quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fotos e vídeo do programa Esporte na Rede, de 20/08/2013

Ontem o Esporte na Rede analisou o Brasileirão. Abordamos a crise do São Paulo, o polêmico pênalti para o Corinthians contra o Coritiba. Também falamos da Série B e da Copa do Brasil, que chega agora às oitavas-de-final.

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo.

Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo o vídeo e as fotos da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.





















domingo, 18 de agosto de 2013

Coluna Momento Motor: Alerta vermelho


Paulo Arnaldo 
(De São Paulo)

Amigo do Esporte na Rede. Essa pausa de férias na Fórmula 1 não foi só abastecida de notícias de dança dos pilotos. A onda de problemas financeiros envolvendo as equipes Sauber e mais recentemente a Lotus ganharam as manchetes dos noticiários especializados em automobilismo. No histórico recente Force India e Marussia também foram alvos dessas notícias e a HRT foi a última equipe que fechou as portas na virada de 2012 para 2013.



Essa situação preocupa! A mais inusitada foi a Lotus que nas suas condições conta com Kimi Räikkönen na luta pelo título e ele é o atual vice-líder do mundial. O grupo Genii Capital, proprietário da equipe Lotus, está entre a faca e a cruz. Atrasou o salário do Kimi, congelou a evolução do carro deste ano e está seriamente ameaçada de perder o Kimi para a Ferrari ou Red Bull, figura chave – pivô - do plano de negócios da equipe. Além disso, com toda a mudança técnica que a Fórmula 1 sofrerá no próximo ano, o desenvolvimento do novo carro acarretará aumento dos custos. Se Kimi Räikkönen resolver seguir na Red Bull ou na Ferrari no próximo ano, o Grupo Genii Capital poderá sair de cena! A Lotus poderá ser vendida ou fechada. Uma pena, para uma equipe que faz grande trabalho neste ano!



A Sauber foi brilhante no ano passado e tem sido um desastre neste ano. A equipe perdeu a referência do proprietário do time Peter Sauber que resolveu se aposentar. Além de perder o mentor, a equipe perdeu totalmente o rumo. Do lado financeiro, dois meses de salários atrasados do Nico Hülkenberg  e uma situação crítica, segundo a publicação do jornal alemão Bild , estima-se 1 milhão de reais em dívida. Diferente da situação da Lotus, um desempenho que não chega nem perto dos resultados conquistados no ano passado, quando quase chegou a vitória. Um grupo de três empresas da Rússia, indicados por Bernie Ecclestone foi anunciado como salvador da pátria, mas o acordo segue em curso de negociação e indefinição. Por isso, o futuro segue incerto e a profundidade do buraco que a equipe suíça mergulhou aumenta a cada dia.



No início do ano, a Force India, que tem um dos melhores carros do grid na atual temporada, também marcou presença nas manchetes da equipe que sofre problemas financeiros. Não diretamente na equipe, mas nas empresas e parceiros de Vijay Mallya, proprietário indiano da equipe Force India. Principalmente na empresa aérea Kingfisher Airlines que está mergulhada em crise e dívidas. Quando pipocar de vez esse problema na Kingfisher, certamente espirrará na equipe Force India. Mais uma equipe com o sinal de alerta vermelho!



A equipe Marussia sempre foi colocada como candidata a fechar as portas. Contando com a estrutura de equipe mais fraca na Fórmula 1, a equipe só sobrevive com perspectiva na virada técnica que a Fórmula 1 terá de 2013 para 2014 por que firmou uma parceria com a Ferrari,  no momento que Jules Bianchi, piloto da academia de desenvolvimento da Ferrari, foi colocado na equipe para ganhar experiência com um carro de Fórmula 1. Apesar do apoio da Ferrari, quando Bianchi for promovido à Ferrari, como será?

Um dos objetivos da troca dos V8 pelos V6 turbinados é baixar os custos. Com isso, faz parte do escopo congelar de forma gradativa a evolução do motor V6 turbo entre 2014 e 2018. Isso já ocorre atualmente com o V8. Mercedes, Renault e Ferrari seguirão como fornecedoras. A  Honda entrará em 2015 pela McLaren. Quem imaginava que a nova especificação poderia trazer mais novos fornecedores, se enganou. E o pior! Os custos dessa transformação sempre são dolorosos para quem já está vivendo na corda bamba!





Nos últimos anos, a principal tentativa de baixar os custos astronômicos da Fórmula 1 foi praticamente aniquilar os testes coletivos durante a temporada. Mas como a Fórmula 1 segue um princípio de evolução, o fluxo dos altos custos foi direcionado para simuladores e túneis de vento. Ou seja, foi um tremendo tiro de canhão nos pés.

A Fórmula 1 vive um momento delicado com o alto risco de diminuir o grid. A F-1 conta com um grupo de alto risco: Force India, Lotus e Sauber. Sem considerar que a qualquer momento pode pingar uma notícia de mais uma equipe sofredora de problemas financeiros. Há solução? Difícil! Há algumas sugestões, antigas, como liberar o terceiro carro para as equipes grandes. Talvez funcione! Talvez passar pela fragilidade do momento seja o maior desafio da Fórmula 1, atualmente!



Enquanto isso, na dança dos pilotos...

Estava mais certo para Kimi Räikkönen seguir para a Red Bull na vaga de Webber. Na Hungria, surgiu a notícia do encontro de representantes de Fernando Alonso com o diretor Christian Horner para esta vaguinha na Red Bull. Neste intervalo, surgiu o rumor dando como quase certo o retorno de Kimi Räikkönen à Ferrari no lugar de Felipe Massa. Por fim, Daniel Ricciardo na mais almejada vaga da Red Bull. A imprensa especializada passou esse período chutando bem... Melhor aguardarmos definições mais claras, principalmente na próxima semana quando a Fórmula 1 desembarcará na Bélgica. Por lá, estarei mais crente com as notícias!

Amigo internauta do Esporte na Rede! Semana que vem tem mais coluna Momento Motor. Volto para repercutir o GP da Bélgica na próxima semana e quem sabe, com novidades nas definições de pilotos para o próximo ano. Até semana que vem!





Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise esportiva de qualidade!