quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Fotos e vídeo do programa Esporte na Rede do dia 15/10/2013

O Esporte na Rede de ontem analisou a rodada do Brasileirão da Série A. Em pauta, assuntos polêmicos foram debatidos pelos nossos comentaristas. Rogério Ceni deveria ter batido o pênalti contra o Corinthians? No papo sobre calendário do futebol, uma pergunta que não quer calar: a mídia deve interferir na montagem do calendário do futebol brasileiro?

Paulo Arnaldo Lima, a Velocidade da Bola, ainda analisou o GP de Suzuka (Japão) de Fórmula-1. O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

















terça-feira, 15 de outubro de 2013

Coluna Momento Motor: As certezas e incertezas da F-1.



Saudações, amigo do Esporte na Rede! Neste final de semana, houve o GP do Japão de Fórmula 1, a 15ª etapa da temporada que foi realizada no tradicionalíssimo circuito de Suzuka.  É a certeza que o título está muito próximo de Sebastian Vettel. E é a quase certeza de que a conquista do tetra campeonato virá na Índia, já que para isso, basta uma quinta posição na próxima corrida.
 

 
Com o desempenho nas últimas corridas e nos treinos para o GP do Japão, o mundo tinha certeza de que Vettel venceria mais uma vez. Só que dessa vez, não houve a mesma facilidade das últimas corridas. Romain Grosjean e Mark Webber dificultaram a situação! Por sinal, Grosjean, o piloto da Lotus, da terceira posição no grid, fez uma belíssima largada e assumiu a liderança ao contornar a primeira curva após a largada e passou a primeira metade da corrida na primeira colocação. Com o bom desempenho de Grosjean no início, a certeza da primeira vitória dele na Fórmula 1 estava por vir. Entretanto, apostar na RBR é sempre a certeza de se dar muito bem.


Mesmo com Webber permanecendo na segunda colocação e Vettel na terceira posição, ambos reverteram a situação quando a RBR traçou mudanças de estratégia à partir da segunda parada nos boxes. Webber foi para uma tática de três paradas de troca de pneus, antecipando a segunda parada na volta 26. Com isso o australiano da RBR ficaria mais rápido no final da corrida e poderia chegar na primeira posição. Por outro lado, Vettel repartiu a missão em duas ações. Primeiro, aproveitar o baixo consumo dos pneus e prorrogar a segunda troca de pneus para a volta 38, mantendo a diferença para Grosjean que já havia trocado os pneus pela segunda vez na volta 30 em tática convencional (padrão). Segundo, após a troca e com pneus novos, Vettel conseguira ultrapassar com facilidade Romain Grosjean para conquistar a segunda posição – já que Webber estava na liderança neste momento.


A tática de Webber era excelente. Webber fez a terceira troca na volta 43. Porém o australiano falhou quando em não conseguiu ultrapassar Grosjean nas voltas posteriores após a troca dos pneus. O australiano só conseguiu a ultrapassagem na volta 52, ou seja 9 voltas depois. Webber já estava em ataque ao Grosjean na volta 46.  Se tivesse conseguido um pouquinho antes, certeza que ele pegaria Vettel para lutar pela liderança e até de repente, vencer a corrida.
Alonso fez o arroz com feijão terminando na 4ª posição, apenas, para evitar o título de Vettel no Japão. Massa vinha bem e no ritmo de Fernando Alonso  (2,3 segundos atrás). Mas o excesso de velocidade nos pits na segunda parada nos boxes resultou em punição. Drive-through e uma 10º posição amarga como resultado final. Amargo também foi o dia de Hamilton que teve um pneu furado após tocar no carro de Vettel na largada e abandonou prematuramente o GP.


Nico Hülkenberg com mais uma boa apresentação no Japão – terminando na 6ª posição, confirma a boa fase e tem a certeza de que estará em uma boa vaga no próximo ano! Entre Lotus e Force India.

Agora, comentando sobre o futuro da F-1, sobram incertezas! Deu uma esfriada nas possibilidades de Felipe Massa para o ano que vem! Convenhamos que ele não foi bem nas duas últimas corridas. A certeza de Massa permanecer na F-1 ainda resiste. Mas para onde, é uma incógnita. Lotus, Force India, Williams, McLaren, Sauber e até STR. Para onde vai Felipe, incerteza total!
 
Essa incerteza é interessante! As declarações vindas de dentro da McLaren, com certa insistência, do desejo pelo retorno de Fernando Alonso com tom de arrependimento do que aconteceu no passado, como um casamento mal resolvido, é de abalar a certeza de continuidade do Fernando Alonso na Ferrari, não? Mas, ainda ACHO, que Alonso não sairá da Ferrari.
No fim das contas, todos vivem nas certezas deste campeonato e nas incertezas do campeonato para o ano que vem. Como será a dança dos pilotos e como cada equipe estará no próximo ano, já que as mudanças no regulamento serão enormes, é um clássico voo às cegas. Por isso, a dança de pilotos está suspensa até segunda ordem! Especulações para tudo que é lado! Enquanto isso, procura-se a melhor rota nesta maré de incerteza.
O próximo GP será no dia 27 de outubro, na Índia, no circuito internacional de Buddh.

Encerra-se aqui a coluna Momento Motor dessa semana. Até a próxima!

 
 
Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise esportiva de qualidade!