quarta-feira, 10 de julho de 2013

Santana de Parnaíba realiza os 13° Jogos Adaptados da Terceira Idade


A prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará entre os dias 10 a 15 de julho a 13° edição do Jatispa (Jogos Adaptados da Terceira Idade). A cerimônia de abertura será realizada no Ville Sport Show, às 10h00 e contará com a participação de 18 delegações, mais os times da anfitriã Santana de Parnaíba. Além dos atletas da cidade estarão nas disputas pelas medalhas as delegações dos municípios de Pirapora do Bom Jesus, Itapecerica da Serra, Jandira, Barueri, Mogi das Cruzes, Acimo Osasco, Ceu Quinta do Sol, Ceu Azul da Cor do Mar, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cabreúva, Boituva, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Clube Escola Vila Guarani e a Associação Teotônio Vilela.

Os atletas concorrerão nas modalidades Tranca Mista (acima de 50 anos); Dominó Masculino e Feminino (acima de 50 anos); Vôlei Masculino e Feminino nas categorias: Master (acima de 50 anos), A (acima de 60 anos) e B (acima de 70 anos) e Handebol Masculino e Feminino nas categorias: Master (acima de 50 anos), Senior (acima de 60 anos) e Bisa (acima de 70 anos).  A cerimônia de abertura deve contar com a presença do prefeito Antônio da Rocha Marmo Cezar, do vice-prefeito Oswaldo Boreli, a secretária de Assistência Social e presidente do fundo de solidariedade Elisabete Cezar, o presidente da câmara Elvis Cezar, a coordenadora do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Selma Rodrigues Cruz entre outras autoridades. O objetivo dos Jogos Adaptados da Terceira Idade é promover a integração entre atletas de outros municípios, além de incentivar à prática de atividades esportivas.

Os jogos terão início no mesmo dia da cerimônia de abertura e os vencedores de cada modalidade receberão medalhas ao final das competições. “Estou feliz e muito ansioso pelo início do "Jatispa". Vai ser uma grande honra receber os times das cidades vizinhas e assistir a esse espetáculo que vai muito além das competições, pois o mais cativante é ver a alegria e a confraternização que acontece durante a celebração dos jogos”, declarou o prefeito Antônio Cezar.

Equipe de handebol de Jacareí conquista medalha de bronze em jogos regionais

Partida decisiva aconteceu na segunda-feira, dia 8, contra a equipe de Pindamonhangaba (SP) - Foto: Divulgação

A equipe adulta feminina de Handebol do Jacareí/CCR NovaDutra encerrou sua participação nos Jogos Regionais, realizados em Caraguatatuba (SP), com uma grande conquista. A equipe jacareiense ficou com a medalha de bronze após vencer a equipe de Pindamonhangaba (SP), na última segunda-feira, 8 de julho. No primeiro tempo da partida, ambas as equipes cometeram erros, tanto na parte defensiva quanto na parte ofensiva. Ainda assim, a equipe de Jacareí (SP) conseguiu terminar a etapa na frente, com o placar de 9 a 5. Já no segundo período, o Jacareí/CCR NovaDutra foi melhor na parte ofensiva e, gradativamente, abriu vantagem, até o término da partida, encerrada com o placar de 23 a 11. A atleta Rúbia foi destaque e artilheira do jogo, ao marcar seis gols na partida final. As atletas do Jacareí/CCR NovaDutra jogam juntas desde as categorias de base, o que conferiu entrosamento à jovem equipe, cuja atleta mais velha tem apenas 19 anos.

Vulcano Ipiranga IMS está em vantagem na MX1 para a 4ª etapa do Brasileiro de Motocross

Adam Chatfield é o líder da competição, na categoria MX1, com 125 pontos. O piloto inglês está 5 pontos à frente do 2º colocado, Antônio Jorge - Foto: Divulgação

A equipe Vulcano Ipiranga IMS disputa, no próximo domingo (14), a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, em Aracajú (SE). O piloto inglês, Adam Chatfield, venceu a última etapa, em Sorriso (MT), e é o 1° colocado da competição com 125 pontos, na categoria MX1. A equipe Vulcano disputa a prova com três pilotos. Além de Adam, Leonardo Lizott e Diego Henning competirão na categoria MX2. Leonardo ocupa o 12º lugar com 43 pontos, e Diego é o 18º colocado com 24, na classificação geral do campeonato. Na etapa anterior, eles conquistaram o 12° e 15° lugar, respectivamente.

Adam é o destaque da MX1. Ele terminou a 1ª rodada em 5º lugar e venceu as duas últimas. O piloto, que tornou-se líder na 2ª etapa, manteve a liderança na etapa anterior e abriu uma vantagem de 5 pontos para o 2° colocado, Antônio Jorge.

Equipe Honda de Motocross - A Equipe Honda de Motocross, co-patrocinada pelo Vulcano Energy Drink, é líder e vice-líder da categoria MX2. Paulo Alberto e Thales Vilardi são o 1° e 2º lugar da competição, respectivamente. Ambos possuem 141 pontos, mas Paulo fica com a 1ª posição por ter vencido as duas últimas rodadas. Na categoria MX1, Joaquim Rodrigues ocupa o 4º lugar com 98 pontos, e Wellington Garcia é o 5°colocado com 96 pontos, no somatório geral.

Santos FC e Brahma reinauguram vestiário da Vila Belmiro

O Santos Futebol Clube e a Brahma reinauguram nesta quarta-feira (10), às 11 horas, o vestiário da Vila Belmiro que passou por reforma durante a Copa das Confederações. As obras foram executadas entre Brahma e o Peixe e tiveram participação da torcida santista. Nesta reforma, o vestiário ficou mais moderno e ganhou mais espaço de circulação: a área de aquecimento foi ampliada e as banheiras individuais de hidromassagem deram lugar a um spa. Além disso, uma TV foi instalada para exibição de vídeos e uma câmera transmite ao aparelho imagens ao vivo da arquibancada, para os atletas verem como está a torcida no estádio. Os armários também foram modificados. Os antigos, feitos de alumínio e com portas, deram espaço para móveis abertos e de madeira, e ídolos do clube de todos os tempos foram escolhidos pela torcida para batizarem os novos armários dos atletas do atual elenco santista. E alguns desses nomes estarão presentes na inauguração, como Pepe, Serginho Chulapa, Zito, Clodoaldo, Megalvio e Lima.

Os sócios do Peixe também têm espaço garantido no novo vestiário. Em uma homenagem aos fãs que ajudam o time a melhorar o espaço da Vila Belmiro, o clube e a Brahma decidiram homenagear os Sócios Rei. Até o dia 30 de junho, os associados do Peixe que curtem o www.facebook.com/BrahmaSantos puderam enviar fotos para compor um mural que será feito em uma das paredes do vestiário. 
“Esta reforma deixa a Vila Belmiro ainda mais moderna e aconchegante. Os sócios e torcedores terão a oportunidade de fazer a visita monitorada e conferir pessoalmente as melhorias”, convida o vice-presidente Odílio Rodrigues Filho. Para o gerente regional de esportes da ambev, Felippe Messias, a obra é uma estratégia de marketing diferente adotada no futebol. "Com o marketing estruturante, a Brahma consegue em conjunto com o clube detectar uma real necessidade e executá-la. É um legado para o Santos e sua imensa torcida. Além de investirmos no vestiário mais famoso do mundo, será um espaço que pretende suprir as necessidades diárias dos jogadores". 

Movimento por um Futebol Melhor - Para fortalecer o Sócio Rei, a Brahma tem dado benefícios por meio do Movimento por um Futebol Melhor. O Programa consiste na união de dez grandes empresas, liderada pela Ambev, redes de supermercados e sociedade a fim de gerar benefícios concretos para impulsionar a receita do clube por meio do programa de sócio-torcedor. Os sócios do Santos, todos com direito ao Movimento, têm descontos em cerca de 600 produtos em segmentos diversos como alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza e material esportivo. O sócio-torcedor precisa apenas informar seu CPF antes da compra. Mais informações acesse o site www.futebolmelhor.com.br

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Depois da quarta etapa, Mitsubishi Lancer Cup fica ainda mais disputada


Sábado, sol e automobilismo: ingredientes perfeitos para os apaixonados pela velocidade. O autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), recebeu a quarta etapa da Mitsubishi Lancer Cup, que teve duas corridas muito disputadas, repletas de ultrapassagens e pegas emocionantes. Os pilotos Bruno Mesquita e Elias Jr. saem com a satisfação de dever cumprido. Eles protagonizaram uma belíssima briga na pista e cada um saiu com uma vitória e um segundo lugar.

Na primeira prova do dia, Elias Jr. largou na pole e venceu de ponta a ponta, sem dar chances para Bruno, que avisou: "Na próxima prova, vou largar uma posição na frente dele e quero ir o mais rápido possível para a ponta, deixando alguns carros entre nós." Dito e feito. Com o grid invertido até o oitavo colocado, Bruno largou em sétimo na segunda prova e tratou de impor um ritmo forte e buscar ultrapassagens. "Consegui largar bem, coloquei a faca no dentes e fui pra cima de todo mundo", disse o piloto. Em algumas voltas ele já liderava a disputa.

Largando logo atrás, na oitava posição, Elias Jr. também queria a vitória. "A corrida foi bem disputada, suada e difícil. Larguei mal e demorei para ultrapassar os adversários. Mas fui com tudo, do jeito que podia", explicou. Quando alcançou a segunda colocação, Bruno já havia aberto uma boa vantagem, que Elias foi tirando volta a volta. A última curva foi a mais emocionante: os pilotos contornaram lado a lado e qualquer um podia sair com a vitória. Mas Bruno ficou no traçado ideal, acelerou e cruzou a linha de chegada em primeiro, sob muitos aplausos do público e vibração da família, que veio em peso acompanhar as corridas. "Consegui segurar e agora é só comemorar", disse.

Após oito provas, Bruno lidera o campeonato com 162 pontos e Elias Jr. vem logo atrás, com 147. Restam mais duas etapas desta emocionante disputa. "Agora é ter calma, preciso controlar a ansiedade", garante Bruno, que está em seu primeiro ano em uma competição de automobilismo.

Categoria Premium - Na categoria Premium, destinada a pilotos com mais e 45 anos, Carlos Faletti dominou as duas corridas e dispara na liderança da classificação geral. "A evolução na pista é necessária. Estou sempre preocupado em acertar e hoje deu certo", disse ele. "O carro é excepcional, por isso que tem essa disputa intensa entre todas as posições. Nós é que cansamos e erramos. O carro é uma delicia."

Lancer Evo Day - Destinado exclusivamente a proprietários do modelo Lancer Evolution, o Lancer Evo Day reúne apaixonados que podem desfrutar de toda a potência, performance e esportividade de seus veículos na pista do autódromo Velo Città. "É um privilégio que a Mitsubishi nos proporciona. É muito bom vir no autódromo Velo Città, testar o carro no limite, saber o que ele faz e também testar o nosso limite, no que precisamos melhorar. É um aprimoramento", garante o advogado Rodolfo Lenzi. "Para quem gosta de carro, de pista, não tem coisa melhor. Pretendo vir muitas vezes. Além disso, a programação é bem variada, então é muito bom, dá pra relaxar entre uma bateria e outra e assistir outras corridas."

A quinta etapa da Mitsubishi Lancer Cup e do Lancer Evo Day será realizada no dia 7 de setembro, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Castrol, Pirelli, BTG Pactual e Armura. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit (www.facebook.com/Mundomit) e no Facebook do Autódromo Velo Città (www.facebook.com/AutodromoVeloCitta).

Calendário 2013 - Mitsubishi Lancer Cup*
5ª Etapa - 07 de setembro
6ª Etapa - 05 de outubro

Djalma Fogaça pontua pela quinta vez na etapa paulistana do brasileiro da Fórmula Truck

Pilotos da 72 Sports foram destaque na prova deste domingo em Interlagos. Largando dos boxes, Djalma Fogaça fez excelente corrida de recuperação para terminar em oitavo. Raijan Mascarello brigava pelo pódio quando teve de abandonar por uma pane elétrica

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu na tarde deste domingo, dia 7, a quinta etapa da temporada da Fórmula Truck. E pela quinta vez no ano, um caminhão da equipe 72 Sports terminou a prova na zona de pontos. Djalma Fogaça fez uma grande corrida de recuperação para terminar em oitavo e, assim, somar mais sete pontos na classificação.

O representante da cidade de Sorocaba (SP) na categoria largou dos boxes neste domingo. Punido por excesso de velocidade no trecho de radar durante o treino classificatório de sábado, Fogaça abriu mão de sair na 24ª posição do grid para ser o último a entrar na pista - uma vez que, por regulamento, quem parte dos boxes deve esperar todo o pelotão passar na largada para, então, sair. Com um ritmo de prova bastante intenso e contando com a durabilidade dos modelos Ford Cargo, Fogaça chegou a ocupar a sétima posição e terminou a corrida em oitavo.

"Nosso rendimento de corrida foi muito bom. Pena mesmo foi ter de largar lá atrás por causa do erro no radar ontem. Mas a prova mostrou mais uma vez que nosso caminhão é competitivo. Pontuamos em todas as corridas do ano, o Raijan fez uma grande prova. Temos ritmo para estar no pódio", comentou Fogaça. Fazendo sua segunda prova na Fórmula Truck, Raijan Mascarello foi um dos destaques de Interlagos neste fim de semana. No treino classificatório o piloto de Sapezal, no Mato Grosso, fez o 12º melhor tempo. E na corrida ocupava a oitava posição quando abandonou por causa de uma pane elétrica.

"Essa eu considero minha primeira corrida, de fato, já que em Goiânia eu dei apenas cinco voltas. E, logo na estreia, já andar entre os 10 primeiros e com chances de ir para o pódio é um resultado excelente. Estou muito satisfeito. Era o que eu realmente precisava: ganhar quilometragem, andar bem e ver que posso ser competitivo", avaliou Mascarello.

A corrida em Interlagos terminou com vitória de Beto Monteiro depois de uma disputa eletrizante com Leandro Totti nas duas últimas voltas. Alex Caffi, Valmir Benavides e Leandro Reis completaram o pódio. Com o segundo lugar, Totti, que é o atual campeão brasileiro de sul-americano da categoria, volta a ocupar a liderança das duas competições. A próxima etapa da Fórmula Truck está marcada para o dia 04 de agosto em Cascavel, no Paraná. Confira como terminou a prova deste domingo:

1) 88 - Beto Monteiro (I, PE), 17 voltas em 56:57.745 (média de 77.15 km/h)
 2) 73 - Leandro Totti (W , PR), a 0.213
 3) 21 - Alex Caffi (I , IT), a 6.404
 4) 2 - Valmir Benavides (I , SP), a 8.579
 5) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 10.503
 6) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 11.950
 7) 30 - Rogerio Castro (V , GO), a 32.647
 8) 72 - Djalma Fogaça (F , SP), a 35.962
 9) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 41.258
 10) 44 - Edu Piano (F , SP), a 1:07.571

Dupla de Brasília surpreende medalhistas olímpicos na Rolex Ilhabela Sailing Week

Em dia de vento fraco, Robert Scheidt e Bruno Prada chegam em quinto na classe Star depois de cinco horas de regata

A dupla do Iate Clube de Brasília, Luiz André de Almeida Reis e Alexandre Figueiredo de Freitas, venceu a Regata Renato Frankhental, prova que abriu a 40ª Rolex Ilhabela Sailing Week para as classes Star e HPE. Os veleiros "monotipo" tiveram muita dificuldade para cumprir o percurso de 14 milhas (26 km) entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Ponta da Sela (extremo sul de Ilhabela). Sem vento, os veleiros que escolheram a parte da ilha se deram bem e o mais sortudo foi o barco da capital federal, que chegou até a liderar a flotilha aproveitando o ‘terral’, ou seja, o vento que sopra da terra para o mar.

"Dedico a vitória ao José Romariz Filho, comandante do barco Palmares e diretor do YCI, que conhece todo o regime de ventos da ilha. As dicas dele antes da regata foram ousadas e deram certo. Na largada, nosso barco foi um dos únicos a sair pelo lado da praia. Percorremos a maior parte do percurso sem sofrer os impactos da corrente marinha. O dia foi tão interessante, que até a Ilha das Cabras nós éramos o Fita-Azul da regata. Lideramos toda a flotilha passando até os velozes S40. A vantagem foi tanta que até erramos uma montagem de boia".

O Star é duas vezes menor do que o S40 - veleiro mais rápido e com área vélica maior. "A vitória foi histórica, ainda mais com os velejadores que estão na competição, como Robert Scheidt e Lars Grael. Nossa dupla chegou em Ilhabela sem pretensão de resultado e já ganhou a primeira regata", comemorou Luiz André Almeida Reis, que teve como proeiro Alexandre Freitas. "Estamos pensando em embalar o barco e levá-lo de volta para Brasília", brincou o velejador. "Foi tudo muito especial".

Desde a largada o vento fraco entre 4 e 5 nós (menos de 10 km/h) impediu que as duplas dessem velocidade a seus barcos. Mesmo soprando de norte, direção a favor porque empurrava os veleiros pela popa, o deslocamento da flotilha no Canal de São Sebastião era quase imperceptível. Na estreante classe Star, com 11 duplas inscritas, os velejadores radicados no Lago Paranoá aproveitaram a situação para assumir o primeiro lugar. Em segundo ficou a parceria entre Reinaldo Conrad e Ubiratan de Oliveira e na sequência apareceram Alessandro Pascolato e Henri Boening.

A Regata Renato Frankhental marcou o retorno da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada à classe após a conquista do bronze olímpico nos Jogos de Londres em agosto de 2012. "A regata deste domingo foi mais um festival. Mas a partir de terça-feira, com as provas barla-sota é possível controlar a flotilha, trabalhar com os ângulos e o entrosamento pode fazer a diferença", explicou o medalhista olímpico Bruno Prada. "Vamos usar a segunda-feira (8) para treinar e conseguir os resultados que esperamos".

Classe HPE também sofreu com a falta de vento - O barco campeão de 2011, Atrevido, enfrentou as mesmas dificuldades para vencer a primeira regata em Ilhabela, a Renato Frankhental. Com 25 veleiros na raia, o comandante Fábio Bocciarelli conseguiu o melhor desempenho. A escolha pelo melhor lado do vento deu o tom da regata de médio percurso na categoria. Quem migrou para o lado da ilha se deu bem. Mas quem optou pelo rumo de São Sebastião literalmente empacou. "Vou pra casa comemorar o resultado. Pelo menos vou ser líder por dois dias da regata", falou rapidamente o apressado comandante Fábio Bocciarelli, que levou o Atrevido para a vitória na regata. Na sequência apareceram Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) e Artemis (Luis Castellari), respectivamente.

Medalhistas olímpicos do Iatismo estreiam em quinto lugar no Rolex Ilhabela Sailing Week


Ilhabela (SP) - "Um teste de paciência". Assim Robert Scheidt definiu a sua volta à Star, com Bruno Prada, para a Rolex Ilhabela Sailing Week, neste domingo, dia 7. A primeira disputa da dupla foi a Regata Renato Frankhental, de percurso médio, com 14 milhas, marcada por vários períodos sem vento. Tricampeões mundiais da classe, Scheidt e Prada ficaram em quinto lugar. Os brasilienses Luiz André Reis e Alexandre Freitas são os líderes.

"A regata de hoje foi muito diferente da que estamos acostumados. Foi uma regata longa e extremamente difícil, com pouquíssimo vento e muitos momentos onde a flotilha toda praticamente parou. E quem vinha de trás acabava identificando qual era a melhor rota. Foi preciso ter muita paciência, mesmo", analisou Robert Scheidt.

Dono de duas medalhas olímpicas na Star (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012), além do tricampeonato mundial, com Bruno Prada, o velejador se mostrou insatisfeito com o resultado. "Não gostei muito da maneira como velejamos hoje. Erramos bastante", admitiu. "Mas vamos em frente. A partir de terça-feira, teremos regatas com previsão de vento um pouco mais forte."

A segunda-feira é reservada para descanso para todos os competidores, na Rolex Ilhabela Sailing Week. Os barcos da Star voltam à água na terça-feira (9), com regatas a partir das 12 horas. A disputa segue até sábado (13), no litoral paulista.

Caminhos diferentes - Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram a Ilhabela na sexta-feira (5), depois de disputar a Semana de Vela de Kiel, na Alemanha, em categorias distintas. Robert, patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada e Rolex, ficou com o vice-campeonato da Laser, enquanto Bruno, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Club Athletico Paulistano, terminou em nono lugar na Finn. Os dois retornaram às antigas classes após a conquista do bronze em Londres/2012, com a indefinição sobre a presença da Star no programa olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro/2016.

Na Laser desde setembro de 2012, Scheidt conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se aos dez títulos mundiais, um deles juvenil, além de três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000).

Bruno Prada passou por um longo processo de readaptação à Finn, durante o qual conquistou a Semana de Vela do Rio de Janeiro e ficou com o bronze na Semana Brasileira de Vela. Prada tem ainda no currículo 45 títulos na Finn entre 1989 e 2004, como o tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), três Pré-Olímpicos (1997, 1998 e 2001) e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999.

Resultados após a primeira regata:

1 - Luiz André Reis/Alexandre Freitas - 1 ponto perdido
2 - Reinaldo Conrad/Ubiratan de Oliveira - 2 ppp
3 - Alessandro Pascolato/Henri Boening - 3 pp
4 - Marcelo Fuchs/Ronald Seifert - 4 pp
5 - Robert Scheidt/Bruno Prada - 5 pp
6 - Fábio Bruggioni/Marcelo Sansone - 6 pp

Vasco da Gama garante a segunda vitória na temporada do campeonato de futebol americano

Por Jayson Braga, do Touchdown.net 

Na sua primeira partida em casa, o Vasco da Gama Patriotas derrotou neste sábado, 6 de julho, a equipe mineira do Minas Locomotiva por 07 x 00. Com boas atuações defensivas, o confronto acabou sendo marcado com muitas tentativas terrestres de ambos os ataques e infrações capitais por parte da equipe mineira. Sem sucesso, ambos os ataques não conseguiram criar muitas chances para pontuar no primeiro quarto, deixando o confronto amarrado e até certo ponto sem lances de emoções.

Excessos de faltas acabaram prejudicando o desenvolvimento ofensivo da equipe mineira no segundo quarto, principalmente após a equipe do Vasco aproveitar a única chance que teve. Foi logo no início do quarto, aproveitando uma falha na secundária adversária, o QB#8 Roni conectou um passe certeiro para o WR#18 André Luiz, sem marcação, garantiu aquele que seria o único touchdown da equipe carioca – Extra point convertido pelo K#15 Ryan. No terceiro quarto, o Minas Locomotiva continuou explorando seu jogo terrestre, através do QB#7 Abraão, porém com avanços contidos pela linha defensiva vascaína. As infrações também acabaram frustrando o ataque da Locomotiva,  com atraso de jogo e saída falsas foram determinantes durante a tentativa de reação da equipe.

Com poucos lances importantes, exceto uma tentativa equivocada de field goal por parte dos especialistas do Minas Locomotiva, o último quarto acabou se arrastando até a confirmação da segunda vitória do “Trem Bala da Colina” dentro da Conferência Walter Camp. O time vascaíno volta a campo somente no próximo dia 03/08, numa tarefa complicada e importante dentro da Conferência diante do Tubarões do Cerrado na Capital Federal. Enquanto isso, a equipe do Minas Locomotiva recebe no próximo dia 20/07 o Brasília V8 no Estádio Mario Ferreira, em Belo Horizonte.

Nadadores do Esporte Clube Pinheiros testam sua força nas piscinas de Barcelona e Dubai


 Com tradição na formação de campeões olímpicos e mundiais de natação, o Esporte Clube Pinheiros terá 17 representantes (13 atletas e 4 técnicos) na disputa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e no Campeonato Mundial Júnior. Na manhã deste sábado, os atletas convocados, assim como outros atletas do clube e convidados, como Henrique Barbosa e Nicholas Santos, participaram de uma tomada de tempo oficial na piscina do clube, com o objetivo de medir o desempenho dos classificados, às vésperas do mundial, e definir estratégias nessa reta final de preparação para a competição.

 "Um tomada de tempo como essa faz com que os técnicos consigam definir estratégias. A gente senta com cadaatleta e mostra como foi o desempenho dele nas provas. Alguns atletas vão estrear em competições desse porte na piscina longa, outros já são mais experientes, mas a ansiedade em todos é normal", explica o head coach do Pinheiros, André Ferreira (Amendoim). "Os atletas pinheirenses estão bem preparados para chegar às finais e, uma vez estando na final, a medalha se torna muito mais factível. Serão 14 semanas de preparação específica para o Mundial, desde o Troféu Maria Lenk", completa o treinador, destacando que os atletas passaram, também, por duas semanas de treinos e competições na Europa.

 O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos acontecerá em Barcelona, na Espanha, entre os dias 19 de julho e 4 de agosto, com as provas da natação sendo realizadas a partir do dia 28. Os pinheirenses convocados para o torneio são: João Luís Gomes Junior, Marcelo Chierighini, Daniel Orzechowski, Henrique Rodrigues, Larissa Oliveira e Beatriz Travalon, além dos técnicos André Ferreira (Amendoim) e Sérgio Marques.

 Com o segundo melhor tempo do mundo em 2013 na prova dos 50m peito, o pinheirense João Luís Gomes Jr. está confiante para conquistar sua primeira medalha em campeonato Mundial. "Desde que fiquei de fora da Olimpíada de Londres na última seletiva, voltei as minhas atenções para o Mundial de Barcelona. É a principal competição do ano e estou preparado para dar o meu melhor e conseguir um bom resultado", afirma. Estreando no Mundial de piscina longa, a pinheirense Larissa Martins Oliveira revela a expectativa para o torneio em Barcelona. "A ansiedade está a mil, mas as expectativas são as melhores possíveis e os nadadores mais experientes sempre ajudam nos treinos, dando incentivo. O mundial dos sonhos seria chegar em uma final, e principalmente com medalha", projeta a nadadora do estilo livre, que irá compor os Revezamentos 4x100 e 4x200 metros.


Mundial Júnior - Para o Campeonato Mundial Júnior, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, serão mais 7 atletas do clube e 2 treinadores: Luís Felipe de Souza Vieira, Felipe Monni, Gabriel da Silva Santos, Gabriel Freitas, Pedro Cardona, Vitor Guaraldo, Pedro Spajari e os treinadores Marcelo Tomazini e Tiago Moreno. Seguindo as mesmas diretrizes de treinamento da equipe adulta, os mais jovens prometem fazer bonito no torneio que acontece entre os dias 26 e 31 de agosto.  "Faço, pelo menos, duas horas de treinamentos por dia, sem contar o aquecimento na musculação que dura cerca de uma hora e meia. Os treinos são bastante fortes, mas tenho que me esforçar ao máximo", diz Pedro Spajari, uma das promessas da natação pinheirense.

 Destaque no nado peito, o jovem Felipe Monni espera aproveitar a experiência em Dubai para chegar, em breve, ao Mundial Sênior. "A oportunidade de estar no Mundial é muito valiosa. Estou treinando como nunca e meu objetivo é chegar ao nível desses caras (referindo-se a João Luís Gomes Júnior, seu companheiro de clube no mesmo estilo)", afirma.

Tradição nas piscinas -  A natação do Esporte Clube Pinheiros é, tradicionalmente, vitoriosa. Ao longo da história, foram 6 medalhas olímpicas conquistadas por atletas do clube na modalidade.  A primeira delas veio com Manoel dos Santos, que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1968. Em 1992, Gustavo Borges conquistou a prata em Barcelona e, quatro anos depois, em 1996, trouxe mais duas medalhas para o Pinheiros: prata e bronze. Na Olímpiada de Pequim, em 2008, Cesar Cielo mostrou a força da natação pinheirense para o mundo, ao trazer o ouro nos 50m livre e a medalha de bronze nos 100m livre.

Nas últimas edições do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, o Pinheiros também esteve presente, com duas medalhas conquistadas pelo nadador Felipe França (prata nos 50m peito em 2009 e ouro na mesma prova em 2011, em Xangai).  No cenário nacional, o Pinheiros é, ao lado do Flamengo, o maior vencedor do Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu Maria Lenk -, com 13 títulos conquistados, sendo 8 deles consecutivos.


Coluna Momento Motor: Vitória caseira


Paulo Arnaldo Lima
(De São Paulo, SP)


Amigo do Esporte na Rede! Neste domingo houve o GP da Alemanha de F-1 no circuito de Nürburgring – 9ª etapa, quase a metade da temporada. Vettel conseguiu se recuperar do prejuízo da semana passada, quando abandonou o GP da Inglaterra na parte final da corrida. A vitória foi importante, em casa e difícil, já que o piloto alemão da RBR teve que se defender do Kimi Räikkönen na parte final. Essa vitória, Seb compensou  no braço para conquistá-la!



Dessa vez, não houve os incidentes ocorridos na Inglaterra com os pneus. Mas outros dois incidentes chamaram a atenção! O primeiro, na primeira parada de Mark Webber aos boxes, na volta  9, por causa da conturbada troca no pneu traseiro do lado direito, quando Webber saiu a roda se soltou e atingiu o em cheio o cinegrafista oficial da FOM que trabalha na área do pitlane. Resultado, o cinegrafista foi parar no hospital e teve fratura no ombro e costelas trincadas.


Depois, o segundo incidente, que poderia ter ocasionado um acidente mais sério, foi com o carro de Jules Bianchi da Marussia, que abandonou na volta 24 por estouro de motor e quando o carro estava sendo resgatado, ficou à deriva. O carro do francês desceu sozinho de ré na reta-subida  que antecede a variante Veedol. A intervenção do Safety-Car foi necessária pelo momento de perigo. Felizmente que não houve nenhuma colisão entre o carro da Marussia no momento que atravessava a pista com um dos carros que estava na corrida.



Diferente dos últimos GPs, a Mercedes não teve um bom final de semana em casa. Apesar de Lewis Hamilton marcar a pole position, na corrida, o inglês não conseguiu manter um bom ritmo. Ele foi ficando para trás e não passou da 5ª posição na classificação final. Nico Rosberg, vencedor da corrida em Silverstone, não conseguiu se classificar para o Q3 sábado e terminou a corrida apenas em 9º lugar. Um final de semana para esquecer...



Quem também teve mais um final de semana para esquecer foi Felipe Massa! Aliás, Massa está numa temporada para esquecer! Ele largou mais uma vez bem, estava na sexta colocação quando no início da volta 4, na curva 1, Massa rodou de maneira estranha - sozinho. A Ferrari se posiciona mais uma vez que o carro não apresentou problemas. Depois, o piloto relatou aos jornalistas, após a corrida, que foi um erro de pilotagem dele. Difícil de avaliar! Neste incidente e nos outros, não consigo chegar a conclusão se foi erro dele (Massa) ou um problema no carro. Todos esses incidentes foram esquisitos! E o histórico destes incidentes no ano é grande. Que fase, Felipe Massa!



É fato que com as temperaturas mais altas e a combinação de compostos médio e macio de pneus, a Lotus se destaca. Para uma corrida que exigia uma boa estratégia, a Lotus é a equipe que consegue permanecer mais voltas na pista pelo baixo consumo de pneus – principalmente com os pneus de composto médio.

A Ferrari partiu para uma estratégia bem alternativa. Largando mais atrás e com pneus de composto médio, a Ferrari tentou remanejar a utilização dos pneus de composto macio para o final da corrida. Alonso, posicionado em quarto lugar após a última troca de pneus, tinha um bom desempenho, porém não conseguiu ultrapassar Romain Grosjean com pneus de composto médio e desgastados ao final da corrida. Parece que para a Ferrari, a estratégia alternativa não funcionou tão bem quanto se esperava.



A briga pela vitória se restringiu a Vettel – que dominou a corrida em boa parte da corrida, Romain Grosjean e Kimi Räikkönen. Na casa das voltas 40, Vettel liderava com Grosjean sem 2º lugar e Räikkönen em 3º. Os dois primeiros foram aos boxes para a terceira troca de pneus. Enquanto que Räikkönen permaneceu na pista e assumiu a liderança.

A diferença era de 16 segundos. A hipótese de manter-se na pista sem fazer mais uma troca de pneus poderia ter funcionar para Kimi como tentativa de chegar a vitória. Mas a diferença para Vettel caiu rapidamente. Quando essa diferença estava se aproximando de 10 segundos na volta 50, a equipe Lotus não hesitou em chamá-lo para os boxes. Foram instalados pneus de composto macio usados no carro de Kimi. O retorno à pista foi para a 3ª posição há 3,9 segundos de diferença para Vettel que voltava a liderar e ainda com Grosjean em segundo lugar entre os dois. Cinco voltas depois, a equipe avisou via rádio para Grosjean facilitar a passagem para Räikkönen, já que o franco-suíço não acompanhava mais o ritmo de Vettel para tentar a vitória.

Neste momento, a batalha foi acompanhada na marcação da cronometragem na indicação da diferença setor por setor. A missão de Vettel foi manter a diferença de mais de 1 segundo para que Räikkönen não pudesse utilizar a asa móvel  para ultrapassá-lo. No braço e controlando essa diferença Vettel conseguiu cumprir a missão tão fundamental para manter-se à frente. Mesmo quando a diferença atingiu 1 segundo no último setor da última volta, Vettel conseguiu receber a bandeirada em primeiro na linha de chegada e Kimi Räikkönen finalizou em segundo lugar bem encostado no alemão da RBR. Grosjean que também foi ameaçado por Alonso pela mesma situação de Vettel , também conseguiu se manter à frente de Alonso e garantir o lugar no pódio.



Com mais essa vitória em casa, Vettel aumenta a diferença na liderança para 34 pontos sobre o segundo colocado Fernando Alonso (157 contra 123).  Vettel, apesar do esforço nesta vitória, em relação ao resultado, caminha com passos firmes rumo à conquista do tetra campeonato. Creio que ninguém parará o alemão e a RBR!




A Fórmula 1 sediará o próximo GP apenas no final do mês, dias 26, 27 e 28 – Grande Prêmio da Hungria. Será a décima etapa e iniciará a segunda metade da temporada.

Salve a Internet! Encerro aqui mais uma edição da coluna Momento Motor. Até breve!


Não deixe de visitar o nosso blog e o site www.esportenarede.org !

Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!

domingo, 7 de julho de 2013

Começa o desfile de campeões olímpicos na 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week



A Rolex Ilhabela Sailing Week, maior evento de vela oceânica da América Latina, chega à 40ª edição com a participação de 140 barcos nas classes ORC, C30, S40, HPE, RGS e IRC. Com a intenção de homenagear um dos esportes que mais projetam o Brasil, foram incluídos nesta edição comemorativos barcos da Star, considerada a mais técnica entre as classes olímpicas e a que mais rendeu medalhas ao País na história dos Jogos. Entre os ilustres brasileiros campeões da vela, Ilhabela receberá os talentos de Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt, Bruno Prada, Reinaldo Conrad, Maurício Santa Cruz, Eduardo Penido e Mário Buckup, entre outros. A elite da vela começa a competir neste domingo (7), com a Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil. Os veleiros menores disputam as provas Renato Frankhental e Ilha de Toque-Toque de acordo com o programa de cada classe. Os 1.200 velejadores do Brasil, Argentina e Grã-Bretanha competem até sábado (13) em Ilhabela.

Robert Scheidt e Bruno Prada, maiores vencedores da vela nacional nos últimos anos, voltam a competir juntos na classe Star depois da conquista da medalha de bronze em Londres/2012 e do tricampeonato mundial. "Gosto muito de competir na Rolex Ilhabela Sailing Week e já estava com saudade da Star, após a Olimpíada de Londres. Com o convite para a classe participar nesse ano, tenho a certeza de que será uma edição muito espacial", enfatiza Robert Scheidt. Outro campeão da vela nacional é Torben Grael. O velejador completo, como é conhecido na comunidade náutica, disputará as regatas na classe S40 com o Energisa. Para o dono de cinco medalhas olímpicas, correr na Rolex Ilhabela Sailing Week é uma emoção diferente. "Foram vários momentos marcantes. Minha primeira vez foi com um Fast 230 e vencemos a regata longa (para a Ilha de Búzios, na ocasião). Velejar como tático do meu irmão Lars, no Sorsa e o vice-campeonato na S40, como tático do meu filho Marco Grael, estão entre minhas melhores lembranças".

A grande festa da vela nacional - Nem só de velejadores profissionais vive a Rolex Ilhabela Sailing Week. O evento é democrático e oferece chances para os menos experientes disputarem regatas nas mesmas condições dos atletas profissionais. Barcos como o Fram e o BL3 levam a bordo alunos de escolas de vela que passam o ano aprendendo para levarem seus conhecimentos à prova nas esperadas regatas. Este ano a BL3 conta com o reforço do experiente timoneiro Edgardo Vieytes, com seis participações famosa regata Sidney-Hobbart, além de uma edição da Americas Cup. A tradicional escola de Iatismo terá duas tripulações. "Teremos 21 alunos divididos em dois Wind 34 novos. A BL3 participou de todas edições da Semana de Vela desde 1994. Venceu 1ª Regata Alcatrazes e levou centenas de alunos a sentirem o gosto pelas regatas e pelo mar", orgulha-se o entusiasta "capitão" da escola de vela, Pedro Rodrigues.

Na disputada classe HPE, o veleiro Alfa Instrumentos é tripulado exclusivamente por mulheres, enquanto na ORC o V8 Nitro reúne de forma brasileiros e argentinos no mesmo convés. Na RGS-Cruiser, a presença especial do lendário Veleiro Atrevida, de 95 pés.  "O Yacht Club de Ilhabela receberá de braços abertos todas as classes, contribuindo para o desenvolvimento da vela oceânica no Brasil e na América Latina. A competição atrai o interesse de atletas, juízes, patrocinadores e mídia", enfatiza Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Tradicionalmente, a Rolex Ilhabela Sailing Week reúne todos os anos, no mês de julho, cerca de 1.200 velejadores para uma semana intensa de regatas. O evento recebe em um mesmo ambiente, campeões olímpicos e amadores, estimulando a troca de experiências. O nível técnico apurado e a extensa programação social atraem todos os participantes.

Na Regata de Alcatrazes, neste domingo (7), a mais longa do evento, uma traineira de grande porte estará disponível para socorro em eventuais quebras de embarcações ou por necessidade de algum tripulante. O barco ficará ancorado junto à Ponta da Sela (sul da ilha). As regatas no formato barla-sota (vai contra e volta a favor do vento) para Star e HPE terão aproximadamente 5 milhas náuticas (9,3 quilômetros). Para os barcos maiores, as provas terão até 9 milhas (16,7 quilômetros). Os árbitros também serão destaque da Rolex Ilhabela Sailing Week. Em cada raia será escalado um juiz principal com um grupo de especialistas com certificação internacional. A competição terá novamente os umpires (árbitros embarcados que julgam os resultados imediatamente na água).

O Yacht Club de Ilhabela faz uma preparação especial para receber os velejadores e seus convidados nesta semana. Cerca de 200 pessoas compõem o staff de organização do evento que tem, sempre ao final de cada dia , a tradicional canoa de cerveja e várias atrações como show musicais. Após as regatas de abertura deste domingo, os velejadores terão folga na segunda-feira para retomar as regatas a partir de terça-feira (9) até sábado (13), sempre começando ao meio-dia. Serão provas no formato barla-sota (entre boias) e uma regata de percurso médio, que será terá o dia definido em função da direção dos ventos.

Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week

6/7 - sábado:
 - 20h - Abertura oficial da 40ª edição
 7/7 - domingo:
 - 8h30 - Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI
 - 9h30 - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser)
 - 9h45 - Regata Renato Frankhental para as classes HPE e Star
 - 10h - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).

Fan page é o ponto de encontro virtual da comunidade - a 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week colocou no ar o site oficial -www.risw.com.br - e também a Fan Page do Facebook.

Fórmula Truck: no Top-6 em Interlagos, Djalma Fogaça avalia: "Ainda temos o que melhorar"

Pilotos da 72 Sports trabalham para adequar a suspensão dos Ford Cargo à falta de aderência na pista paulistana durante os treinos desta sexta-feira


A véspera do feriado prolongado no estado de São Paulo - onde, no dia 9 de julho se lembra a Revolução Constitucionalista de 1932 - marcou também o início dos treinos para a quinta etapa da temporada na Fórmula Truck, no autódromo de Interlagos, na zona sul da capital. Foram cerca de duas horas de pista livre para os pilotos divididas em duas sessões. E apesar do tempo firme e céu aberto na capital paulista, a sensação dentro do cockpit era a de pilotar com piso molhado.

"É uma reação parecida com a de andar na chuva, mas sem você estar andando no traçado de chuva", resumiu Djalma Fogaça. O piloto da equipe 72 Sports fechou o primeiro dia de treinos para a etapa de São Paulo da Fórmula Truck na sexta posição, mas ainda se mostra cauteloso quanto ao equilíbrio dos caminhões para a corrida do próximo domingo. "A pista piorou. Mesmo o mais rápido de hoje (Paulo Salustiano) virou um tempo alto. Talvez tenha acontecido porque logo no começo do treino dois ou três caminhões tiveram problema de motor e derramaram óleo na pista. Mas a reação do nosso caminhão é totalmente atípica. Não temos aderência", comentou o piloto. Com mais duas sessões de treinos livres antes da classificação marcada para este sábado, a 72 Sports vai trabalhar com uma nova configuração de suspensão para ganhar em aderência mecânica. "Não dá para apostar que a pista vai melhorar. Principalmente porque na corrida tem muitos abandonos. Precisamos encontrar um novo acerto para o caminhão ser competitivo nessa condição", completou Djalma.

Companheiro de equipe de Fogaça na 72 Sports, Raijan Mascarello faz em Interlagos uma nova etapa de sua adaptação à categoria. Depois da estreia em Goiânia, durante a quarta etapa do ano, Mascarello destacou a importância de correr em uma pista conhecida. "Em Goiânia, além de ser minha estreia na categoria, eu nunca tinha andado na pista. Aqui, pelo menos, eu já conheço e isso dá um pouco mais de conforto, já que as referências de pilotagem do caminhão são diferentes de tudo que eu já pilotei", comentou o representante mato-grossense da categoria. "Foi mais um dia de aprendizado. Senti que o caminhão melhorou da primeira para a segunda sessão de treinos, mas minha pilotagem também melhorou. Estou perto da minha meta de ficar na primeira metade do pelotão", avaliou Mascarello, que ficou com 14º tempo entre os 26 pilotos que registraram volta nesta sexta-feira.

A etapa paulista da Fórmula Truck prossegue neste sábado com dois treinos pela manhã e a sessão que define o grid de largada a partir das 13h. A corrida, válida tanto pelo Campeonato Brasileiro, quanto pelo Sul-Americano da categoria, será disputada no domingo, às 14h.

Confira como terminou cada sessão de treinos desta sexta-feira:

1º treino livre

1) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 2:01.673, média de 127.49 Km/h
2) 15 - Roberval Andrade (S, SP), 2:02.893
3) 55 - Paulo Salustiano (M, SP), 2:03.933
4) 3 - Geraldo Piquet (M, DF), 2:04.126
5) 0 - Alberto Cattucci (V, SP), 2:04.795

2º treino livre

1) 55 - Paulo Salustiano (M, SP), 2:02.791, média de 112.43 Km/h
2) 15 - Roberval Andrade (S, SP), 2:03.006
3) 73 - Leandro Totti (W, PR), 2:03.414
4) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 2:03.629
5) 80 - Diogo Pachenki (M, PR), 2:04.237