segunda-feira, 13 de maio de 2013

Coluna Momento Motor: Vitória para reerguer!




Coluna Momento Motor: Vitória para reerguer!


Amigo internauta que acompanha o Esporte na Rede. Na coluna momento motor dessa semana, destaque para a vitória de Fernando Alonso em casa, no GP da Espanha, a quinta etapa do certame. 


Com essa vitória, Alonso consegue igualar ao número de vitórias de Sebastian Vettel nesta temporada, duas vitórias para cada um. Kimi Raikkonen, segundo colocado neste domingo, tem uma vitória na temporada. Pode ser um pouco cedo, porém tudo indica que a luta pelo título ficará entre esses três.  A fase dos três é muito boa!

Kimi Raikkonen tem à disposição uma Lotus generosa no gasto de pneus. Neste domingo, enquanto quase todo o grid projetou parar por 4 vezes nos boxes durante a corrida, Kimi parou apenas 3 vezes. 



Vettel e Alonso sempre na largada dão show. No caso de Vettel, largando na 3ª posição, contou com a largada desastrosa de Lewis Hamilton, para pular para a 2ª posição. Fernando Alonso, largando da 5ª posição, pulou duas posições à frente, em manobra de ultrapassagem espetacular na curva 3 passando Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen por fora!

A Mercedes teve mais um sábado de treino classificatório de brilhantismo. Nico Rosberg conquistara a segunda “pole position” consecutiva. Lewis Hamilton dividira a primeira fila em segundo lugar. Mas na corrida, Hamilton despencou imediatamente após a largada. Foram 10 posições perdidas do início até o fim. 

Após a corrida, o relato de um desnorteado Hamilton era que o carro em nenhum momento teve aderência. Rosberg ainda resistiu na liderança até a primeira parada de boxes. Porém depois, o finlandês caiu também e terminou a corrida apenas na sexta colocação, desfazendo a tradição da pista, onde competidor que larga na primeira fila sempre abocanha a vitória. Depois deste GP, abocanhava.

A Ferrari estava em excelente dia! Felipe Massa largaria na 6ª posição, porém com a punição, teve que largar na 9ª posição. Apesar disso, na largada, Felipe recuperou as três posições  rapidamente! Sem tomar conhecimento, ele ultrapassou Webber, Grosjean e Perez. 


O brasileiro foi além! Chegou rapidamente ao pelotão que brigava pela vitória e conseguiu terminar no pódio, em terceiro lugar, a frente de Sebastian Vettel. A Ferrari tinha condições de fazer a dobradinha nessa corrida. Muito que provavelmente, se Felipe Massa tivesse largado da 6º posição, terminaria em 2º lugar.

Não só a estratégia de 4 paradas, mas o momento certo de parar e a sequência de pneus foram decisivos em pró de Alonso. Na primeira parada de boxes, Alonso entrou no pit ao término da volta 9, enquanto que Vettel e o então líder da prova, Rosberg, pararam ao término da volta 10. Na abertura da volta 11, Alonso, com pneus aquecidos, superou-os sem dificuldades para ultrapassagem. 



Na sequência da corrida, a briga pela vitória estava mais definida entre Alonso e Raikkonen. O espanhol da Ferrari precisou apenas abrir a distância necessária, para na 4ª parada de boxes, ele conseguir voltar a frente do finlandês da Lotus. Após a última parada, Alonso dominava completamente a corrida, sem sequer ser ameaçado e finalizar com muita festa em casa, diante do torcedor espanhol.

Dois detalhes me chamaram a atenção! 

Kimi Raikkonen utilizou a sequência de pneus médio-médio-duro. Entre a 2ª e a 3ª parada foram 19 voltas de pneu médio. Da 3ª parada para o fim, foram 20 voltas na pista com pneu duro. Fico com a sensação de que a Lotus poderia ter invertido a sequência de composto de pneus utilizados na 2ª e 3ª parada de boxes. Talvez, teria sido melhor finalizar a corrida com pneu médio tendo o carro mais leve e gastando menos os pneus no final. Kimi poderia ter chegado mais perto de Alonso no fim da corrida!

Vettel também poderia ter chegado numa posição melhor. O piloto da RBR prolongou a entrada aos boxes para a segunda parada. Parou na volta 25, enquanto o Alonso parou na volta 22 e Raikkonen, que faria apenas três paradas, na volta 27. 

Será que a RBR planejou fazer apenas três paradas de boxe na corrida? Pode ser que sim e neste momento da corrida, a RBR teve que reavaliar a estratégia. Atualmente, se a estratégia não corresponder às expectativas, perde-se muito e custa caro.


Raio-X pós GP:

A situação da Mercedes é esquisita. A equipe prateada é impecável no treino classificatório, mas na corrida... Meu Deus! 

Interessante que por causa dessa situação boa da Mercedes em treino, alguns pilotos do grid apontam favoritismo a vitória dela para o próximo GP, em Mônaco. Será? Claro que é quase impossível ultrapassar em Mônaco. A vantagem de largar na frente é meia vitória lá. Mas não sei! O carro da Mercedes é impiedoso com pneus. O carro é uma máquina devoradora de pneus! Mesmo que Hamilton ou Rosberg faça a pole, é difícil se sustentar a liderança, mesmo em Mônaco e com desgaste de pneus bem inferior. 

Vai ser interessante observar o trenzinho que formará em boa parte da corrida com a Mercedes puxando a fila! Ainda acho que a Lotus de Kimi Raikkonen é favorita a vencer em Mônaco.

Dos três postulantes ao título até o momento, Alonso estava mais atrás, por causa do abandono na Malásia e pelo problema da asa móvel no Bahrain que resultou numa 8ª colocação. Foi bem importante essa vitória para ele se reposicionar no campeonato e não deixar que Vettel e Raikkonen mantenham muita diferença dele. A vitória em casa pode revigorar e reerguer Alonso na luta pelo título dessa temporada!

Queria finalizar essa análise pós GP, que as promessas de melhorias na F-1 raramente são concretizadas. Refiro-me a McLaren, que vem tendo uma temporada horrível e que prometia evoluir no GP da Espanha com um pacote de melhorias no carro. Porém essa melhoria não foi sentida e tudo indica que a McLaren passará um ano de UTI, sem chance de recuperação. Carro mal nascido é difícil de consertá-lo.

Encerro por aqui! Semana que vem, tem mais coluna Momento Motor! 

Até a próxima!

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