sábado, 19 de abril de 2014

Luto! Obrigado por tudo, Luciano do Valle!

 
Falar de Luciano do Valle é recordar um pouco da minha infância. Na sala da casa do meu avô ajoelhado se apoiando em uma mesinha de madeira e acompanhando os playoffs do Campeonato Brasileiro de 1998 e 1999. Ouvindo a narração de Luciano do Valle, comentários de Orlando Duarte, Rivelino e Neto.

Corinthiano  fanático que sou, comemorei o bicampeonato na voz de Luciano. Como não lembrar a final de 98 contra o Cruzeiro, a narração do primeiro gol do Corinthians  marcado pelo Edilson aos 32 minutos da segunda etapa? “Bela bola de Dinei para Edilson, vai pintar o gol do título”.

As semifinais contra o São Paulo em 99, segundo gol do Timão, marcado por Edilson. A ênfase que Luciano do Valle deu ao passe do Ricardinho em sua narração. “Que passe do Ricardinho, pra fazer”.

No Mundial em 2000, marcou toda nação Corinthiana, narrando o primeiro título mundial do Timão. Como não lembrar, "prazer, eu sou Edilson o Capeta", destacando o golaço do Corinthiano contra o Real Madrid?

Luciano, o senhor foi o idealizador do esporte na grande mídia, abriu espaço para o vôlei, boxe, basquete, futebol feminino entre outros. Além de ser um grande narrador, mostrou para nós que não basta apenas sermos  jornalistas, temos que incentivar e tomar iniciativas para o bem do esporte brasileiro. O senhor foi, de fato, um esportista nato. Descanse em paz, Luciano do Valle!

Rafael Jacobucci – Faro da Bola (Torcedor Corinthiano, telespectador e ouvinte de Luciano do Valle)

Tudo acontece com a Portuguesa!



Bem, meus caros, mal começa o Campeonato Brasileiro da série B e já temos uma forte polêmica.

Ontem, pela primeira rodada da competição, a Portuguesa enfrentou o Joinville fora de casa, em Santa Catarina. A partida durou apenas 17 minutos devido a uma liminar que colocava a Lusa de volta à série A do Campeonato Nacional.

Liminar que foi concedida pela juíza Adaísa Bernardi Isaac Halpern, da 3 Vara Cível, do Foro Regional da Penha, em São Paulo.

O Mais curioso é que, na última quinta–feira (17), a diretoria da Portuguesa pediu o adiamento da partida, porém não houve resposta por parte da CBF. O vice–presidente da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros, Alertou o presidente Ilídio Lico, para que o clube não entrasse em campo nesta primeira rodada. Com medo de acontecer um WO, o dirigente máximo da Lusa não acatou a sugestão do departamento jurídico e levou seu time a campo.

Com a decisão, Orlando Cordeiro pediu demissão de seu cargo. Quem entrou em uma “saia justa” foi o técnico Argel. Após pedir que seu time se retirasse de campo, o comandante deu explicações, dizendo que estava apenas acatando o documento e o comunicado da Lusa.

“Sou apenas um funcionário, estou seguindo a norma do meu presidente”.

Após a partida, a CBF publicou uma nota oficial em seu site oficial (http://www.cbf.com.br/Notícias/2014/04/18/Comunicado%20oficial%20da%20CBF%20sobre%20o%20jogo%20Joinville%20x%20Portuguesa).

O STJD também se pronunciou através de seu representante, Paulo Schimitt.

“Há uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que diz que o tribunal competente para julgar as ações deste caso é o do Rio de Janeiro. E, no Rio, está determinado que se cumpra a decisão do STJD. Portanto, essa liminar de São Paulo não existe” - disse .

Schimitt comentou também sobre uma possível punição para a Portuguesa.

“A Portuguesa jamais poderia ter deixado o campo como fez. Ela corre riscos. No Código Brasileiro de Justiça Desportiva, as penas variam entre multa, perda de pontos, que iriam para o adversário e exclusão da competição.”

Agora, o mais engraçado, é que no último dia 11, o presidente Lico, entregou os pontos. Em uma entrevista por telefone para o globoesporte.com, Lico afirmou que a Lusa disputaria a série B.

Vamos aguardar o desfecho porque, em se tratando de organização, nosso futebol é uma caixinha de surpresa!

Rafael Jacobucci – Faro da Bola

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ituano com Profissionais do Bem e não de "Bens"!



É, meus caros, sempre utilizo essa frase para o futebol: “O futebol é comandado por pessoas de Bens e não de Bem”. E no domingo, com o título do Ituano, deu para notar algumas exceções. O time mostrou que, com pessoas de Bem, pode sim chegar ao sucesso.

Essa pessoa do Bem se chama Juninho Paulista, ex-jogador pentacampeão com a seleção Brasileira, começou sua trajetória como dirigente de futebol após o término do Paulistão de 2010 no qual livrou o time do rebaixamento daquele ano como jogador.

O sucesso desse Ituano campeão se deve muito ao profissionalismo e planejamento da nova gestão, implantando a filosofia do clube empresa, com moldes da Europa. E não podia ser diferente, já que seu atual presidente tem grande bagagem no Velho Continente.

Em relação ao time de futebol, foi campeão com justiça! Batendo os grandes e tendo a melhor defesa do Campeonato. O técnico Doriva, revelação entre os treinadores na minha opinião, soube armar um time ousado e, eficiente na marcação, encontrou um equilíbrio tático. Destaque para Esquerdinha, Anderson Salles e Rafael Silva.

Time que, aliás, irá se desmanchar para disputa da série D do Brasileiro. É muito provável que os citados recebam propostas de times da série B e A como está sendo cogitado.

Ituano conquista seu segundo título Paulista, superando os críticos e principalmente a Federação Paulista de Futebol que, a meu ver, fez um regulamento para favorecer os grandes. Parabéns, Ituano! Parabéns à cidade de Itu!

Rafael Jacobucci - O Faro da Bola

Esporte na Rede recebe campeão mundial de judô de masters, Leandro Salomão

O Esporte na Rede de ontem (15/04) falou sobre as oitavas de final da Copa Libertadores. Quais são suas apostas para a competição sul-americana? Nossos comentaristas também analisaram o Grupo A da Copa do Mundo de 2014, grupo que tem Brasil, Croácia, México e Camarões.

Também falamos do Brasileirão que deve começar no final de semana. Será? Falamos da primeira rodada e dos favoritos para conquistarem o campeonato. No estúdio, recebemos o judoca e fisioterapeuta Leandro Salomão, multicampeão de masters. O título mais expressivo para ele foi em 2010, quando sagrou-se campeão mundial da categoria.

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo.

Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo o vídeo e as fotos da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.