Salve a Internet, amigo do
Esporte na Rede! O GP de Mônaco de
Fórmula 1 foi sem graça até a primeira rodada de parada de boxes, já que claramente os pilotos poupavam pneus.
Mas à partir do acidente de Felipe Massa que culminou na primeira intervenção
do Safety Car, a corrida ficou movimentada e de certa forma, tumultuada. Apesar
dos incidentes, prevaleceu a lógica apontada por grande parte dos pilotos do
grid. A Mercedes confirmou o favoritismo a vitória. Nico Rosberg, 30 anos
depois, venceu o GP de Mônaco, assim como fez o pai dele, Keke Rosberg, em
1983. A dupla da RBR, com bom histórico
nos últimos anos em Mônaco, chegaram no pódio. Vettel em segundo lugar e Webber
em terceiro.
A dupla da Mercedes dominou os treinos livres
e treino classificatório. Mais uma vez, Nico Rosberg, marcou a pole position, a
terceira consecutiva. No encalço do piloto alemão, Lewis Hamilton marcou o
segundo melhor tempo no Q3. Logo atrás, a dupla da RBR acompanhou de perto, com
Sebastian Vettel em terceiro e Mark Webber em quarto. Kimi Raikkonen fez o
quinto melhor tempo e Fernando Alonso não passou do sexto lugar. Felipe Massa
acabou não participando do treino classificatório, por que havia batido forte
no terceiro treino livre, na entrada da curva Sainte Devote. O brasileiro teve
que largar no fim do grid.
A largada no GP de Mônaco foi sem
incidentes e com as posições do grid de largada mantidas. Claramente, os
pilotos optaram por segurar o ritmo na fase inicial da corrida com a finalidade
de poupar os pneus. Os pilotos das primeiras posições viravam tempos acima da
turma do pelotão do fundo. Caterham e Williams marcaram melhores tempos entre
as voltas 10 e 15. Quem esquentou o clima da corrida foi Sergio Pérez que passou
a não respeitar mais Jenson Button. Foram inúmeras brigas na pista e disputas
apertadas por essa 7ª posição que abalaram o boxe da McLaren. Arrojo? No
balanço que faço da corrida toda do mexicano, teve ousadia e arrojo, mas houve excesso!
Voltamos a este assunto, adiante.
A indicação de estratégia era de
1 ou 2 paradas de boxes. A primeira parada de boxes começou a ocorrer na volta
25, quando Mark Webber foi o primeiro a fazer a troca dos pneus. Até a volta
30, quase todos tinham parado nos boxes. Restava a dupla da Mercedes quando houve
o acidente de Felipe Massa na mesma curva,a Sainte Devote, que o piloto se
acidentou no sábado de manhã. De fato, uma repetição do acidente e inexplicável
a situação! Com a entrada do Safety Car, Lewis Hamilton foi prejudicado ao
precisar entrar nos boxes, logo atrás de Rosberg e com a perda de tempo, caiu
da segunda para a quarta posição.
Voltando ao assunto de Sergio Pérez,
na volta 41, arrojo! Pérez foi perfeito na linda ultrapassagem que fez sobre Jenson
Button na chicane que procede a reta do túnel. 7ª posição para o mexicano. Depois, na volta 45, mais uma manobra de
arrojo! O mexicano forçou a ultrapassagem em cima do Alonso no mesmo local, o
que obrigou o espanhol da Ferrari a passar por fora da chicane. A manobra foi
controvérsia. Alonso passou na chicane para evitar um acidente ou para se
beneficiar do ataque de Pérez? Para mim, difícil julgar! A FIA julgou
improcedente para Alonso, que teve que devolver a posição na relargada após a
bandeira vermelha.
Pois é, na volta 45, Maldonado sofreu
uma fechada de Max Chilton e bateu forte.o que obrigou o acionamento da bandeira
vermelha e a interrupção da corrida. Com isso, todas as equipes trocaram os
pneus, o que acabou sendo suficiente para terminar a corrida.
Depois da relargada Pérez de novo
no foco! Dessa vez, o mexicano se comportou como vilão na corrida nos ataques
ao Kimi Raikkonen. Exagero! Depois de uma sequência de quase acidentes e de
Kimi Raikkonen via rádio reclamar daquele que podia estragar a corrida, Pérez passou
dos limites! forçou demais a ultrapassagem na chicane sem espaço, acabou acertando Kimi Raikkonen, que causou
furo no pneu do carro do homem de gelo. Apesar da batida que culminou no furo
do pneu, Kimi conseguiu chegar em 10º. Sérgio Pérez vai colecionando inimigos
no grid. Que o digam, Button, Alonso e por fim, Raikkonen!
O outro vilão da corrida foi
Romain Grosjean. Esse tem vasto histórico! Além de bater por três vezes, nos
treinos livres. Na corrida, Grosjean vitimou Daniel Ricciardo em mais uma das suas
travessuras. Na saída do túnel. o franco-suíço da Lotus abalroou na traseira do
STR do australiano.
Um piloto que se destacou positivamente
foi Adrian Sutil da Force India. Perfeito e limpo nas ultrapassagens, no final
da corrida, ele conquistou posições importante alcançando a quinta posição, também
graças aos problemas de Raikkonen e Pérez.
Por fim, as confusões na segunda
metade da corrida ajudaram Nico Rosberg. Tenho dúvidas, se a corrida tivesse
seguido sem incidentes, Roberg teria conseguido finalizar em primeiro lugar. Na
corrida, a dupla da RBR estava forte. De qualquer maneira, Alonso e Raikkonen
tiveram problemas e Vettel se deu muito bem, mesmo chegando em segundo lugar.
Raio-X pós GP:
A corrida não foi aquela
maravilha! Mas os acidentes n a segunda metade deixou a corrida mais movimentada.
Rosberg controlou bem e até conseguiu abrir 4 segundos para Vettel na parte
final da corrida. Teve mérito na conquista da vitória, embora na normalidade, creio
que vettel teria vencido.
Felipe Massa teve um final de
semana para esquecer! E difícil compreender o que houve nas duas batidas na
Sainte Devote! Não me lembro de um piloto bater no mesmo lugar no mesmo final
de semana. Que desagradável!
Não podemos deixar de lado a
história que veio à tona, do teste dos 1000 km da Mercedes em Barcelona, após o
GP da Espanha. O teste foi secreto e essa história vazou em Mônaco do sábado
para domingo. A repercussão está grande nos bastidores, já que os testes não
são permitidos ou só poderiam ser permitidos mediante ao consentimento de todas
as equipes. Surpresa! Ninguém sabia dos testes! Pior que a Mercedes acabou
vencendo o GP de Mônaco! Todos pensam se a vitória foi consequência dos testes?
Mais uma confusão que a Fórmula 1 se
mete gerando desconfiança na legalidade da disputa.
Os pneus continuam no foco do grande
problema! Mexer ou não mexer e o quanto pode mexer! Tudo indica que este ano,
não terminará muito bem para a categoria, infelizmente! Semana que vem,
voltarei a estes assuntos!
É isso meus amigos! Semana que
vem, tem mais F-1!
Esporte na Rede na F-1 é análise
esportiva de qualidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário