quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fotos do programa Esporte na Rede, com Servílio de Oliveira


O programa Esporte na Rede de ontem recebeu o ex-pugilista Servílio de Oliveira, único medalhista olímpico brasileiro da categoria. Servílio traçou um panorama do boxe olímpico no Brasil e falou sobre os momentos mais marcantes de sua carreira nos anos 1960 e 1970.

Também falamos sobre Seleção Brasileira, Brasileirão e Fórmula-1! O ER vai ao ar pela UPTV, AO VIVO, toda terça-feira, das 20h às 21h. Confira abaixo as fotos e o programa na íntegra. Para ver nossas edições anteriores, acesse www.esportenarede.org. Um forte abraço.

Programa na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=stkosTC6NTw















terça-feira, 17 de julho de 2012

Coluna Velocidade: Razia brilha na GP2








Coluna Velocidade: Razia brilha na GP2


Desde as minhas primeiras participações no Esporte na Rede, tenho mencionado o nome do Luiz Razia, devido a sensacional temporada na GP2, principal porta de acesso à Fórmula 1. Atualmente, líder do campeonato e com quatro vitórias,  Luiz Razia poderá ser o primeiro brasileiro a conquistar a GP2.

Nas duas últimas etapas, Razia chamou a atenção do mundo do automobilismo por ter sido protagonista de grandes lances de pilotagem. Em Valência, a vitória foi conquistada nas últimas duas voltas. Razia simplesmente abriu a penúltima volta na quinta posição. Ele passou dois concorrentes e abriu a última volta na terceira colocação. Depois, ele saltou para o primeiro lugar em uma manobra de ultrapassagem espetacular, passando de uma vez os dois concorrentes que estavam à frente dele, isso há poucos metros da bandeirada final.  Em Silverstone, berço do automobilismo europeu, novamente na corrida do domingo, Razia deu show, mas dessa vez, nas duas primeiras voltas quando ele largou da quarta colocação e assumiu a primeira posição para conquistar a quarta vitória da temporada. Arrojo, calculista, perícia e puro talento, Razia protagonizou lances que traduzem a verdadeira essência do automobilismo. Prova de que ele é um craque no volante.

No que se refere aos monopostos, mesmo em uma fase de vacas magras no automobilismo brasileiro, Luiz Razia vem conseguindo dar um toque de brilho na obscuridade que assolou os últimos anos o nosso automobilismo. Até na Fórmula 1, o Brasil foi contaminado pela má fase.  Felipe Massa parece não encontrar mais o caminho das vitórias como em 2008, quando quase conquistou o título mundial. Ainda de lá para cá, passaram Nelsinho Piquet que teve uma passagem negativa na Renault e era o envolvido direto no escândalo de Cingapura, Lucas di Grassi que se transformou em piloto oficial de testes da Pirelli e sem oportunidade sólida em uma equipe da Fórmula 1 e Bruno Senna que com nome e esforço, ainda tenta se firmar na categoria máxima do automobilismo. E ainda, o desfecho de Rubens Barrichello, que deixou a F-1 e não conseguiu aproveitar o que talvez tenha sido a grande oportunidade de título, na Brawn em 2009.

A formação de pilotos no automobilismo brasileiro está devendo há tempos. As categorias escolas, como Fórmula Renault Brasil ou Fórmula Chevrolet desapareceram. A fórmula 3 Sulamericana junta os restos mortais do que sobrou da principal categoria da América do Sul, que revelou diversos pilotos brasileiros. Não há incentivo e nem perspectiva de melhoras. Podíamos estar comemorando esses resultados do Razia mais tranquilamente. Se não fosse o esforço individual dele e os que se aventuram mundo afora, o automobilismo brasileiro, de tantas tradições teria morrido. Alguém consegue imaginar a Fórmula 1 sem um piloto brasileiro?

