domingo, 7 de julho de 2013

Fórmula Truck: no Top-6 em Interlagos, Djalma Fogaça avalia: "Ainda temos o que melhorar"

Pilotos da 72 Sports trabalham para adequar a suspensão dos Ford Cargo à falta de aderência na pista paulistana durante os treinos desta sexta-feira


A véspera do feriado prolongado no estado de São Paulo - onde, no dia 9 de julho se lembra a Revolução Constitucionalista de 1932 - marcou também o início dos treinos para a quinta etapa da temporada na Fórmula Truck, no autódromo de Interlagos, na zona sul da capital. Foram cerca de duas horas de pista livre para os pilotos divididas em duas sessões. E apesar do tempo firme e céu aberto na capital paulista, a sensação dentro do cockpit era a de pilotar com piso molhado.

"É uma reação parecida com a de andar na chuva, mas sem você estar andando no traçado de chuva", resumiu Djalma Fogaça. O piloto da equipe 72 Sports fechou o primeiro dia de treinos para a etapa de São Paulo da Fórmula Truck na sexta posição, mas ainda se mostra cauteloso quanto ao equilíbrio dos caminhões para a corrida do próximo domingo. "A pista piorou. Mesmo o mais rápido de hoje (Paulo Salustiano) virou um tempo alto. Talvez tenha acontecido porque logo no começo do treino dois ou três caminhões tiveram problema de motor e derramaram óleo na pista. Mas a reação do nosso caminhão é totalmente atípica. Não temos aderência", comentou o piloto. Com mais duas sessões de treinos livres antes da classificação marcada para este sábado, a 72 Sports vai trabalhar com uma nova configuração de suspensão para ganhar em aderência mecânica. "Não dá para apostar que a pista vai melhorar. Principalmente porque na corrida tem muitos abandonos. Precisamos encontrar um novo acerto para o caminhão ser competitivo nessa condição", completou Djalma.

Companheiro de equipe de Fogaça na 72 Sports, Raijan Mascarello faz em Interlagos uma nova etapa de sua adaptação à categoria. Depois da estreia em Goiânia, durante a quarta etapa do ano, Mascarello destacou a importância de correr em uma pista conhecida. "Em Goiânia, além de ser minha estreia na categoria, eu nunca tinha andado na pista. Aqui, pelo menos, eu já conheço e isso dá um pouco mais de conforto, já que as referências de pilotagem do caminhão são diferentes de tudo que eu já pilotei", comentou o representante mato-grossense da categoria. "Foi mais um dia de aprendizado. Senti que o caminhão melhorou da primeira para a segunda sessão de treinos, mas minha pilotagem também melhorou. Estou perto da minha meta de ficar na primeira metade do pelotão", avaliou Mascarello, que ficou com 14º tempo entre os 26 pilotos que registraram volta nesta sexta-feira.

A etapa paulista da Fórmula Truck prossegue neste sábado com dois treinos pela manhã e a sessão que define o grid de largada a partir das 13h. A corrida, válida tanto pelo Campeonato Brasileiro, quanto pelo Sul-Americano da categoria, será disputada no domingo, às 14h.

Confira como terminou cada sessão de treinos desta sexta-feira:

1º treino livre

1) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 2:01.673, média de 127.49 Km/h
2) 15 - Roberval Andrade (S, SP), 2:02.893
3) 55 - Paulo Salustiano (M, SP), 2:03.933
4) 3 - Geraldo Piquet (M, DF), 2:04.126
5) 0 - Alberto Cattucci (V, SP), 2:04.795

2º treino livre

1) 55 - Paulo Salustiano (M, SP), 2:02.791, média de 112.43 Km/h
2) 15 - Roberval Andrade (S, SP), 2:03.006
3) 73 - Leandro Totti (W, PR), 2:03.414
4) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 2:03.629
5) 80 - Diogo Pachenki (M, PR), 2:04.237

Nenhum comentário:

Postar um comentário