segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coluna Momento Motor: Domínio de Vettel no Canadá e no Mundial de F-1


Paulo Arnaldo Lima


Amigos do Esporte na Rede. Neste final de semana foi realizado o Grande Prêmio  no Canadá, no circuito Gilles Villeneuve.  Apesar do clima instável nos treinos de sexta-feira e sábado, o tempo melhorou no domingo e absolutamente nada afetou o desempenho de Sebastian Vettel.



O piloto alemão da RBR encaixou dois belíssimos resultados nos últimos GPs com o segundo lugar em Mônaco, a vitória no Canadá e nas duas, os principais concorrentes terminando atrás.  Seb conseguiu abrir uma vantagem considerável de 36 pontos para Fernando Alonso, segundo colocado. Neste momento, afirmar que Vettel é o favorito a conquista do título, pode parecer prematuro, ainda a pouco de atingir a metade do campeonato. Mas como há dois anos, desconfia-se. Quando Vettel pega embalo é dificílimo alcançá-lo. Esse campeonato está do jeito que Vettel e RBR gostam!

No treino classificatório, apesar do clima instável pela chuva, só as surpresas do finlandês Valterri Bottas da Williams conseguir se classificar em terceiro lugar e Felipe Massa, mais uma vez, sofrer o pesadelo de não conseguir se classificar para o Q3, devido a mais uma batida. Dessa vez, Massa perdeu o controle do carro um pouco antes da curva número 3. Não pareceu ser por motivo de umidade na pista. Massa perdeu o controle imediatamente depois que começou a frear. Novamente, um incidente esquisito, mais por uma falha mecânica do que erro de pilotagem. Posso estar enganado! . 

Quem também ficou para trás, foi  Paul Di Resta que nem se qualificou para o Q2, tendo que largar num amargo 17º lugar, por que a equipe falhou ao segurá-lo nos boxes quando a pista estava secando. Lá na frente, Vettel foi o pole position, Hamilton o segundo colocado, Rosberg em quarto, Mark Webber em quinto e Alonso em sexto. Não posso deixar de destacar também o bom trabalho de Vergne que largou na sétima colocação.

Com o  tempo bom no domingo, o óbvio aconteceu. Vettel pulou à frente e conseguiu imprimir um ritmo muito forte no estágio inicial da corrida. Hamilton conseguiu manter-se na segunda posição. Alonso, pra variar, conseguiu sair no lucro com o rendimento derradeiro de Bottas, que evidentemente não conseguiria sustentar-se na terceira posição em condições normais de clima. Felipe Massa lá atrás foi conquistando várias posições e na décima volta chegara a décima posição.

Lá na frente, Vettel lutava contra ele mesmo. O peso de nunca ter conseguido vencer no Canadá talvez não fosse o grande problema. Entretanto, o forte ritmo que o alemão exercia na corrida, fez  por dois momentos causar um mal-estar no alemão e em toda a equipe de RBR. O circuito Gilles Villeneuve não permite erros e o muro dos campeões, que poderia ser chamado de muro das lamentações, estava disposto à  recebê-lo de braços abertos.  Não foi ali no "wall of Champions", mas Vettel pregou um susto tremendo na volta 10, na saída da curva 3, quando esfregou o RBR no muro. Mais para o fim da corrida, Vettel  também errou o ponto de frenagem na curva 1, mas conseguiu contornar bem pela área de escape. Sorte dele e da RBR que os erros passaram longe da famosa muralha! Mas o filme de 2011, quando Button venceu de forma espetacular e contou com o erro do  piloto alemão na última volta, veio à tona. Enfim, nada que abalasse o alemão e o fizesse terminar como primeiro colocado com 14 segundos e meio de vantagem sobre o Alonso, segundo colocado.



Sobre Alonso, o espanhol fez uma bela corrida de progressão. Na largada ele ganhou a posição de Bottas, se aproveitou do péssimo rendimento de Nico Rosberg por causa de desgaste de pneu; foi beneficiado pelo problema de Mark Webber com o retardatário Giedo Van Der Garde e por fim foi à caça de Lewis Hamilton na parte final da corrida, proporcionando o grande “pega da corrida”. E no caso do inglês da Mercedes não foi só a ultrapassagem na volta 64. O espanhol também teve que se defender do troco que Hamilton quase aplicou na volta 66. O leve toque que houve entre os carros  provocou a quebra de uma aba da asa dianteira do carro de Lewis Hamilton - obviamente impossibilitando a continuidade dessa briga por mais tempo .

No final somente  Alonso, Hamilton, Webber e Rosberg terminaram na mesma volta de Vettel. Vergne conquistou um grande resultado neste GP. Sexta colocação. Paul Di Resta fez uma super corrida de recuperação e terminou na sétima colocação. Felipe Massa também se recuperou e terminou em oitavo, no final ainda ultrapassando Kimi Raikkonen, que conseguiu terminar na zona de pontuação pela vigésima quarta vez consecutiva e  bateu o recorde de Michael Schumacher.

A nota triste do final de semana foi a morte do fiscal, voluntário no GP. Após a corrida, este fiscal estava auxiliando na locomoção do carro de Gutiérrez da pista para os boxes e infelizmente durante o trajeto acabou sendo atropelado pelo trator que faz esse transporte do carro. Segundo testemunhas, uma fatalidade. O fiscal de 38 anos foi se abaixar para pegar o comunicador que deixou cair acidentalmente, o motorista do trator não percebeu e acabou o atropelando.



Para finalizar, hoje foi anunciado que a Mercedes terá que encarar o Tribunal Internacional da FIA no próximo dia 20 de junho. Após o GP da Espanha Mercedes realizou uma bateria de testes de pneus da Pirelli com o carro desse ano, o que não é permitido pelo regulamento. Tudo indica que a Mercedes sofrerá alguma punição. Pelo menos, é o mínimo que se espera!

Semana que vem, vou comentar mais sobre esse assunto da Mercedes. E vou também deixar para próxima semana para abordar sobre a reclamação de muitos fãs da Fórmula 1 sobre a interrupção da transmissão da Fórmula 1 na TV Globo por causa do amistoso da seleção brasileira. Há ponderações, mas o tema é longo e polêmico.

Salve a Internet! Até a próxima semana com muita velocidade, amigo do ER!

Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!

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