O perseverante Luiz Razia consegue um grande feito, mesmo em situação tão desfavorável. Restam cinco etapas para o término da GP2 e o título seria muito importante para a carreira dele e para o Brasil. Ainda tem o Felipe Nasr que também compete na GP2, mas ainda está se adaptando em um primeiro ano de aprendizado. Entretanto Nasr conquistou o título da Fórmula 3 Inglesa no ano passado, fato que o credencia para bons resultados na GP2, em breve. Ainda há esperança para os próximos anos de que a Fórmula 1 será muito bem representada por esses bravos pilotos brasileiros. 


domingo, 15 de julho de 2012

Piloto conquista sua primeira pole na temporada, antes da destruição do circuito

(Foto: José Mário Dias)

O treino classificatório para a quinta etapa da temporada 2012 do MINI Challenge Cup foi disputado nesta sexta-feira (13 de julho), no circuito de Jacarepaguá (RJ). No que pode ser a última rodada tripla da categoria no lendário circuito carioca - já que a pista deve ser destruída para dar lugar a um complexo esportivo que será utilizado nas olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecem em 2016 - Rodrigo Hanashiro se deu muito bem e conquistou a pole position, com o tempo de 1min32s594. Ao seu lado na primeira fila largará Rafael Abbate, seguido pelo líder do campeonato Vitor Genz.

"Estava demorando para sair essa primeira pole do ano. Falei com os fotógrafos que há muito tempo não tirava uma foto mostrando o indicador (simbolizando o número 1, característica dos pilotos que conquistam a pole position). Estava com saudades", comenta Hanashiro. "Tive muitos problemas no começo do ano, quebrando o carro em algumas ocasiões e não conseguindo completar corridas, mas agora tive a felicidade de andar bem em uma pista na qual eu já tenho a mão e conheço bem", acrescentou.

Durante as quatro sessões de hoje, Abbate e Hanashiro se intercalaram na liderança. Na primeira delas quem terminou na frente foi Abbate, perdendo o posto para Rodrigo na segunda. Na terceira, novamente Abbate foi o mais rápido, sendo superado por Hanashiro na tomada de tempos. "Além de esta ser uma pista que me agrada muito, tive a vantagem de que o pessoal que está andando na frente está mais pesado, pois estão levando lastro. Consegui aproveitar essa pequena vantagem e fazer uma boa classificação", comenta o piloto do carro 55, lembrando que Vitor Genz leva um lastro de 50 quilos e Rafael Abbate um de 25 quilos.

O sábado será marcado pelas duas primeiras corridas da rodada, sendo o grid da segunda definida pela colocação final de cada piloto após a primeira. A prova que encerra a rodada acontece apenas no domingo. As três corridas terão transmissão ao vivo pelo BandSports. "Para amanhã não tenho estratégia, quero ganhar, então vou tentar ir para cima desde o início", finaliza o pole position.


Veja como terminou o treino classificatório:

1. Rodrigo Hanashiro - 1:32.594
2. Raphael Abbate - 1:32.749
3. Vitor Genz - 1:32.753
4. Gabriel Correa - 1:32.827
5. Kreis Junior - 1:32.925
6. Zé Mario de Castilho - 1:33.235
7. José Ricardo Viana - 1:33.266
8. Plautos Lins - 1:33.431
9. Adriano Amaral/Marcel Wolfart - 1:33.979
10. Alexis Vilela - 1:34.487
11. Eduardo Scheer/Matheus Castro - 1:34.804
12. André Pedrotti/Nelson Marcondes - 1:34.812
13. Cristian Mohr - sem tempo

Nívea Stelmann participa de coquetel do Mini Challenge Cup

Foto: Sandro Honorato

A atriz Nívea Stelmann, prestigiou o coquetel de confraternização dos pilotos dado Mini Challenge Cup que competiram neste fim de semana no autódromo de Jacarepaguá, que sediará seu ultuma corrida, sendo demolido logo após para construção do Parque Olímpico para 2016. A confraternização acontece a cada sexta feira antes da primeira corrida da temporada p que ocorre junto com a Stock Card.