Coluna Momento Motor: Faísca
no deserto.
Sebastian Vettel dominou a
corrida no GP do Bahrain e consolidou-se na liderança do mundial. Seb não teve
grande dificuldade e praticamente passeou rumo a vitória. Desde o início, ele conseguiu
vencer abrir grande diferença e finalizou a corrida próximo dos 9 segundos à
frente do segundo colocado. Um final de semana perfeito, já que Fernando Alonso,
principal rival, teve um dia ruim na Ferrari.
Devido altas temperaturas do
clima de deserto, a Pirelli, em consenso com a FIA, definiu pneus de composto
médio e duro para este GP, descartando o uso de pneus macios para evitar o alto
nível de desgaste. Com isso, o normal indicaria 2 ou 3 paradas nos boxes para
cada piloto na corrida.
Nos treinos livres da sexta-feira,
foi de dobradinha da Ferari no primeiro treino com Massa e Alonso e no segundo
treino Raikkonen deu as cartas ao marcar o melhor tempo dessa sessão. No sábado,
o treino classificatório seguiu a tendência da temporada. Somente houve surpresa
no Q3 com o Nico Rosberg marcando o melhor tempo e ficando com a pole position.
O grid foi formado com Sebastian Vettel em segundo e Fernando Alonso em
terceiro, que não foi melhor por que errou na segunda tentativa. Lewis Hamilton
havia marcado o quarto melhor tempo e Mark Webber o quinto melhor tempo, porém
ambos perderam posições. Com isso Felipe Massa, com o sexto melhor tempo e
pneus de composto duro, assumiu o quarto posto no grid de largada ao lado de
Fernando Alonso. Na fila seguinte, a grata presença dos dois pilotos da Force India,
Paul di Resta (5º) e Adrian Sutil (6º).
Os rivais pelo título do
campeonato no ano passado partiram com tudo para cima de Nico Rosberg na
largada. Inicialmente, Alonso ultrapassou Vettel mas sofreu o revés na volta 2,
quando o alemão recuperou a posição. Na volta 3, Vettel foi decidido para
executar a ultrapassagem em Rosberg. Logo depois, na volta 5, foi a vez de
Fernando Alonso ultrapassar o piloto alemão da Mercedes. Enquanto isso, Vettel marcava
o melhor tempo da corrida e abria 2,9 segundos para Alonso. Vettel fez
prevalecer sua principal característica de imprimir forte ritmo no trecho
inicial da corrida. Tudo indicava para uma briga entre Alonso e Vettel, porém essa
perspectiva acabou, quando o espanhol teve um problema na asa móvel do seu
Ferrari, que ficou travada, aberta. Alonso perdeu a posição para Paul di
Resta e depois teve que ir aos boxes na sétima volta para consertar o problema.
Além de ser contra o regulamento e passivo de punição, a asa aberta que ajuda
nas retas, atrapalha demais nas curvas. Na nona volta, a asa móvel do carro de
Alonso ficou travada novamente, o que o obrigou nova entrada aos boxes. À
partir daí, Alonso não pôde utilizar a asa móvel, o que tornou um pesadelo para
o espanhol no restante da corrida.
O dia não era mesmo da equipe
Ferrari. Felipe Massa, que não tinha largado tão bem, caiu para a quinta
posição após a largada, teve problemas com furo no pneu traseiro direito na
volta 17, o que o derrubou para a 15ª colocação. Massa partiu para recuperação, mas exatamente vinte
voltas mais tarde, Felipe sofria o mesmo problema do furo no pneu traseiro direito. Resultado, nova parada nos boxes o 15º lugar como resultado final. Quem
também teve um dia infeliz foi Adrian Sutil. Na disputa com Felipe Massa após a
largada, o alemão da Force India sofreu um toque com o brasileiro o que
resultou em um pneu furado.
Na metade da corrida, o panorama
indicava para Vettel, mesmo optando por três paradas na corrida, bem seguro na
liderança, a dupla da Lotus e Paul di Resta como postulantes ao pódio. A dupla
da McLaren fazia barulho no pelotão intermediário. As várias disputas entre
Jenson Button e Sergio Pérez saíram faíscas.
O novato mexicano da McLaren, querendo
mostrar serviço, exagerou por algumas vezes no arrojo ao tentar ultrapassar o “lord”
inglês. Ele quase provocou um acidente entre a dupla da McLaren. Ainda bem que
não passou de um toque na volta 30, que acabou quebrando um pedaço da asa
dianteira de Pérez. Na volta 32, o clima esquentou mais, quando Button jogou
Pérez para fora da pista. Apesar das reclamações de Button por rádio, a briga
continuou por muito tempo. Pérez estava com a faca nos dentes e em outro
instante da corrida, na volta 47, ele ultrapassou o inglês para subir para a 7ª
colocação. Na 54ª volta, o mexicano teve um lindo pega com Fernando Alonso. A
briga foi dura. O espanhol ficou em desvantagem pela falta da asa móvel. O
mexicano não hesitou em encurtar a pista Alonso. Ainda na última volta, Pérez
ultrapassou Mark Webber para conquistar a 6ª colocação.
Lá na frente, Vettel líder, Kimi
Raikkonen em segundo, Paul di Resta em terceiro e Grosejan em quarto até a
volta 52. Isso por que Grosjean estava rendendo muito melhor que Paul di Resta.
O piloto franco suíço da Lotus detonou os 4 segundos de diferença, da volta 48
até a volta 52 e ultrapassou Paul di Resta para conquistar o terceiro lugar e último
posto no pódio. Lewis Hamilton passou despercebido em boa parte da corrida, mas
cresceu na parte final finalizando em um bom 5º lugar. Já Rosberg, o pole
position da corrida, terminou apenas em 9º lugar, atrás de Fernando Alonso que
salvou o dia com um 8º lugar.
Raio X pós GP:
Apesar da Ferrari em dia ruim,
mostra que tem condições técnicas para brigar pelo campeonato. A essa altura Red
Bull, Lotus e Ferrari vêm apresentando melhores desempenhos. Tudo indica que a
briga pelo campeonato ficará entre Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Kimi
Raikkonen. Mas essa galera tem que ficar
de olho em Vettel, por que quando ele começa a pegar gosto por vitórias, ficará
inalcançável na disputa pelo título no decorrer do campeonato. Vettel já venceu
a segunda na temporada em 4 etapas.
A Mercedes, volto a afirmar, precisa
encontrar uma solução para ritmo de corrida. O carro se comporta muito bem no
treino classificatório, mas na corrida deixa a desejar. Como pode Nico Rosberg
ter sido o pole e terminar na 9ª posição?
Sobre a briga na pista entre a dupla da McLaren. Pérez exagerou por alguns momentos e poderia ter provocado um acidente. Na atual situação da McLaren teria sido péssimo. Na TV foi legal acompanhar a briga e na equipe foi tensa. Pérez mostrou velocidade e arrojo. Mas precisa ter a cabeça no lugar para não fazer besteira.O mexicano está dando trabalho! De fato, a McLaren vive um ano atípico!
Final do Grid:
Semana que vem, terá mais! Durante os intervalos entre os GPs, estarei ampliando esse espaço para comentar sobre outras categorias de esporte a motor e assuntos relevantes da F-1. Até a próxima!
Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!
Paulo Arnaldo Lima
Sobre a briga na pista entre a dupla da McLaren. Pérez exagerou por alguns momentos e poderia ter provocado um acidente. Na atual situação da McLaren teria sido péssimo. Na TV foi legal acompanhar a briga e na equipe foi tensa. Pérez mostrou velocidade e arrojo. Mas precisa ter a cabeça no lugar para não fazer besteira.O mexicano está dando trabalho! De fato, a McLaren vive um ano atípico!
Final do Grid:
Semana que vem, terá mais! Durante os intervalos entre os GPs, estarei ampliando esse espaço para comentar sobre outras categorias de esporte a motor e assuntos relevantes da F-1. Até a próxima!
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Paulo Arnaldo Lima
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