Bruno Gonçalves
De uma coisa tenho certeza: o Brasileirão da Série B sai ganhando e muito. Uma equipe como o Palmeiras numa competição como essa faz os clubes menores se mobilizarem de uma forma incrível para enfrentar um time com a tradição do Verdão.
O Campeonato Brasileiro da Série A, que teve início no sábado passado, tem grandes equipes. E se o Palmeiras deixou de disputá-la, ficou claro e explícito que foi por culpa do próprio Palmeiras que fez uma campanha beirando o ridículo.
Claro que em todo campeonato que se preze você, leitor, observa os clubes que participam e, mesmo que não conhecesse nada de futebol, colocaria o Palmeiras sempre entre os favoritos. Porém, os anos vêm reduzindo isso ao poucos e equipes como a do Palmeiras, que antes sempre estavam entre as favoritas, hoje vêm ficando cada vez mais entre os times medianos do futebol brasileiro.
Isso vem deixando torcedores do clube com mais títulos nacionais de cabelo em pé. Péssimas diretorias, jogadores que antes sequer vestiriam a camisa alviverde, hoje são protagonistas de um clube que já foi chamado duas vezes de Academia. Está na hora de os dirigentes do Palmeiras acordarem e voltarem a fazer da Sociedade Esportiva Palmeiras, um time campeão e cheio de glórias.
A série A do Brasileirão a cada ano vai sendo mais difícil jogar. E acho que pra um time se estruturar nada melhor que começar do zero. A Série B é um grande laboratório para isso. Mas existem times que não precisaram destes laboratórios, por exemplo, Santos e Internacional que se estruturaram e fizeram algo para profissionalizar o futebol. Hoje, por exemplo, muitos copiam o que de se tem feito de bom no time Colorado e no time da Baixada. Espero que mais times copiem o modelo vencedor.
Muitos palmeirenses dirão que não havia necessidade de cair novamente para arrumar a casa, isso não tem uma lógica, mas se pensarem bem, vão ver que a Série B terá uma audiência e procura fantástica em centros que grandes clubes não jogam, por causa do Palmeiras que ainda hoje mobiliza populações de cidades inteiras para verem o time atuar em campo.
E para que o Palmeiras lucre e cresça com isso, a diretoria deve descobrir várias maneiras para angariar fundos, por exemplo, aumentando o numero de sócios torcedores, montando um esqueleto para a equipe do ano do centenário e principalmente arrumando as finanças e colocando ordem na casa.
A Série A perde por mais um ano uma grande equipe até porque, com todo respeito aos torcedores de Portuguesa, Goiás, Criciúma, Náutico, mas hoje em dia fazem papéis de turistas e são as famosas gangorras do Brasileirão, sobem em um ano e caem no outro, não trazendo nada de útil ao campeonato.
A Série B ganha um campeão e a Série A perde a tradição, mas no fim quem perde mesmo é o torcedor alviverde que terá que viver mais um ano de calvário em uma divisão que jamais o clube deveria estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário