quinta-feira, 20 de junho de 2013

Exposição de objetos em shopping do ABC paulista recorda momentos marcantes do futebol


A partir do dia 21 de junho, a região do ABC entra ainda mais no clima que envolve os brasileiros esse ano. Enquanto o País sedia os jogos da Copa das Confederações, o Shopping Metrópole recebe a exposição Paixão pelo futebol, uma verdadeira viagem a momentos marcantes e curiosidades da história das grandes competições. Camisas, chuteiras, miniaturas e jornais são alguns dos 72 itens que compõem a mostra, em cartaz até o dia 4 de julho, na Praça Central do empreendimento.

Aos finais de semana, entram em campo também apresentações de futebol freestyle, malabarismos realizados com uma bola de futebol utilizando cabeça, ombros, pés e até mesmo a canela, sentado e muitas vezes deitado. O esporte ficou conhecido no mundo inteiro depois de apresentações do jogador Ronaldinho Gaucho. Para permitir aos visitantes melhor visualização das peças históricas, os itens ficam acomodados em cúpulas de acrílico, como em um museu. Entre eles, conhecidas camisas como a da seleção canarinho de 1970, além de um modelo manga comprida da Copa de 62, fabricado especialmente para amenizar o frio chileno e autografada por Pepe, Junior e Rivellino.

Outros objetos prometem chamar a atenção de quem circular pela mostra, como a bola oficial Jabulani, a chuteira Olé, apitos de campo, bola de meia, jornais antigos com matérias das competições, jogos de botão, livros sobre futebol e Lps com antigos hits das copas. Os fãs dos inesquecíveis jogadores Pelé e Ronaldo Fenômeno ainda vão encontrar camisas autografadas pelos atletas. Miniaturas de jogadores em diversos tamanhos também fazem parte do acervo, como Beckham, Ronaldinho Gaucho, Thierry Henry, Kaka e Roberto Carlos. E a paixão pelo futebol fica ainda mais evidente com um cenário repleto de fotos de jogadores amadores, adultos e crianças, em homenagem ao esporte que mais reúne aficionados pelo Brasil. Para Maria Ferreira, gerente de Marketing do Shopping Metrópole, a mostra é uma oportunidade de oferecer lazer ao público frequentador por meio de uma paixão nacional. “Sabemos que o futebol atrai todas as idades e fazemos questão de convidar a todos para momentos de recordação e conhecimento no Shopping.”, afirma.

Serviço:
Exposição Paixão pelo futebol 
Data: 21 de junho a 4 de julho
Local: Praça Central
Horário: de segunda a sábado das 10h à 22h, aos domingos e feriados das 12h às 22h
Apresentações de futebol freestyle: dias 22 e 29/6 (sábados) às 14h e dias 23 e 30/6 (domingos) às 13h
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200 – Centro, São Bernardo do Campo
Entrada gratuita
www.shoppingmetropole.com.br

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Esporte na Rede, número 94, recebe Dedimar, técnico do Santo André

Ontem o Esporte na Rede recebeu o técnico do Esporte Clube Santo André, Dedimar. Ele falou sobre os desafios e dificuldades da nova carreira como treinador. Também falamos de Copa das Confederações, Brasileirão e Fórmula-1. Ainda teve Torcedor na Rede! Programa imperdível!

O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, ao vivo, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo.

Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abaixo algumas  fotos.  Veja o álbum completo, curtindo nossa fan page em www.facebook.com/programaesportenarede Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.



































terça-feira, 18 de junho de 2013

Quando uma imagem vale mais do que mil palavras


Marco Antonio Ribeiro


É fato que uma imagem vale por mil palavras. Mas um ato vale mais do que mil imagens. Pouquíssimas vezes vocês me viram me manifestar aqui. Falar de esporte, então, bom, deixo para o pessoal aqui que entende muito. Peço licença ao caro leitor para reproduzir esta imagem que capturei no perfil do Facebook do humorista Marcos Aguena, o Japa, um dos mais criativos do país. 

Só para não pensarem que entramos no clima de "oba-oba" do momento, deixo aqui uma pergunta incômoda: e quando a "euforia" da festa passar? Vamos continuar de cabeça baixa sendo esculhambados pelos inquilinos do Estado? Ou vamos chegar a outubro do ano que vem e dar a resposta que eles merecem nas urnas? 

Como bem disse aqui nosso colunista Paulo Arnaldo: "Torço para que neste momento, nós, brasileiros, consigamos realizar uma grande transformação em tudo. Acima de tudo, com civilidade e coerência" 

Felizmente, a decisão, como sempre, é do caro leitor! 

Esporte na Rede, Análise Esportiva de Qualidade.

Momento Motor: Direito, Justiça e Respeito


Paulo Arnaldo Lima


Amigo do Esporte na Rede, comentar sobre a Fórmula 1, e até mesmo sobre o esporte, nestes dias, está difícil. Pensei em abordar o tema da interrupção da transmissão da TV Globo no GP do Canadá, tema prometido na semana passada.  

Pensei também em falar sobre a equipe Mercedes, que será julgada pela FIA por causa dos testes com os pneus da Pirelli – segundo consta, com os carros desse ano - o que não é permitido pelo regulamento. Sequencialmente, os dois assuntos estão ligados aos valores de Direito e Justiça. Mas hoje não faz sentido, diante dos acontecimentos e dos protestos que se alastraram Brasil afora.

