terça-feira, 25 de outubro de 2011

Citroën campeã pela sétima vez do Mundial de Rali


Sete títulos mundiais de fabricantes e a caminho da oitava conquista consecutiva entre pilotos e navegadores. A vitória de Sébastien Loeb/Daniel Elena e do Citroën DS3 no Rali da Espanha, penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), colocou a Citroën em situação favorável para a última prova da temporada, no País de Gales. Loeb/Elena passaram a liderar com oito pontos de vantagem sobre os finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, únicos que podem impedir a dupla da Citroën de chegar ao octacampeonato.

Loeb/Elena lideraram o Rali da Espanha desde o começo. No primeiro dia, os finlandeses Jari-Matti Latvala/Miika Anttila chegaram a assumir a liderança, mas tiveram um pneu furado e deixaram a dupla da Citroën novamente em primeiro lugar. Latvala e Anttila mantiveram o segundo lugar até o último estágio, quando cederam a colocação aos companheiros de equipe Hirvonen/Lehtinen.

Teoricamente, os oito pontos de vantagem permitem a Loeb/Elena terminar o Rali de Gales em segundo lugar, em caso de vitória de Hirvonen/Lehtinen. No entanto, a dupla da Citroën precisará também terminar no máximo uma posição atrás dos adversários no Power Stage (o último trecho de cada rali, que dá 3, 2 e 1 pontos aos três primeiros colocados).

Outro destaque da Citroën foi a dupla Evgeny Novikov/Denis Giraudet. Eles terminaram em sétimo lugar e marcaram seus primeiros pontos na temporada. Já a dupla Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que estava na briga pelo título mundial, abandonou depois de terem dois pneus furados e, por fim, uma pane no motor. Com isso, saíram da luta pelo título.

Loeb/Elena conseguiram a 67ª vitória no WRC em sua 150ª participação. Loeb acredita em uma disputa muito dura na etapa final do campeonato: “Por enquanto, estamos comemorando o sétimo título da Citroën. A luta pelo título de pilotos está muito longe de terminar. Eles serão muito competitivos em Gales e a nós caberá terminar a prova na frente deles. O melhor a fazer é mesmo vencer”.

Olivier Quesnel, chefe da Citroën Racing Team, acrescenta: “Iniciamos a temporada com dois objetivos: vencer os títulos de pilotos e de fabricantes. Hoje, conseguimos um deles!”, afirmava. “Estamos muito orgulhosos por conquistar o Mundial de fabricantes pela sétima vez, a quarta consecutiva. É o resultado de um trabalho consistente, feito por uma equipe humilde e tranquila. Estivemos sempre juntos, mesmo nos momentos mais difíceis, e vencemos dez ralis em doze já disputados nesta temporada. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia também devem ser associados a este resultado. Eles tiveram uma excelente temporada”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário