domingo, 21 de abril de 2013

Coluna Momento Motor: Faísca no deserto




Coluna Momento Motor: Faísca no deserto.

Sebastian Vettel dominou a corrida no GP do Bahrain e consolidou-se na liderança do mundial. Seb não teve grande dificuldade e praticamente passeou rumo a vitória. Desde o início, ele conseguiu vencer abrir grande diferença e finalizou a corrida próximo dos 9 segundos à frente do segundo colocado. Um final de semana perfeito, já que Fernando Alonso, principal rival, teve um dia ruim na Ferrari.
Devido altas temperaturas do clima de deserto, a Pirelli, em consenso com a FIA, definiu pneus de composto médio e duro para este GP, descartando o uso de pneus macios para evitar o alto nível de desgaste. Com isso, o normal indicaria 2 ou 3 paradas nos boxes para cada piloto na corrida.

Nos treinos livres da sexta-feira, foi de dobradinha da Ferari no primeiro treino com Massa e Alonso e no segundo treino Raikkonen deu as cartas ao marcar o melhor tempo dessa sessão. No sábado, o treino classificatório seguiu a tendência da temporada. Somente houve surpresa no Q3 com o Nico Rosberg marcando o melhor tempo e ficando com a pole position. O grid foi formado com Sebastian Vettel em segundo e Fernando Alonso em terceiro, que não foi melhor por que errou na segunda tentativa. Lewis Hamilton havia marcado o quarto melhor tempo e Mark Webber o quinto melhor tempo, porém ambos perderam posições. Com isso Felipe Massa, com o sexto melhor tempo e pneus de composto duro, assumiu o quarto posto no grid de largada ao lado de Fernando Alonso. Na fila seguinte, a grata presença dos dois pilotos da Force India, Paul di Resta (5º) e Adrian Sutil (6º).

Os rivais pelo título do campeonato no ano passado partiram com tudo para cima de Nico Rosberg na largada. Inicialmente, Alonso ultrapassou Vettel mas sofreu o revés na volta 2, quando o alemão recuperou a posição. Na volta 3, Vettel foi decidido para executar a ultrapassagem em Rosberg. Logo depois, na volta 5, foi a vez de Fernando Alonso ultrapassar o piloto alemão da Mercedes. Enquanto isso, Vettel marcava o melhor tempo da corrida e abria 2,9 segundos para Alonso. Vettel fez prevalecer sua principal característica de imprimir forte ritmo no trecho inicial da corrida. Tudo indicava para uma briga entre Alonso e Vettel, porém essa perspectiva acabou, quando o espanhol teve um problema na asa móvel do seu Ferrari, que ficou travada, aberta. Alonso perdeu a posição para Paul di Resta e depois teve que ir aos boxes na sétima volta para consertar o problema. Além de ser contra o regulamento e passivo de punição, a asa aberta que ajuda nas retas, atrapalha demais nas curvas. Na nona volta, a asa móvel do carro de Alonso ficou travada novamente, o que o obrigou nova entrada aos boxes. À partir daí, Alonso não pôde utilizar a asa móvel, o que tornou um pesadelo para o espanhol no restante da corrida.

O dia não era mesmo da equipe Ferrari. Felipe Massa, que não tinha largado tão bem, caiu para a quinta posição após a largada, teve problemas com furo no pneu traseiro direito na volta 17, o que o derrubou para a 15ª colocação.  Massa partiu para recuperação, mas exatamente vinte voltas mais tarde, Felipe sofria o mesmo problema do furo no pneu traseiro direito. Resultado, nova parada nos boxes o 15º lugar como resultado final. Quem também teve um dia infeliz foi Adrian Sutil. Na disputa com Felipe Massa após a largada, o alemão da Force India sofreu um toque com o brasileiro o que resultou em um pneu furado.
Na metade da corrida, o panorama indicava para Vettel, mesmo optando por três paradas na corrida, bem seguro na liderança, a dupla da Lotus e Paul di Resta como postulantes ao pódio. A dupla da McLaren fazia barulho no pelotão intermediário. As várias disputas entre Jenson Button e Sergio Pérez saíram faíscas. 

O novato mexicano da McLaren, querendo mostrar serviço, exagerou por algumas vezes no arrojo ao tentar ultrapassar o “lord” inglês. Ele quase provocou um acidente entre a dupla da McLaren. Ainda bem que não passou de um toque na volta 30, que acabou quebrando um pedaço da asa dianteira de Pérez. Na volta 32, o clima esquentou mais, quando Button jogou Pérez para fora da pista. Apesar das reclamações de Button por rádio, a briga continuou por muito tempo. Pérez estava com a faca nos dentes e em outro instante da corrida, na volta 47, ele ultrapassou o inglês para subir para a 7ª colocação. Na 54ª volta, o mexicano teve um lindo pega com Fernando Alonso. A briga foi dura. O espanhol ficou em desvantagem pela falta da asa móvel. O mexicano não hesitou em encurtar a pista Alonso. Ainda na última volta, Pérez ultrapassou Mark Webber para conquistar a 6ª colocação.



Lá na frente, Vettel líder, Kimi Raikkonen em segundo, Paul di Resta em terceiro e Grosejan em quarto até a volta 52. Isso por que Grosjean estava rendendo muito melhor que Paul di Resta. O piloto franco suíço da Lotus detonou os 4 segundos de diferença, da volta 48 até a volta 52 e ultrapassou Paul di Resta para conquistar o terceiro lugar e último posto no pódio. Lewis Hamilton passou despercebido em boa parte da corrida, mas cresceu na parte final finalizando em um bom 5º lugar. Já Rosberg, o pole position da corrida, terminou apenas em 9º lugar, atrás de Fernando Alonso que salvou o dia com um 8º lugar.



Raio X pós GP:

Apesar da Ferrari em dia ruim, mostra que tem condições técnicas para brigar pelo campeonato. A essa altura Red Bull, Lotus e Ferrari vêm apresentando melhores desempenhos. Tudo indica que a briga pelo campeonato ficará entre Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.  Mas essa galera tem que ficar de olho em Vettel, por que quando ele começa a pegar gosto por vitórias, ficará inalcançável na disputa pelo título no decorrer do campeonato. Vettel já venceu a segunda na temporada em 4 etapas.

A Mercedes, volto a afirmar, precisa encontrar uma solução para ritmo de corrida. O carro se comporta muito bem no treino classificatório, mas na corrida deixa a desejar. Como pode Nico Rosberg ter sido o pole e terminar na 9ª posição?

Sobre a briga na pista entre a dupla da McLaren. Pérez exagerou por alguns momentos e poderia ter provocado um acidente. Na atual situação da McLaren teria sido péssimo. Na TV foi legal acompanhar a briga e na equipe foi tensa. Pérez mostrou velocidade e arrojo. Mas precisa ter a cabeça no lugar para não fazer besteira.O mexicano está dando trabalho! De fato, a McLaren vive um ano atípico!



Final do Grid:

Semana que vem, terá mais! Durante os intervalos entre os GPs, estarei ampliando esse espaço para comentar sobre outras categorias de esporte a motor e assuntos relevantes da F-1. Até a próxima!



Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!

Paulo Arnaldo Lima

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