Coluna Momento
Motor: Lotus, a primeira de 2013.
Poucos lembram. Em janeiro, a
Lotus foi a primeira equipe a apresentar o carro da temporada. E agora, foi a
primeira a vencer na temporada. Surpresa? Zebra? Talvez! Recordo-me que na
apresentação do E21, o chefe da Lotus salientou que a escuderia poderia
conquistar “grandes coisas”. Pois bem, no
primeiro GP do ano, a Lotus já conseguiu um grande feito!
Mas voltando ao ponto da
surpresa, após o treino livre da sexta-feira, todos olhavam perplexos com
domínio avassalador de Sebastian Vettel com o seu RBR, nas ruas de Albert Park,
em Melbourne. Muitos cravaram a afirmação de que a RBR estaria superior
novamente!
No sábado choveu. Choveu tanto que
Vettel não conseguiu repetir o desempenho da sexta. Alguns pensaram “ótimo”! Na possibilidade do domingo ter pista seca e
Vettel não largar na pole, a corrida ganharia emoção. O Q1 foi no sábado bem
chuvoso com água na pista e pequenos acidentes. Massa e Gutiérrez que o
digam. Ainda assim, Massa qualificou-se para
o Q2, já o jovem mexicano, não. E ainda
teve um Pastor Maldonado não classificado para o Q2, reclamando da sua Williams
“inguiável”. A chuva apertou após o Q1. No lugar dos carros, rodos na pista. Charlie
Whiting aguardou, aguardou... E como a
corrida na Austrália foi ao final de tarde, logo escureceu. A pista continuava
com poças d’ água e em condições “inseguras” para o prosseguimento do treino
classificatório. Enfim, o Q2 e Q3 foram transferidos para o domingo. Aqui no
Brasil ainda foi no sábado, 18 horas depois do Q1. No domingo australiano, a
pista ainda úmida, os pilotos guiaram no Q2 com os pneus intermediários. Dessa
vez, quem ficou pelo caminho foi o estreante da McLaren, Sergio Pérez, que
arriscou utilizar o pneu supermacio e pagou o preço pela escolha infeliz. Jenson
Button foi para o Q3, mas a McLaren mostrava que o carro não parecia ser tão
bom como do ano passado. Aí no Q3, Vettel mandou aquela luneta na concorrência com
uma pole position irretocável. Webber classificou-se em 2º para mostrar ao
mundo que a RBR está forte como sempre! Massa recuperou-se da batida do Q1 no
sábado e conquistou um belíssimo 4ª lugar.
No domingo mais tarde, a corrida.
Pra variar, Webber largou mal. Como esse rapaz tem problema nas largadas? É incrível! Bom para o Felipe Massa que largou muito bem e
saltou para o segundo lugar. Defendeu-se bem de alguns ataques do Alonso e
passou a acompanhar o Vettel que tentava escapar na frente. Hamilton e
Raikkonen apareceram no bolo brigando pela quarta posição. E Mark Webber... foi
lá pra trás, caiu para a sétima posição.
Tão logo, a partir da sétima
volta, a turma do pelotão da frente, que estava calçado de pneus supermacios,
foi aos boxes para a primeira troca de pneus. Hamilton e Rosberg prolongaram um
pouquinho e pararam após a décima volta. Adrian Sutil, de retorno à F-1, por
ter largado com pneus médios não parou neste momento e sentiu o gostinho de liderar o GP. Atrás dele, os
pilotos mantiveram a mesma ordem com uma posição atrás: Vettel (2ª), Massa (3ª), Alonso (4º), Raikkonen
(5ª). Isso até a volta 22, quando Sutil foi para os boxes e Vettel e Alonso
foram para a segunda parada. No retorno à pista, o alemão da RBR ultrapassou o
compatriota da Force India. Nisso, Massa permaneceu na pista e só realizou a
segunda parada, duas voltas depois, na volta 24. E isso foi o suficiente para o
Massa se dá mal na estratégia e perder a posição para Alonso. Alonso, além de
ganhar a posição de Felipe, também ganhou a posição de Sebastian Vettel. Kimi
Raikkonen não parou a essa altura da corrida e assumiu a liderança, com Hamilton
e Nico Rosberg logo atrás. Alonso com o lucro das duas posições conquistadas se
posicionava na quarta posição. Logo depois, Rosberg não durou na corrida ao abandonar
na volta 27 por problema elétrico. Hamilton sofreu com o desgaste nos pneus e aos
ataques de Alonso. Ele não resistiu a situação na volta 31 e foi forçado a ir aos boxes para uma nova troca de pneus. Pelo desgaste, a Mercedes não conseguiu
manter a estratégia de duas paradas na corrida.
Com a Lotus foi diferente! Não
teve “tempo ruim” com desgaste de pneus e aqui foi o ponto fundamental da vitória
do homem de gelo. Kimi, simplesmente estava com 16 segundos de vantagem sobre
Alonso, quando ele parou pela segunda vez para a troca dos pneus na volta 34.
Três voltas depois, a turma das três paradas iniciou a terceira passagem pelos boxes
para reposição de pneus. No retorno, Kimi ainda perdeu a primeira posição para
Sutil, que novamente sentia o sabor da liderança no GP. Mas na volta 44, Kimi a recuperou. Sutil ainda tinha que parar novamente para calçar os supermacios.
Fernando Alonso ocupou a segunda colocação e Vettel a terceira. Os sete
segundos, mesmo com seis voltas de diferença de vida útil entre os pneus de
Raikkkonen e Alonso, foram suficientes para deixar Kimi Raikkonen na liderança
e conquistar a vitória no primeiro GP. Vigésima
da carreira bem ao estilo do finlandês. Nas
poucas palavras, Kimi disse que venceu por que entendeu perfeitamente o pneu. É
isso aí!!!
Raio-X pós GP:
A Williams foi péssima. De fato o
carro da equipe de Sr. Frank parece ter piorado e a equipe volta a viver um ano
de pesadelo, como foi em 2011. Pastor Maldonado arrebentou nas declarações logo
de cara, ao sair do carro sem classificar-se para o Q2, sábado. Fazia tempo que
não ouvia alguém chamar um carro de F-1 de inguiável!
Adrian Sutil merece grande
destaque! Mesmo sem correr há um ano, apareceu bem “na fita” durante a corrida.
Quando todos imaginavam um ano de sucesso ao Paul Di Resta, foi o escocês que saiu bravo com a
equipe e com o desempenho do seu carro. Sutil, que não teve nada a ver com essa
história, roubou a cena. Guiou bem e mostrou ao mundo da F-1 que está em excelente
forma!
A McLaren decepcionou. Vamos
aguardar se a equipe se recupera logo, quem sabe na Malásia. Avalio que Sergio
Pérez sentiu o “baque” de estrear em equipe grande. No Q2, pareceu ter partido
dele a ideia de utilizar os pneus supermacios.
Essa foi a minha impressão quando a TV flagrava na garagem da McLaren, a abordagem do engenheiro ao piloto mexicano. Na corrida, Pérez esteve perdido e terminou apenas em 11º. Foi uma
estreia muito ruim. Jenson Button não conseguiu extrair um “coringa”, com o
carro apresentando um nível muito abaixo. Ele teve que se conformar com um 9º
lugar. Péssimo dia para McLaren! Só espero que não seja um péssimo ano!
A Ferrari começou 2013 melhor que
2012. Felipe Massa foi combativo do início ao fim. Felipe largou muito bem e foi arrojado ao
defender-se dos ataques de Alonso. Saiu no prejuízo, por erro de
estratégia. Não acertaram o momento correto da segunda parada nos boxes. Errinho que lhe
custou uma posição no pódio. Já Fernando
Alonso foi assertivo na leitura e tomada de decisão no decorrer da corrida. Ele
saiu no lucro, ganhou duas posições e terminou em segundo lugar. Boas perspectivas para a equipe de Maranello
no ano.
Muito que provavelmente a RBR aparecerá
forte no próximo GP, Malásia, próxima semana. Apenas nos treinos como foi na
Austrália? Duvido! A RBR tem um carro nas mãos e o fato de não ter vencido na
Austrália pode ter sido por detalhes técnicos. Além disso, na Malásia a
temperatura estará mais alta, o que deve mexer um pouco nas coisas!
Evidentemente que a equipe terá que trabalhar no desgaste de pneu. Mas sabemos
que Adrian Newey, a qualquer momento, acertará esse detalhe técnico logo!
Pra finalizar, a Lotus foi a melhor
equipe do GP! Não foi só pela estratégia de parar uma vez menos! Por que sem um
carro econômico no desgaste de pneu, não teria funcionado a eficácia da
estratégia. Vide que a Mercedes tentou ir pelo mesmo caminho e não funcionou. A
Lotus e Kimi Raikkonen entenderam melhor que os outros, os novos compostos de
pneus da Pirelli. E foi muito legal ver o homem de gelo vencendo na primeira etapa.
Na próxima...
O GP da Malásia já será no
próximo final de semana. McLaren irá recuperar-se? A RBR voltará a ser tão
forte como se imaginava? A Lotus vencerá de novo? E a Mercedes será mais
confiável? Só há uma quase certeza! Tudo indica que irá chover durante os
treinos e a corrida. Corrida no final de tarde para aqueles lados é certeza de aguaceiro
na pista. E é por isso, que a corrida na Malásia deverá ser recheada de emoções
e mais surpresas!
Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise
esportiva de qualidade! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário