quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

As Coisas Belas (e não tão belas) do Futebol


Salve, salve, amigo e amiga do Esporte na Rede!

Agora temos mais uma via de comunicação e troca de idéias. É isso mesmo. Sua participação é importantíssima para nós. Aproveite a era da democracia da informação e da comunicação, mas sempre na base da educação e respeito mútuos, naturalmente.

Bem, gostaria de iniciar minha participação no blog falando um pouco de alguns assuntos que tivemos desde de domingo até hoje, 1º de dezembro. 

A torcida do Vasco da Gama deve ficar muito orgulhosa de seu time. Como dizia o outro: "Nunca na história dos  campeonatos deste país, um time se entregou de corpo e alma em TODAS a competições em que esteve envolvido!" Demais!

Sobre o último jogo, eu particularmente fiquei emocionado vendo o jovem Bernardo chorar após seu gol no finalzinho da partida.

Acho que isto merece uma reflexão. Nestes dias em que o tal futebol moderno ensina que ser jogador profissional é tornar-se mercenário (vide o caso de Kléber), e ter total desapego ao clube que lhe paga um polpudo salário, lágrimas após um gol se tornam destaque. Temos muitos jogadores que apesar de representarem um time de futebol não 'vestem a camisa'. Não é irônico?

Muita coisa deve ter passado na cabeça de Bernardo. A necessidade do gol para continuar com chaces de ser campeão, o baque que o grupo sofreu com o problema de Ricardo Gomes, até fatos de sua infância como revelou ao repórter da SporTV no fim do jogo. O diálogo foi assim: 

Repórter: "Você é um iluminado, Bernardo?"
Bernardo: " Minha avó sempre dizia isso..." (dá um suspiro e se emociona novamente)
Repórter: "Pode chorar, é emoção boa!"  

E Bernardo vai para os braços da massa, emocionado e declarando amor aos cruzmaltinos. Muitos podem dizer que é demagogia. Pode ser. Do ser humano pode se esperar tudo, mas prefiro acreditar que naquele instante, Bernardo foi autêntico. Foi tomado pelo sentimento daqueles que atingiram algo que para muitos seria impossível. 

Foi tomado pelo sentimento que todo atleta, todo esportista deve ter: que nada é impossível! O esporte é maravilhoso por isso. Feitos incríveis, que homens comuns não podem nem ao menos imaginar, são atingidos por estes homens e mulheres diferentes. Naquele instante, deve ter ouvido a voz da avó que lhe dizia: " Você é um iluminado, meu filho!" 

Muitos de nós provavelmente ouvimos algo semelhante também ou dos avós, dos pais ou qualquer um que nos queria bem. A diferença é que alguns, como Bernardo, acreditaram. Viva o esporte! Viva o futebol!

Mas ao mesmo tempo em que damos um salve ao esporte bretão dentro das quatro linhas, devemos também estar atentos ao que acontece fora. Especificamente no principado da CBF. Ricardo 'Palpatine' Teixeira não será mais presidente do COL (Comitê Organizador Local do Mundial) passando o bastão para Ronaldo. O anúncio oficial deve acontecer hoje por volta das 11h no Rio de Janeiro.

Não se questiona a competência de Ronaldo. O apelido 'Fenômeno' não serve apenas por tudo que fez como jogador de futebol, mas também pelo que faz fora dele. É um grande homem de negócios, um competente administrador. Então, quais são os poréns? 

Acho que temos algumas perguntas: Por que Ricardo Teixeira está fazendo tal mudança? Qual o interesse nisto? Será um sinal de seu enfraquecimento perante a FIFA e perante o governo federal, agora com a presidente Dilma à frente? Ronaldo terá autonomia? 

E ainda sobre Ronaldo: o fato de ter uma empresa que gerencia a imagem de jogadores através de patrocínios de grandes marcas, a 9ine, não irá gerar um conflito de interesses? Isso sem falar da nomeação de Andrés Sanchez como responsável pelas categorias de base da seleção na pior hora possível. Teixeira parece estar se recolhendo aos poucos. Será? Nããão! Bom demais para ser verdade.

Tudo é muito estranho. Não dá para ter outro sentimento quando se trata de CBF e quem está próximo, acaba levando a fama também mesmo que não tenha culpa.

E você? O que pensa disso tudo? A voz é minha, mas a palavra agora é sua!

Um grande abraço!


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fotos do programa Esporte na Rede, com Gilberto Sorriso

Ontem o programa Esporte na Rede recebeu o ex-jogador de futebol Gilberto Sorriso, que passou por São Paulo e Santos. Ele falou sobre a carreira e fez um paralelo entre o futebol antigo e moderno.

O ER vai ao ar toda segunda-feira, AO VIVO, às 18h45, pela UPTV (www.uptv.com.br). Veja abaixo as fotos e o programa na íntegra. Um forte abraço.