segunda-feira, 27 de maio de 2013

Coluna Momento Motor: Favoritismo confirmado no GP de Mônaco




Salve a Internet, amigo do Esporte na Rede! O  GP de Mônaco de Fórmula 1 foi sem graça até a primeira rodada de parada de boxes,  já que claramente os pilotos poupavam pneus. Mas à partir do acidente de Felipe Massa que culminou na primeira intervenção do Safety Car, a corrida ficou movimentada e de certa forma, tumultuada. Apesar dos incidentes, prevaleceu a lógica apontada por grande parte dos pilotos do grid. A Mercedes confirmou o favoritismo a vitória. Nico Rosberg, 30 anos depois, venceu o GP de Mônaco, assim como fez o pai dele, Keke Rosberg, em 1983. A  dupla da RBR, com bom histórico nos últimos anos em Mônaco, chegaram no pódio. Vettel em segundo lugar e Webber em terceiro.

 A dupla da Mercedes dominou os treinos livres e treino classificatório. Mais uma vez, Nico Rosberg, marcou a pole position, a terceira consecutiva. No encalço do piloto alemão, Lewis Hamilton marcou o segundo melhor tempo no Q3. Logo atrás, a dupla da RBR acompanhou de perto, com Sebastian Vettel em terceiro e Mark Webber em quarto. Kimi Raikkonen fez o quinto melhor tempo e Fernando Alonso não passou do sexto lugar. Felipe Massa acabou não participando do treino classificatório, por que havia batido forte no terceiro treino livre, na entrada da curva Sainte Devote. O brasileiro teve que largar no fim do grid.



A largada no GP de Mônaco foi sem incidentes e com as posições do grid de largada mantidas. Claramente, os pilotos optaram por segurar o ritmo na fase inicial da corrida com a finalidade de poupar os pneus. Os pilotos das primeiras posições viravam tempos acima da turma do pelotão do fundo. Caterham e Williams marcaram melhores tempos entre as voltas 10 e 15. Quem esquentou o clima da corrida foi Sergio Pérez que passou a não respeitar mais Jenson Button. Foram inúmeras brigas na pista e disputas apertadas por essa 7ª posição que abalaram o boxe da McLaren. Arrojo? No balanço que faço da corrida toda do mexicano, teve ousadia e arrojo, mas houve excesso! Voltamos a este assunto, adiante.

A indicação de estratégia era de 1 ou 2 paradas de boxes. A primeira parada de boxes começou a ocorrer na volta 25, quando Mark Webber foi o primeiro a fazer a troca dos pneus. Até a volta 30, quase todos tinham parado nos boxes. Restava a dupla da Mercedes quando houve o acidente de Felipe Massa na mesma curva,a Sainte Devote, que o piloto se acidentou no sábado de manhã. De fato, uma repetição do acidente e inexplicável a situação! Com a entrada do Safety Car, Lewis Hamilton foi prejudicado ao precisar entrar nos boxes, logo atrás de Rosberg e com a perda de tempo, caiu da segunda para a quarta posição.



Voltando ao assunto de Sergio Pérez, na volta 41, arrojo! Pérez foi perfeito na linda ultrapassagem que fez sobre Jenson Button na chicane que procede a reta do túnel. 7ª posição para o mexicano.  Depois, na volta 45, mais uma manobra de arrojo! O mexicano forçou a ultrapassagem em cima do Alonso no mesmo local, o que obrigou o espanhol da Ferrari a passar por fora da chicane. A manobra foi controvérsia. Alonso passou na chicane para evitar um acidente ou para se beneficiar do ataque de Pérez? Para mim, difícil julgar! A FIA julgou improcedente para Alonso, que teve que devolver a posição na relargada após a bandeira vermelha.

Pois é, na volta 45, Maldonado sofreu uma fechada de Max Chilton e bateu forte.o que obrigou o acionamento da bandeira vermelha e a interrupção da corrida. Com isso, todas as equipes trocaram os pneus, o que acabou sendo suficiente para terminar a corrida.



Depois da relargada Pérez de novo no foco! Dessa vez, o mexicano se comportou como vilão na corrida nos ataques ao Kimi Raikkonen. Exagero! Depois de uma sequência de quase acidentes e de Kimi Raikkonen via rádio reclamar daquele que podia estragar a corrida, Pérez passou dos limites! forçou demais a ultrapassagem na chicane sem espaço,  acabou acertando Kimi Raikkonen, que causou furo no pneu do carro do homem de gelo. Apesar da batida que culminou no furo do pneu, Kimi conseguiu chegar em 10º. Sérgio Pérez vai colecionando inimigos no grid. Que o digam, Button, Alonso e por fim, Raikkonen!



O outro vilão da corrida foi Romain Grosjean. Esse tem vasto histórico! Além de bater por três vezes, nos treinos livres. Na corrida, Grosjean vitimou Daniel Ricciardo em mais uma das suas travessuras. Na saída do túnel. o franco-suíço da Lotus abalroou na traseira do STR do australiano.




Um piloto que se destacou positivamente foi Adrian Sutil da Force India. Perfeito e limpo nas ultrapassagens, no final da corrida, ele conquistou posições importante alcançando a quinta posição, também graças aos problemas de Raikkonen e Pérez.

Por fim, as confusões na segunda metade da corrida ajudaram Nico Rosberg. Tenho dúvidas, se a corrida tivesse seguido sem incidentes, Roberg teria conseguido finalizar em primeiro lugar. Na corrida, a dupla da RBR estava forte. De qualquer maneira, Alonso e Raikkonen tiveram problemas e Vettel se deu muito bem, mesmo chegando em segundo lugar.






Raio-X pós GP:

A corrida não foi aquela maravilha! Mas os acidentes n a segunda metade deixou a corrida mais movimentada. Rosberg controlou bem e até conseguiu abrir 4 segundos para Vettel na parte final da corrida. Teve mérito na conquista da vitória, embora na normalidade, creio que vettel teria vencido.

Felipe Massa teve um final de semana para esquecer! E difícil compreender o que houve nas duas batidas na Sainte Devote! Não me lembro de um piloto bater no mesmo lugar no mesmo final de semana. Que desagradável!

Não podemos deixar de lado a história que veio à tona, do teste dos 1000 km da Mercedes em Barcelona, após o GP da Espanha. O teste foi secreto e essa história vazou em Mônaco do sábado para domingo. A repercussão está grande nos bastidores, já que os testes não são permitidos ou só poderiam ser permitidos mediante ao consentimento de todas as equipes. Surpresa! Ninguém sabia dos testes! Pior que a Mercedes acabou vencendo o GP de Mônaco! Todos pensam se a vitória foi consequência dos testes?  Mais uma confusão que a Fórmula 1 se mete gerando desconfiança na legalidade da disputa.

Os pneus continuam no foco do grande problema! Mexer ou não mexer e o quanto pode mexer! Tudo indica que este ano, não terminará muito bem para a categoria, infelizmente! Semana que vem, voltarei a estes assuntos!

É isso meus amigos! Semana que vem, tem mais F-1!



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