quinta-feira, 4 de abril de 2013

Caras e bocas do programa Esporte na Rede

Na última terça-feira, o Esporte na Rede falou sobre Copa Libertadores e Copa do Brasil! Ainda teve uma pincelada nos estaduais. No Vestindo a Camisa, Luciane Bruno ostentou o manto do Estudiantes de La Plata. E ainda: uma foto inusitada do Torcedor na Rede.

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real.

A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Veja abaixo as fotos e o vídeo da última edição. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=q-J1C9Gl1Ys
























segunda-feira, 1 de abril de 2013

Coluna Momento Motor: A balança entre o esporte e o negócio na Fórmula 1!





Coluna Momento Motor: A balança entre o esporte e o negócio na Fórmula 1!

Prezado internauta do Esporte na Rede. Com três semanas de inatividade e ainda sob o efeito dos acontecimentos do GP da Malásia, aproveito essa oportunidade para refletir sobre uma velha questão costumeiramente colocada, de que a Fórmula 1 é de fato esporte. Você que adora Fórmula 1, deve ter escutado de muitas pessoas de que Fórmula 1 não é esporte, por que o melhor carro ou a melhor equipe acaba prevalecendo nas vitórias. Nunca concordei com essa afirmação, por que o piloto é um componente muito importante para a conquista de vitória. O carro ajuda, mas não é tudo. Alguém precisa guiá-lo.



Porém, fatos como na Malásia, onde a Mercedes, através do mago estrategista Ross Brawn que ordenou à Rosberg para não ultrapassar Hamilton ou a RBR que desejou gerenciar as ações dentro da pista, com a finalidade de evitar o confronto entre Vettel e Webber em detrimento ao resultado final satisfatório para a equipe, mas que gerou o conflito do último GP, por fim, jogaram areia e derrubaram mais uma vez a minha tese, de que F-1 é esporte. Sem considerar as decisões lamentáveis da Ferrari no passado, mais distante envolvendo Schumacher e Barrichello e mais recente envolvendo Alonso e Massa. Alguns colegas especialistas lembraram que na F-1 atual há muito dinheiro em jogo, por isso é legítimo o direito da equipe, proceder dessa maneira durante a competição. Como acionistas de mercado financeiro, a qualquer custo promovem “manobras” fora da pista que a cada dia são mais incisivas no tabuleiro de negócios que se transformou a Fórmula 1. Dessa maneira, como suportar as opiniões de que nem não acompanha a Fórmula 1? Opa! Alguém torce por uma equipe de F-1? Há uma exceção com relação a Ferrari, especialmente com os torcedores italianos que torcem pela marca e geram considerável conflito com o resto do mundo!  Ou seja, do lado do fã, esse tabuleiro vira uma bagunça!

Porém, creio que a Fórmula 1 de hoje está perdendo muito, demais com essas manobras fora das pistas. A pessoa que gosta, liga a TV para assistir deseja as disputas, “os pegas”, ainda valoriza a figura “piloto”. Ainda mais pela questão da bandeira que o piloto representa! Um lance de manobra de ultrapassagem sobrepõe o resultado final, proveniente da pura eficiência do carro/equipe. Só para citar um exemplo, o fã prefere assistir as ultrapassagens ousadas de Hamilton, ao invés de ver uma vitória de Vettel, de ponta à ponta!

Voltando ao assunto da Malásia, Vettel teve duas faces neste episódio. Na face do mal, a falta de ética em desobedecer a equipe, de certa maneira “sacanear” e levar vantagem para superar o companheiro de equipe dele para conseguir a vitória a qualquer custo absolutamente com vantagem técnica naquele momento. Por outro lado, na face do bem, ele favoreceu o espírito esportivo, de luta para disputar até a última volta, de forçar a ultrapassagem para vencer, como o fez na disputa dura que teve com o Mark Webber, protagonizando o grande lance deste GP da Malásia. Ele passou por cima da diretriz de quem comanda da garagem ou de quem tenta controlar tudo do outro lado do muro, fora da pista. Enfim, Vettel conseguiu fazer a gente pensar novamente neste assunto.

Como tudo na vida, nem tudo mar, nem tudo terra. Proponho uma Fórmula 1 lucrativa nos negócios e estrategistas queimando os neurônios para conquistas as vitórias, e o espetáculo esportivo com muitas disputa. Mas cada coisa em seu território sem um invadir o espaço do outro. Urgentemente a figura piloto tem que ser resgatada! As equipes compõem o grid com um par de carros, pilotos e uma composição de membros de equipe. Por que não, padronizar um espaço para patrocinadores distintos por piloto para motivar a disputa, independente de o concorrente ser ou não ser da equipe? No automobilismo americano, Nascar e F-Indy, cada carro, piloto ou composição opera com independência. Por exemplo, Roger Penske não interfere nas disputas entre o Helio Castroneves e Will Power dentro da pista, durante uma corrida. Acho até exagerado lá nos EUA, os carros chegam a ter pinturas diferentes descaracterizando severamente uma equipe. Sem contar que existem equipes com 1, 2, 3 ou 4 carros. Mas por lá, a história é um pouco diferente. A F-1, dentro da própria filosofia, poderia comportar uma padronização de espaço publicitário para a equipe, comum entre os dois carros/pilotos e uma divisão de patrocínio individual por piloto, mantendo o padrão de identidade da equipe. A pintura do carro deveria ter mapa pré-definido, patrocinadores do carro e do piloto. Provavelmente seria uma competição mais saudável, limpa e não teria mais a preferência discriminada por um dos pilotos do time ou gerenciamento de um resultado durante uma corrida!

É um modelo a ser estudado! A Fórmula 1 precisa resgatar a essência do esporte com urgência para não continuar perdendo interesse de público e audiência. Lembrar que o ser humano e sobretudo o elemento piloto é sensivelmente mais importante que a máquina, o carro. O zelo pela eficiência e resultado pela vitória tem deixado a F-1 extremamente chata e cheia de conflitos! Confusa para quem se dispõe a assistir uma competição esportiva. Que eu saiba, Fórmula 1 é uma modalidade de esporte a motor! Essa situação precisa ter um basta.  A manobra ou a fabricação de resultado em qualquer modalidade é deprimente.  E nunca se deve esquecer de que a transparência e ética no esporte são elementos fundamentais para cativar o público e manter bons índices de audiência.


Raikkonen na mira da Red Bull




Alguns sites especializados noticiaram hoje. Dietrich Mateschitz, presidente da RBR, cogitou o “genial Kimi Raikkonen” como possível candidato à vaga de titular na Red Bull ao lado de Sebastian Vettel em 2014.  Essa notícia abre parênteses no tema dessa coluna. Kimi Raikkonen é a figura piloto ou piloto figura, como você preferir, que todos admiram. Por quê? Pela espontaneidade ao se limitar apenas em guiar um carro de corrida, sem se preocupar com protocolo ou outros compromissos tão formais! Um homem de poucas palavras, com respostas curtas e engraçadas nas entrevistas, habilidoso nas pistas e campeão do Mundo, na simplicidade! Provavelmente, Kimi é o perfil mais de acordo com a RBR. Se concretizar essa contratação, será interessante presenciar este casamento entre o homem de gelo com a Red Bull que dá asas. Talvez, a Red Bull, depois da situação na Malásia, percebeu que o espírito esportivo, precisa ser resgatado.



Mark Webber não faz parte deste contexto. Chegou a hora de alinhar o espírito de aventura, sempre uma vertente da marca Red Bull, com o maior aventureiro da F-1 nos últimos tempos! Tem tudo para ser um casamento bem sucedido! Concluo com isso, que a RBR tomou a primeira ação de resgate do espírito esportivo, antes da própria Fórmula 1.


Saideira...

Estou saindo de férias. Oficialmente, estou fechando a Redação! Necessário! Alguns dias, eu estarei fora do país, viajando, para conhecer novos lugares, nova cultura e para curtir bons momentos! Férias merecida! Portanto, o meu retorno será apenas após o GP da China! 

Encontraremos-nos daqui a duas semanas! Um abraço! Até breve!

domingo, 31 de março de 2013

Mestre do golfe Gary Player visita São Paulo




O sul-africano Gary Player, um dos maiores golfistas de todos os tempos, campeão de nove torneios de Grand Slam e de 165 torneios ao redor do mundo, será o embaixador do Brasil Classic apresentado pelo HSBC, etapa do Web.com Tour que acontece de 4 a 7 de abril no São Paulo Golf Club, na capital paulista, e atenderá a imprensa na terça-feira, dia 2.

A partir das 10h, Player fará um treinamento com dois jovens talentos do golfe nacional que disputarão o torneio e que foram indicados pela Confederação Brasileira de Golfe: Rafael Becker e Daniel Stapff, ambos de 22 anos de idade. A imprensa poderá acompanhar e registrar imagens desse encontro.

Sobre Gary Player - Aos 77 anos de idade, o sul-africano é uma lenda vida do golfe mundial. Em 1965, aos 29 anos, o Cavalheiro Negro, como é chamado, foi o terceiro golfista da história a conquistar os quatro majors que compõem o Grand Slam do golfe (US Open, British Open, Masters e PGA Championship), feito até hoje conquistado por apenas cinco golfistas (Ben Hogan, Gene Sarazen, Player, Jack Nicklaus e Tiger Woods). No total, Player venceu 9 majors e 165 torneios ao redor do mundo. Ele é reconhecido como o golfista com a carreira internacional de maior sucesso no mundo, pois sempre fez questão de disputar torneios em diversos países, tornando-se um verdadeiro embaixador do esporte - ele foi inclusive campeão de duas edições do Aberto do Brasil (1972 e de 1974). Player também já venceu seis torneios de Grand Slam do Champions Tour, circuito que reúne os principais golfistas do mundo com mais de 50 anos.

Copa Interior de Triathlon e Duathlon continua com inscrições para a etapa de Itirapina




Quem ainda não fez a inscrição para a segunda etapa da 6ª Copa Interior de Triathlon e Duathlon precisa se apressar: o prazo termina dia 3 de abril. A competição será em Itirapina (SP), no Broa Golf Resort, um paraíso para esportistas, no domingo, 7 de abril. Todas as informações podem ser acessadas pelo site www.copainterior.com.br, que concentra também o regulamento e o percurso.

De acordo com Guilherme Celso, diretor-executivo da Chelso Sports & Business, organizadora da prova, mais de 300 atletas estão inscritos. “A disputa exige força e resistência, motivos pela grande procura. A maioria participará como treino para outras competições”, explica.

A etapa terá quatro categorias: Sprint Triathlon (750m de natação - 20 km de ciclismo - 5 km de corrida); Fitness Triathlon (375m de natação - 5 km de ciclismo - 2 km de corrida); Sprint Duathlon (2km de corrida - 20km de ciclismo - 5 km de corrida) e Fitness Duathlon (1km de corrida - 5 km de ciclismo - 2 km de corrida) – Feminino e Masculino.
Serão premiados com medalhões os três primeiros colocados de cada categoria (masculino e feminino), a partir das 12 horas. Todos que completarem a prova receberão medalha. A programação da segunda etapa começa no sábado, 6 de abril, com a entrega dos kits e o simpósio técnico, das 15 às 18h, no auditório do Broa Golf Resort.
O kit somente poderá ser retirado pelo atleta inscrito mediante apresentação do protocolo de inscrição, respectivo recibo de pagamento e RG. A retirada por terceiros só será autorizada após a apresentação de autorização específica (disponível no site da competição) e cópia de documento de identificação do inscrito.

ETAPAS 2013 – 6ª Copa Interior de Triathlon e Duathlon
ETAPA DATA LOCAL
1ª etapa 03/02/2013 Piracicaba/SP
2ª etapa 07/04/2013 Broa Golf Resort-Itirapira/SP
3ª etapa 11/08/2013 Broa Golf Resort-Itirapira/SP
4ª etapa 29/09/2013 Em definição
5ª etapa 20/10/2013 Piracicaba/SP
6ª etapa 10/11/2013 Em definição

SERVIÇO:
6ª Copa Interior de Triathlon e Duathlon
Entrega dos kits e simpósio técnico: 6 de abril - das 15 às 18h
2ª etapa – 7 de abril – a partir das 8h30
Local: Broa Golf Resort – Itirapina (SP)
Inscrições: www.copainterior.com.br até 4 de abril
Informações: (19) 3042.2737 - contato@agenciagoya.com.br

Brasília recebe fase das eliminatórias brasileiras do FIFA Interactive World Cup 2013


A capital federal, um dos palcos da Copa das Confederações da FIFA, recebe entre os dias 1 e 3 de abril a fase das Eliminatórias Brasileiras do FIFA Interactive World Cup, etapa do principal torneio de futebol virtual do mundo, organizado pela própria entidade. Como parceira da FIFA, a Visa está patrocinando o torneio virtual organizado pela FIFA em conjunto com seus parceiros EA SPORTS™ and PlayStation®.

Além de Brasília, todas as cidades sede mandarão seus representantes, vencedores de classificatórias locais, para a etapa final em São Paulo, no dia 13 de abril (sábado). O grande campeão da competição que vai definir o melhor "fifeiro" do Brasil receberá R$10.000,00, mais uma passagem e hospedagem com direito a acompanhante para disputar a final mundial do torneiro, que será realizada em Madri,entre 4 e 8 de maio.

O Centro Universitário IESB será palco da etapa brasiliense. Quem quiser participar, basta ir até a universidade no dia 1 (segunda) ou 2 (terça), período da manhã ou da tarde, se inscrever, participado congresso técnico e aguardar o início do campeonato. São quatro seletivas com 32 participantes cada, divididas no período diurno e noturno de cada dia. Os melhores jogadores de cada dia se enfrentarão na final regional, que será realizada no dia 3 de abril (quarta).

Seleção Brasileira Feminina de Rugby disputa títulona China



Longe das comemorações da Páscoa, as atletas da Seleção Brasileira Feminina de Rugby disputam nos dias 29, 30 e 31 de março a terceira etapa do Circuito Mundial (WSWS), em Guangzhou (China). Reunindo as 12 melhores equipes do mundo na atualidade, as jogadoras brasileiros enfrentam Nova Zelândia, Holanda e Tunísia, adversárias do grupo A.

As neozelandesas são as líderes do campeonato, com 34 pontos, após vencerem a primeira etapa, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e terminarem com medalha de bronze na etapa de Houston (Estados Unidos). A Holanda é oitava colocada, com 6 pontos, e a Tunísia conquistou a vaga com boa campanha nas eliminatórias do continente africano. O Brasil está em décimo lugar na classificação geral, com 5 pontos, depois de ganhar a Taça de Bronze na etapa norte-americana.

"Todas estão muito confiantes no novo sistema de jogo que estamos implementando com o nosso treinador, Youssef Driss. Vimos que se entrarmos concentradas e continuarmos aplicando tudo o que fazemos nos treinos, podemos ter ótimos resultados", afirmou Julia Sardá, capitã da Seleção.

Integram a equipe nacional as seguintes atletas: Carla Barbosa, Edna Santini, Angélica Gevaerd, Bárbara Santiago, Beatriz Futuro, Julia Sardá, Juliana Esteves, Maria Gabriela Avila, Mariana Ramalho, Taís Balconi, Thais Cruz e Thamara Rangel.

Próximo jogos:Sexta (29) - Nova Zelândia x Brasil - 23h44; sábado (30) - Holanda x Brasil - 02h28 e Brasil x Tunísia - 05h10.

Para assistir às partidas ao vivo, via streaming, acesse o site oficial do Circuito: wsws.irb.com