sexta-feira, 6 de junho de 2014

Brasil vence, porém, apresenta preocupações.



É, meus caros,  Seleção Brasileira fez seu último amistoso antes de sua estreia oficial na Copa do Mundo.
A vitória por 1x0 diante da Sérvia, mostrou algumas carências no nosso time. A dependência do futebol do Neymar é notório, nossa seleção depende muito de uma criatividade do camisa 10.

No sistema defensivo,  mostrou erros de marcação nas laterais do campo, Marcelo e Daniel Alves, são laterais que pecam na marcação. Deixam exposto demais nosso lado do campo.
No meio–campo, Oscar não fez uma partida brilhante, assim também como o Volante Paulinho parou na retranca adversária, nosso elemento surpresa não funcionou.

O amistoso foi válido, o Brasil encontrará seleções com o mesmo padrão de jogo da Sérvia. Defesa bem postada, marcando forte e jogando nos contra-ataques.
Felipão terá dor de cabeça para acertar o time. O sistema defensivo, bastante elogiado a principio, mostrou carência. Na criação, Oscar não vai bem, porém Wiliam é uma solução bastante agradável.

Estamos a uma semana da grande estreia, tempo suficiente para ajustarmos as engrenagens, para termos um bom início de copa. 
Rafael Jacobucci – O Faro da Bola

Seleção Brasileira em clima de copa no Morumbi!



É, meus caros, hoje a seleção brasileira enfrenta a Sérvia no estádio do Morumbi.  O último amistoso antes da sua estreia na copa do mundo.
Uma partida muito válida, até por que, o técnico Luís Felipe Scolari irá contar com os 23 convocados.  É muito provável que o time que iniciará o amistoso será o time titular da copa.

Contra o Panamá, na última terça–feira, no estádio Serra Dourada em Goiás , o Brasil goleou. Porém, mostrou alguns erros de posicionamento no setor defensivo, uma seleção nervosa e cautelosa dentro de campo, que, no decorrer, ficou mais solta na partida, graças à genialidade do craque Neymar.

Hoje, em São Paulo, creio que teremos uma seleção mais leve, apresentando um futebol melhor.  Às vésperas da copa, creio que os jogadores querem deixar uma boa impressão para os torcedores paulistanos, dando uma prévia do que será esse Brasil contra a Croácia.
A cidade de São Paulo tem torcedores exigentes. Apoiam, mas se não mostrar resultado dentro de campo, é vaia na certa! Roque Junior e o técnico Leão que o digam. Em 2001, no jogo eliminatório contra a Colômbia, voou  bandeira para todo lado.

Mas, não iremos passar por isso hoje,  o clima é diferente. A seleção está convincente para os torcedores, e a copa? Está batendo à porta!  

Rafael Jacobucci - O Faro da Bola

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Esporte na Rede - Coluna Momento Motor: Stock Car Brasil e o reconstruído autódromo de Goiânia



06 de junho de 2014
Stock Car Brasil e o reconstruído autódromo de Goiânia
Paulo Arnaldo Amaral Lima
De São Paulo
 

É para comemorar muito e enaltecer! Depois de muito tempo, finalmente uma promessa que se concretizou. O autódromo de Goiânia, que passou muito tempo abandonado, foi finalmente reconstruído. No último final de semana, a Stock Car realizou uma etapa de rodada dupla. O circuito ficou lindo, veloz e seguro.  Especialmente as áreas de escape com asfalto que deixaram modernas. Ou seja, o mesmo padrão adotado nos circuitos novos da Fórmula 1.
(Foto divulgação: Blog Sinal Verde Portal Globoesporte)
 
O Brasil que perdeu o circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, cansou das promessas do novo circuito no mesmo Rio em Deodoro e da reforma do autódromo de Brasília. Vejo um ano de 2014 com mais otimismo para o esporte a motor no Brasil. E até, embora ainda com um grid magro, a Fórmula 3 Brasil causa uma boa perspectiva para o futuro. Acompanhei uma das corridas da última etapa em Interlagos. Vi uma luz no fim do túnel nas categorias base de monoposto. Evidente, que ainda não dá para comemorar muito. Mas esses movimentos são sinais positivos.
Com relação a Stock em Goiânia. A primeira corrida foi disparada a melhor da etapa. Muito disputada e a vitória da grande revelação do ano, Felipe Fraga de apenas 18 anos. É bem verdade que Átila Abreu perdeu a chance da vitória na trapalhada da equipe durante a parada nos boxes. Mas não à toa, Fraga está em 8º lugar no campeonato e já possui 2 vitórias na temporada de estreia. Já na segunda corrida, Thiago Camilo faturou a prova com certa tranquilidade.

(Foto divulgação site oficial da Stock Car Brasil)
 
Neste ano, a Stock Car apresenta novidades no regulamento e rodada dupla. Como ponto positivo, as corridas 1 da rodada dupla têm sido bem disputadas. Aliás, precisa ser mencionado que a Stock é uma categoria recheada de grandes pilotos. No que depender dessa turma e o equilíbrio técnico entre as equipes, o sucesso está garantido.
 
Agora, o ponto negativo. A Stock passou a adotar a rodada dupla. Muito legal. Só não aprovo o grid invertido. Realmente será que as disputas tão intensas das corridas 1 se devem a questão do grid invertido? Além disso, acho injusto com o piloto que termina em primeiro lugar na corrida 1, ter que largar na décima posição na corrida 2. Não gosto desse regulamento nem na GP2, que utiliza procedimento similar entre as corridas do sábado (corrida 1) e do domingo (corrida 2).
Cabe aqui uma sugestão. Ter dois treinos de classificação, um para cada corrida. Em hipótese alguma, o piloto tem que terminar a corrida 1 para participar da corrida 2. O que se viu foram carros aos frangalhos - de certa forma inseguros - tudo para não aumentar o prejuízo e poder participar da corrida 2 não causam uma boa impressão.
Para finalizar, mais dois pontos chamaram a atenção nessa etapa. Ainda certa falta de robustez no carro da Stock Car no acidente do Popó Bueno. É bem verdade que o carro do Popó ficou atravessado no meio de uma curva de alta e passou um pelotão com inúmeros carros por ele! A batida não chegou a ser em "T", mas é apavorante observar o carro se desintegrar com tamanha facilidade. Confesso que sou leigo em assunto de segurança de carro de corrida. Porém, fazendo uma comparação com outras categorias como DTM, V8 Australiano e principalmente a Nascar, nessas categorias, os carros não se desintegram com tanta facilidade.  Fica uma sensação de fragilidade no carro da Stock Car.
(Foto divulgação site opopular)
 
O segundo ponto foi na corrida 1 a direção da prova não ter acionado o carro de segurança com tantos detritos de carros na pista. O que acabou ocasionando alguns furos de pneus. A bandeira amarela esportivamente, às vezes, é chato para o espetáculo, porém é essencial para segurança dos pilotos. A bandeira amarela deveria ter sido acionada e a limpeza da pista deveria ter sido providenciada.
Notas de Rodapé - fechando o pódio:
1º - Da Stock à Indy. Grande vitória Helio Castroneves na segunda corrida da etapa de Detroit.  Passada uma semana do segundo lugar mais dolorido de umas 500 milhas de Indianápolis, Helio teve um final de semana emocionante. Daquelas para lavar a alma!
2º - E na MotoGP, que disputa épica entre Jorge Lorenzo e Marc Márquez na etapa de Mugello! Disputa acirrada com ultrapassagens e uma última volta alucinante. Um show! E como bônus a corrida de número 300 do doutor Valentino Rossi.

3º - Se liga Fórmula 1! São esses tipos de corridas como na MotoGP que precisamos!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Esporte na Rede recebeu repórter da TV Gazeta, Adriano Dolph

O Esporte na Rede de ontem (03/06/2014) esteve especial. Analisamos o grupo H da Copa do Mundo, com Bélgica, Rússia, Argélia e Coreia do Sul. E no ritmo da Copa, estreamos 2 quadros. O Quiz da Copa, no qual nossos comentaristas responderam à uma pergunta sobre a competição, e o Copa & Cozinha na Rede, no qual o chef Guga Rossi apresenta um prato típico de algum país que está na competição futebolística mais importante do planeta.

No estúdio, falamos sobre Copa e jornalismo, com a presença do repórter esportivo da TV Gazeta, Adriano Dolph. Ainda pincelamos a 9ª rodada do Brasileirão. O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o vídeo da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n7y5zhpARig
























terça-feira, 3 de junho de 2014

É o Corinthians, " Retranqueiro como sempre, pifío como nunca."



É, meus caros, tem time de futebol que chama o jogo para perder, por mais que esteja com a vitória, mas a omissão de vencer é tão grande que acaba com o resultado inverso e o castigo realmente vem a “cavalo”.

É assim que vejo o time do Corinthians nesse campeonato Brasileiro. Apesar de ter saído com o empate diante do Botafogo, o Alvinegro Paulista decepcionou novamente sua torcida pela segunda vez na sua nova casa.

No início da primeira etapa, o Botafogo foi bem superior ao Corinthians, não deu espaço para o Timão jogar, e ainda foi perigoso nos contra-ataques, obrigando o goleiro Walter a praticar duas defesas a queima-roupa.

Aos 26 do primeiro tempo, o eficiente camisa 10 Jadson, resolveu botar ordem na casa, marcando um golaço! Digno da Arena Corinthians, digno de ser o primeiro gol corintiano em jogos oficiais em seu estádio. E, por ironia do destino, o gol foi realizado por um canhoto camisa 10,  a la Rivelino, o maior ídolo do timão.

Mas, com todo esse ingrediente, o Corinthians teve a proeza de ser um time medíocre, se defendendo como nunca e saindo vaiado como sempre. Mano Menezes mais uma vez mexeu mal no time. Colocou Renato Augusto, que até agora não justificou os 8 milhões de euros que custou, no lugar de Jadson, o melhor em campo. 

A retranca foi tão grande e pífia que o fraquíssimo Botafogo, muito aquém daquele que teve um bom início de Libertadores, empatou com um gol contra do Zagueiro Cleber. O “Luís Pereira” do Parque São Jorge, pois é assim que ele deve pensar sobre o seu futebol. Mal ele sabe que está muito mais para ser o novo “Marinho” do timão. Para quem não se lembra, Marinho foi zagueiro do Corinthians em 2005, era “idolatrado” nas arquibancadas.

Com o empate, o Corinthians foi para 16 pontos está na 3ª colocação. Tem 3 pontos a menos que o líder Cruzeiro, com 19. Termina essa primeira etapa do Brasileirão no G4, mas deixa a cabeça da torcida corintiana com uma interrogação gigante.

Será que o time do Corinthians irá se manter nas primeiras posições? Teremos 40 dias para esperar e conferir, mas do jeito que está navegando o barco, hum... tempestades turbulentas virão por aí.

Rafael Jacobucci – O Faro da Bola