sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Coluna Velocidade: Sexta-feira de capítulo quente na Fórmula 1 e mudanças na vida dos personagens.





Coluna Velocidade: Sexta-feira de capítulo quente na Fórmula 1 e mudanças na vida dos personagens.

Ao longo de 2012, a vaga de Felipe Massa da Ferrari foi sempre muito comentada, devido ao desempenho ruim do piloto brasileiro no início da temporada. Essa vaga foi tremendamente cobiçada e anunciada de vários substitutos para Felipe Massa que resistiu muito tempo aos rumores. O mexicano Sergio Pérez sempre esteve no topo dos rumores, pelo grande desempenho apresentado em algumas corridas e principalmente por ele ser cria da casa Ferrari. A Ferrari, como uma autêntica novela mexicana, passou o tempo avaliando essa situação. De certa maneira, bom para Felipe Massa que mesmo balançando na vaga, ganhou tempo e retomou a confiança vide os resultados das últimas corridas. O motivo de que Sergio Pérez é um piloto ainda em desenvolvimento e não preparado para guiar o carro de Maranello se transformava em argumento, para prolongar em mais capítulos, essa decisão. Por fim Massa ficou com a caneta nas mãos para assinar a renovação por mais um ano, mas nada confirmado, por enquanto. Neste caso, apesar de novela, espera-se que seja como uma autêntica novela brasileira que sempre tem um previsível final feliz.

Os últimos dias do mês de setembro, a possibilidade da dança de cadeiras mudou da saída de Felipe Massa da Ferrari para troca de Hamilton da McLaren para Mercedes. Para isso ganhou força a saída de Michael Schumacher pelo desempenho bem abaixo das expectativas. No fim, todo mundo achava que era o Schumacher que estava indeciso para continuar, quando na verdade a própria Mercedes estava avaliando a continuidade do alemão na equipe.  No fim, o heptacampeão mundial de F-1 ficou sem o direito de resposta e virou carta fora do baralho. E mesmo que agora queira, talvez não continue mais.

Enquanto isso, Hamilton, cria da casa da McLaren, negociava uma renovação de contrato que termina ao final dessa temporada.  A McLaren não apresentou uma boa condição financeira para o inglês que imediatamente passou a demonstrar infelicidade dentro da equipe. Nem mesmo os resultados das últimas corridas e chances reais de conquista do título desse ano o entusiasmaram. Com isso, apareceu uma ótima proposta da Mercedes, segundo o que foi comentado pela imprensa, o valor quase o dobro da proposta apresentada pela McLaren. A McLaren apresentou uma nova proposta próxima da Mercedes. Entretanto nessa sexta-feira, Hamilton formado e campeão em 2008 na McLaren , anunciou oficialmente a mudança de casa, como um filho que deixa a casa dos pais para viver uma nova vida.

A McLaren rapidamente acertou com o coadjuvante da novela mexicana Ferrari, Sergio Pérez. E podemos considerar atuação de coadjuvante em grande estilo ao longo dessa temporada, especialmente na Malásia e Itália. Como prêmio a merecida vaga em uma equipe de ponta.

O que penso sobre isso? A Fórmula 1 vai ganhar com a novidade. Sempre gosto muito das mudanças, especialmente quando ocorre nas equipes grandes. Pérez é um novato que tem talento, velocidade e arrojo. Ele poderá evoluir muito bem dentro da estrutura da McLaren. Hamilton terá um grande desafio de levantar a Mercedes, que apenas conta com aquela única vitória de Rosberg na F-1. Lembre-se que Hamilton terá o suporte de Ross Brawn, que a qualquer momento pode desencantar.

Avaliar se essa mudança fará Hamilton vencedor na Mercedes e se Pérez será bem sucedido na McLaren é difícil! Só quando começar a temporada 2013 para ficar mais claro o efeito das mudanças. A única certeza é que essa mudança pode facilitar a vida de Fernando Alonso na conquista do título desse ano, que pode tirar o foco da McLaren e do piloto Lewis Hamilton. E por fim, imagino como a Ferrari deve ter se sentido perdendo o pupilo, a promessa da casa, para o maior rival?



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Esporte na Rede falou sobre a paixão do torcedor

Ontem o programa Esporte na Rede falou sobre a paixão de torcedor. Recebemos no estúdio o vice-presidente da torcida Gaviões da Fiel do ABC, Luciano Gallo. Ele falou sobre a paixão pelo Corinthians e tirou algumas dúvidas dos internautas sobre as torcidas organizadas. Também teve Brasileirão e Fórmula-1.

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem 1 hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial.

Confira abaixo o vídeo completo da atração. Mais informações:www.esportenarede.org. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Icec1AOluM8

domingo, 23 de setembro de 2012

Coluna Velocidade: Nas luzes noturnas de Cingapura, sorte de Alonso, azar de Hamilton e vitória de Vettel.





Nas luzes noturnas de Cingapura, sorte de Alonso, azar de Hamilton e vitória de Vettel.

