segunda-feira, 8 de julho de 2013

Nadadores do Esporte Clube Pinheiros testam sua força nas piscinas de Barcelona e Dubai


 Com tradição na formação de campeões olímpicos e mundiais de natação, o Esporte Clube Pinheiros terá 17 representantes (13 atletas e 4 técnicos) na disputa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e no Campeonato Mundial Júnior. Na manhã deste sábado, os atletas convocados, assim como outros atletas do clube e convidados, como Henrique Barbosa e Nicholas Santos, participaram de uma tomada de tempo oficial na piscina do clube, com o objetivo de medir o desempenho dos classificados, às vésperas do mundial, e definir estratégias nessa reta final de preparação para a competição.

 "Um tomada de tempo como essa faz com que os técnicos consigam definir estratégias. A gente senta com cadaatleta e mostra como foi o desempenho dele nas provas. Alguns atletas vão estrear em competições desse porte na piscina longa, outros já são mais experientes, mas a ansiedade em todos é normal", explica o head coach do Pinheiros, André Ferreira (Amendoim). "Os atletas pinheirenses estão bem preparados para chegar às finais e, uma vez estando na final, a medalha se torna muito mais factível. Serão 14 semanas de preparação específica para o Mundial, desde o Troféu Maria Lenk", completa o treinador, destacando que os atletas passaram, também, por duas semanas de treinos e competições na Europa.

 O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos acontecerá em Barcelona, na Espanha, entre os dias 19 de julho e 4 de agosto, com as provas da natação sendo realizadas a partir do dia 28. Os pinheirenses convocados para o torneio são: João Luís Gomes Junior, Marcelo Chierighini, Daniel Orzechowski, Henrique Rodrigues, Larissa Oliveira e Beatriz Travalon, além dos técnicos André Ferreira (Amendoim) e Sérgio Marques.

 Com o segundo melhor tempo do mundo em 2013 na prova dos 50m peito, o pinheirense João Luís Gomes Jr. está confiante para conquistar sua primeira medalha em campeonato Mundial. "Desde que fiquei de fora da Olimpíada de Londres na última seletiva, voltei as minhas atenções para o Mundial de Barcelona. É a principal competição do ano e estou preparado para dar o meu melhor e conseguir um bom resultado", afirma. Estreando no Mundial de piscina longa, a pinheirense Larissa Martins Oliveira revela a expectativa para o torneio em Barcelona. "A ansiedade está a mil, mas as expectativas são as melhores possíveis e os nadadores mais experientes sempre ajudam nos treinos, dando incentivo. O mundial dos sonhos seria chegar em uma final, e principalmente com medalha", projeta a nadadora do estilo livre, que irá compor os Revezamentos 4x100 e 4x200 metros.


Mundial Júnior - Para o Campeonato Mundial Júnior, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, serão mais 7 atletas do clube e 2 treinadores: Luís Felipe de Souza Vieira, Felipe Monni, Gabriel da Silva Santos, Gabriel Freitas, Pedro Cardona, Vitor Guaraldo, Pedro Spajari e os treinadores Marcelo Tomazini e Tiago Moreno. Seguindo as mesmas diretrizes de treinamento da equipe adulta, os mais jovens prometem fazer bonito no torneio que acontece entre os dias 26 e 31 de agosto.  "Faço, pelo menos, duas horas de treinamentos por dia, sem contar o aquecimento na musculação que dura cerca de uma hora e meia. Os treinos são bastante fortes, mas tenho que me esforçar ao máximo", diz Pedro Spajari, uma das promessas da natação pinheirense.

 Destaque no nado peito, o jovem Felipe Monni espera aproveitar a experiência em Dubai para chegar, em breve, ao Mundial Sênior. "A oportunidade de estar no Mundial é muito valiosa. Estou treinando como nunca e meu objetivo é chegar ao nível desses caras (referindo-se a João Luís Gomes Júnior, seu companheiro de clube no mesmo estilo)", afirma.

Tradição nas piscinas -  A natação do Esporte Clube Pinheiros é, tradicionalmente, vitoriosa. Ao longo da história, foram 6 medalhas olímpicas conquistadas por atletas do clube na modalidade.  A primeira delas veio com Manoel dos Santos, que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1968. Em 1992, Gustavo Borges conquistou a prata em Barcelona e, quatro anos depois, em 1996, trouxe mais duas medalhas para o Pinheiros: prata e bronze. Na Olímpiada de Pequim, em 2008, Cesar Cielo mostrou a força da natação pinheirense para o mundo, ao trazer o ouro nos 50m livre e a medalha de bronze nos 100m livre.

Nas últimas edições do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, o Pinheiros também esteve presente, com duas medalhas conquistadas pelo nadador Felipe França (prata nos 50m peito em 2009 e ouro na mesma prova em 2011, em Xangai).  No cenário nacional, o Pinheiros é, ao lado do Flamengo, o maior vencedor do Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu Maria Lenk -, com 13 títulos conquistados, sendo 8 deles consecutivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário