Luiz Razia é o mais novo brasileiro na F1. Atual vice-campeão da GP2, o piloto baiano fechou contrato com a equipe Marussia, nesta quinta-feira (31), para a disputa da temporada de 2013. A notícia foi dada pelo canal de TV por assinatura SporTV e confirmada pelo Grande Prêmio com a assessoria de imprensa do piloto. Assim, o brasileiro substitui Timo Glock, que deixou a categoria para andar no DTM, e será companheiro do também estreante Max Chilton.
Razia é o 30º brasileiro da história a alinhar no grid da F1
Razia estava negociando a entrada na categoria desde meados do ano passado, quando chamou atenção pelo bom desempenho na GP2. O piloto chegou a participar do treino dos novatos com Force India e Toro Rosso, mas não conseguiu fechar acordo com essas equipes para 2013.
A solução foi olhar para os times pequenos do grid. Em um primeiro momento, ao lado de Bruno Senna, Razia foi apontado como forte candidato à vaga na Caterham, mas acabou fechando com a Marussia, que recentemente dispensou Timo Glock.
Essa é a segunda passagem do brasileiro pelo time russo. Em 2010, quando a escuderia ainda se chamava Virgin, ele ocupou a função de reserva. Além dele, Lucas Di Grassi é o outro representante do país a já ter pilotado pelo time.