quinta-feira, 4 de julho de 2013

Coluna Momento Motor: Estouro de pneu e da crise




Paulo Arnaldo Amaral Lima
(De São Paulo)

Amigo do Esporte na Rede!  Neste domingo, a Fórmula 1 teve uma corrida agitada e pode se considerar um GP caótico no circuito de Silverstone. Crise que estourou de vez com os problemas dos pneus dechapados. Os comentários corriqueiros de disputa de uma corrida perderam a atenção  dessa vez.



Conforme temia, esse problema pipocou.  A combinação Silverstone – que possui curvas de alta, zebras e a temperatura um pouco mais elevada resultaram neste problema crônico que tornaram esses compostos de pneus.  Problema novo? Negativo! Indícios de problemas nestes pneus ocorreram desde o GP do Bahrein, quando a Mercedes sofreu com o excessivo desgaste nos treinos livres daquela etapa. Chegou a ficar decidida uma mudança nos compostos de pneus no GP do Canadá. Porém Lotus, Force India e Ferrari não concordaram com essa mudança na ocasião. Sempre o problema de promover mudanças de regra com o jogo em andamento! Para essas equipes os pneus não estavam gerando problemas.



Com a segurança dos pilotos seriamente ameaçada, acendeu o alerta vermelho! Após a sequência de pneus dechapados neste último GP, Lewis Hamilton na volta 8, Felipe Massa uma volta posterior na 9, Vergne na volta 15, Gutierrez na volta 28 e Pérez na volta 46, uma ação imediata foi necessária.  Felizmente que esses problemas foram em reta e em curva de baixa.  O risco de um acidente mais sério foi altíssimo e muito preocupante.



Por isso, após a corrida, a Pirelli anunciou mudanças emergenciais já valendo para o GP do próximo final de semana na Alemanha. Os pneus traseiros terão a estrutura de aço substituída por klevar – polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço na questão peso.  Outra mudança importante, uma nova gama de pneus com estrutura simétrica será instalada nos pneus para o GP da Hungria.

Naturalmente  a Pirelli se posicionou. Apontou que alguns dos problemas às más praticas das equipes como por exemplo, inverter os lados pré-definidos na colocação dos pneus traseiros e calibragem de pressão nos pneus abaixo do especificado pela fabricante. Porém a imagem da Pirelli atingiu o ápice do desgaste na Fórmula 1. E pior é o marketing negativo que criou rupturas à marca perante a opinião pública.




Motivos publicitários, esportivos ou segurança! Não importa! O momento é delicadíssimo.

Sobre a corrida na Inglaterra. A Mercedes foi competitiva e briga em condições de proximidade com a RBR. Sem dúvida, fica evidente que aqueles testes no circuito da Catalunha valeram bem a pena!  Se alguém tinha dúvida se favoreceu... Hamilton chegou a liderar e mesmo com o problema nos pneus conseguiu uma boa recuperação. O Rosberg venceu. É bem verdade que a vitória estava bem encaminhada ao Vettel. Porém o problema no câmbio na volta 42 obrigou-o a abandonar e perder uma vitória praticamente certa. Mas Rosberg estava acompanhando o ritmo na segunda posição e conseguiu assumir a liderança diante do problema de Vettel Rosberg conquistou a segunda vitória na temporada.



Se Vettel não tivesse abandonado, a liderança teria ficado bem confortável. Começo a duvidar se alguém conseguirá impedir o Vettel  de conquista o tetra!  A Ferrari ficou para trás, a Lotus não vem bem há mais tempo. E quem está chegando na RBR, a Mercedes brigar pelo campeonato é algo ainda distante.



Destaque para Mark Webber que fez uma boa corrida de recuperação. Isso por que largou mal e não evitou um toque com Grosjean na primeira curva. Teve que conduzir o carro avariado até a primeira parada de boxes e perdeu desempenho. Porém após boa recuperação durante a corrida, nas voltas finais, foi favorecido pelo agrupamento dos carros devido a segunda intervenção do safety car e por estar com pneus mais novos em relação aos concorrentes que estavam à frente. Webber escalou as posições da quinta posição até a segunda colocação após a saída do Safety Car. E chegou bem perto de Nico Rosberg na última volta Talvez mais uma ou duas voltas, Webber teria conseguido a vitória. No embalo, Fernando Alonso (3º), Hamilton (4º) e Felipe Massa (6º) também progrediram bem na parte final da corrida.





Para finalizar, a notícia da saída de Mark Webber. Após muitos anos na F-1, Webber assinou contrato com a montadora Porsche. O australiano disputará o mundial de Endurance – o WEC. Ele competirá na categoria protótipos – LMP1. E disputará as 24 horas de Le Mans, tradicional corrida do automobilismo mundial.



Essa importante vaga na RBR está aberta. Kimi Raikkonen é a prioridade para ocupar a vaga de companheiro de Vettel. Porém, cCaso Raikkonen resolva permanecer na Lotus, a segunda opção estará entre os pilotos da STR, Daniel Ricciardo ou Vergne.

É isso, amigo do Esporte na Rede!  Semana que vem tem mais, Coluna Momento Motor com todos os detalhes do GP da Alemanha.  Até lá!


Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Esporte na Rede, número 96, analisa a final da Copa das Confederações

O Esporte na Rede desta terça-feira, dia 2 de julho, repercutiu com seus analistas e teleinternautas a  a grande final da Copa das Confederações de 2013. O convidado da semana foi o jornalista esportivo Márcio Donizete. Além disso, teve a análise prévia dos dois jogos da semifinal da Libertadores, análise do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1,  "Torcedor na Rede" especial e comentários sobre a retomada do Campeonato Brasileiro da série A.

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br), ao vivo, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Possui foco na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é a nossa diferença.

Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo alguma das fotos desta edição! Para ver estas e outras fotos, curta a nossa fan page - http://www.facebook.com/programaesportenarede

Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade!




















terça-feira, 2 de julho de 2013

EUA permanece em primeiro lugar no ranking feminino da FIFA


A última edição do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola traz pouquíssimas mudanças. Os EUA ainda estão na liderança, à frente da Alemanha e do Japão, seguidos por Brasil, Suécia e França. A única evolução em termos de posição entre os dez primeiros colocados foi das suecas, que ultrapassaram as francesas e alcançaram o quinto lugar. Os EUA, que lideram o ranking, estão muito perto de bater dois recordes, pois faltam apenas seis pontos para a equipe superar a sua pontuação mais alta já alcançada (2233, conquistada em maio de 2010) e sete pontos para ultrapassar o maior número de pontos já alcançado no Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola (2234, pela Alemanha em 2005).

As americanas precisam de apenas uma vitória sobre uma das principais seleções do mundo para baterem o recorde. Por sua vez, a Inglaterra (7º lugar) está próxima de se tornar a 12ª seleção na história a quebrar a barreira de 2 mil pontos. Três novas seleções entraram para o Ranking Feminino da FIFA pela primeira vez neste mês: Albânia(60º, 1374 pontos), Montenegro (81º, 1258 pontos) e Kuwait (119º, 870 pontos). Depois de longas ausências, o Uzbequistão (44º), o Quirguistão (98º) e a Geórgia (103º) conseguiram retornar ao cenário mundial.

 Seis equipes caíram fora do Ranking devido à falta de jogos disputados, e o número total de seleções, 124, manteve-se inalterado. No Top 50, as nações que atingiram a sua posição mais alta até agora foram Nova Zelândia (19º, subiu uma), Escócia (20º, subiu uma), Vietnã (28º, subiu duas), Papua-Nova Guiné (47º, subiu uma) eCamarões (48º, subiu uma). No total, 74 partidas foram disputadas. Dessas, 36 foram válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Canadá 2015, e 38 foram amistosos. O próximo Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola será publicado no dia 2 de agosto de 2013.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Emocionado, Paulinho se despede do Corinthians


Por Luciane Bruno

Na tarde desta segunda-feira (01), o jogador Paulinho se despediu do Corinthians, onde jogou por três anos. Muito emocionado, falou à imprensa sobre os anos felizes no Timão e a sua mudança para o Tottenham, da Inglaterra.

Recém Campeão da Copa das Confederações 2013, Paulinho teve sua transferência para o time inglês acertada durante a competição. Enquanto se dedicava ao torneio, seu passe era negociado por 20 milhões de euros (59 milhões de reais). Valor este que será parcelado em duas vezes, uma a ser paga este ano e outra somente em 2014, sendo que metade do valor ficará para o Corinthians e a outra metade ao Audax-SP, o clube formador do jogador.

“É difícil falar num momento como esse. Mas tenho certeza de que foram três anos maravilhosos na minha carreira, de conquistas, de trabalhar com pessoas corretas, coerentes, que sempre me ajudaram. O que tenho para falar do Corinthians é até logo. Daqui a pouco eu volto. Obrigado por tudo que vocês fizeram por mim”, disse o jogador em lágrimas.