Amigos do Esporte na Rede, nessa semana a Fórmula 1 desembarcou na belíssima estética noturna Cingapura e não tão bela para os que estão dentro do cockpit. Alta temperatura, muita umidade, desgaste dos pneus, traçado difícil e o tempo de prova foram, por mais uma vez, as dificuldades enfrentadas pelos pilotos neste GP.

Por isso, um bom desempenho no treino classificatório foi importante. Vettel foi bem em quase todos os treinos livres. Mas no classificatório, Lewis Hamilton foi para o topo e no Q3, Hamilton não teve concorrência ao marcar nas duas tentativas os dois melhores tempos da sessão conquistando a pole. Com este desempenho avassalador, difícil imaginar que Hamilton não conquistaria a quarta vitória seguida da Mclaren! Pastor Maldonado surpreendeu ao se classificar na segunda colocação. Seguindo o grid, a segunda fila foi alocada por Vettel e Button. Alonso conquistou apenas a quinta posição, deixando claro que não tinha carro para vencer. O espanhol foi para a corrida com o pensamento de marcar o máximo de pontos possível visando apenas o campeonato.

Enfim, na largada, Hamilton mantém a primeira colocação com tranquilidade. Pastor Maldonado não larga tão bem e foi ultrapassado por Vettel e Button. Alonso se estabeleceu na 5ª posição. Infelizmente, Massa que largou da 13ª posição não teve sorte e acabou sendo atingido por Petrov na primeira curva, o que obrigou o brasileiro a parar nos boxes. Que azar de Felipe que acabou tendo que fazer uma corrida de recuperação.

A corrida seguiu sem emoção. Vettel tentava se aproximar de Hamilton, mas o inglês manteve a diferença em média de um segundo e meio. Logo no início da volta 23, o tremendo azar de Hamilton. O favorito da corrida foi traído por um problema na caixa de câmbio e abandonou a corrida. Se para um lado foi azar, para o atual líder do campeonato, foi muita sorte Hamilton não pontuar. Definitivamente Alonso é um camarada de sorte. Determinados momentos tudo parece conspirar a favor do espanhol. Seria sorte de campeão? E teve mais, Alonso já lutava pela terceira posição com o Pastor Maldonado em belíssima disputa. O venezuelano com pneus de composto supermacio estava com dificuldade para defender a posição, mas com muita garra defendeu o ataque de Alonso. Logo depois, o “Safety Car” entrou por causa da batida de Karthikeyan. Maldonado foi pela terceira vez aos boxes pela queda de rendimento por causa dos pneus. Para facilitar a vida do espanhol, instantes depois, o venezuelano da Williams abandonou a corrida por problemas hidráulicos. Mais uma dose de sorte para Alonso que desejava conquistar o terceiro posto na corrida. E não é que a sorte foi quase completa, quando Button quase “estampou” na traseira de Vettel antes da relargada? Aí seria sorte demais!

Mas quem não escapou de “estampar” foi Michael Schumacher. Vergne e Perez disputavam posição e Schumacher perdeu o ponto de freada atingindo o carro de Jean Eric-Vérgne. Após a corrida, o alemão pediu desculpas e recebeu a punição da perda de 10 posições no GP do Japão, o próximo do mundial. Verge foi o azar da vez! Depois da confusão do Schumacher, quase ocorreu outra entre os dois brasileiros, Felipe Massa e Bruno Senna. Por muita sorte Massa controlou bem o carro, mesmo com a espremida de Bruno de Senna. A manobra de Bruno Senna não foi legal, mas não achei que ele tenha feito de propósito. Possivelmente ele não teve a visão do Massa que estava praticamente ao lado dele na tentativa da ultrapassagem. Depois disso, na volta 46, Massa em grande ascensão na corrida, fez grande ultrapassagem sobre o Daniel Ricciardo. Massa terminou a corrida em 8º lugar e Bruno Senna abandonou.
Vettel conseguiu manter com tranquilidade a liderança da corrida até o final da corrida que estourou no tempo das 2 horas. Haja poder de concentração e resistência! Button se acomodou na segunda colocação e Alonso, o mais sortudo do mundo, fechou o pódio na terceira colocação.

Sebastian Vettel volta a briga pelo campeonato na pontuação, porém ele ainda está um pouco afastado dessa briga pelo carro que tem nas mãos. Fica claro que a condição da pista de Cingapura favoreceu o carro RBR de Vettel. A RBR não é mais a mesma depois daquela polêmica do mapeamento de motor. E pensar que no ano passado, nessa mesma corrida, Vettel estava muito perto da conquista do bi campeonato! Hamilton ainda é o principal concorrente de Alonso pelo campeonato, que somente pelo “azar” do problema mecânico, não pontuou. E sobe para 52 pontos a diferença de Alonso para Hamilton, agora na quarta colocação.  Vettel assumiu a vice-liderança 29 pontos atrás de Alonso. O próximo GP é no Japão, Suzuka, dia 07 de outubro. Até a próxima!