domingo, 19 de fevereiro de 2012

As Categorias de Base Estão Abandonadas. A Morte do Menino Wendel Mostra Isso.





Veja esta imagem:



Sem dúvida nenhuma esta é uma foto, uma imagem que não combina com futebol, com o esporte, com  a alegria. Principalmente por se tratar de um menino que poderia ser seu filho, seu irmão ou você, garoto, garota que sonha com o El Dorado que o futebol é para muitos jovens e suas famílias. Esta é a última imagem de Wendel Venâncio da Silva, de apenas 14 anos.

Durante o teste que realizava para o time do Vasco da Gama, sob forte calor, o garoto teve uma convulsão e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaguaí, mas já chegou morto. O incidente aconteceu aos 12 minutos do treino. Wendel estava sem jantar e sem café da manhã, pois não tinha direito a refeições por ainda não ter vínculo. O treino da tarde de quinta-feira já havia sido cancelado por causa da falta de comida para o almoço dos meninos.

O pai de Wendel, Antônio Carlos Venâncio, isentou o clube carioca de qualquer responsabilidade. O Vasco agradece! Mas a sociedade não pode ter a mesma condescendência do senhor Antonio. Não podemos ver este fato como uma simples fatalidade. Talvez o pai de Wendel seja uma pessoa simples e não tenha o total entendimento da situação. Não sei, por isso não farei julgamento sobre sua posição. Mas, repito. A sociedade não pode se calar frente a essa tragédia. 

Sim, tragédia! Estamos tão acostumados a ver todos os dias os crimes, desgraças e afins na nossa televisão (parabéns, Datena!) que por mais que pareça um absurdo, muitos leem notícias desse tipo com total distanciamento! É inadmissível! 

Como foi muito bem dito no programa "Quatro em Campo" da rádio CBN, essa situação que ocorre na categoria de base da grande maioria dos grandes clubes do Brasil, é uma "roleta russa". O Vasco girou o tambor e a munição estava na câmara escolhida!

E agora? Quem responde? Até quando o Brasil vai ignorar nossos meninos e meninas? Lembrando que o futebol é uma analogia de nossa sociedade, só aconteceu lá (no clube de futebol) porque acontece no dia a dia da gente. Até quando?!

Esta tragédia aconteceu no dia 9 de fevereiro. Não pode ser esquecido!

A voz é minha, mas a palavra é sua. Escreva, dê sua opinião!

Um grande abraço!