quinta-feira, 29 de maio de 2014

Coluna Momento Motor: Concorrentes sim! Rivais, suspeito que não!


 
 
Uma profunda mudança técnica que culminou no domínio absoluto da equipe Mercedes na Fórmula 1 deste ano. Mônaco poderia gerar algo diferente nas primeiras posições e uma proximidade das outras equipes.  Porém houve a constatação no primeiro treino livres da quinta-feira de que a Mercedes continuaria dominante com extrema facilidade.

A urgência era enorme! Antes de Mônaco, as cinco vitórias em cinco corridas da equipe germânica e a sexta vitória mais do que a caminho, algo de diferente deveria vir à tona, logo! De fato, a facilidade da sexta vitória não foi evitada. Porém, uma oportunidade surgiu na derrapada suspeita de Rosberg durante o treino de classificação. Momento imperdível para apimentar a relação de dois “lobos” solitários que disputam o título desse ano.  


A imprensa e os bastidores da Fórmula 1 aproveitaram a situação para dar aquela agitada! Rosberg escapou de propósito? Oficialmente, a telemetria não acusou manobra proposital.  Diante da circunstância e o momento que ela ocorreu, a pulga atrás da orelha logo se transformara em enxame de rivalidade nas mãos da imprensa que cobre a Fórmula 1. Foi noticiada a fofoquinha de que Hamilton estava bravo e categoricamente desconfiado da manobra de Rosberg. E que a reunião na Mercedes após o treino foi efervescente e de cobranças de explicações! Será que foi tudo isso?

Essas dúvidas são difíceis de serem decifradas. Nico Rosberg teria derrapado de propósito para anular a chance de Hamilton marcar a pole? A decisão dos fiscais em não punir o Rosberg foi para esquentar o circo na corrida do domingo, mesmo os dados da telemetria não terem denunciado uma manobra proposital? Afinal, a disputa entre os dois anda fria e desinteressante. Há reclamação do novo ruído da Fórmula 1. Há reclamação da velocidade dos carros. E há uma tendência a monotonia nas disputas por vitórias e no campeonato deste ano, restrita a dois pilotos.

A certeza é que a Fórmula 1 é sempre bem orquestrada nos bastidores. Nesses momento , “certos cuidados” são considerados. É óbvio que a imprensa embarca nessa onda de promover e inflamar com o propósito de não perder pontos na audiência. Faz parte do jogo! Por isso, chama-se circo da Fórmula 1.

Desconfio que essa rivalidade a flor da pele não é tão verdadeira. Até as declarações mais espinhosas de Hamilton não me convenceram. As declarações estavam artificiais, mesmo com tanta competitividade comum entre os pilotos de Fórmula 1. Estou cético com essa “verdade dos fatos” em relação a rivalidade instituída! Não deve confundir e julgar uma reação do Hamilton de rusgas , após terminar em 2º lugar em Mônaco. O fato é que ele teve um carro com condições para vencer mais uma vez e não conseguiu por contratempos. E ainda mais passar aquele sufoco no final da corrida, tendo que guiar com um olho fechado por causa daquela incômoda sujeira. Um final de semana de pequenas situações que atrapalhou ele.

Possivelmente, durante o campeonato, o efeito de rivalidade tome corpo. Rosberg e Hamilton convivem diariamente com as notícias de que há rixa e rivalidade. Que eles não são mais amigos. Ou ainda, que um está sacaneando o outro durante as disputas. A imprensa, de tanto agitar as coisas, consegue transformar o cenário num campo de guerra.  Afinal, alguma coisa precisa salvar a atual temporada de Fórmula 1, já que as mudanças na categoria não vem agradando tanto. Não é?

 
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Esporte na Rede analisou Grupo G da Copa do Mundo

No Esporte na Rede de ontem (27/05/2014) analisamos o grupo G da Copa do Mundo, com Alemanha, Portugal, EUA e Gana. Também falamos sobre o Brasileirão e fizemos um apanhado geral das 7 primeiras rodadas.

No Momento Motor especial, Paulo Arnaldo Lima analisou o GP de Mônaco de Fórmula-1 e as 500 milhas de Indianápolis, na Indy Car. Um programa com debate e análise esportiva mais do que bem feita.

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o vídeo da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zXL8mKEZwZ8























terça-feira, 27 de maio de 2014

Vai ter copa?


A Seleção Brasileira se apresentou ontem (26) na reformada Granja Comary. Cada vez mais, a copa está batendo à porta dos brasileiros. Mas, cadê a nossa empolgação?

Em outros tempos, bandeiras, faixas, ruas eram decoradas em território nacional. Às vésperas da Copa, o Brasil contraía a epidemia chamada copa do mundo.

A massa brasileira não se continha com a ansiedade de mais um mundial. Eram todos juntos, pra frente Brasil, salve a seleção!

E justamente nessa copa de 2014, seria motivo para carnaval a partir do dia 1 de janeiro. Porém, a cena está sendo completamente diferente.

Há duas semanas para abertura oficial,  o que vemos é um país “xoxo”, quase parado, sem exaltações de nossa "brasilidade". Muito atípico dos anos anteriores.

Um motivo muito simples para essa falta de empolgação do meu Brasil “Varonil” é a  incompetência e a negligência dos nossos políticos. Aliás, eles tiveram a proeza de tirar essa paixão do torcedor, o orgulho não se estampa mais, é barrado na corrupção.

O país da copa virou o país da “chacota”. Atrasos nas obras, estádios superfaturados, fazem do Brasil piada para gringo rir.

Creio que a partir do dia 12 de junho, data de estreia da Seleção Brasileira, a ficha irá cair, mas com uma certa ponta de frustração. Graças às autoridades do nosso país.

Rafael Jacobucci - O Faro da Bola