terça-feira, 17 de junho de 2014

A Classificação está bem encaminhada. Porém, o futebol apresentado pela seleção brasileira é preocupante!


É, meus caros, Brasil 0 x 0 México, resultado preocupante. Não em termos de tabela, mas sim, pelo futebol apresentado dentro de campo.

Tudo bem, que o goleiro mexicano  Guillermo Ochoa fez pelo menos 4 milagres, mas foram jogadas construídas na bola parada ou pelo famoso chuveirinho.

Em texto anterior, comentei sobre o aprimoramento das  jogadas aéreas da nossa seleção. É característica do técnico Felipão, porém, não pode se tornar nosso principal recurso.

Assim como no jogo diante da Croácia, o Brasil apresentou o mesmo futebol, atacando pelas beiradas do campo, e explorando a bola lançada na pequena área adversária. Nossa seleção, não conseguiu encontrar espaços naquele setor, diante da boa marcação da seleção Mexicana.

Tinha que sim, explorar as jogadas pelo meio- campo, com triangulações. Nossos meias, Oscar, Ramires e Wiliam que entrou na segunda etapa, deveriam encostar mais nos atacantes, e arriscaro tiro de longa distancia, como fez o México o jogo inteiro.

Nosso coletivo, ainda está pecando na marcação. Paulinho, Daniel Alves e Marcelo não marcam ninguém, deixam espaço demais. Apresentam um futebol muito aquém daquele campeão da Copa das Confederações, no ano passado.

O Brasil marcava no campo adversário. Hoje não temos mais esse forte  na nossa equipe,  e o pior, quando nosso time ataca, deixa espaço para o contra ataque.

Felipão está perdido na montagem desta equipe. Pelo menos na minha visão, os erros de posicionamento são notórios, e o treinador não esta tendo a capacidade de corrigi-lo.

É preocupante, por que se pegarmos uma equipe mais qualificada, iremos tomar “chumbo”.

Agora, em termos de tabela, o Brasil somou quatro pontos é líder do grupo A. Tudo está  sendo  encaminhado para a classificação até então. Mas fica uma pergunta no ar: Com esse futebol apresentado passaremos das Oitavas?

 

Rafael Jacobucci – O Faro da Bola.