Saudações internauta do Esporte na
Rede! Na coluna Momento Motor dessa semana, a análise do GP dos Estados Unidos,
realizado no circuito das Américas em Austin no Texas.
Sem nenhuma novidade com relação
ao vencedor! Mais uma vitória de Sebastian Vettel, que bate o recorde de Michael
Schumacher em número de vitórias seguidas numa única temporada. Vettel chega a oitava
vitória e bate as 7 vitórias que o Schumacher havia conquistado em 2004. Se
Vettel vencer no GP Brasil conseguirá igualar outro recorde, o de Alberto
Ascari que conseguiu 9 vitórias seguidas entre as temporadas de 1952 e 1953.
Sobre o desempenho do alemão da
RBR, simplesmente não há mais nada a acrescentar! Vitória tranquila e da mesma
maneiras dos últimos GPs. Domínio absoluto sem qualquer ameaça.
Das últimas corridas, essa foi a
mais monótona. Um contraste se compararmos com o circuito que é tudo de bom!
Mas nem uma pista legal garante o espetáculo! Apesar de tudo, mais de 100.000
pessoas foram acompanhar essa corrida lá no Circuito das Américas. Sucesso de
público! A questão do show é por que na F-1 de 2013 está tudo absolutamente
definido. A F-1 vive um final de feira! Até Kimi Räikkönen resolveu cuidar da
saúde e largou o cockpit nas mãos do compatriota Heikki Kovalainen, que no
treino de classificação foi bem, ao marcar o oitavo melhor tempo, mas na
corrida sentiu a falta de ritmo e terminou apenas na 15ª posição.
Mas o assunto dessa coluna é
sobre uma turminha que passou o ano despercebido, que de repente resolveram
fazer boas corridas! Romain Grosjean, Nico Hülkenberg e só nessa última corrida
Valtteri Bottas.
Começamos com Romain Grosjean que
depois da Red Bull, foi o piloto mais rápido do treino de classificação e no instante
da largada roubou a segunda posição de Mark Webber que para variar, Webber de
uma complicada na largada! Se bem que dessa vez o australiano da RBR largou do
lado sujo da pista e estava realmente ruim largar dessa faixa da pista. Além da
perda da segunda posição, Webber também perdeu a terceira posição para Lewis
Hamilton. Mark Webber recuperou essa terceira colocação na 13ª volta, quando
sem nenhuma dificuldade, conseguiu ultrapassar o inglês da Mercedes, que sofria
com o velho conhecido e crônico desgaste de pneus.
O circuito oferecia pouca
aderência e para a maioria dos carros representou menos consumo de pneus. Sendo
assim, a estratégia padrão era fazer uma parada de boxes. Simples! Fazer a
primeira metade da prova com os pneus de composto médio utilizados no treino de
classificação até o pneu resistir e na segunda metade da prova com os pneus de
composto duro. A maioria dos pilotos parou
entre as voltas 22 e 30. Vettel parou na volta 28 (exatamente na metade da
corrida) e Grosjean, com a Lotus que não gasta pouco pneu, parou na volta 30.
Mas voltando a falar Romain Grosjean
que teve trabalho na corrida e foi super bem! Guiou "pacas"! Quando Grosjean voltou da parada de boxes na
volta 31, teve a segunda posição seriamente ameaçada por Mark Webber. O piloto
australiano da RBR conseguiu uma aproximação na faixa de 1 segundo. Porém
Grosjean conseguiu conter as ameaças de Webber e até chegou a se distanciar,
abrindo três segundos de vantagem, algumas voltas depois. Restando 10 voltas
para terminar a corrida, Webber voltou ameaçá-lo. O piloto francês da Lotus conseguiu
sustentar a segunda posição com unhas e dentes, sem vacilar e se desconcentrar.
Nessa segunda metade do
campeonato, Grosjean demonstra amadurecimento, confiança e uma melhor maneira
de guiar. Podemos afirmar que Grosjean fez a melhor corrida na Fórmula 1. E depois
de Vettel, ele vem sendo o melhor piloto do grid, neste final de temporada.
Nico Hülkenberg também cresceu muito
nesta parte da temporada e fez mais uma boa corrida. Batalhou com Fernando
Alonso nas últimas voltas pela quinta posição. O alemão da Sauber até estava na
quinta posição quando foi ultrapassado pelo Fernando Alonso na 45ª volta. Na
última volta, o alemão protagonizou um momento de rara emoção na corrida, ao
tentar dar o troco e fazer a ultrapassagem sobre o espanhol na curva 1, porém
Alonso aplicou-lhe um “X” . Quase que Hülk conseguir recuperar essa! O pega foi legal!
Outro que se destacou foi Valtteri Bottas que passou o ano bem apagado e
bem esquecido, com uma Williams que passa por um ano terrível. Porém, nessa
corrida, Bottas conseguiu fazer uma boa corrida, com consistência,
cerebral e conseguiu levar a Williams à 8ª posição. Disparada a melhor corrida
do estreante piloto finlandês, que no próximo ano, dividirá a garagem da
Williams com Felipe Massa. Após a corrida, Bottas até chegou a mencionar o
sentimento de alívio. E destacou que uma mudança no sistema de escapamento da
Williams que definitivamente deu resultado. Que bom!
Quem teve um carro difícil de
acertar e teve um péssimo final de semana foi Felipe Massa. O piloto brasileiro
da Ferrari não conseguiu passar da 13ª posição, nem nos treinos e nem na
corrida. Corrida para esquecer! Acho que Felipe também já está pensando na Williams para o ano que vem!
Semana que vem tem mais coluna Momento Motor,
com tudo sobre o GP Brasil de F-1 em Interlagos. Afinal é a última corrida do
ano, depois só ano que vem. Portanto, até semana que vem!
Esporte na Rede na F-1, análise esportiva de qualidade!
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