Paulo Arnaldo Lima
(De São Paulo, SP)
Amigo do Esporte na Rede! Neste domingo houve o GP da
Alemanha de F-1 no circuito de Nürburgring – 9ª etapa, quase a metade da
temporada. Vettel conseguiu se recuperar do prejuízo da semana passada, quando
abandonou o GP da Inglaterra na parte final da corrida. A vitória foi
importante, em casa e difícil, já que o piloto alemão da RBR teve que se
defender do Kimi Räikkönen na parte final. Essa vitória, Seb compensou no braço para conquistá-la!
Dessa vez, não houve os incidentes ocorridos na Inglaterra
com os pneus. Mas outros dois incidentes chamaram a atenção! O primeiro, na primeira
parada de Mark Webber aos boxes, na volta 9, por causa da conturbada troca no pneu
traseiro do lado direito, quando Webber saiu a roda se soltou e atingiu o em cheio
o cinegrafista oficial da FOM que trabalha na área do pitlane. Resultado, o
cinegrafista foi parar no hospital e teve fratura no ombro e costelas
trincadas.
Depois, o segundo incidente, que poderia ter ocasionado um
acidente mais sério, foi com o carro de Jules Bianchi da Marussia, que abandonou
na volta 24 por estouro de motor e quando o carro estava sendo resgatado, ficou
à deriva. O carro do francês desceu sozinho de ré na reta-subida que antecede a variante Veedol. A intervenção
do Safety-Car foi necessária pelo momento de perigo. Felizmente que não houve
nenhuma colisão entre o carro da Marussia no momento que atravessava a pista
com um dos carros que estava na corrida.
Diferente dos últimos GPs, a Mercedes não teve um bom final
de semana em casa. Apesar de Lewis Hamilton marcar a pole position, na corrida,
o inglês não conseguiu manter um bom ritmo. Ele foi ficando para trás e não
passou da 5ª posição na classificação final. Nico Rosberg, vencedor da corrida em
Silverstone, não conseguiu se classificar para o Q3 sábado e terminou a corrida
apenas em 9º lugar. Um final de semana para esquecer...
Quem também teve mais um final de semana para esquecer foi
Felipe Massa! Aliás, Massa está numa temporada para esquecer! Ele largou mais
uma vez bem, estava na sexta colocação quando no início da volta 4, na curva 1,
Massa rodou de maneira estranha - sozinho. A Ferrari se posiciona mais uma vez que
o carro não apresentou problemas. Depois, o piloto relatou aos jornalistas, após
a corrida, que foi um erro de pilotagem dele. Difícil de avaliar! Neste incidente
e nos outros, não consigo chegar a conclusão se foi erro dele (Massa) ou um
problema no carro. Todos esses incidentes foram esquisitos! E o histórico destes
incidentes no ano é grande. Que fase, Felipe Massa!
É fato que com as temperaturas mais altas e a combinação de compostos
médio e macio de pneus, a Lotus se destaca. Para uma corrida que exigia uma boa
estratégia, a Lotus é a equipe que consegue permanecer mais voltas na pista pelo
baixo consumo de pneus – principalmente com os pneus de composto médio.
A Ferrari partiu para uma estratégia bem alternativa.
Largando mais atrás e com pneus de composto médio, a Ferrari tentou remanejar a
utilização dos pneus de composto macio para o final da corrida. Alonso,
posicionado em quarto lugar após a última troca de pneus, tinha um bom
desempenho, porém não conseguiu ultrapassar Romain Grosjean com pneus de
composto médio e desgastados ao final da corrida. Parece que para a Ferrari, a
estratégia alternativa não funcionou tão bem quanto se esperava.
A briga pela vitória se restringiu a Vettel – que dominou a
corrida em boa parte da corrida, Romain Grosjean e Kimi Räikkönen. Na casa das
voltas 40, Vettel liderava com Grosjean sem 2º lugar e Räikkönen em 3º. Os dois
primeiros foram aos boxes para a terceira troca de pneus. Enquanto que Räikkönen
permaneceu na pista e assumiu a liderança.
A diferença era de 16 segundos. A hipótese de manter-se na
pista sem fazer mais uma troca de pneus poderia ter funcionar para Kimi como
tentativa de chegar a vitória. Mas a diferença para Vettel caiu rapidamente.
Quando essa diferença estava se aproximando de 10 segundos na volta 50, a
equipe Lotus não hesitou em chamá-lo para os boxes. Foram instalados pneus de composto
macio usados no carro de Kimi. O retorno à pista foi para a 3ª posição há 3,9
segundos de diferença para Vettel que voltava a liderar e ainda com Grosjean em
segundo lugar entre os dois. Cinco voltas depois, a equipe avisou via rádio
para Grosjean facilitar a passagem para Räikkönen, já que o franco-suíço não
acompanhava mais o ritmo de Vettel para tentar a vitória.
Neste momento, a batalha foi acompanhada na marcação da cronometragem
na indicação da diferença setor por setor. A missão de Vettel foi manter a
diferença de mais de 1 segundo para que Räikkönen não pudesse utilizar a asa
móvel para ultrapassá-lo. No braço e
controlando essa diferença Vettel conseguiu cumprir a missão tão fundamental
para manter-se à frente. Mesmo quando a diferença atingiu 1 segundo no último
setor da última volta, Vettel conseguiu receber a bandeirada em primeiro na
linha de chegada e Kimi Räikkönen finalizou em segundo lugar bem encostado no
alemão da RBR. Grosjean que também foi ameaçado por Alonso pela mesma situação
de Vettel , também conseguiu se manter à frente de Alonso e garantir o lugar no
pódio.
Com mais essa vitória em casa, Vettel aumenta a diferença na
liderança para 34 pontos sobre o segundo colocado Fernando Alonso (157 contra 123).
Vettel, apesar do esforço nesta vitória,
em relação ao resultado, caminha com passos firmes rumo à conquista do tetra
campeonato. Creio que ninguém parará o alemão e a RBR!
A Fórmula 1 sediará o próximo GP apenas no final do mês,
dias 26, 27 e 28 – Grande Prêmio da Hungria. Será a décima etapa e iniciará a
segunda metade da temporada.
Salve a Internet! Encerro aqui mais uma edição da coluna
Momento Motor. Até breve!
Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!
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