terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Coluna Velocidade: Sinal vermelho aos brasileiros para F-1 2013




Coluna Velocidade: Sinal vermelho aos brasileiros para F-1 2013


Além de Felipe Massa, existia a possibilidade de pelo menos mais um brasileiro integrar o grid da Fórmula 1 para o próximo ano. Bruno Senna, que recentemente deixou a equipe Williams e Luiz Razia, que conquistou o vice-campeonato da GP2 e testou com as equipes Force India e STR, estavam na rodada de negociação com algumas dessas equipes. Até o início dessa semana, disponibilidade de uma vaga em cada uma dessas equipes, Force India, Lotus, Marussia e Caterham. 

A Lotus passou a ser vaga mais cobiçada, pois Romain Grosjean, titular neste ano, balançava, após um ano marcado por muitos acidentes e algumas besteiras que cometera no princípio das corridas. Muitos próximos dessa vaga estavam Kamui Kobayashi, Bruno Senna e o campeão da GP2 desse ano, o italiano Davide Valsecchi. Mas ontem, a notícia oficial jogou um balde de água fria nas pretensões desses pilotos. Com o apoio da marca francesa Total, empresa fabricante de lubrificantes, o budget necessário saiu para assegurar Romain Grosjean no grid de 2013.  Logo após o anúncio, Kobayashi se declarou como fora da F-1 à imprensa.

Na vaga da Marussia, pelo Twitter, o diretor da equipe antecipou ao anúncio oficial do inglês Max Chilton, quarto colocado na GP2 desse ano. O brasileiro Luiz Razia estava mais próximo dessa negociação. 

Resta ainda a vaga da Force India. Mais próxima dela estão Adrian Sutil, que pilotou para a equipe até o ano passado e Jules Bianchi, piloto francês da academia de pilotos da Ferrari e que foi vice campeão da Fórmula World Series by Renault neste ano. Nesse momento, Bruno Senna corre muito por fora para conquistar esse lugar. Vejo Bruno mais perto de disputar a DTM no próximo ano, já que andou testando secretamente por lá.  Ainda da Force India, oficialmente a outra vaga permanece em aberta, porém tudo indica que Paul Di Resta será o dono dela.

Também resta a vaga da Caterham, mas em nenhum momento teve indícios de que os brasileiros estão participando dessa negociação. O único garantido por lá é o francês Charles Pic. Realmente, ficou complicado para os brasileiros. As duas últimas vagas (da Force India e da Caterham) estão próximas de serem definidas para a composição do grid completo do ano que vem.  Só um lance de mestre de leilão, para um dos nossos brasileiros aparecerem na F-1 2013 em uma dessas vagas. Senão, só restará a função de piloto de testes, o que não compensa na F-1 hoje em dia.

Nesse momento, o grid de 2013 está da seguinte maneira:

Equipe
Construtor
Pilotos
Infiniti Red Bull Racing
Red Bull-Renault
Sebastian Vettel
Mark Webber
Scuderia Ferrari
Ferrari
Fernando Alonso
Felipe Massa
Vodafone McLaren Mercedes
McLaren-Mercedes
 Jenson Button
Sergio Perez
Lotus F1 Team
Lotus-Renault
 Kimi Räikkönen 
Romain Grosjean
 Mercedes AMG Petronas F1 Team
Mercedes
Nico Rosberg
Lewis Hamilton
 Sauber F1 Team
Sauber-Ferrari
 Nico Hulkenberg
 Esteban Gutiérrez
 Sahara Force India F1 Team
Force India-Mercedes
Paul Di Resta (à definir)
Indefinido
 Williams F1 Team
Williams-Renault
 Pastor Maldonado
 Valtteri Bottas
 Scuderia Toro Rosso
Toro Rosso-Ferrari
 Jean-Éric Vergne
 Daniel Ricciardo
 Caterham F1 Team
Caterham-Renault
Charles Pic
Indefinido
 Marussia F1 Team
Marussia-Cosworth
 Timo Glock
 Max Chilton

Aproveito o ensejo para desejar aos amigos do Esporte na Rede um feliz Natal e um próspero ano novo 2013. Que no próximo ano, seja de grandes emoções na velocidade da bola! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário