sábado, 23 de novembro de 2013

Esporte na Rede recebeu Pintado, técnico de futebol e ex-jogador do São Paulo

Na edição da última terça-feira, o Esporte na Rede recebeu o ex-jogador vitorioso e atualmente técnico de futebol, Pintado. Sem papas na língua, ele falou sobre dirigentes que interferem em escalações de equipes e no trabalho do técnico. Mas ressaltou que ter comando é muito importante.

Pintado também falou sobre o seu futuro e disse ainda que apoia o movimento Bom Senso FC, em prol de um calendário mais decente no futebol brasileiro. O Esporte na Rede também analisou a rodada do final de semana do campeonato Brasileiro na Série A, com o Cruzeiro já campeão.

Ainda analisou a final da Copa do Brasil, entre Atlético-PR e Flamengo. Teve também o Momento Motor com tudo sobre o GP de Austin, nos Estados Unidos. O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o vídeo completo da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.



























terça-feira, 19 de novembro de 2013

Coluna Momento Motor: Os apagados do ano que brilham no final!


Saudações internauta do Esporte na Rede! Na coluna Momento Motor dessa semana, a análise do GP dos Estados Unidos, realizado no circuito das Américas em Austin no Texas.
Sem nenhuma novidade com relação ao vencedor! Mais uma vitória de Sebastian Vettel, que bate o recorde de Michael Schumacher em número de vitórias seguidas numa única temporada. Vettel chega a oitava vitória e bate as 7 vitórias que o Schumacher havia conquistado em 2004. Se Vettel vencer no GP Brasil conseguirá igualar outro recorde, o de Alberto Ascari que conseguiu 9 vitórias seguidas entre as temporadas de 1952 e 1953.




Sobre o desempenho do alemão da RBR, simplesmente não há mais nada a acrescentar! Vitória tranquila e da mesma maneiras dos últimos GPs. Domínio absoluto sem qualquer ameaça.

Das últimas corridas, essa foi a mais monótona. Um contraste se compararmos com o circuito que é tudo de bom! Mas nem uma pista legal garante o espetáculo! Apesar de tudo, mais de 100.000 pessoas foram acompanhar essa corrida lá no Circuito das Américas. Sucesso de público! A questão do show é por que na F-1 de 2013 está tudo absolutamente definido. A F-1 vive um final de feira! Até Kimi Räikkönen resolveu cuidar da saúde e largou o cockpit nas mãos do compatriota Heikki Kovalainen, que no treino de classificação foi bem, ao marcar o oitavo melhor tempo, mas na corrida sentiu a falta de ritmo e terminou apenas na 15ª posição.


Mas o assunto dessa coluna é sobre uma turminha que passou o ano despercebido, que de repente resolveram fazer boas corridas! Romain Grosjean, Nico Hülkenberg e só nessa última corrida Valtteri Bottas.


Começamos com Romain Grosjean que depois da Red Bull, foi o piloto mais rápido do treino de classificação e no instante da largada roubou a segunda posição de Mark Webber que para variar, Webber de uma complicada na largada! Se bem que dessa vez o australiano da RBR largou do lado sujo da pista e estava realmente ruim largar dessa faixa da pista. Além da perda da segunda posição, Webber também perdeu a terceira posição para Lewis Hamilton. Mark Webber recuperou essa terceira colocação na 13ª volta, quando sem nenhuma dificuldade, conseguiu ultrapassar o inglês da Mercedes, que sofria com o velho conhecido e crônico desgaste de pneus.


O circuito oferecia pouca aderência e para a maioria dos carros representou menos consumo de pneus. Sendo assim, a estratégia padrão era fazer uma parada de boxes. Simples! Fazer a primeira metade da prova com os pneus de composto médio utilizados no treino de classificação até o pneu resistir e na segunda metade da prova com os pneus de composto duro.  A maioria dos pilotos parou entre as voltas 22 e 30. Vettel parou na volta 28 (exatamente na metade da corrida) e Grosjean, com a Lotus que não gasta pouco pneu, parou na volta 30.


Mas voltando a falar Romain Grosjean que teve trabalho na corrida e foi super bem! Guiou "pacas"!  Quando Grosjean voltou da parada de boxes na volta 31, teve a segunda posição seriamente ameaçada por Mark Webber. O piloto australiano da RBR conseguiu uma aproximação na faixa de 1 segundo. Porém Grosjean conseguiu conter as ameaças de Webber e até chegou a se distanciar, abrindo três segundos de vantagem, algumas voltas depois. Restando 10 voltas para terminar a corrida, Webber voltou ameaçá-lo. O piloto francês da Lotus conseguiu sustentar a segunda posição com unhas e dentes, sem vacilar e se desconcentrar.




Nessa segunda metade do campeonato, Grosjean demonstra amadurecimento, confiança e uma melhor maneira de guiar. Podemos afirmar que Grosjean fez a melhor corrida na Fórmula 1. E depois de Vettel, ele vem sendo o melhor piloto do grid, neste final de temporada.


Nico Hülkenberg também cresceu muito nesta parte da temporada e fez mais uma boa corrida. Batalhou com Fernando Alonso nas últimas voltas pela quinta posição. O alemão da Sauber até estava na quinta posição quando foi ultrapassado pelo Fernando Alonso na 45ª volta. Na última volta, o alemão protagonizou um momento de rara emoção na corrida, ao tentar dar o troco e fazer a ultrapassagem sobre o espanhol na curva 1, porém Alonso aplicou-lhe um “X” . Quase que Hülk conseguir recuperar essa! O pega foi legal!





Outro que se destacou foi  Valtteri Bottas que passou o ano bem apagado e bem esquecido, com uma Williams que passa por um ano terrível. Porém, nessa corrida, Bottas conseguiu fazer uma boa corrida, com consistência, cerebral e conseguiu levar a Williams à 8ª posição. Disparada a melhor corrida do estreante piloto finlandês, que no próximo ano, dividirá a garagem da Williams com Felipe Massa. Após a corrida, Bottas até chegou a mencionar o sentimento de alívio. E destacou que uma mudança no sistema de escapamento da Williams que definitivamente deu resultado. Que bom!



Quem teve um carro difícil de acertar e teve um péssimo final de semana foi Felipe Massa. O piloto brasileiro da Ferrari não conseguiu passar da 13ª posição, nem nos treinos e nem na corrida. Corrida para esquecer! Acho que Felipe também já está pensando na Williams para o ano que vem!




Semana que vem tem mais coluna Momento Motor, com tudo sobre o GP Brasil de F-1 em Interlagos. Afinal é a última corrida do ano, depois só ano que vem. Portanto, até semana que vem!







Esporte na Rede na F-1, análise esportiva de qualidade!