terça-feira, 11 de outubro de 2011

Barcos da Volvo Ocean Race são aprovados na primeira regata de qualificação


Os veleiros que enfrentarão as 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) da Volvo Ocean Race foram aprovados na parte de segurança pela organização da Volta ao Mundo, faltando três semanas para o início em Alicante, na Espanha. A regata-treino terminou neste domingo (9) com a vitória do Team Telefónica, comandado por Iker Martínez. Os donos da casa completaram na frente as 360 milhas náuticas e foram recebidos com muita festa e champagne. A prova teve muita variação de vento e o máximo atingido pela flotilha em alguns pontos foi 25 nós. PUMA Ocean Racing, Sanya Team, CAMPER with Emirates Team New Zealand e Groupama participaram da qualificação pelos mares da Espanha. O Abu Dhabi Ocean Racing se retirou oficialmente da corrida.

O skipper espanhol Iker Martínez minimizou a importância de terminar em primeiro, já que não houve premiação. "Não foi uma corrida real. Passamos muito tempo fazendo as manobras para testar os procedimentos de segurança a bordo".O Puma, do capitão Ken Read, fez uma boa regata e o comandante falou da oportunidade do primeiro confronto entre os seis veleiros. "Aprendemos algumas lições valiosas sobre a nossa tripulação e também soubemos como estão as outras equipes. A certeza é que todos os barcos estão muito rápidos". O objetivo da qualificação é testar as medidas de segurança dos veleiros, sem ainda contar pontos para a classificação geral. Durante a regata de trecho curto, as equipes demonstraram todos os procedimentos deste setor, incluindo o sistema de direção de emergência e elevação de velas na tempestade.

Realeza - O teste de segurança dos Volvo Open 70 teve a visita especial da Coroa da Espanha, em Alicante, nesta sexta-feira(9). A Princesa Letizia foi declarada oficialmente madrinha do Team Telefónica, time local, que conta com dois brasileiros: Horácio Carabelli e Joca Signorini.

A Vila da Regata ficou repleta durante a passagem da realeza espanhola, que entregou ao time a bandeira do país que a tripulação vai levar durante toda a Volvo Ocean Race. "É uma grande honra", disse Iker Martínez, comandante do Telefónica. "O interesse dos futuros reis é fantástico para a vela, mas o fato de que a princesa se tornou madrinha do barco é um privilégio real."

A VOR começa no dia 29 de outubro com a in-port race em Alicante e, a partir do dia 5 de novembro, os tripulantes enfrentarão os mares do mundo passando por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário