06 de junho de 2014
Stock Car Brasil e o reconstruído autódromo de Goiânia
Paulo Arnaldo Amaral Lima
De São Paulo
É para comemorar muito e
enaltecer! Depois de muito tempo, finalmente uma promessa que se concretizou. O
autódromo de Goiânia, que passou muito tempo abandonado, foi finalmente reconstruído.
No último final de semana, a Stock Car realizou uma etapa de rodada dupla. O
circuito ficou lindo, veloz e seguro.
Especialmente as áreas de escape com asfalto que deixaram modernas. Ou
seja, o mesmo padrão adotado nos circuitos novos da Fórmula 1.
(Foto divulgação: Blog Sinal Verde Portal Globoesporte)
O Brasil que perdeu o
circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, cansou das promessas do novo
circuito no mesmo Rio em Deodoro e da reforma do autódromo de Brasília. Vejo um
ano de 2014 com mais otimismo para o esporte a motor no Brasil. E até, embora ainda
com um grid magro, a Fórmula 3 Brasil causa uma boa perspectiva para o futuro. Acompanhei
uma das corridas da última etapa em Interlagos. Vi uma luz no fim do túnel nas categorias
base de monoposto. Evidente, que ainda não dá para comemorar muito. Mas esses
movimentos são sinais positivos.
Com relação a Stock em
Goiânia. A primeira corrida foi disparada a melhor da etapa. Muito disputada e a
vitória da grande revelação do ano, Felipe Fraga de apenas 18 anos. É bem
verdade que Átila Abreu perdeu a chance da vitória na trapalhada da equipe
durante a parada nos boxes. Mas não à toa, Fraga está em 8º lugar no campeonato
e já possui 2 vitórias na temporada de estreia. Já na segunda corrida, Thiago
Camilo faturou a prova com certa tranquilidade.
(Foto divulgação site oficial da Stock Car Brasil)
Neste ano, a Stock Car
apresenta novidades no regulamento e rodada dupla. Como ponto positivo, as corridas
1 da rodada dupla têm sido bem disputadas. Aliás, precisa ser mencionado que a
Stock é uma categoria recheada de grandes pilotos. No que depender dessa turma e
o equilíbrio técnico entre as equipes, o sucesso está garantido.
Agora, o ponto negativo.
A Stock passou a adotar a rodada dupla. Muito legal. Só não aprovo o grid
invertido. Realmente será que as disputas tão intensas das corridas 1 se devem
a questão do grid invertido? Além disso, acho injusto com o piloto que termina
em primeiro lugar na corrida 1, ter que largar na décima posição na corrida 2.
Não gosto desse regulamento nem na GP2, que utiliza procedimento similar entre
as corridas do sábado (corrida 1) e do domingo (corrida 2).
Cabe aqui uma sugestão.
Ter dois treinos de classificação, um para cada corrida. Em hipótese alguma, o
piloto tem que terminar a corrida 1 para participar da corrida 2. O que se viu
foram carros aos frangalhos - de certa forma inseguros - tudo para não aumentar
o prejuízo e poder participar da corrida 2 não causam uma boa impressão.
Para finalizar, mais dois
pontos chamaram a atenção nessa etapa. Ainda certa falta de robustez no carro
da Stock Car no acidente do Popó Bueno. É bem verdade que o carro do Popó ficou
atravessado no meio de uma curva de alta e passou um pelotão com inúmeros
carros por ele! A batida não chegou a ser em "T", mas é apavorante observar
o carro se desintegrar com tamanha facilidade. Confesso que sou leigo em
assunto de segurança de carro de corrida. Porém, fazendo uma comparação com
outras categorias como DTM, V8 Australiano e principalmente a Nascar, nessas categorias,
os carros não se desintegram com tanta facilidade. Fica uma sensação de fragilidade no carro
da Stock Car.
(Foto divulgação site opopular)
O segundo ponto foi na
corrida 1 a direção da prova não ter acionado o carro de segurança com tantos
detritos de carros na pista. O que acabou ocasionando alguns furos de pneus. A bandeira
amarela esportivamente, às vezes, é chato para o espetáculo, porém é essencial
para segurança dos pilotos. A bandeira amarela deveria ter sido acionada e a
limpeza da pista deveria ter sido providenciada.
Notas de Rodapé - fechando
o pódio:
1º - Da Stock à Indy.
Grande vitória Helio Castroneves na segunda corrida da etapa de Detroit. Passada uma semana do segundo lugar mais dolorido
de umas 500 milhas de Indianápolis, Helio teve um final de semana emocionante.
Daquelas para lavar a alma!
2º - E na MotoGP, que
disputa épica entre Jorge Lorenzo e Marc Márquez na etapa de Mugello! Disputa
acirrada com ultrapassagens e uma última volta alucinante. Um show! E como
bônus a corrida de número 300 do doutor Valentino Rossi.
3º - Se liga Fórmula 1! São
esses tipos de corridas como na MotoGP que precisamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário