quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Medalhista olímpico em Londres sai do Corinthians


Depois de quase três anos competindo pelo Corinthians Paulista, o nadador medalhista olímpico Thiago Pereira não renovará seu contrato com o clube em 2013. Segundo o atleta, a passagem pelo clube do Parque São Jorge foi produtiva, incluindo títulos nacionais, o recorde de medalhas nos Jogos Panamericanas em Guadalajara e a medalha de prata nos 400 metros medley em Londres.

O atleta, que ainda não definiu a nova casa, agradeceu o apoio da diretoria e da torcida corintiana. "Tenho só elogios e gratidão a todos no Corinthians, clube que defendi com profissionalismo e dedicação. Foi um ano repleto de conquistas, que começou com a vitória do Anderson Silva no UFC, a minha medalha em Londres e os títulos da Libertadores e, mais recentemente, do Mundial".

Segundo Thiago Pereira, o Corinthians não aceitou a renovação de contrato para a próxima temporada. O nadador chegou ao clube em 2010. "A mudança não atrapalhará meus planos de conquistar mais uma medalha olímpica, ampliar ainda mais a minha coleção panamericana e lutar pelo pódio inédito no Mundial de Barcelona nos 200 metros Medley. Continuo no grupo de treinamento pré-olímpico 2016 com a mesma seriedade e confiança", contou o atleta. Thiago Pereira mora e treina em São Paulo. O nadador é orientado pelo técnico Alberto Silva e divide suas atividades com os campeões mundiais Cesar Cielo e Nicholas Santos.

Prêmio - Thiago Pereira foi eleito o melhor nadador de 2012 no Prêmio Brasil Olímpico. O atleta foi escolhido pela prata obtida na olimpíada de Londres em 2012, quando derrotou o nadador americano Michael Phelps. Thiago também foi um dos três finalistas para receber o prêmio de melhor do ano envolvendo todas as modalidades. O vencedor foi Arthur Zanetti, da ginástica olímpica. 

"Chegar à final do Prêmio Brasil Olímpico é digno de comemoração. É um reconhecimento de todo esforço, que culminou com a prata olímpica. Só tenho de agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui e dar meus parabéns a Arthur Zanetti e a Esquiva Falcão, que defenderam o Brasil com raça e são exemplo para as novas gerações". O nadador já faturou o Prêmio Brasil Olímpico em 2007, quando teve 56,5% dos votos. O ano foi especial com a conquista de seis medalhas de ouro no Pan do Rio de Janeiro e a quebra do recorde mundial em piscina curta nos 200 metros Medley. 


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Esporte na Rede apresentou a última edição de 2012

Na última edição de 2012, o Esporte na Rede analisou a final do Mundial de Clubes da FIFA, que teve o Corinthians como o grande campeão. Os comentaristas também deram seus depoimentos de final de ano e falaram sobre o programa.

Também pudemos ler as mensagens emocionantes dos amigos internautas, que nos desejaram tudo de bom e sucesso em 2013. E ainda exibimos um pequeno trailer dos primeiros programas de 2013, especiais gravados na festa da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) que premiou os melhores do ano em 2012.

Foram entrevistados 20 profissionais da mídia. Paulo Vinícius Coelho, Everaldo Marques, João Palomino, André Plihal, Gustavo Hofman, Paulo Soares (o Amigão da Galera) e João Carlos Albuquerque (o Canalha), todos da ESPN. Luciano do Valle e Nivaldo Prieto, da TV Bandeirantes. Cleber Machado, Mauro Naves e Caio Ribeiro, da TV Globo. Michelle Gianella, Oscar Roberto Godoi e Celso Cardoso, da TV Gazeta.Nilson César, da Rádio Jovem Pan. Octávio Muniz, do portal R7. Luiz Ademar, do SporTV. Ricardo Capriotti, da Rádio Bandeirantes. Eduardo Affonso, da Rádio Estadão-ESPN. IMPERDÍVEL!!

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real.

A interatividade é nosso diferencial. Mais informações:www.esportenarede.org. Confira abaixo as fotos e o vídeo da última edição do ano! A equipe do ER deseja a você, amigo teleinternauta fiel, um ótimo Natal, cheio de paz, saúde, harmonia e amor. E um Ano Novo repleto de realizações e conquistas. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.
























terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Coluna Velocidade: Sinal vermelho aos brasileiros para F-1 2013




Coluna Velocidade: Sinal vermelho aos brasileiros para F-1 2013


Além de Felipe Massa, existia a possibilidade de pelo menos mais um brasileiro integrar o grid da Fórmula 1 para o próximo ano. Bruno Senna, que recentemente deixou a equipe Williams e Luiz Razia, que conquistou o vice-campeonato da GP2 e testou com as equipes Force India e STR, estavam na rodada de negociação com algumas dessas equipes. Até o início dessa semana, disponibilidade de uma vaga em cada uma dessas equipes, Force India, Lotus, Marussia e Caterham. 

A Lotus passou a ser vaga mais cobiçada, pois Romain Grosjean, titular neste ano, balançava, após um ano marcado por muitos acidentes e algumas besteiras que cometera no princípio das corridas. Muitos próximos dessa vaga estavam Kamui Kobayashi, Bruno Senna e o campeão da GP2 desse ano, o italiano Davide Valsecchi. Mas ontem, a notícia oficial jogou um balde de água fria nas pretensões desses pilotos. Com o apoio da marca francesa Total, empresa fabricante de lubrificantes, o budget necessário saiu para assegurar Romain Grosjean no grid de 2013.  Logo após o anúncio, Kobayashi se declarou como fora da F-1 à imprensa.

Na vaga da Marussia, pelo Twitter, o diretor da equipe antecipou ao anúncio oficial do inglês Max Chilton, quarto colocado na GP2 desse ano. O brasileiro Luiz Razia estava mais próximo dessa negociação. 

Resta ainda a vaga da Force India. Mais próxima dela estão Adrian Sutil, que pilotou para a equipe até o ano passado e Jules Bianchi, piloto francês da academia de pilotos da Ferrari e que foi vice campeão da Fórmula World Series by Renault neste ano. Nesse momento, Bruno Senna corre muito por fora para conquistar esse lugar. Vejo Bruno mais perto de disputar a DTM no próximo ano, já que andou testando secretamente por lá.  Ainda da Force India, oficialmente a outra vaga permanece em aberta, porém tudo indica que Paul Di Resta será o dono dela.

Também resta a vaga da Caterham, mas em nenhum momento teve indícios de que os brasileiros estão participando dessa negociação. O único garantido por lá é o francês Charles Pic. Realmente, ficou complicado para os brasileiros. As duas últimas vagas (da Force India e da Caterham) estão próximas de serem definidas para a composição do grid completo do ano que vem.  Só um lance de mestre de leilão, para um dos nossos brasileiros aparecerem na F-1 2013 em uma dessas vagas. Senão, só restará a função de piloto de testes, o que não compensa na F-1 hoje em dia.

Nesse momento, o grid de 2013 está da seguinte maneira:

Equipe
Construtor
Pilotos
Infiniti Red Bull Racing
Red Bull-Renault
Sebastian Vettel
Mark Webber
Scuderia Ferrari
Ferrari
Fernando Alonso
Felipe Massa
Vodafone McLaren Mercedes
McLaren-Mercedes
 Jenson Button
Sergio Perez
Lotus F1 Team
Lotus-Renault
 Kimi Räikkönen 
Romain Grosjean
 Mercedes AMG Petronas F1 Team
Mercedes
Nico Rosberg
Lewis Hamilton
 Sauber F1 Team
Sauber-Ferrari
 Nico Hulkenberg
 Esteban Gutiérrez
 Sahara Force India F1 Team
Force India-Mercedes
Paul Di Resta (à definir)
Indefinido
 Williams F1 Team
Williams-Renault
 Pastor Maldonado
 Valtteri Bottas
 Scuderia Toro Rosso
Toro Rosso-Ferrari
 Jean-Éric Vergne
 Daniel Ricciardo
 Caterham F1 Team
Caterham-Renault
Charles Pic
Indefinido
 Marussia F1 Team
Marussia-Cosworth
 Timo Glock
 Max Chilton

Aproveito o ensejo para desejar aos amigos do Esporte na Rede um feliz Natal e um próspero ano novo 2013. Que no próximo ano, seja de grandes emoções na velocidade da bola! 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Coluna especial: Grande título conquistado, no tamanho da grandiosidade do Corinthians.





Grande título conquistado, 

no tamanho da grandiosidade do Corinthians.



Na coluna de hoje, vou desligar a chave de partida dos motores para comentar sobre o mundo da bola, a final do mundial de interclubes e o grande momento do futebol brasileiro, neste domingo. A final em Yokohama se transformou no cenário de grandes conquistas do futebol brasileiro, desde a Copa 2002. Se o Brasil se dá bem, os corintianos trataram de invadir o estádio para transformá-la na nova casa internacional do Corinthians.

Com muita justiça, o Corinthians mereceu o título. Tiveram momentos de equilíbrio entre as duas equipes, oscilando em momentos de boas finalizações para os dois lados. O Chelsea teve como principal arma Hazard e Moses. O lado direito foi a grande força do ataque do time londrino. Por outro lado, a defesa do Corinthians se comportou muito bem. E quando precisou, Cássio, em dia inspirado, executou grandes defesas e se tornou o grande nome da Final. A finalização mais perigosa que o Corinthians sofreu foi  o chute de Moses no primeiro tempo. A defesa no indefensável foi possível por que   Cássio é o homem elástico. No segundo tempo, Danilo foi calculista e teve precisão no lance do gol. O cenário na área do Chelsea era do goleiro Cech e toda a defesa formando uma barreira humana à frente de Danilo no momento aparentemente correto para o chute. Porém ao  invés do arremate, o calculista Danilo separou em sílabas a jogada ao dar um leve corte para dentro e no instante seguinte chutar ao gol. Ainda assim, a bola foi espirrada na área do Chelsea. Mas Paulo Guerreiro estava à postos, para marcar o gol e correr para a consagração. Com esse gol, aos 23 minutos do segundo tempo, o consciente tático Corinthians fez prevalecer a estratégia de garantir o resultado. Se defendeu muito bem com garra. Passou por um leve sufoco no final, mas os milhões de corintianos puderam extravasar no apito final.

Na semana passada quando fui questionado durante o Esporte na Rede, quem levaria o título, demorei para responder. Foram necessários alguns segundos de pensamento para lembrar que o Corinthians era a equipe melhor preparada para conquista o mundial, que tinha um trabalho sólido de dois anos de Tite e que as condições físicas dos jogadores estavam entre as melhores condições possíveis. Por outro lado, o Chelsea passou por um período de instabilidade, crise e troca de treinadores. O time ainda  em processo de remontagem, mesmo sendo uma grande equipe, foi eliminada prematuramente da Liga dos Campeões. Definitivamente não era o momento do time inglês. Por isso apostei. Deu certo! Acertei o palpite!

A festa ainda não acabou. A paixão dos corintianos ao longo do domingo e que persistirá por toda a semana é contagiante. Embora não agrada os principais rivais, os anti, essa conquista é sempre muito positiva ao futebol brasileiro como um todo. O Corinthians merece todos os elogios pela organização e preparação. Foi competente e mereceu. Perdoe-me pelo trocadilho... Grande título conquistado, no tamanho da grandiosidade do Corinthians. 

domingo, 16 de dezembro de 2012

Castelão é o primeiro estádio pronto para a Copa



Será entregue neste domingo, 16 de dezembro, o primeiro estádio para a realização da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: a Arena Castelão, em Fortaleza. A inauguração está agendada para as 18 horas e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador do Estado, Cid Gomes, além de show do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner.

A obra é fruto da primeira Parceria Público Privado firmada pelo Governo do Ceará. A vencedora da concorrência pública, Arena Castelão, é uma empresa do Grupo Galvão que, além de executar as obras do estádio cearense, também irá operar o complexo multiuso por oito anos. O investimento total para construção e operação é de R$ 518 milhões, oriundos do BNDES e do Governo Estadual.

Entrega adiantada - De acordo com o contrato, o prazo para a entrega da obra seria abril de 2013. No entanto, conforme explica o presidente da Arena, Silvio Andrade, a PPP conseguiu dar mais celeridade aos processos burocráticos envolvidos no negócio. “Nós executamos um ousado e eficiente planejamento de engenharia e o governo estadual apostou na alternativa econômica e administrativa mais viável para esta ação”, destaca.

Andrade acrescenta que a PPP oferece mais flexibilidade quando comparada a uma modalidade de contratação tradicional. “Nós conseguimos adotar na Arena Castelão todas as soluções de engenharia atendendo o padrão de qualidade necessário, exigido pela FIFA”, informa. Segundo ele, o contrato firmado previa a disponibilização de quatro marcos na obra e a antecipação dos serviços foi fator decisivo para a conquista do número de jogos que a Arena Castelão vai receber.