quarta-feira, 19 de março de 2014

Esporte na Rede recebeu maior colecionador do mundo de publicações sobre futebol

O Esporte na Rede de ontem (18/03) falou sobre Copa Libertadores da América. Afinal, quem se classificará para as oitavas-de-final? Também falamos sobre a polêmica rodada do Campeonato Paulista, que marcou a eliminação do Corinthians da competição.

No estúdio, recebemos José Renato Sátiro Santiago Jr., dono da maior coleção do mundo de publicações de futebol. Ele agora está no Guinness Book, o Livro dos Recordes. Zé Renato, que também é autor de 10 livros sobre futebol, falou como juntou a coleção de 23 mil itens em mais de 30 anos. Explicou o procedimento para entrar no Guinness e falou sobre seus mais novos lançamentos editoriais.

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo.

Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o vídeo da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

 

















terça-feira, 18 de março de 2014

São Bernardo FC, "O cavalo Paraguaio" deste Paulistão!



Meus caros, no futebol brasileiro atual, quando um time tem um ótimo início de campeonato e depois durante a competição ele cai de produção, é rotulado de “Cavalo Paraguaio”.

Para o jornalista e historiador Mário César Silveira, entretanto, a expressão teria suas origens ainda mais antigas, quando da Guerra do Paraguai, e a imprensa brasileira publicava um jornal chamado "Paraguay Illustrado", para denegrir o adversário e criando o estereótipo no século XIX e que ainda se faz presente.

E neste Paulistão de 2014, o time rotulado com essa expressão é o São Bernardo FC. Depois de um excelente início com vitórias para cima de Botafogo de Ribeirão Preto, XV de Piracicaba e  Corinthians, fez o torcedor do Tigrão ficar esperançoso com a possível classificação para próxima fase do Paulista e também para a série D do Campeonato Brasileiro.

Até a 12ª rodada da competição, o Bernô brigava ponto a ponto com a Ponte Preta pela segunda vaga do grupo C. Mas depois dos tropeços em casa, diante do Rio Claro, Mogi Mirim e depois fora contra o Bragantino, o Tigrão deu adeus ao Paulistão e talvez à série D do Brasileirão.

Agora, uma pergunta que paira no ar: por que essa queda de rendimento? Fomos precipitados em  dizer que o time era bom e de fato não é?  Pesou a inexperiência do técnico Edson Boaro no comando técnico? Ou por que fizeram do Luis Fernando um garoto propaganda do time ao invés de um presidente?

Creio que foi uma somatória dos fatos. Essa queda no Paulistão, pela estrutura que o São Bernardo tem, não pode ficar de fora da competição devido aos tropeços nas ultimas rodadas.

É inadmissível, até pelo elenco de jogadores experientes e com rodagem no futebol paulista que tem, mas dentro de campo não demonstraram um bom futebol e foram pífios.

A meu ver, a diretoria perdeu o comando, quando o presidente Luis Fernando apareceu mais que o clube. Presidente, nenhum ídolo e dirigente podem ser maiores que o clube. Fizeram de ti um garoto propaganda. Foram desnecessários os banners na cidade com a sua foto convidando o torcedor a comparecer ao Estádio Primeiro de Maio. A instituição São Bernardo é grande e o faz por si mesmo.

A eliminação no Paulista serve como lição. O São Bernardo tem que ser tratado como clube de futebol e não como uma marca da cidade e carro-chefe para política.

Rafael Jacobucci – O Faro da Bola.

Apresentando um futebol medíocre neste Paulistão, Romarinho foi um atleta irresponsável!



É meus caros, quando o extracampo ganha destaque na mídia é por que o futebol está caminhando de forma errada. Depois da derrota do São Paulo para o Ituano por 1x0, muito se questionou sobre o profissionalismo e o caráter dos atletas Tricolores. Tudo porque, com essa derrota, o Corinthians foi eliminado das finais do Paulistão.

E o questionamento veio à tona depois da declaração irresponsável do jogador corintiano Romarinho, ao afirmar que o Tricolor Paulista entregou a partida diante do Ituano.

Oras, como pode um atleta afirmar um ato se ele não tem provas? Onde está a maturidade do jogador? Ainda  mais colocar em cheque o caráter dos profissionais que trabalham no São Paulo . Até que ponto nós, da imprensa, iremos dar espaço para este tipo de declarações?

A meu ver, essa polêmica vem à tona por causa da falta de qualidade técnica nos jogos de futebol. As partidas andam tão fracas e chatas, que o extracampo ganha destaque nas mesas redondas da vida.

E essa falta de qualidade se deve muito aos jogadores do nível do próprio Romarinho. Infelizmente, o futebol anda chato demais. Muitos jogadores não têm personalidade para demonstrar seu futebol dentro de campo e para assumir seus erros.

Como todos sabem, o Corinthians foi eliminado devido à má campanha neste Paulistão. E não pela derrota do Tricolor Paulista para o Ituano.

Com o futebol pífio, o time de Parque São Jorge teve 4 derrotas consecutivas na competição e, nos clássicos, foi goleado pelo Santos, empatou com o Palmeiras e perdeu de virada do próprio São Paulo.

Com essa eliminação precoce no estadual, o Timão poderá ficar um mês sem disputar jogos oficiais, terá uma mini pré-temporada pela frente. Bom para o Corinthians que irá se preparar para a Copa do Brasil e Brasileiro, bom para nossos ouvidos que ficarão um bom tempo sem ouvir o Romarinho.

Rafael Jacobucci – O Faro da bola!