quinta-feira, 5 de junho de 2014

Esporte na Rede - Coluna Momento Motor: Stock Car Brasil e o reconstruído autódromo de Goiânia



06 de junho de 2014
Stock Car Brasil e o reconstruído autódromo de Goiânia
Paulo Arnaldo Amaral Lima
De São Paulo
 

É para comemorar muito e enaltecer! Depois de muito tempo, finalmente uma promessa que se concretizou. O autódromo de Goiânia, que passou muito tempo abandonado, foi finalmente reconstruído. No último final de semana, a Stock Car realizou uma etapa de rodada dupla. O circuito ficou lindo, veloz e seguro.  Especialmente as áreas de escape com asfalto que deixaram modernas. Ou seja, o mesmo padrão adotado nos circuitos novos da Fórmula 1.
(Foto divulgação: Blog Sinal Verde Portal Globoesporte)
 
O Brasil que perdeu o circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, cansou das promessas do novo circuito no mesmo Rio em Deodoro e da reforma do autódromo de Brasília. Vejo um ano de 2014 com mais otimismo para o esporte a motor no Brasil. E até, embora ainda com um grid magro, a Fórmula 3 Brasil causa uma boa perspectiva para o futuro. Acompanhei uma das corridas da última etapa em Interlagos. Vi uma luz no fim do túnel nas categorias base de monoposto. Evidente, que ainda não dá para comemorar muito. Mas esses movimentos são sinais positivos.
Com relação a Stock em Goiânia. A primeira corrida foi disparada a melhor da etapa. Muito disputada e a vitória da grande revelação do ano, Felipe Fraga de apenas 18 anos. É bem verdade que Átila Abreu perdeu a chance da vitória na trapalhada da equipe durante a parada nos boxes. Mas não à toa, Fraga está em 8º lugar no campeonato e já possui 2 vitórias na temporada de estreia. Já na segunda corrida, Thiago Camilo faturou a prova com certa tranquilidade.

(Foto divulgação site oficial da Stock Car Brasil)
 
Neste ano, a Stock Car apresenta novidades no regulamento e rodada dupla. Como ponto positivo, as corridas 1 da rodada dupla têm sido bem disputadas. Aliás, precisa ser mencionado que a Stock é uma categoria recheada de grandes pilotos. No que depender dessa turma e o equilíbrio técnico entre as equipes, o sucesso está garantido.
 
Agora, o ponto negativo. A Stock passou a adotar a rodada dupla. Muito legal. Só não aprovo o grid invertido. Realmente será que as disputas tão intensas das corridas 1 se devem a questão do grid invertido? Além disso, acho injusto com o piloto que termina em primeiro lugar na corrida 1, ter que largar na décima posição na corrida 2. Não gosto desse regulamento nem na GP2, que utiliza procedimento similar entre as corridas do sábado (corrida 1) e do domingo (corrida 2).
Cabe aqui uma sugestão. Ter dois treinos de classificação, um para cada corrida. Em hipótese alguma, o piloto tem que terminar a corrida 1 para participar da corrida 2. O que se viu foram carros aos frangalhos - de certa forma inseguros - tudo para não aumentar o prejuízo e poder participar da corrida 2 não causam uma boa impressão.
Para finalizar, mais dois pontos chamaram a atenção nessa etapa. Ainda certa falta de robustez no carro da Stock Car no acidente do Popó Bueno. É bem verdade que o carro do Popó ficou atravessado no meio de uma curva de alta e passou um pelotão com inúmeros carros por ele! A batida não chegou a ser em "T", mas é apavorante observar o carro se desintegrar com tamanha facilidade. Confesso que sou leigo em assunto de segurança de carro de corrida. Porém, fazendo uma comparação com outras categorias como DTM, V8 Australiano e principalmente a Nascar, nessas categorias, os carros não se desintegram com tanta facilidade.  Fica uma sensação de fragilidade no carro da Stock Car.
(Foto divulgação site opopular)
 
O segundo ponto foi na corrida 1 a direção da prova não ter acionado o carro de segurança com tantos detritos de carros na pista. O que acabou ocasionando alguns furos de pneus. A bandeira amarela esportivamente, às vezes, é chato para o espetáculo, porém é essencial para segurança dos pilotos. A bandeira amarela deveria ter sido acionada e a limpeza da pista deveria ter sido providenciada.
Notas de Rodapé - fechando o pódio:
1º - Da Stock à Indy. Grande vitória Helio Castroneves na segunda corrida da etapa de Detroit.  Passada uma semana do segundo lugar mais dolorido de umas 500 milhas de Indianápolis, Helio teve um final de semana emocionante. Daquelas para lavar a alma!
2º - E na MotoGP, que disputa épica entre Jorge Lorenzo e Marc Márquez na etapa de Mugello! Disputa acirrada com ultrapassagens e uma última volta alucinante. Um show! E como bônus a corrida de número 300 do doutor Valentino Rossi.

3º - Se liga Fórmula 1! São esses tipos de corridas como na MotoGP que precisamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário