sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Velha Retrospectiva Enquanto o Novo Ano Não Chega


Salve, salve, amigo e amiga do Esporte na Rede!

O ano de 2012 bate à porta. Já o ano de 2011, está acabando de arrumar suas malas e indo passar sua aposentadoria nas retrospectivas da vida.

Uma rápida olhada no que rolou...

No esporte, especificamente o futebol, muita coisa aconteceu. Times de grande tradição pisaram em terrenos que não pisavam há muito tempo. O Santos voltou ao cenário internacional depois de 48 anos sem vencer a Copa Libertadores, a Portuguesa voltou a levantar um troféu depois de 38 anos; e o que dizer da lendária 'Celeste Olímpica', a seleção de futebol do Uruguai, que estava em total ostracismo e não assustava mais ninguém desde a Copa de 70 (apesar dos títulos da Copa América de 1983, 87 e 95) e começou sua provável volta por cima em 2010 na África do Sul e a sacramentou com a Copa América deste ano? Os amantes do futebol torcem para que não seja algo pontual.

Neste ano também aconteceu a despedida de Ronaldo, o Fenômeno, dos campos. Ronaldo será eternamente lembrado por seus grandes feitos nos gramados do mundo. Maior artilheiro das Copas, apenas para citar um. Fora, é outra história... 

Outro fato marcante no mundo futebolístico foi a recusa do astro Neymar, do Santos, às cifras europeias ao dizer não aos poderosos Real Madrid e Barcelona. Algo inimaginável que um menino como ele pudesse fazer. A esperança é que este não seja um fato isolado e que respingue em outros meninos talentosíssimos que produzimos em nosso país, mas que lamentavelmente não sabemos instruir. Estes meninos, em sua maioria,  não aprendem que são jogadores-pessoas. Antes, aprendem que são jogadores-coisas e, sendo jogadores-coisas são levados por quem pagar mais. Torçamos por outros 'seos' Neymares (pai de Neymar) por aí.

Ainda dentro do gramado, o Corinthians sagrou-se campeão brasileiro pela quinta vez em um dos mais emocionantes campeonatos da chama Era dos Pontos Corridos. Apesar de algumas vozes ainda chorarem pela volta do mata-mata, acredito que o atual modelo não mostrou-se apenas o mais justo por coroar o mais regular em todo o longo campeonato como também mostrou-se altamente lucrativo. O interesse foi grande, a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão riu à toa, os clubes conseguiram maiores contratos. Até a CBF acertou (???) colocando os clássicos na última rodada. Pois é. O ano 2012 tá chegando...

Por fim, no Mundial de Clubes da FIFA, deu a lógica. Agora, o que não é lógico é comentarista, jornalista falar desta final, onde o Barcelona brincou com o Santos, como se isto fosse algo que nunca viram na vida! Nunca assistiram a um joguinho sequer dos comandados por Pep Guardiola? Muita gente na mídia e muitos dirigentes, após o jogo no Japão disseram que está tudo errado por aqui e que o time do Barcelona subiu o Olimpo e nos trouxe a chama sagrada! Por favor... Vão ler um pouquinho sobre o Uruguai dos anos 20, sobre a Hungria dos anos 50 e assistir alguns jogos de nossos times em décadas passadas, e também da seleção holandesa dos anos 70!

Finalizando, acredito piamente que o melhor lance aconteceu fora de campo. Muitos torcedores, indignados com os rumos de nosso principal esporte, resolveram se manifestar nas ruas. O movimento "Fora Ricardo Teixeira" que aconteceu graças à iniciativa da FNT - Frente Nacional dos Torcedores tomou as ruas de algumas capitais do país pedindo um futebol com o mínimo de ética e transparência. Mesmo não sendo a motivação deste movimento, acabou mostrando para muitos que torcer por um time de futebol não significa ser idiota e tapado. Que o torcedor, quando quer, tem voz sim e será escutado!

E ano que vem teremos Olimpíadas em Londres! Assunto não vai faltar. Nós do Esporte na Rede, estaremos esperando por você amigo e amiga! 

Eu desejo um 2012 cheio de realizações e com novas perspectivas! 

Um grande abraço!