Paulo Arnaldo Lima
Amigos do Esporte na Rede. Neste
final de semana foi realizado o Grande Prêmio
no Canadá, no circuito Gilles Villeneuve. Apesar do clima instável nos treinos de
sexta-feira e sábado, o tempo melhorou no domingo e absolutamente nada afetou o
desempenho de Sebastian Vettel.
O piloto alemão da RBR encaixou dois belíssimos
resultados nos últimos GPs com o segundo lugar em Mônaco, a vitória no
Canadá e nas duas, os principais concorrentes terminando atrás. Seb conseguiu abrir uma vantagem
considerável de 36 pontos para Fernando Alonso, segundo colocado. Neste
momento, afirmar que Vettel é o favorito a conquista do título, pode parecer
prematuro, ainda a pouco de atingir a
metade do campeonato. Mas como há dois anos, desconfia-se. Quando Vettel pega embalo é dificílimo
alcançá-lo. Esse campeonato está do jeito que Vettel e RBR gostam!
No treino classificatório, apesar do clima instável pela
chuva, só as surpresas do finlandês Valterri Bottas da Williams conseguir se
classificar em terceiro lugar e Felipe Massa, mais uma vez, sofrer o pesadelo
de não conseguir se classificar para o Q3, devido a mais uma batida. Dessa vez, Massa
perdeu o controle do carro um pouco antes da curva número 3. Não pareceu ser
por motivo de umidade na pista. Massa perdeu o controle imediatamente depois que começou a
frear. Novamente, um incidente esquisito, mais por uma falha mecânica do que erro de pilotagem. Posso estar enganado! .
Quem também ficou para trás, foi Paul Di Resta que nem se qualificou para o
Q2, tendo que largar num amargo 17º lugar, por que a equipe falhou ao segurá-lo nos boxes quando a pista estava secando. Lá na frente, Vettel foi o pole
position, Hamilton o segundo colocado, Rosberg em quarto, Mark Webber em quinto
e Alonso em sexto. Não posso deixar de destacar também o bom trabalho de Vergne
que largou na sétima colocação.
Com o tempo bom no domingo,
o óbvio aconteceu. Vettel pulou à frente e conseguiu imprimir um ritmo muito forte no
estágio inicial da corrida. Hamilton conseguiu manter-se na segunda posição.
Alonso, pra variar, conseguiu sair no lucro com o rendimento derradeiro de Bottas, que
evidentemente não conseguiria sustentar-se na terceira posição em condições normais de clima. Felipe Massa lá
atrás foi conquistando várias posições e na décima volta chegara a décima
posição.
Lá na frente, Vettel lutava contra ele mesmo. O peso de
nunca ter conseguido vencer no Canadá talvez não fosse o grande problema.
Entretanto, o forte ritmo que o alemão exercia na corrida, fez por dois momentos causar um mal-estar no alemão e em toda a equipe de RBR. O circuito Gilles Villeneuve
não permite erros e o muro dos campeões, que poderia ser chamado de muro das
lamentações, estava disposto à recebê-lo de braços abertos. Não foi ali no "wall of Champions", mas Vettel pregou um susto
tremendo na volta 10, na saída da curva 3, quando esfregou o RBR no muro. Mais
para o fim da corrida, Vettel também
errou o ponto de frenagem na curva 1, mas conseguiu contornar bem pela área de
escape. Sorte dele e da RBR que os erros passaram longe da famosa muralha! Mas o filme de 2011, quando Button venceu de forma espetacular e
contou com o erro do piloto alemão na
última volta, veio à tona. Enfim, nada que abalasse o alemão e o fizesse
terminar como primeiro colocado com 14 segundos e meio de vantagem sobre o
Alonso, segundo colocado.
Sobre Alonso, o espanhol fez uma bela corrida de progressão.
Na largada ele ganhou a posição de Bottas, se aproveitou do péssimo rendimento
de Nico Rosberg por causa de desgaste de pneu; foi beneficiado pelo problema de
Mark Webber com o retardatário Giedo Van Der Garde e por fim foi à caça de Lewis
Hamilton na parte final da corrida, proporcionando o grande “pega da corrida”.
E no caso do inglês da Mercedes não foi só a ultrapassagem na volta 64. O
espanhol também teve que se defender do troco que Hamilton quase aplicou na volta
66. O leve toque que houve entre os carros provocou a quebra de uma aba da asa dianteira do carro de Lewis Hamilton - obviamente impossibilitando a continuidade dessa briga por mais tempo .
No final somente Alonso, Hamilton, Webber e Rosberg terminaram na mesma volta de Vettel. Vergne conquistou um grande resultado neste GP. Sexta colocação. Paul Di Resta fez uma super corrida de recuperação e terminou na sétima colocação. Felipe Massa também se recuperou e terminou em oitavo, no final ainda ultrapassando Kimi Raikkonen, que conseguiu terminar na zona de pontuação pela vigésima quarta vez consecutiva e bateu o recorde de Michael Schumacher.
A nota triste do final de semana foi a morte do fiscal, voluntário no GP. Após a corrida, este fiscal estava auxiliando na locomoção do carro de Gutiérrez da pista para os boxes e infelizmente durante o trajeto acabou sendo atropelado pelo trator que faz esse transporte do carro. Segundo testemunhas, uma fatalidade. O fiscal de 38 anos foi se abaixar para pegar o comunicador que deixou cair acidentalmente, o motorista do trator não percebeu e acabou o atropelando.
Para finalizar, hoje foi anunciado que a Mercedes terá que encarar o Tribunal Internacional da FIA no próximo dia 20 de junho. Após o GP da Espanha Mercedes realizou uma bateria de testes de pneus da Pirelli com o carro desse ano, o que não é permitido pelo regulamento. Tudo indica que a Mercedes sofrerá alguma punição. Pelo menos, é o mínimo que se espera!
Semana que vem, vou comentar mais sobre esse assunto da Mercedes. E vou também deixar para próxima semana para abordar sobre a reclamação de muitos fãs da Fórmula 1 sobre a interrupção da transmissão da Fórmula 1 na TV Globo por causa do amistoso da seleção brasileira. Há ponderações, mas o tema é longo e polêmico.
Salve a Internet! Até a próxima semana com muita velocidade, amigo do ER!
Você já sabe! Esporte na Rede na F-1 é análise esportiva de qualidade!
No final somente Alonso, Hamilton, Webber e Rosberg terminaram na mesma volta de Vettel. Vergne conquistou um grande resultado neste GP. Sexta colocação. Paul Di Resta fez uma super corrida de recuperação e terminou na sétima colocação. Felipe Massa também se recuperou e terminou em oitavo, no final ainda ultrapassando Kimi Raikkonen, que conseguiu terminar na zona de pontuação pela vigésima quarta vez consecutiva e bateu o recorde de Michael Schumacher.
A nota triste do final de semana foi a morte do fiscal, voluntário no GP. Após a corrida, este fiscal estava auxiliando na locomoção do carro de Gutiérrez da pista para os boxes e infelizmente durante o trajeto acabou sendo atropelado pelo trator que faz esse transporte do carro. Segundo testemunhas, uma fatalidade. O fiscal de 38 anos foi se abaixar para pegar o comunicador que deixou cair acidentalmente, o motorista do trator não percebeu e acabou o atropelando.
Para finalizar, hoje foi anunciado que a Mercedes terá que encarar o Tribunal Internacional da FIA no próximo dia 20 de junho. Após o GP da Espanha Mercedes realizou uma bateria de testes de pneus da Pirelli com o carro desse ano, o que não é permitido pelo regulamento. Tudo indica que a Mercedes sofrerá alguma punição. Pelo menos, é o mínimo que se espera!
Semana que vem, vou comentar mais sobre esse assunto da Mercedes. E vou também deixar para próxima semana para abordar sobre a reclamação de muitos fãs da Fórmula 1 sobre a interrupção da transmissão da Fórmula 1 na TV Globo por causa do amistoso da seleção brasileira. Há ponderações, mas o tema é longo e polêmico.
Salve a Internet! Até a próxima semana com muita velocidade, amigo do ER!
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