segunda-feira, 18 de março de 2013

Coluna Momento Motor: Lotus, a primeira de 2013.




Coluna Momento Motor:  Lotus, a primeira de 2013.

Poucos lembram. Em janeiro, a Lotus foi a primeira equipe a apresentar o carro da temporada. E agora, foi a primeira a vencer na temporada. Surpresa? Zebra? Talvez! Recordo-me que na apresentação do E21, o chefe da Lotus salientou que a escuderia poderia conquistar “grandes coisas”.  Pois bem, no primeiro GP do ano, a Lotus já conseguiu um grande feito!

Mas voltando ao ponto da surpresa, após o treino livre da sexta-feira, todos olhavam perplexos com domínio avassalador de Sebastian Vettel com o seu RBR, nas ruas de Albert Park, em Melbourne. Muitos cravaram a afirmação de que a RBR estaria superior novamente!

No sábado choveu. Choveu tanto que Vettel não conseguiu repetir o desempenho da sexta. Alguns pensaram “ótimo”!  Na possibilidade do domingo ter pista seca e Vettel não largar na pole, a corrida ganharia emoção. O Q1 foi no sábado bem chuvoso com água na pista e pequenos acidentes. Massa e Gutiérrez que o digam.  Ainda assim, Massa qualificou-se para o Q2, já o jovem mexicano, não.  E ainda teve um Pastor Maldonado não classificado para o Q2, reclamando da sua Williams “inguiável”. A chuva apertou após o Q1. No lugar dos carros, rodos na pista. Charlie Whiting aguardou, aguardou...  E como a corrida na Austrália foi ao final de tarde, logo escureceu. A pista continuava com poças d’ água e em condições “inseguras” para o prosseguimento do treino classificatório. Enfim, o Q2 e Q3 foram transferidos para o domingo. Aqui no Brasil ainda foi no sábado, 18 horas depois do Q1. No domingo australiano, a pista ainda úmida, os pilotos guiaram no Q2 com os pneus intermediários. Dessa vez, quem ficou pelo caminho foi o estreante da McLaren, Sergio Pérez, que arriscou utilizar o pneu supermacio e pagou o preço pela escolha infeliz. Jenson Button foi para o Q3, mas a McLaren mostrava que o carro não parecia ser tão bom como do ano passado. Aí no Q3, Vettel mandou aquela luneta na concorrência com uma pole position irretocável. Webber classificou-se em 2º para mostrar ao mundo que a RBR está forte como sempre! Massa recuperou-se da batida do Q1 no sábado e conquistou um belíssimo 4ª lugar.

No domingo mais tarde, a corrida. Pra variar, Webber largou mal. Como esse rapaz tem problema nas largadas?  É incrível!  Bom para o Felipe Massa que largou muito bem e saltou para o segundo lugar. Defendeu-se bem de alguns ataques do Alonso e passou a acompanhar o Vettel que tentava escapar na frente. Hamilton e Raikkonen apareceram no bolo brigando pela quarta posição. E Mark Webber... foi lá pra trás, caiu para a sétima posição.

Tão logo, a partir da sétima volta, a turma do pelotão da frente, que estava calçado de pneus supermacios, foi aos boxes para a primeira troca de pneus. Hamilton e Rosberg prolongaram um pouquinho e pararam após a décima volta. Adrian Sutil, de retorno à F-1, por ter largado com pneus médios não parou neste momento e sentiu o gostinho de liderar o GP. Atrás dele, os pilotos mantiveram a mesma ordem com uma posição atrás: Vettel (2ª), Massa (3ª), Alonso (4º), Raikkonen (5ª). Isso até a volta 22, quando Sutil foi para os boxes e Vettel e Alonso foram para a segunda parada. No retorno à pista, o alemão da RBR ultrapassou o compatriota da Force India. Nisso, Massa permaneceu na pista e só realizou a segunda parada, duas voltas depois, na volta 24. E isso foi o suficiente para o Massa se dá mal na estratégia e perder a posição para Alonso. Alonso, além de ganhar a posição de Felipe, também ganhou a posição de Sebastian Vettel. Kimi Raikkonen não parou a essa altura da corrida e assumiu a liderança, com Hamilton e Nico Rosberg logo atrás. Alonso com o lucro das duas posições conquistadas se posicionava na quarta posição. Logo depois, Rosberg não durou na corrida ao abandonar na volta 27 por problema elétrico.  Hamilton sofreu com o desgaste nos pneus e aos ataques de Alonso. Ele não resistiu a situação na volta 31 e foi forçado a ir aos boxes para uma nova troca de pneus. Pelo desgaste, a Mercedes não conseguiu manter a estratégia de duas paradas na corrida.



Com a Lotus foi diferente! Não teve “tempo ruim” com desgaste de pneus e aqui foi o ponto fundamental da vitória do homem de gelo. Kimi, simplesmente estava com 16 segundos de vantagem sobre Alonso, quando ele parou pela segunda vez para a troca dos pneus na volta 34. Três voltas depois, a turma das três paradas iniciou a terceira passagem pelos boxes para reposição de pneus. No retorno, Kimi ainda perdeu a primeira posição para Sutil, que novamente sentia o sabor da liderança no GP. Mas na volta 44, Kimi a recuperou. Sutil ainda tinha que parar novamente para calçar os supermacios. Fernando Alonso ocupou a segunda colocação e Vettel a terceira. Os sete segundos, mesmo com seis voltas de diferença de vida útil entre os pneus de Raikkkonen e Alonso, foram suficientes para deixar Kimi Raikkonen na liderança e conquistar a vitória no primeiro GP. Vigésima da carreira bem ao estilo do finlandês. Nas poucas palavras, Kimi disse que venceu por que entendeu perfeitamente o pneu. É isso aí!!!


Raio-X pós GP:

A Williams foi péssima. De fato o carro da equipe de Sr. Frank parece ter piorado e a equipe volta a viver um ano de pesadelo, como foi em 2011. Pastor Maldonado arrebentou nas declarações logo de cara, ao sair do carro sem classificar-se para o Q2, sábado. Fazia tempo que não ouvia alguém chamar um carro de F-1 de inguiável!

Adrian Sutil merece grande destaque! Mesmo sem correr há um ano, apareceu bem “na fita” durante a corrida. Quando todos imaginavam um ano de sucesso ao Paul  Di Resta, foi o escocês que saiu bravo com a equipe e com o desempenho do seu carro. Sutil, que não teve nada a ver com essa história, roubou a cena. Guiou bem e mostrou ao mundo da F-1 que está em excelente forma!

A McLaren decepcionou. Vamos aguardar se a equipe se recupera logo, quem sabe na Malásia. Avalio que Sergio Pérez sentiu o “baque” de estrear em equipe grande. No Q2, pareceu ter partido dele a ideia de utilizar os pneus supermacios.  Essa foi a minha impressão quando a TV flagrava  na garagem da McLaren,  a abordagem do engenheiro ao piloto mexicano. Na corrida, Pérez esteve perdido e terminou apenas em 11º. Foi uma estreia muito ruim. Jenson Button não conseguiu extrair um “coringa”, com o carro apresentando um nível muito abaixo. Ele teve que se conformar com um 9º lugar. Péssimo dia para McLaren! Só espero que não seja um péssimo ano!

A Ferrari começou 2013 melhor que 2012. Felipe Massa foi combativo do início ao fim. Felipe largou muito bem e foi arrojado ao defender-se dos ataques de Alonso. Saiu no prejuízo, por erro de estratégia. Não acertaram o momento correto da segunda parada nos boxes. Errinho que lhe custou uma posição no pódio.  Já Fernando Alonso foi assertivo na leitura e tomada de decisão no decorrer da corrida. Ele saiu no lucro, ganhou duas posições e terminou em segundo lugar.  Boas perspectivas para a equipe de Maranello no ano.

Muito que provavelmente a RBR aparecerá forte no próximo GP, Malásia, próxima semana. Apenas nos treinos como foi na Austrália? Duvido! A RBR tem um carro nas mãos e o fato de não ter vencido na Austrália pode ter sido por detalhes técnicos. Além disso, na Malásia a temperatura estará mais alta, o que deve mexer um pouco nas coisas! Evidentemente que a equipe terá que trabalhar no desgaste de pneu. Mas sabemos que Adrian Newey, a qualquer momento, acertará esse detalhe técnico logo!

Pra finalizar, a Lotus foi a melhor equipe do GP! Não foi só pela estratégia de parar uma vez menos! Por que sem um carro econômico no desgaste de pneu, não teria funcionado a eficácia da estratégia. Vide que a Mercedes tentou ir pelo mesmo caminho e não funcionou. A Lotus e Kimi Raikkonen entenderam melhor que os outros, os novos compostos de pneus da Pirelli. E foi muito legal ver  o homem de gelo vencendo na primeira etapa.


Na próxima...

O GP da Malásia já será no próximo final de semana. McLaren irá recuperar-se? A RBR voltará a ser tão forte como se imaginava? A Lotus vencerá de novo? E a Mercedes será mais confiável? Só há uma quase certeza! Tudo indica que irá chover durante os treinos e a corrida. Corrida no final de tarde para aqueles lados é certeza de aguaceiro na pista. E é por isso, que a corrida na Malásia deverá ser recheada de emoções e mais surpresas!


Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise esportiva de qualidade! Até a próxima!

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