Neste momento, a Copa das Confederações no nosso país também teria enorme relevância. Essa relevância perdeu a importância aos gritos de protestos que iniciaram na semana passada por aumento das passagens do transporte público e que nesta semana sucederam a todos os problemas que o nosso país sofre diariamente. Os gastos com as construções dos estádios para a Copa foram evidenciados nos protestos, diga-se de passagem, com justiça.

Na semana passada, a onda de protestos não fazia sentido para mim. Principalmente depois da invasão do vandalismo e da violência no contexto. Entretanto, após esta ação, a reação da população na caminhada pelas ruas de todas as capitais do país, começou a fazer mais sentido. Ato positivo! É verdade, que não foi no melhor momento. Porém antes tarde do que nunca! Nós, cidadãos, estávamos devendo uma resposta a tanta impunidade, desleixo, desorganização, corrupção, desperdício, etc. Estamos cansados! O momento é histórico e é hora de mudanças!

Assim como outros problemas sociais, o esporte no Brasil sofre diariamente. Longe do foco do nosso Futebol, a realidade do desprezo dos dirigentes e de quem comanda o esporte são evidentes. A profissionalização de outras modalidades esportivas ainda está bem distante de qualquer realidade sensata. Os atletas matam um leão por dia. Se eu citar especificamente o automobilismo brasileiro, foram tantos maus tratos ultimamente, que desanima! Seria mais um tema para coluna.  O futebol, apesar de ser modalidade mais funcional, também sofre com a falta de profissionalismo em diversas situações. A CBF, tão rica, não consegue organizar o campeonato brasileiro da série A. Na descida das divisões dos campeonatos de futebol do Brasil, a realidade chega a ser de precariedade.

Torço para que neste momento, nós, brasileiros, consigamos realizar uma grande transformação em tudo. Acima de tudo, com civilidade e coerência.  Podemos exercer os nossos direitos ao mesmo passo  que devemos cumprir os nossos deveres. Faço questão de salientar isso por que muitas vezes achamos que nós só temos direitos.

Poderia estender o tema para áreas mais importantes que o esporte. É evidente que, como cidadão, não estou satisfeito com a economia, a segurança, o transporte público, a saúde, etc.  Como colunista, meu dever é me manter na esfera do esporte. Felizmente, o movimento é genérico e se aplica ao meu tema de dever.

Encerro por aqui! Semana que vem, voltarei a Fórmula 1. O tema não será diferente dessa semana! Direito está ligado ao tema da interrupção da Globo na transmissão da Fórmula 1.  E a Justiça está ligada ao julgamento da Mercedes. Não é coincidência! Estamos vivendo tempos de grandes transformações!


Esporte na Rede é análise esportiva de qualidade!

domingo, 16 de junho de 2013

Mexicanos e Nigerianos


Arthur Dafs


Está tudo certo para a vinda do México ao Brasil com Giovani dos Santos e Javier Hernandez (Chicharito), jogador do Manchester United, estreando e atuando no Maracanã.  Estes dois jogadores podem fazer simplesmente a diferença contra a Itália, o Japão e o nosso Brasil.

Ainda que venha de sete jogos - sendo uma derrota na sua estreia na Copa das Confederações, cinco empates entre esses contra Honduras, Peru e Jamaica e uma vitória - o México merece com esse retrospecto respeito no torneio. É bom lembrar que a equipe venceu a final das Olimpíadas conquistando a tão sonhada medalha de ouro, com Giovani em campo.

A seleção mexicana é experiente. Possui dois títulos da Concacaf e uma Copa das Confederações, conquistada em 1999. Após conquistar o seu sexto título da  Copa Ouro, em 2011, os mexicanos estão em 14º lugar no ranking da FIFA. A curiosidade fica por conta do fato deles terem conquistado o único título da Copa das Confederações em cima da seleção brasileira pelo placar de 4X3, quando este torneio ainda era disputado a cada dois anos.

Quem vem com muita força é a Nigéria, representante da África. Esta seleção está invicta há 15 partidas, desde que perdeu para a seleção peruana, em maio de 2012. Mesmo com a ameaça de não participar da Copa das Confederações, pelo fato da sua federação ter pago uma premiação prometida aos seus jogadores por vencer o time Namíbia, a seleção nigeriana desembarcou no Brasil apenas na madrugada de domingo. Na segunda feira ela enfrenta o Taiti, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Os nigerianos conquistaram cinco Copas Africanas. Sua classificação para a Copa deste ano é devido ao seu último título continental, obtido em 2012. A Nigéria participou uma única vez da Copa das Confederações em 1995 e é a 31º colocada no ranking da Fifa.

Um dos destaques do time africano é o goleiro Enyema, o melhor goleiro de seu país, que tem grande prestígio e a confiança de seus companheiros. O outro jogador que se destaca é Mikel, que joga no Chelsea, da Inglaterra, como volante, e faz a mesma função na time de seu país. O time africano também conquistou uma medalha de ouro em 1996 nos Jogos Olímpícos de Atlanta, além de três conquistas no torneio "sub 17" de 1985, 1993 e 2007.