domingo, 28 de abril de 2013

Coluna Momento Motor: Sinal de alerta para os compostos de pneus da F-1!


Paulo Arnaldo Lima é comentarista do programa Esporte Na Rede, da UPTV


Coluna Momento Motor: Sinal de alerta para os compostos de pneus da F-1!


Amigo internauta que acompanha o Esporte na Rede, este blog nunca esteve tão agitado! Pois é! Todo o time do Esporte na Rede está trabalhando “duro” para levar mais conteúdo de qualidade para você durante toda a semana! Estou feliz, pois além de passar a escrever semanalmente para você, meus nobres colegas, ou melhor, amigos do E.R. , estarão dividindo esse espaço tão bacana. Com isso vamos somar mais forças para levar análise esportiva de qualidade. Sinto-me orgulhoso com o blog bem tripulado!

O escopo das  colunas do Momento Motor também estão sendo reformulados! Minha carinha também mudou! Afinal, quem vive do automobilismo não deveria estar por cima da grama! Sugeri ao Leandro Martins, para colocar a minha carinha sobre um asfalto e uma zebra de pista de corrida! Agora sim, mais estlizado com mais cara de corrida!  Aproveitando o embaldo das mudanças,  as colunas durante o intervalo entre os GPs de Fórmula 1 terão um formato mais analítico. Também abrirei espaço para comentar sobre outras categorias.



O assunto da coluna de hoje será sobre os mais comentados pneus da Fórmula 1!  Chama atenção como os pneus viraram quase tudo na vida da Fórmula 1! Por um aspecto, as corridas ficaram dinâmicas e recheadas de ultrapassagens! A evolução de uma corrida ficou bem agitada e com alternâncias. Tem dia ou pista que os pneus funcionam muito bem para uns e não funcionam nada bem para outros. Alguns fãs  estão chamando a Fórmula 1 de Fórmula Pirelli! A Pirelli foi muito elogiada no ano passado. Sem dúvida,  foi muito legal o equilíbrio na primeira metade da temporada no ano passado! Entretanto, neste ano parece que não agrada tanto assim! Minha opinião? Os pneus estão excessivamente determinando o vencedor de uma corrida! Há certo exagero! Não sei como solucionar essa questão! Sei que turma da Pirelli está precisando ajustar os compostos. Houve o anúncio de mudanças no próximo GP da Espanha! Vamos aguardar pelas mudanças.



Divulgação: AHMED JADALLAH/REUTERS 


Mudar é preciso! Afinal dá um mal-estar ao ver essa foto do estado do pneu do carro Mercedes no terceiro treino livre do GP do Bahrein. Você podia pensar que o problema é da Mercedes que desenvolveu um carro devorador de pneu! Pode ser verdade! Mas como fica a segurança? Não esquecemos que a Fórmula 1 é um esporte de risco! Os furos de pneus no GP do Bahrein também acendem o alerta amarelo. Se um desses carros, tiver esse problema de furo no pneu na curva parabólica em Monza ou na curva Eau Rouge em Spa? A consequência poderá ser um acidente grave em curvas de alta! Os pneus, mesmo sendo consequência de acerto da equipe ou da condição técnica do carro, deveriam oferecer uma garantia de segurança! Além dessa questão da segurança, a diferença de desempenho entre os carros por causa dos pneus tem sido irritantemente grande. O desequilíbrio e a segurança  passam a ser problemas da Pirelli e não das equipes. Encontrar uma fórmula que ofereça segurança sem afetar a proposta de equilíbrio nas disputas, no momento, é complicada. Este será o principal desafio da Pirelli adiante.

Neste aspecto, o panorama atual nesta temporada é divido no grupo de devoradores de pneus como a equipe Mercedes, no grupo que se entende melhor com esses pneus, como é o caso da Lotus e no grupo que são os carros mais velozes e em algumas corridas têm um desgaste aceitável, que são os casos de Red Bull  e Ferrari. Aliás, a Red Bull e a Ferrari superam a Lotus na estratégia e principalmente na capacidade de Sebastian Vettel e Fernando Alonso respectivamente. Por enquanto, a disputa do campeonato está delimitada entre o trio Vettel, Alonso e Raikkonen. Mais um problema! Com a promessa da Pirelli de mudar os compostos de pneus, o atual panorama corre o risco de ser modificado. Dependendo da influência dessa mudança, essas três equipes podem reclamar. A situação é delicadíssima, especialmente quando se trata de qualquer mudança durante o andamento do campeonato. 

Na próxima semana, te espero em mais uma coluna do Momento Motor! Comentarei sobre a etapa brasileira da Fórmula Indy, a SP Indy 300. E vamos torcer pelos brasileiros, Helio Castroneves, Tony Kanaan e Bia Figueiredo nas ruas do Anhembi!

Amigo internauta! Até a próxima!

Esporte na Rede na Fórmula 1 é análise esportiva de qualidade!

Paulo Arnaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário