Paulo Arnaldo Amaral Lima
(De São Paulo)
Amigo do Esporte na Rede!
Neste domingo, a Fórmula 1 teve uma corrida agitada e pode se considerar
um GP caótico no circuito de Silverstone. Crise que estourou de vez com os problemas
dos pneus dechapados. Os comentários corriqueiros de disputa de uma corrida
perderam a atenção dessa vez.
Conforme temia, esse problema pipocou. A combinação Silverstone – que possui curvas de
alta, zebras e a temperatura um pouco mais elevada resultaram neste problema crônico
que tornaram esses compostos de pneus.
Problema novo? Negativo! Indícios de problemas nestes pneus ocorreram
desde o GP do Bahrein, quando a Mercedes sofreu com o excessivo desgaste nos
treinos livres daquela etapa. Chegou a ficar decidida uma mudança nos compostos
de pneus no GP do Canadá. Porém Lotus, Force India e Ferrari não concordaram
com essa mudança na ocasião. Sempre o problema de promover mudanças de regra com
o jogo em andamento! Para essas equipes os pneus não estavam gerando problemas.
Com a segurança dos pilotos seriamente ameaçada, acendeu o
alerta vermelho! Após a sequência de pneus dechapados neste último GP, Lewis Hamilton
na volta 8, Felipe Massa uma volta posterior na 9, Vergne na volta 15,
Gutierrez na volta 28 e Pérez na volta 46, uma ação imediata foi necessária. Felizmente que esses problemas foram em reta e
em curva de baixa. O risco de um acidente
mais sério foi altíssimo e muito preocupante.
Por isso, após a corrida, a Pirelli anunciou mudanças emergenciais
já valendo para o GP do próximo final de semana na Alemanha. Os pneus traseiros terão a estrutura de aço
substituída por klevar – polímero resistente ao calor e sete vezes mais
resistente que o aço na questão peso. Outra
mudança importante, uma nova gama de pneus com estrutura simétrica será
instalada nos pneus para o GP da Hungria.
Naturalmente a Pirelli se posicionou. Apontou que alguns dos
problemas às más praticas das equipes como por exemplo, inverter os lados pré-definidos
na colocação dos pneus traseiros e calibragem de pressão nos pneus abaixo do especificado
pela fabricante. Porém a imagem da Pirelli atingiu o ápice do desgaste na
Fórmula 1. E pior é o marketing negativo que criou rupturas à marca perante a
opinião pública.
Motivos publicitários, esportivos ou segurança! Não importa!
O momento é delicadíssimo.
Sobre a corrida na
Inglaterra. A Mercedes foi competitiva e briga em condições de proximidade com
a RBR. Sem dúvida, fica evidente que aqueles testes no circuito da Catalunha valeram
bem a pena! Se alguém tinha dúvida se favoreceu...
Hamilton chegou a liderar e mesmo com o problema nos pneus conseguiu uma boa
recuperação. O Rosberg venceu. É bem verdade que a vitória estava bem
encaminhada ao Vettel. Porém o problema no câmbio na volta 42 obrigou-o a
abandonar e perder uma vitória praticamente certa. Mas Rosberg estava acompanhando
o ritmo na segunda posição e conseguiu assumir a liderança diante do problema de
Vettel Rosberg conquistou a segunda vitória na temporada.
Se Vettel não tivesse abandonado, a liderança teria ficado bem
confortável. Começo a duvidar se alguém conseguirá impedir o Vettel de conquista o tetra! A Ferrari ficou para trás, a Lotus não vem bem
há mais tempo. E quem está chegando na RBR, a Mercedes brigar pelo campeonato é
algo ainda distante.
Destaque para Mark Webber que fez uma boa corrida de
recuperação. Isso por que largou mal e não evitou um toque com Grosjean na
primeira curva. Teve que conduzir o carro avariado até a primeira parada de
boxes e perdeu desempenho. Porém após boa recuperação durante a corrida, nas
voltas finais, foi favorecido pelo agrupamento dos carros devido a segunda
intervenção do safety car e por estar com pneus mais novos em relação aos
concorrentes que estavam à frente. Webber escalou as posições da quinta posição
até a segunda colocação após a saída do Safety Car. E chegou bem perto de Nico
Rosberg na última volta Talvez mais uma ou duas voltas, Webber teria conseguido
a vitória. No embalo, Fernando Alonso (3º), Hamilton (4º) e Felipe Massa (6º) também
progrediram bem na parte final da corrida.
Para finalizar, a notícia da saída de Mark Webber. Após
muitos anos na F-1, Webber assinou contrato com a montadora Porsche. O
australiano disputará o mundial de Endurance – o WEC. Ele competirá na
categoria protótipos – LMP1. E disputará as 24 horas de Le Mans, tradicional
corrida do automobilismo mundial.
Essa importante vaga na RBR está aberta. Kimi Raikkonen é a
prioridade para ocupar a vaga de companheiro de Vettel. Porém, cCaso Raikkonen resolva
permanecer na Lotus, a segunda opção estará entre os pilotos da STR, Daniel
Ricciardo ou Vergne.
É isso, amigo do Esporte na Rede! Semana que vem tem mais, Coluna Momento Motor
com todos os detalhes do GP da Alemanha. Até lá!
Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!