Coluna Momento Motor: Vitória para reerguer!
Amigo internauta que acompanha o
Esporte na Rede. Na coluna momento motor dessa semana, destaque para a vitória
de Fernando Alonso em casa, no GP da Espanha, a quinta etapa do certame.
Com
essa vitória, Alonso consegue igualar ao número de vitórias de Sebastian
Vettel nesta temporada, duas vitórias para cada um. Kimi Raikkonen, segundo colocado neste
domingo, tem uma vitória na temporada. Pode ser um pouco cedo, porém tudo
indica que a luta pelo título ficará entre esses três. A fase dos três é muito boa!
Kimi Raikkonen tem à disposição uma
Lotus generosa no gasto de pneus. Neste domingo, enquanto quase todo o grid projetou
parar por 4 vezes nos boxes durante a corrida, Kimi parou apenas 3 vezes.
Vettel e Alonso sempre na largada dão show. No caso de Vettel, largando na 3ª
posição, contou com a largada desastrosa de Lewis Hamilton, para pular para a 2ª
posição. Fernando Alonso, largando da 5ª posição, pulou duas posições à frente,
em manobra de ultrapassagem espetacular na curva 3 passando Lewis Hamilton e Kimi
Raikkonen por fora!
A Mercedes teve mais um sábado de
treino classificatório de brilhantismo. Nico Rosberg conquistara a segunda “pole
position” consecutiva. Lewis Hamilton dividira a primeira fila em segundo
lugar. Mas na corrida, Hamilton despencou imediatamente após a largada. Foram
10 posições perdidas do início até o fim.
Após a corrida, o relato de um
desnorteado Hamilton era que o carro em nenhum momento teve aderência. Rosberg
ainda resistiu na liderança até a primeira parada de boxes. Porém depois, o
finlandês caiu também e terminou a corrida apenas na sexta colocação,
desfazendo a tradição da pista, onde competidor que larga na primeira fila sempre
abocanha a vitória. Depois deste GP, abocanhava.
A Ferrari estava em excelente dia!
Felipe Massa largaria na 6ª posição, porém com a punição, teve que largar na 9ª
posição. Apesar disso, na largada, Felipe recuperou as três posições rapidamente! Sem tomar conhecimento, ele
ultrapassou Webber, Grosjean e Perez.
O brasileiro foi além! Chegou rapidamente
ao pelotão que brigava pela vitória e conseguiu terminar no pódio, em terceiro
lugar, a frente de Sebastian Vettel. A Ferrari tinha condições de fazer a
dobradinha nessa corrida. Muito que provavelmente, se Felipe Massa tivesse
largado da 6º posição, terminaria em 2º lugar.
Não só a estratégia de 4 paradas,
mas o momento certo de parar e a sequência de pneus foram decisivos em pró de Alonso.
Na primeira parada de boxes, Alonso entrou no pit ao término da volta 9,
enquanto que Vettel e o então líder da prova, Rosberg, pararam ao término da
volta 10. Na abertura da volta 11, Alonso, com pneus aquecidos, superou-os sem
dificuldades para ultrapassagem.
Na sequência da corrida, a briga pela vitória estava
mais definida entre Alonso e Raikkonen. O espanhol da Ferrari precisou apenas
abrir a distância necessária, para na 4ª parada de boxes, ele conseguir voltar a
frente do finlandês da Lotus. Após a última parada, Alonso dominava
completamente a corrida, sem sequer ser ameaçado e finalizar com muita festa em
casa, diante do torcedor espanhol.
Dois detalhes me chamaram a
atenção!
Kimi Raikkonen utilizou a sequência de pneus médio-médio-duro. Entre a
2ª e a 3ª parada foram 19 voltas de pneu médio. Da 3ª parada para o fim, foram
20 voltas na pista com pneu duro. Fico com a sensação de que a Lotus poderia ter
invertido a sequência de composto de pneus utilizados na 2ª e 3ª parada de
boxes. Talvez, teria sido melhor finalizar a corrida com pneu médio tendo o
carro mais leve e gastando menos os pneus no final. Kimi poderia ter chegado
mais perto de Alonso no fim da corrida!
Vettel também poderia ter chegado
numa posição melhor. O piloto da RBR prolongou a entrada aos boxes para a
segunda parada. Parou na volta 25, enquanto o Alonso parou na volta 22 e
Raikkonen, que faria apenas três paradas, na volta 27.
Será que a RBR planejou fazer
apenas três paradas de boxe na corrida? Pode ser que sim e neste momento da
corrida, a RBR teve que reavaliar a estratégia. Atualmente, se a estratégia não
corresponder às expectativas, perde-se muito e custa caro.
Raio-X pós GP:
A situação da Mercedes é
esquisita. A equipe prateada é impecável no treino classificatório, mas na
corrida... Meu Deus!
Interessante que por causa dessa situação boa da Mercedes em treino, alguns
pilotos do grid apontam favoritismo a vitória dela para o próximo GP, em Mônaco. Será? Claro
que é quase impossível ultrapassar em Mônaco. A vantagem de largar na frente é
meia vitória lá. Mas não sei! O carro da Mercedes é impiedoso com pneus. O
carro é uma máquina devoradora de pneus! Mesmo que Hamilton ou Rosberg faça a pole,
é difícil se sustentar a liderança, mesmo em Mônaco e com desgaste de pneus bem inferior.
Vai ser interessante observar o trenzinho
que formará em boa parte da corrida com a Mercedes puxando a fila! Ainda acho que
a Lotus de Kimi Raikkonen é favorita a vencer em Mônaco.
Dos três postulantes ao título até
o momento, Alonso estava mais atrás, por causa do abandono na Malásia e pelo
problema da asa móvel no Bahrain que resultou numa 8ª colocação. Foi bem
importante essa vitória para ele se reposicionar no campeonato e não deixar que
Vettel e Raikkonen mantenham muita diferença dele. A vitória em casa pode revigorar
e reerguer Alonso na luta pelo título dessa temporada!
Queria finalizar essa análise pós
GP, que as promessas de melhorias na F-1 raramente são concretizadas. Refiro-me
a McLaren, que vem tendo uma temporada horrível e que prometia evoluir no GP da
Espanha com um pacote de melhorias no carro. Porém essa melhoria não foi
sentida e tudo indica que a McLaren passará um ano de UTI, sem chance de
recuperação. Carro mal nascido é difícil de consertá-lo.
Encerro por aqui! Semana que vem, tem mais coluna Momento
Motor!
Até a próxima!
Você já sabe! Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise
esportiva de qualidade!
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