O terceiro dia de provas do Open de Paranatação reuniu diferentes gerações na piscina do Complexo Aquático Maria Lenk. A competição, que conta com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade, apresentou alto nível na manhã desta sexta-feira, 14. A Seleção Brasileira segue líder na competição, com 76 medalhas, sendo 36 de ouro, 27 de prata e 13 de bronze.
No penúltimo dia de disputas, os competidores estavam ansiosos pelo prêmio de melhor atleta. Daniel Dias, que já conquistou quatro douradas na competição, é um dos principais nomes para levar o prêmio de melhor atleta do evento.
“Existe uma expectativa, mas procuro não pensar nisso. É claro que espero ficar em primeiro e levar três mil e quinhentos euros para casa, vai ser bom. O objetivo é sair daqui com sete medalhas, se possível de ouro. Estou nadando forte. Aqui, sem dúvida, é uma grande prévia do Parapan do México”, explicou Daniel.
Cloadoaldo Silva, grande campeão dos Jogos Paraolímpicos de Atenas 2004, disputou os 200m livre com Daniel Dias, ganhador de nove medalhas em Pequim 2008. O "Tubarão" das piscinas, como é conhecido, falou sobre o encontro de gerações no Open. “Estamos com uma equipe muito boa, são todos grandes atletas. Nossa rivalidade fica só na piscina, depois da prova é só brincadeira e apoio. Os outros países respeitam a gente por causa da nossa união. Isso faz toda a diferença."
O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, acompanhou a competição e comentou a importância do evento. “Temos pautado nossas ações e eventos na inovação. O Open é o primeiro campeonato aberto de natação que o Comitê Paraolímpico Brasileiro organiza, e a intenção é que este evento seja a principal competição anual da modalidade do movimento paraolímpico internacional. Este evento tem a maior premiação em dinheiro da paranatação mundial”, afirmou Parsons.
O Loterias CAIXA Brazilian Swimming Open Championship termina nesta sábado, 15, com a entrega de premiação recorde: mais de 40 mil euros. O valor será distribuído entre os 10 melhores atletas, no feminino e no masculino, e para as cinco melhores comissões técnicas.
Ranking de medalhas
1º - Brasil – 36 ouro – 27 prata – 13 bronze
2º - EUA – 16 ouro – 6 prata – 1 bronze
3º - Argentina – 6 ouro – 4 prata – 2 bronze
4º - África do Sul – 4 ouro – 3 prata – 6 bronze
Programação
Dia 15 de outubro – Provas de 9h às 15h
Local: Complexo Aquático Maria Lenk - Avenida Embaixador Abelardo Bueno, s/nº - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário