quinta-feira, 4 de julho de 2013

Coluna Momento Motor: Estouro de pneu e da crise




Paulo Arnaldo Amaral Lima
(De São Paulo)

Amigo do Esporte na Rede!  Neste domingo, a Fórmula 1 teve uma corrida agitada e pode se considerar um GP caótico no circuito de Silverstone. Crise que estourou de vez com os problemas dos pneus dechapados. Os comentários corriqueiros de disputa de uma corrida perderam a atenção  dessa vez.



Conforme temia, esse problema pipocou.  A combinação Silverstone – que possui curvas de alta, zebras e a temperatura um pouco mais elevada resultaram neste problema crônico que tornaram esses compostos de pneus.  Problema novo? Negativo! Indícios de problemas nestes pneus ocorreram desde o GP do Bahrein, quando a Mercedes sofreu com o excessivo desgaste nos treinos livres daquela etapa. Chegou a ficar decidida uma mudança nos compostos de pneus no GP do Canadá. Porém Lotus, Force India e Ferrari não concordaram com essa mudança na ocasião. Sempre o problema de promover mudanças de regra com o jogo em andamento! Para essas equipes os pneus não estavam gerando problemas.



Com a segurança dos pilotos seriamente ameaçada, acendeu o alerta vermelho! Após a sequência de pneus dechapados neste último GP, Lewis Hamilton na volta 8, Felipe Massa uma volta posterior na 9, Vergne na volta 15, Gutierrez na volta 28 e Pérez na volta 46, uma ação imediata foi necessária.  Felizmente que esses problemas foram em reta e em curva de baixa.  O risco de um acidente mais sério foi altíssimo e muito preocupante.



Por isso, após a corrida, a Pirelli anunciou mudanças emergenciais já valendo para o GP do próximo final de semana na Alemanha. Os pneus traseiros terão a estrutura de aço substituída por klevar – polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço na questão peso.  Outra mudança importante, uma nova gama de pneus com estrutura simétrica será instalada nos pneus para o GP da Hungria.

Naturalmente  a Pirelli se posicionou. Apontou que alguns dos problemas às más praticas das equipes como por exemplo, inverter os lados pré-definidos na colocação dos pneus traseiros e calibragem de pressão nos pneus abaixo do especificado pela fabricante. Porém a imagem da Pirelli atingiu o ápice do desgaste na Fórmula 1. E pior é o marketing negativo que criou rupturas à marca perante a opinião pública.




Motivos publicitários, esportivos ou segurança! Não importa! O momento é delicadíssimo.

Sobre a corrida na Inglaterra. A Mercedes foi competitiva e briga em condições de proximidade com a RBR. Sem dúvida, fica evidente que aqueles testes no circuito da Catalunha valeram bem a pena!  Se alguém tinha dúvida se favoreceu... Hamilton chegou a liderar e mesmo com o problema nos pneus conseguiu uma boa recuperação. O Rosberg venceu. É bem verdade que a vitória estava bem encaminhada ao Vettel. Porém o problema no câmbio na volta 42 obrigou-o a abandonar e perder uma vitória praticamente certa. Mas Rosberg estava acompanhando o ritmo na segunda posição e conseguiu assumir a liderança diante do problema de Vettel Rosberg conquistou a segunda vitória na temporada.



Se Vettel não tivesse abandonado, a liderança teria ficado bem confortável. Começo a duvidar se alguém conseguirá impedir o Vettel  de conquista o tetra!  A Ferrari ficou para trás, a Lotus não vem bem há mais tempo. E quem está chegando na RBR, a Mercedes brigar pelo campeonato é algo ainda distante.



Destaque para Mark Webber que fez uma boa corrida de recuperação. Isso por que largou mal e não evitou um toque com Grosjean na primeira curva. Teve que conduzir o carro avariado até a primeira parada de boxes e perdeu desempenho. Porém após boa recuperação durante a corrida, nas voltas finais, foi favorecido pelo agrupamento dos carros devido a segunda intervenção do safety car e por estar com pneus mais novos em relação aos concorrentes que estavam à frente. Webber escalou as posições da quinta posição até a segunda colocação após a saída do Safety Car. E chegou bem perto de Nico Rosberg na última volta Talvez mais uma ou duas voltas, Webber teria conseguido a vitória. No embalo, Fernando Alonso (3º), Hamilton (4º) e Felipe Massa (6º) também progrediram bem na parte final da corrida.





Para finalizar, a notícia da saída de Mark Webber. Após muitos anos na F-1, Webber assinou contrato com a montadora Porsche. O australiano disputará o mundial de Endurance – o WEC. Ele competirá na categoria protótipos – LMP1. E disputará as 24 horas de Le Mans, tradicional corrida do automobilismo mundial.



Essa importante vaga na RBR está aberta. Kimi Raikkonen é a prioridade para ocupar a vaga de companheiro de Vettel. Porém, cCaso Raikkonen resolva permanecer na Lotus, a segunda opção estará entre os pilotos da STR, Daniel Ricciardo ou Vergne.

É isso, amigo do Esporte na Rede!  Semana que vem tem mais, Coluna Momento Motor com todos os detalhes do GP da Alemanha.  Até lá!


Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!

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