O nadador Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial e recordista mundial, chega a Guadalajara como a principal estrela da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, uma pressão que já sabe administrar. "Ele será mesmo a principal estrela. Os organizadores já pediram até para ele dar uma coletiva para a imprensa estrangeira quando estiver em Guadalajara. Mas ele está acostumado, vacinado, tem experiência e sabe que tem de manter o foco na competição", disse o técnico Alberto Silva, o Albertinho.
Cielo chega a Guadalajara para defender seus títulos do Pan-Americano do Rio/2007, dois deles individuais - nos 50 m e nos 100 m do estilo livre. Ainda integrará os revezamentos do Brasil 4x100 m livre e 4x100 m medley, respectivamente, ouro e prata em 2007.
Hoje, Cielo soma duas medalhas olímpicas, nove ganhas em Mundiais e se sente honrado pela condição de ídolo, um reconhecimento ao seu trabalho. "Ele gosta desse reconhecimento, claro, e sabe como equilibrar bem tudo", confirma Albertinho. Cielo, 24 anos, disse que está bem e confiante e que gosta do convívio com atletas de outros esportes que esse tipo de competição proporciona. "Eu me vejo muito mais profissional. A natação é o meu trabalho e vivo isso 24 horas por dia. Várias coisas fazem parte." Não deixa de frisar que a medalha é o mais importante, mas observa que poderá, apesar da altitude, buscar os seus melhores tempos do ano, principalmente nos 50 m livre.
"Quero defender os meus dois títulos, ajudar o Brasil a recuperar o ouro no revezamento 4x100 m medley e a manter o título no 4x100 m livre. Vamos torcer para eu conseguir o meu melhor tempo do ano nos 50 m livre." A sua melhor marca na prova este ano é a primeira do ranking mundial - 21s52, tempo feito no Mundial de Xangai, quando conquistou o bicampeonato nos 50 m livre. "Ele está confiante, apesar da altitude, de que poderá fazer o melhor tempo do ano na distância e isso é positivo. É claro que a medalha é o mais importante", acrescenta Albertinho, técnico da seleção brasileira e do Projeto Rumo ao Ouro em 2016, o PRO 16, grupo de treinamento que tem Cielo, entre outros nadadores da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário