. Charlie Whiting aguardou, aguardou...  E como a corrida na Austrália foi ao final de tarde, logo escureceu. A pista continuava com poças d’ água e em condições “inseguras” para o prosseguimento do treino classificatório. Enfim, o Q2 e Q3 foram transferidos para o domingo. Aqui no Brasil ainda foi no sábado, 18 horas depois do Q1. No domingo australiano, a pista ainda úmida, os pilotos guiaram no Q2 com os pneus intermediários. Dessa vez, quem ficou pelo caminho foi o estreante da McLaren, Sergio Pérez, que arriscou utilizar o pneu supermacio e pagou o preço pela escolha infeliz. Jenson Button foi para o Q3, mas a McLaren mostrava que o carro não parecia ser tão bom como do ano passado. Aí no Q3, Vettel mandou aquela luneta na concorrência com uma pole position irretocável. Webber classificou-se em 2º para mostrar ao mundo que a RBR está forte como sempre! Massa recuperou-se da batida do Q1 no sábado e conquistou um belíssimo 4ª lugar.

No domingo mais tarde, a corrida. Pra variar, Webber largou mal. Como esse rapaz tem problema nas largadas?  É incrível!  Bom para o Felipe Massa que largou muito bem e saltou para o segundo lugar. Defendeu-se bem de alguns ataques do Alonso e passou a acompanhar o Vettel que tentava escapar na frente. Hamilton e Raikkonen apareceram no bolo brigando pela quarta posição. E Mark Webber... foi lá pra trás, caiu para a sétima posição.

Tão logo, a partir da sétima volta, a turma do pelotão da frente, que estava calçado de pneus supermacios, foi aos boxes para a primeira troca de pneus. Hamilton e Rosberg prolongaram um pouquinho e pararam após a décima volta. Adrian Sutil, de retorno à F-1, por ter largado com pneus médios não parou neste momento e sentiu o gostinho de liderar o GP. Atrás dele, os pilotos mantiveram a mesma ordem com uma posição atrás: Vettel (2ª), Massa (3ª), Alonso (4º), Raikkonen (5ª). Isso até a volta 22, quando Sutil foi para os boxes e Vettel e Alonso foram para a segunda parada. No retorno à pista, o alemão da RBR ultrapassou o compatriota da Force India. Nisso, Massa permaneceu na pista e só realizou a segunda parada, duas voltas depois, na volta 24. E isso foi o suficiente para o Massa se dá mal na estratégia e perder a posição para Alonso. Alonso, além de ganhar a posição de Felipe, também ganhou a posição de Sebastian Vettel. Kimi Raikkonen não parou a essa altura da corrida e assumiu a liderança, com Hamilton e Nico Rosberg logo atrás. Alonso com o lucro das duas posições conquistadas se posicionava na quarta posição. Logo depois, Rosberg não durou na corrida ao abandonar na volta 27 por problema elétrico.  Hamilton sofreu com o desgaste nos pneus e aos ataques de Alonso. Ele não resistiu a situação na volta 31 e foi forçado a ir aos boxes para uma nova troca de pneus. Pelo desgaste, a Mercedes não conseguiu manter a estratégia de duas paradas na corrida.



Com a Lotus foi diferente! Não teve “tempo ruim” com desgaste de pneus e aqui foi o ponto fundamental da vitória do homem de gelo. Kimi, simplesmente estava com 16 segundos de vantagem sobre Alonso, quando ele parou pela segunda vez para a troca dos pneus na volta 34. Três voltas depois, a turma das três paradas iniciou a terceira passagem pelos boxes para reposição de pneus. No retorno, Kimi ainda perdeu a primeira posição para Sutil, que novamente sentia o sabor da liderança no GP. Mas na volta 44, Kimi a recuperou. Sutil ainda tinha que parar novamente para calçar os supermacios. Fernando Alonso ocupou a segunda colocação e Vettel a terceira. Os sete segundos, mesmo com seis voltas de diferença de vida útil entre os pneus de Raikkkonen e Alonso, foram suficientes para deixar Kimi Raikkonen na liderança e conquistar a vitória no primeiro GP. Vigésima da carreira bem ao estilo do finlandês. Nas poucas palavras, Kimi disse que venceu por que entendeu perfeitamente o pneu. É isso aí!!!


Raio-X pós GP:

A Williams foi péssima. De fato o carro da equipe de Sr. Frank parece ter piorado e a equipe volta a viver um ano de pesadelo, como foi em 2011. Pastor Maldonado arrebentou nas declarações logo de cara, ao sair do carro sem classificar-se para o Q2, sábado. Fazia tempo que não ouvia alguém chamar um carro de F-1 de inguiável!

Adrian Sutil merece grande destaque! Mesmo sem correr há um ano, apareceu bem “na fita” durante a corrida. Quando todos imaginavam um ano de sucesso ao Paul  Di Resta, foi o escocês que saiu bravo com a equipe e com o desempenho do seu carro. Sutil, que não teve nada a ver com essa história, roubou a cena. Guiou bem e mostrou ao mundo da F-1 que está em excelente forma!

A McLaren decepcionou. Vamos aguardar se a equipe se recupera logo, quem sabe na Malásia. Avalio que Sergio Pérez sentiu o “baque” de estrear em equipe grande. No Q2, pareceu ter partido dele a ideia de utilizar os pneus supermacios.  Essa foi a minha impressão quando a TV flagrava  na garagem da McLaren,  a abordagem do engenheiro ao piloto mexicano. Na corrida, Pérez esteve perdido e terminou apenas em 11º. Foi uma estreia muito ruim. Jenson Button não conseguiu extrair um “coringa”, com o carro apresentando um nível muito abaixo. Ele teve que se conformar com um 9º lugar. Péssimo dia para McLaren! Só espero que não seja um péssimo ano!

A Ferrari começou 2013 melhor que 2012. Felipe Massa foi combativo do início ao fim. Felipe largou muito bem e foi arrojado ao defender-se dos ataques de Alonso. Saiu no prejuízo, por erro de estratégia. Não acertaram o momento correto da segunda parada nos boxes. Errinho que lhe custou uma posição no pódio.  Já Fernando Alonso foi assertivo na leitura e tomada de decisão no decorrer da corrida. Ele saiu no lucro, ganhou duas posições e terminou em segundo lugar.  Boas perspectivas para a equipe de Maranello no ano.

Muito que provavelmente a RBR aparecerá forte no próximo GP, Malásia, próxima semana. Apenas nos treinos como foi na Austrália? Duvido! A RBR tem um carro nas mãos e o fato de não ter vencido na Austrália pode ter sido por detalhes técnicos. Além disso, na Malásia a temperatura estará mais alta, o que deve mexer um pouco nas coisas! Evidentemente que a equipe terá que trabalhar no desgaste de pneu. Mas sabemos que Adrian Newey, a qualquer momento, acertará esse detalhe técnico logo!

Pra finalizar, a Lotus foi a melhor equipe do GP! Não foi só pela estratégia de parar uma vez menos! Por que sem um carro econômico no desgaste de pneu, não teria funcionado a eficácia da estratégia. Vide que a Mercedes tentou ir pelo mesmo caminho e não funcionou. A Lotus e Kimi Raikkonen entenderam melhor que os outros, os novos compostos de pneus da Pirelli. E foi muito legal ver  o homem de gelo vencendo na primeira etapa.


Na próxima...

O GP da Malásia já será no próximo final de semana. McLaren irá recuperar-se? A RBR voltará a ser tão forte como se imaginava? A Lotus vencerá de novo? E a Mercedes será mais confiável? Só há uma quase certeza! Tudo indica que irá chover durante os treinos e a corrida. Corrida no final de tarde para aqueles lados é certeza de aguaceiro na pista. E é por isso, que a corrida na Malásia deverá ser recheada de emoções e mais surpresas!


Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise esportiva de qualidade! Até a próxima!