As declarações de amor e gratidão ao time não pararam por ai. “Passei por coisas, muito mais boas do que ruins. Um dia eu volto, seja daqui a cinco, seis ou sete anos. As conquistas individuais são em função desse clube. E o Corinthians vai estar em meu coração para o resto da vida", declarou Paulinho.
Mas quem contava que o jogador participaria dos jogos contra o São Paulo na Recopa Sul-Americana ficaram decepcionados. Paulinho não participará da competição por motivos contratuais. 

Mas confirmou que estará nas arquibancadas do Pacaembu para assistir a segunda partida e agradeceu torcedores e toda a comissão técnica corintiana. “Não vou jogar a Recopa. Não vou atuar pelo Corinthians porque há exigências contratuais do Tottenham. Não tem o que ser discutido. Foi uma decisão que todos nós respeitamos. Claro que eu tinha uma vontade enorme e gigante de ganhar mais um título, mas tem de respeitar. O Tite e a comissão me deram a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Vou chegar muito longe ainda. E a torcida do Corinthians é a melhor do mundo”, disse. O Paulinho fará falta no Corinthians e para a torcida corintiana. Mas ele, com toda a certeza, brilhará ainda mais na Inglaterra e, quem sabe, um dia ele volte ao solo alvinegro de onde ele saí com a missão cumprida.


"O campeão voltou"


Por Luciane Bruno



Brasil – 30 de junho de 2013 – 19h00 – As ruas já estão quase desertas. Todos em suas casas prontos para a grande final. Neste momento, o Brasil todo está atento à final da Copa das Confederações. Olhos vidrados na telinha da TV. No Maracanã, corações ansiosos vibram e emanam energias positivas para a seleção brasileira. Coros de “É campeão!” ecoam por todo o estádio. O hino espanhol soa baixo e sem graça. Diferentemente do brasileiro que é cantado em alto e bom som pelos milhares de torcedores presentes. Muitos não escondem a emoção e choram; outros beijam suas camisas expressando o amor pelo time da sua nação. Lá fora, as manifestações que não cessam, não diminuem a alegria e euforia de quem esta lá dentro à espera do grande show. 

Os espanhóis chegam com confiança, botando banca. Afinal, acreditam fielmente que a vitória é deles. Mas não contam com um time dotado de toda a garra e a coragem para enfrentar qualquer seleção. Apita o árbitro. A bola corre com força, com vontade. O Brasil parte para cima quando nos primeiros dois minutos do primeiro tempo, Fred faz o primeiro gol. A torcida vibra. Os espanhóis não acreditam no que veem. E os brasileiros correm para o abraço. 

No decorrer dos outros 43 minutos de jogo, os jogadores brasileiros mantêm a posse de bola e encara os espanhóis com firmeza. Diante de toda a adversidade, os jogadores adversários começam a expressar muita insegurança abusando das faltas e se desesperando a qualquer aproximação. Mas a seleção canarinho tem sede de muito mais. Outro lance faria toda a diferença. É quando Neymar marca o segundo gol para a seleção. Um gol certeiro e bonito, que fez as arquibancadas ferverem como nunca. E entre “olés” e dribles termina o primeiro tempo.

No segundo tempo não é diferente. A tão confiante Espanha não está mesmo com sorte. Nos primeiros minutos do segundo tempo, Fred novamente faz mais um gol, o terceiro para o Brasil. Resultado esse que se firma até o final. Deixando o adversário nervoso e muito descontente. Uma sucessão de faltas contra o Brasil e tentativas de impedir o bom desempenho do time resulta na expulsão do craque Gerard Pique. 

O jogo termina 3 x 0 para o Brasil. O time é ovacionado pela torcida que grita: “O Campeão voltou”. Desde a comissão técnica até a arquibancada, o clima é de celebração e hora de comemorar. Comemorar mais um título e reconhecer que Luiz Felipe Scolari fez um excelente trabalho. 

Senti falta de um gol do Paulinho, uma grande promessa do nosso futebol que com toda a certeza brilhará fora do país. Neymar é aclamado como o terceiro melhor artilheiro do mundo e melhor jogador da competição. Com certeza já vai chegar com moral na Espanha. Fred foi um jogador incrível. Júlio César, o melhor goleiro.  Enfim, todos estão de parabéns. Jogaram até o fim com a mesma garra do começo da partida com o mesmo entusiasmo. Hoje deu orgulho do Brasil. A Copa? É, até lá tem chão para percorrer e o time precisará de muito mais.  Mas, se os brasileiros estavam desacreditados em relação à Copa das Confederações, temos agora um motivo para manter a fé e a esperança de mais um título mundial. Parabéns Brasil! BRASIL TETRACAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013. ;-)